Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada devem se inscrever no Cadastro Único

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), vai realizar até o dia 31 de dezembro, a inscrição e atualização cadastral de mais de 24 mil idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no Cadastro Único (Cadúnico). Após a data, famílias que não estiverem cadastradas perderão o direito de receber o benefício.

Para fazer o cadastramento, as famílias devem procurar um dos 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital, preferencialmente, no mês de aniversário do beneficiário, portando RG, CPF e comprovante de residência. Caso a data do aniversário já tenha passado, a família deve fazer o cadastro o mais rápido possível. O responsável familiar deve ter mais de 16 anos.

Não é preciso que ele seja beneficiário direto do BPC, basta morar na mesma casa em que vive o beneficiário e dividir as responsabilidades com despesas e renda. A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais como, Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso, entre outros.

Famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar. A desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício.

DIREITO

O Benefício da Prestação Continuada (BPC), é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários, o cidadão pode procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo da sua residência.

Prefeitura promove workshop sobre direito do idoso na programação da Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), promove nesta quinta-feira (21), às 15h, no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), Sítio Leal, Filipinho, o workshop “O direito do idoso”. A oficina é parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro em todo o Brasil e tem como tema “Minha escolha faz a diferença”.

O titular da SMTT, Canindé Barros destacou a importância da ação. “Ocasiões como a Semana Nacional do Trânsito servem para intensificar os debates e ações de preservação da vida no trânsito, responsabilidade que cabe tanto ao poder público como aos motoristas e pedestres nas vias da capital”, ressaltou o gestor.

Além de tratar de várias questões ligadas ao idoso e sua presença cada vez maior na vida social brasileira, a programação do evento contará com dinâmicas relacionadas ao tema, presença da mascote Joca, além de orientação sobre a obtenção de documentação como a carteira para passe livre e selo preferencial de estacionamento para idoso.

A Semana Nacional de Trânsito é um evento de mobilização em torno de uma maior consciência pública do trânsito que ocorre em todo Brasil anualmente. Neste sentido, a Prefeitura de São Luís e outras entidades como Comitê Vida no Trânsito, SOS Vidas e Detran reforçarão ações com o objetivo de convocar a sociedade a refletir sobre a influência do comportamento individual na segurança coletiva.

Em sintonia com essa mobilização e se propondo a assegurar a efetividade desta campanha, a SMTT tem reforçado suas ações educativas no trânsito durante todo o mês de setembro. Nesse contexto educativo, de conscientização e formação de cidadãos conscientes das regras do trânsito, a secretaria atua por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, cujas ações consistem, fundamentalmente, em levar essa conscientização às escolas e empresas da capital, ambientes fundamentais de formação da educação de cidadãos.

Coquetel de lançamento: Novo cardápio Masaki

O Masaki – Restaurante Japonês e Contemporâneo que fica localizado na Avenida dos Holandeses, um dos restaurantes mais procurados em São Luís e que se destaca a cada dia pela qualidade e criatividade na composição de seus pratos tanto na Culinária japonesa e contemporânea, além de um ambiente moderno e aconchegante.

Pensando sempre no melhor para seus clientes, a empresária Tábita Ramos Cintra apresenta na próxima sexta-feira (22) a partir das 19h, o novo cardápio que foi elaborado nos mínimos detalhes juntando o melhor da culinária e preços acessíveis.

Masaki – Restaurante Japonês e Contemporâneo

Avenida dos Holandeses, n 04, Calhau, ao lado da Second Floor

Informações: 3235- 2544

 

CRIANÇAS DA CIDADE OPERÁRIA VÃO PARTICIPAR DE ATIVIDADES NO DIA DA ÁRVORE

Nesta quinta-feira (21) é comemorado o dia da árvore. Para destacar a importância da data, a empresa Niplan, em parceria com o curso de Agronomia da UEMA, Coordenação Municipal da Cidade Operária, IMPUR e escolas da região vão promover uma ação de plantio de mudas de árvores e plantas ornamentais.
A ação vai acontecer em dois momentos: Pela manhã, a partir das 8h30, na Escola Municipal Galileu Clementino, na vila Vitória (próximo ao Cruzeiro da Santa Bárbara), envolvendo alunos e professores.
E à tarde, na praça das Comunidades, no bairro Jardim América (entrada da Santa Clara), a partir das 16h. Nesta ação alunos e professores da Escola Ágape e do conselho gestor da praça, plantarão mudas no entorno da praça e farão palestra sobre a preservação ambiental.
Para o coordenador regional da CO, Ciro Nolasco, a ação é importante para despertar a consciência sobre a necessidade de preservação do verde. Na região, Ciro Nolasco contribuído em favor do meio ambiente.
No ano passado, ele conseguiu acabar com o lixão da Cidade Operária, próximo à praça do Viva, isolando a área com pneus, plantando mais de 60 mudas de árvores e mobilizando 160 crianças no abraço simbólico do terreno, que hoje é usado para práticas esportivas. Outra ação foi a reurbanização de um terreno no Jardim América, que batizou de praça das Comunidades.

Hapvida lança plano para facilitar acesso à saúde

Diante da dificuldade da população em ajustar as contas e manter um plano de saúde, o Hapvida lança um novo plano: o ambulatorial. Já está sendo comercializado,  possibilitando o acesso aos serviços de toda a sua rede própria e que são mais procurados pelos beneficiários, como consultas médicas e exames, por um preço mais econômico.
O beneficiário poderá realizar consultas em as especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, bem como de sessões com nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicoterapia, exames, procedimentos, cirurgias ambulatoriais e atendimento de Urgência/Emergência, exceto internação clínica e cirúrgica.
Os beneficiários contam ainda com uma estrutura de atendimento em algumas cidades de 11 estados do Norte/Nordeste que incluem 24 hospitais, 74 clínicas médicas, 19 prontos atendimentos, 66 centros de diagnóstico por imagem e 58 laboratórios com diversos postos de coleta.
“Todos merecem ter um atendimento à saúde de qualidade. E ofertar esse atendimento com valores acessíveis à população é uma máxima do Hapvida desde sua fundação. É justamente por isso que a operadora vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, não só no Ceará, mas em todo o Norte e Nordeste”, afirma Simone Varella, diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida.
Crescimento
Em 2016, o Hapvida cresceu e seguiu na contramão do mercado de saúde. Enquanto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicava que 1,4 milhão de pessoas deixaram de ter planos (retração de 2,8% do mercado), a operadora cearense registrou crescimento de 7,92% em clientes em medicina e 19,60% em odontologia, no Norte e Nordeste, onde a Operadora atua com rede própria.
Sobre o Hapvida
Com 3,8 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 16 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 24 hospitais, 74 clínicas médicas, 19 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Passeio Serenata movimenta Centro Histórico com personagens históricos nesta quarta-feira (20)

Um tour pelo Centro Histórico de São Luís repleto de histórias contadas pelos próprios protagonistas. É dessa maneira que o Passeio Serenata – evento que integra o programa Reviva, da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) – conquista centenas de pessoas que o acompanham. A sua segunda edição desde que foi categorizado como rota fixa na programação da cidade, em agosto, ocorrerá nesta quarta-feira (20) e vai partir da Praça Benedito Leite, às 19h. A participação é gratuita.

O passeio inova no turismo da capital com personagens da cultura ludovicense como Ana Jansen, Bandeira Tribuzi e Maria Aragão repassando suas histórias de vida e encantando o público de maneira simples, dinâmica e interativa. Acompanhados de um guia de turismo e de músicos, os participantes vão conhecer e redescobrir detalhes que nunca notaram nas ruas do Centro. O objetivo é criar e renovar memórias sobre o passado da capital maranhense.

CENÁRIO

Partindo da Praça Benedito Leite, o público será conduzido pela Igreja da Sé, passando pelo Palácio de La Ravardière e o Palácio dos Leões. Integram ainda o roteiro as ruas de Nazaré, da Estrela, Portugal, Beco Catarina Mina, rua da Alfândega e Praça Nauro Machado. Nesta última haverá uma grande homenagem ao aniversário da capital, celebrado no último dia 8.

Esse programa faz parte do Reviva, projeto da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Setur. Fazem parte dele também o Sarau Histórico, no qual a população aprecia poesias e músicas que contam histórias sobre São Luís, e o Roteiro Reggae, que apresenta ao público mais da cultura maranhense, enraizada pelo ritmo que agita a ilha quando toca.

WORKSHOP SOBRE “MANUTENÇÃO DE PISCINAS” NA POTIGUAR

Um banho de piscina é sempre refrescante e sinônimo de diversão, lazer e relax. Mas pode se transformar também em um pesadelo e atrair diversas doenças como micose, furúnculos, infecções auditivas, oculares, diarreias, hepatite A, otite e conjuntivites, quando a água não for tratada de forma correta.

Que tal aprender como fazer a manutenção eficaz das piscinas? É só se inscrever e participar do workshop gratuito sobre o tema, que acontece nesse sábado (23.09), na loja Potiguar da Cohama, das 10h às 12h, com o instrutor Alan Medeiros, da Genco. Inscrições gratuitas no sitewww.apotiguar.com.br ou nas redes sociais da empresa.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima