‘FRIDA!’ abre mostra de espetáculos com temática feminina, na Galeria Trapiche

 

 

‘FRIDA!’ abre mostra de espetáculos com temática feminina, na Galeria TrapicheA revolucionária e forte Frida Kahlo foi interpretada na mostra “Espelhos: uma instalação em movimento”, que realizará quatro espetáculos com temática feminina no mês de setembro, na Galeria Trapiche. Rosa Ewerton Jara deu vida a pintora mexicana, prendendo a atenção do público com um solo vibrante, cheio de vida e sentimentos. Os próximos espetáculos acontecem nesta sexta-feira (22) e nos dias 26 e 28 de setembro, sempre às 19h, sendo representadas respectivamente: Safira, Ofélia e a Noiva.

“Estamos abertos para pautas culturais que enriquecem os ludovicenses com cultura. Esse é o objetivo da Galeria, enquanto equipamento municipal de cultura. Por isso, nesta parceria com o Núcleo Atmosfera, estamos satisfeitos com o resultado e a qualidade dos espetáculos. Além dessa mostra também estamos com a Exposição Acervos, cursos permanentes no ‘Ateliê Trapiche’ e outras ações formativas e de troca cultural”, contou diretora da Galeria Trapiche Camila Grimaldi.

O espetáculo, cujo ingresso custa R$ 20,00 e meia-entrada R$ 10,00, reúne elementos teatrais, dança e performance, fruto de pesquisa da própria intérprete. “Sempre admirei Frida e neste solo trazemos a essência captada através das pesquisas e de estudos para outro espetáculo que fizemos pelo Núcleo Atmosfera. Em 2009, estava tendo oficina para montar o espetáculo ‘As cores de Frida’ e logo me interessei, assisti documentários e li muito sobre, nunca deixei de estudar. Esta mostra é um desafio de canalizar tudo o que ela sentia, apresentar isso ao público e provocá-lo quanto a força das mulheres, a luta por seus direitos, mostrar as mulheres que fazem artes, que são revolucionárias, que ocupam diversos espaços, como sempre deveria ser”, explicou Rosa Ewerton Jara.

“Desde 2005 desenvolvemos produções que valorizam as mulheres, o universo feminino. ‘Espelhos’ é o fragmento de diversas obras, o desfecho de um ciclo de obras com temática feminina. O interessante é que a intérprete pesquisa e se envolve para fazer o espetáculo. Hoje vimos o que ela extraiu de ‘As cores de Frida’, em um traço do que ela sentiu da obra”, destacou o diretor geral do espetáculo, Leônidas Portella.

A direção geral do espetáculo é de Leônidas Portella, com direção artística de Luciano Teixeira e Samuel Moreira; Produção de Júlia Martins; Iluminação: Renato Guterres; Operação de som: Samuel Moreira; Fotografia: Gisa Bausch e Samuel Moreira; Apoio técnico: Idalina Moraes e Designer gráfico: Iramir Araujo.

ESPETÁCULOS

Na sexta-feira (22) será apresentada “OFÉLIA – Sem flores, sem rio, sem amor…”, interpretada por Valda Lino. O solo é uma reflexão sobre os diversos papéis da mulher na sociedade e o equilíbrio entre tantas formas do amar. O público vai visitar o arquétipo da Ofélia, donzela indefesa, convidado a se questionar sobre a personagem ser derivada do tipo feminino da noiva ou amada morta em plena juventude. Também trazem para os dias atuais destacando as Marias, Anas, Helenas, Ofélias do ontem do hoje e das não Ofélias – mulheres do amanhã.

No dia 26 é a vez de “SAFIRA”, interpretada por Marina Corrêa. Na peça, ela é a meretriz que teve seu corpo usado, abusado e abandonado, assim como as janelas de um casarão colonial são carcomidas pelo descaso e despencam, se acabam. Mas, no labirinto dos poros desse corpo-casarão ainda reside uma força latente que grita, canta, dança e quer trazer a melhor maquiagem e o melhor perfume para reerguer pilares resistentes ao tempo e superar toda sorte de abandono.

O último espetáculo da mostra será no dia 28, com a “NOIVA”, interpretado por Marinildes Brito. A cena traz reflexões à cerca do casamento, do corpo e da própria vida. Deflagra a força do corpo feminino frente à sociedade machista e patriarcal. A noiva é um símbolo e um estigma que deve ser revisto e realocado no tempo/espaço.

CEUMA Anil será palco da Ação do Dia da Responsabilidade Social neste sábado

 

A Universidade Ceuma, por meio do Núcleo de Responsabilidade Social, realizará no dia 23 de setembro, das 8h às 12h, no campus Anil, uma ação social referente ao Dia da Responsabilidade Social. O evento contará com apoio dos cursos da área de Saúde, Ciências Contábeis, Direito e Engenharias, que realizarão atendimento à população. Além dos cursos da IES, a Universidade atuará com o SESI, Fiema, Viva Cidadão, Procon e Secretaria de Estado da Educação.

Entre as atividades desenvolvidas no dia do evento estarão: Aferição de pressão, antecedentes criminais, aplicação de flúor, assessoria jurídica, atendimentos de consulta com clínico geral, avaliação e orientação nutricional, avaliação física, recreação e dança, avaliação postural; consultas  ao NIT, PIS/PASEP, bolsa Família, design de sobrancelha, emissão da 1ª e 2ª via do RG, emissão de boletim de ocorrência e glicemia capilar; inscrição e consulta do CPF, oficina de aeromodelismo, oficina de manutenção de aparelhos de refrigeração, orientação de uso racional e de descarte de medicamentos; orientação e formalização de denuncias com o PROCON, orientação fiscal e tributária para MEI, orientação para obtenção de licença de Construção Civil, orientação vocacional, orientações e cuidados com a pele,  palestras, restauração e limpeza dentária, shiatsu, sustentabilidade ambiental, tipagem sanguínea; triagem fonoaudiológica audiometria e vacinas (Hepatite B, Febre Amarela, tétano e difteria).

“Essa ação visa à promoção do bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, além de oportunizar os estudantes de Graduação para o crescimento acadêmico e a humanização”, disse a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade Ceuma, Professora Mestre Rachel Façanha.

U.E.B. Alberto Pinheiro recebe alunos após Prefeitura entregar prédio totalmente reformado

Alunos retornam à U.E.B. Alberto Pinheiro após Prefeitura entregar prédio reformado

Depois de passar por uma reforma total, a Unidade de Educação Básica (U.E.B) Alberto Pinheiro, um das mais importantes e tradicionais escolas públicas municipais de São Luís, volta a oferecer ensino de qualidade dos tempos áureos da escola que tem 85 anos de fundação. A U.E.B foi entregue pelo prefeito Edivaldo no último sábado (16) com salas climatizadas, quadra esportiva e toda infraestrutura necessária para garantir conforto para professores e alunos e melhoria no processo ensino-aprendizagem. O retorno da comunidade escolar a unidade de ensino esta semana trouxe boas perspectivas a professores e aos quase 800 estudantes matriculados na unidade de ensino.

“A escola agora está apta para garantir às futuras gerações instalações mais adequadas e um ensino ainda melhor. E por se tratar de um prédio tombado como Patrimônio Histórico, sendo extremamente importante para a memória da nossa cidade, os serviços realizados na unidade foram executados com muito cuidado de modo a respeitar e garantir a manutenção de suas características originais”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feiosa, destacou a importância da escola para a memória da cidade. “A escola Alberto Pinheiro tem um expressivo histórico de formação de muitos cidadãos ludovicenses. Além de ser uma das mais tradicionais escolas públicas de São Luís, a unidade tem ainda grande valor sentimental para muitos moradores da capital que construíram parte de sua vida escolar nela”, pontuou o secretário.

PERTENCIMENTO

Segundo a diretora da U.E.B., Paulicéia Coelho Silva, no retorno ao prédio depois da restauração das instalações, os alunos, além de satisfeitos, têm correspondido à campanha que desencadeou o sentimento de pertencimento do patrimônio. “Antes mesmo de retornarmos para este prédio fizemos uma campanha com pais e alunos com vistas à preservação da escola após a reforma”, lembra a diretora.

“Gostei muito. Está tudo muito lindo. O que mais gostei foi das salas, principalmente do ar-condicionado. Agora a gente assiste aula com gosto”, disse Rayla Diniz, moradora da Camboa, aluna do 4º ano. Nos três turnos de funcionamento, a escola atende estudantes de São Luís e dos municípios da região metropolitana, como Raposa e Paço do Lumiar.

No refeitório, em fila, os estudantes mais antigos comparam a nova com as antigas instalações. “Lá era muito ruim. Agora está muito bom”, afirmou Mateus Ribeiro Ponto, morador do bairro Areinha.

Para a professora Cláudia Chaves, a mudança de endereço deu outro ânimo tanto para ela como para os alunos. “Agora estamos no céu”, diz a professora. Na sala de aula do turno matutino, Claudia Chaves leciona para 25 alunos, a média de ocupação das salas de aula. Nas maiores o número de estudantes chega a 35.

A diretora acredita que as novas instalações poderão contribuir para uma maior aproximação dos pais com a escola. Paulicéia Silva enfatiza que com essa aproximação será possível fortalecer o Programa de Acompanhamento Individual (PAI), que registra o histórico e avaliação do aluno em sala de aula. “Neste primeiro momento percebi que os líderes da sala estão entusiasmados com as novas instalações e isso vai se refletir no PAI e na conservação do prédio”, explica a diretora.

A Alberto Pinheiro atende cerca de 400 alunos pela manhã do 1º ao 5º ano, entre 7h30 e 11h30. À tarde são pouco ais de 300 alunos distribuídos do 6º ao 9º ano. No horário noturno estão funcionando três turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com mais de 100 alunos matriculados.

SERVIÇOS

A unidade passou por serviços de restauração de toda a sua estrutura física e foi entregue totalmente climatizada. A escola, que apresentava problemas estruturais, rachaduras nas paredes e desgaste de toda a parte de ferro, entre outros problemas, teve também a estrutura de fundações reforçada com a construção de novos pilares e paredes.

Foram executados também na unidade serviços de retelhamento, madeiramento e colocação de novos forros. Teve ainda todo o sistema elétrico trocados por novos cabeamentos, lâmpadas, interruptores, tomadas, além de instalação de cabos para receber a instalação de 21 aparelhos de ar-condicionados para a climatização das salas de aula, da biblioteca e sala de informática.

O serviços realizados na escola contemplaram ainda melhoria do sistema hidrossanitário, com substituição de bancadas de granito, portas de alumínio, cubas, vasos sanitários, torneiras, chuveiros, substituição de tubulações de esgoto e água potável, substituição de vasos sanitários caixa de descarga.

Teve todo o piso e revestimentos dos banheiros substituídos, remoção de pisos das salas de aula para colocação de novas cerâmicas; nova pintura interna e externa; substituição de portas e janelas, entre outros serviços, como a reforma geral da quadra esportiva e sua tela de proteção.

Com a reforma, a escola ganhou espaço adequado para desenvolvimento de atividades pedagógicas, amplo e confortável refeitório, biblioteca com acervo atualizado, espaço reservado para as atividades do programa ‘Educar Mais’, banheiros separados por sexo e faixa etária e acessibilidade. Com 13 salas de aula, todas climatizadas, a escola tem ainda quadra poliesportiva oficial.

TRADIÇÃO

A história da Escola Alberto Pinheiro se confunde com a própria história de vida de milhares de maranhenses que passaram por ela, desde 1932, data de sua fundação. De lá para cá, foram 85 anos formando crianças e jovens maranhenses e elevando o nome da escola ao patamar das mais requisitadas pelos pais.

Muitos dos alunos antigos da unidade guardam até hoje passagens memoráveis vividas nos tempos áureos da escola, como relata o operador de máster, Adérito Almeida Júnior, 48 anos, que estudou da 5ª a 8ª série na escola. “Lembro que quem estudava na Alberto Pinheiro usufruía de respeito e admiração, porque a escola sempre foi considerada uma das melhores da cidade e toda família queria colocar seus filhos para fazerem o antigo primário na escola. Alguns dos melhores momentos da minha infância e pré-adolescência eu vivi nela e fico feliz de saber que foi amplamente restaurada pela Prefeitura”, disse o antigo estudante da unidade. Em época mais recente, quem também estudou na unidade foi a atleta maranhense Ana Paula, jogadora da seleção maranhense de handebol.

SAIBA MAIS

A U.E.B. Alberto Pinheiro recebeu este nome em homenagem a Alberto Marques Pinheiro, filho de portugueses, nascido em São Luís, em junho de 1846. Ele foi vereador da capital, inspetor de Instrução Pública Municipal, cônsul do Paraguai no Maranhão e era jornalista, redator chefe do antigo Diário do Maranhão. Alberto Marques Pinheiro faleceu em maio de 1927, aos 81 anos.

Alunos da rede municipal apresentam projetos de formação em programa ambiental

Alunos da rede municipal apresentam projetos de formação em programa ambiental

 

Uma parceria da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Instituo Alcoa, possibilitou, nesta quarta-feira (20), que estudantes de escolas da rede municipal apresentassem projetos ambientais que estão desenvolvendo em suas escolas dentro do programa Ecoa. O objetivo é fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou o empenho do prefeito Edivaldo em buscar recursos e firmar parcerias em prol da melhoria da educação de São Luís. “Este projeto dá possibilidade às nossas crianças de entender a questão ambiental, valorizar a sociabilidade e, sobretudo, possibilita que a escola transborde as suas instalações, aplicando nos seus espaços de convivência os conhecimentos adquiridos”, afirmou o secretário.

O programa Ecoa visa promover entre a comunidade escolar (pais, estudantes, educadores, funcionários e vizinhos) o fortalecimento de reflexões e hábitos direcionados à sustentabilidade e ao exercício da cidadania, promovendo uma educação pública sintonizada com as principais questões socioambientais de seu bairro, cidade e país.

ESCOLAS

Nos três primeiros anos, o Ecoa foi realizado nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa (Estiva), Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Hortência Pinho (Coqueiro) e Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo (Pedrinhas). Este ano, as ações foram expandidas para outras cinco escolas da zona rural: U.E.B. Augusto Mochel, Amaral Raposo, Antoninho Baldez, Uruati e Rosilda Cordeiro, que fizeram uma pequena apresentação do trabalho que está sendo desenvolvido este ano nas escolas.

Na U.E.B. Uruati, a gestora Laurizete Protásio dos Santos, apresentou um projeto para construção de horta, jardinagem e cantinho da leitura. “Toda comunidade escolar está participando do processo, vamos utilizar um espaço da escola para executar o projeto e desenvolver a conscientização para o meio ambiente. A interação está sendo muito boa, os estudantes do 1º ao 9º ano estão empenhados nas atividades”, disse.

As crianças estão empolgadas com os projetos. Elaine dos Santos, estudante da U.E.B. Uruati, comenta sobre a necessidade de todos preservarem o meio ambiente. “Devemos nos unir e não jogar lixo nos nossos rios, precisamos fazer reciclagem de objetos que são descartados, não poluir o ar. Tudo isso vai trazer melhorias no meio ambiente e todos vamos viver mais saudáveis”, disse Elaine dos Santos.

Meire Lourdes Pereira Almeida, coordenadora pedagógica da U.E.B. Augusto Mochel, explica que o programa Ecoa contribui para o ensino-aprendizagem e na humanização da comunidade sobre preservação no meio ambiente. “No primeiro semestre realizamos uma caminhada diagnóstica com toda comunidade escolar que serviu para a elaboração do mapa de potencialidades. Esse mapa servirá para o desenvolvimento das ações”, explicou a coordenadora.

A U.E.B. Antoninho Baldez, apresentou o cantinho da leitura que recebeu mais de 300 livros doados pelo Programa Ecoa. “A escola recebeu mais esse auxílio para os projetos que já desenvolvemos de leitura com as crianças. As diversas atividades estão com foco no meio ambiente e sustentabilidade”, destacou a gestora Lúcia Baldez .

A gestora da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, Tibirizinho, Maria Francisca Moraes Araújo, que participa do Programa desde o primeiro ano, em 2014, ressalta a importância da parceria e o incentivo que oferece às escolas da rede. “A nossa escola é muito feliz em participar desta parceria. Somos gratos pelo Instituto que contribui significativamente no processo educacional de preservação do meio ambiente, que nos oportuniza interagir com a comunidade e descobrir o potencial ecológico da região”, completou a gestora.

ECOA

O programa Ecoa é composto por curso de formação de professores, desenvolvimento de projetos, acompanhamento pedagógico nas escolas, desenvolvimento das Missões Ecoa nas escolas (no contraturno escolar, círculo de aprendizagem e coletivos escolares).

CAMPEONATO DE FUTEBOL BENEFICENTE EM PROL DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA

II Jogo de Futebol Beneficente da Faculdade DeVry São Luís será nesse sábado na quadra da escola COC

A Mostra de Responsabilidade Social da Faculdade DeVry São Luís será encerrada com chave de ouro nesse sábado (23.09), das 08h às 12h na sede da Escola COC no Calhau, com a realização do II Jogo de FutebolBeneficente.

O objetivo é mais que nobre, pois visa arrecadar pacotes ou latas de leite em pó, para serem doados ao projeto Amor Incondicional, de apoio às crianças com Microcefalia. O jogo é aberto a todos os alunos da Faculdade DeVry São Luís, além de outros times da cidade, que para participar só precisam se inscrever e fazer a doação. Inscrições e mais informações na Biblioteca da Faculdade DeVry São Luís, no Campus da Av. dos Holandeses.

Prefeitura lança nova marca turística de São Luís nesta quinta-feira (21)

São Luís é um destino turístico no qual milhares de pessoas visitam anualmente em busca dos seus destaques culturais, gastronômicos e históricos, atrativos únicos que já conquistaram até mesmo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A oportunidade de reunir todos esses elementos em um só lugar foi um dos princípios para a criação da nova marca turística da cidade, como um presente aos seus 405 anos. O lançamento da marca ocorrerá nesta quarta-feira, às 17h, no Memorial Bandeira Tribuzi, na Ponta d’Areia, próximo ao Espigão Costeiro.

Como complemento às ações de divulgação da cultura ludovicense, a cidade ganhará, além da marca, um site próprio para São Luís enquanto destino turístico (www.turismosaoluis.com). Aliado a ele, a promoção da cidade chega também às redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis), atuais potências em possibilidade de alcance de um público amplo e variado, contribuindo assim para que a cidade seja uma das mais visitadas por turistas de todo o mundo.

A marca

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), criou a marca pensando no seu acervo arquitetônico, rica cultura e beleza natural singular. Os elementos da marca dão vida à palavra “São Luís” e traduzem a vivacidade do povo ludovicense por meio das cores e bordados incomparáveis, típicos da cidade.
São Luís é a porta de entrada para diversos outros polos turísticos do estado do Maranhão e é fundamental ter algo que o represente em várias facetas. “Essa será a identidade da capital, que sempre está repleta de opções de lazer e oportunidades de apreciar diversos elementos locais. Traduzir tudo isso em uma marca é facilitar o reconhecimento de nossa cultura em qualquer lugar do mundo”, explicou Socorro Araújo, titular da Setur.

Redes Sociais

Um dos fenômenos do século 21, as redes sociais ganharam espaço no cotidiano da população mundial e, por meio delas, os atrativos de São Luís poderão ser apreciados pelos usuários de computadores, smartphones, tablets e celulares. Publicações pensadas para atrair o público para a cidade serão feitas regularmente, conquistando os turistas e os próprios ludovicenses com o que há de melhor na capital do Maranhão.

Lançamento

A marca turística de São Luís será lançada nesta quinta-feira (21), às 17h, no Memorial Bandeira Tribuzi (Ponta d’Areia – Espigão Costeiro). Em seguida, haverá um tour no recém-inaugurado Forte Santo Antônio da Barra, seguido de um coquetel com apresentação do grupo Quarteto Sol Maior.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima