Nessa terça – feira (10.10) quem comanda a noite no Mokai Lounge Bar, com muito pop e rock , é o cantor Pandha.
A semana começa animada com o feriado do dia 12 que vem chegando e a música toma conta do Mokai Lounge Bar, já começando nessa terça – feira com o som pop – rock de Pandha. Na quarta (11.10), véspera do feriado, a dica é reunir os amigos e curtir o show de Sertanejo com voz e violão do cantor Caio Mello.
No feriado dessa quinta – feira (12.10), o Mokai funciona normalmente, e além das delicias de burgers, temakis e petiscos, vai ter super show com som de barzinho do cantor Mário Filho, sempre à partir das 22h com ingressos à venda no Mokai, na Av. dos Holandeses.
Prefeito Edivaldo entrega obra de intervenção na Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva
Um trânsito mais organizado, com mais fluidez e segurança. Um novo traçado geométrico e ações de sinalização modificaram o tráfego do Complexo Viário do São Cristóvão, com a interligação das avenidas Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva. A obra, realizada pela Prefeitura de São Luís, soluciona os problemas de congestionamento naquela área. As alterações que melhoraram um dos principais corredores viários da capital já foram sentidas pelos pedestres e condutores. Neste domingo (8), o trânsito foi totalmente liberado com as novas modificações. O prefeito Edivaldo esteve no local, acompanhado de secretários e avaliou os benefícios que a reorganização trouxe para a mobilidade urbana.
“Esta é mais uma obra realizada pela nossa gestão e que deu certo, a exemplo de outras várias que vêm sendo executadas ao longo dos quase cinco anos que estamos à frente da Prefeitura de Sâo Luís. São medidas com fins a melhorar a mobilidade urbana e garantir mais fluidez ao trânsito da capital. Estamos substituindo modelos que geravam engarrafamentos e com isto, qualificando o tráfego”, afirmou o prefeito Edivaldo. A obra é feita em parceria público-privada com o grupo Pitágoras.
O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, ressaltou a importância da obra. “Essa intervenção descongestiona o trânsito neste que é um dos principais corredores da cidade. Neste ponto havia uma concentração muito grande de veículos. Com obras deste porte, estamos acabando com o problema de engarrafamentos, a exemplo de outros pontos da cidade que foram contemplados. É mais uma obra que o prefeito Edivaldo entrega para a cidade melhorando a vida de pedestres e condutores”, destacou o secretário.
A rotatória foi eliminada, pois somava para congestionar o trânsito das avenidas, dando lugar a um conjunto semafórico de dois tempos. A modificação alterou o acesso do tráfego que vai para a Cidade Operária, a partir da Guajajaras. Agora, os condutores devem seguir pela Avenida 2 para os veículos no sentido Santos Dumont – BR 135, a partir de retorno de quadra, passando na rua por trás do Banco do Brasil. A via se tornou de mão única do terminal de integração do São Cristóvão até a Avenida Guajajaras.
“Para fazer a travessia neste trecho era complicado e com essa alteração e a modificação geométrica com novo conjunto de sinalização, favorece o pedestre e o condutor. O projeto garantiu nova visibilidade ao trecho”, avaliou Canindé Barros. Sinalização vertical e horizontal com modernas e mais visivéis faixas de pedestres também integram o projeto de reestruturação do Complexo Viário do São Cristóvão.
Outra alternativa de acesso é pela Interbairros da Rua 21, no Jardim São Cristóvão, com a Rua 38, no Jardim São Cristóvão II. O caminho interliga Cidade Operária, Jardim São Cristóvão com saída direta para o São Bernardo. Nos próximos 30 dias, agentes de trânsito se concentram no trecho para informar e orientar pedestres e condutores, além de organizar o tráfego na nova configuração.
AÇÕES DE DRENAGEM
Para que fosse executada a ampla obra do Complexo Viário do São Cristóvão, ações de drenagem profunda e superficial promovidas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) prepararam a área. O titular da Semosp, Antonio Araújo, enfatiza que este foi um trabalho parceiro, conjunto e de preparação da área viabilizando as ações de reorganização do trânsito.
A drenagem restaurou a rua por trás do Banco do Brasil que antes não era utilizada, mas estava se tornando um depósito de lixo a céu aberto. “Com essa ação de mobilidade, a via agora é liberada para o trânsito e o Complexo Viário do São Cristóvão está com mais fluidez e sem os gargalos de engarrafamento”, destacou Araújo. A drenagem garante mais durabilidade ao asfalto, uma vez que possibilita o correto escoamento das águas evitando desgate precoce do pavimento.
Marcaram presença na liberação oficial da via os secretários municipais de Saúde (Semus), Lula Fylho; da Habitação e Urbanismo (Semuhr), Mádison Leonardo Andrade; da Fazenda (Semfaz), Delcio Rodrigues; da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho; e de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amin.
TRAVESSIA FACILITADA
A conversão das pistas de duplo sentido da Avenida Lourenço Vieira da Silva – em via de mão única com quatro faixas de rolamento – no sentido Cidade Operária-Centro vai garantir maior condição de trafegabilidade e mais segurança aos pedestres. Para quem utiliza o trecho como caminho regular, a mudança e a melhora são visivéis.
“Eu moro aqui mesmo no bairro e já vejo que esses serviços estão dando resultado, pois o trânsito está melhor. Aqui era engarrafamento qualquer dia, qualquer hora. Ações como estas são muito boas e saber que não vou mais enfrentar trânsito parado aqui me alegra, pois passo aqui diariamente”, disse o funcionário público Fernandes Sousa, 52 anos.
A dona de casa Maria José Rodrigues, 54 anos, pontuou a precocupação com o pedestre nos serviços. “A sinalização está ótima e dá para todos verem. Agora motorista não tem desculpa para não obedecer. Sempre atravesso na faixa e ver uma avenida enorme dessa melhorada e bem sinalizada é muito bom”, enfatizou.
Um conjunto de semafóros ficou no lugar da antiga rotatória. O equipamento de dois tempos garante mais fluidez ao trânsito. O projeto de intervenção contemplou o trecho com pavimentação, rampas de acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e instalação de faixas de pedestres.
MOBILIDADE URBANA
A Prefeitura realiza alterações no trânsito com intervenções em outros corredores de tráfego da cidade, desafogando pontos de estrangulamento. Como exemplos, a Avenida Jerônimo de Albuquerque, em obra iniciada esta semana e que compreende da rotatória da Cohama ao cruzamento do Bequimão. As melhorias foram promovidas em mais de 30 pontos de congestionamentos da cidade.
Feirinha São Luís deste domingo (8) traz aula de zumba para incentivar vida mais saudável
A dona de casa Márcia Assis de Andrade já participa de aulões de zumba há 8 meses. “Acho muito bom, pois perco calorias, entro em forma e ainda faço amizades. É muito importante pra saúde, e trazer a aula pra um evento como esse, tão movimentado, é bom para influenciar as pessoas a praticarem atividade física”, disse ela que participou do aulão de zumba, uma novidade da Ferinha São Luís deste domingo (8). O evento é um projeto da Prefeitura desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e ocorre todos os domingos, na Praça Benedito Leite, das 7h às 15h.
O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, explica que unir zumba ao projeto é mais uma demonstração do espaço democrático que é a Feirinha São Luís. “Trazer a prática de atividades físicas para a Feirinha é importante para mostrar que nosso lazer pode ser aproveitado de forma saudável e que podemos unir a uma boa alimentação, com produtos saudáveis, como por exemplo, os agroecológicos vendidos aqui também”, disse o secretário.
Além da zumba, a programação contou ainda com a Banda da Feirinha, show de Luís Guerreiro e banda Marafricanto; Arlindo Pipiu com Tributo a Tim Maia, Padre César, Boi Brilho da Juventude e Pepê Júnior e banda.
A Feirinha São Luís tem promovido a reocupação do Centro Histórico desde junho, com o objetivo principal de divulgar e comercializar a produção agrícola familiar da capital e também divulgar as artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura.
O fortalecimento da agricultura familiar tem sido uma das bandeiras da gestão do prefeito Edivaldo que visa dar oportunidade ao produtor de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos. Além do viés da agricultura, a Feirinha também tem atraído grande público em razão de agregar cultura, artesanato e gastronomia em um mesmo espaço.
CULINÁRIA
Ponto alto da gastronomia no evento, a Barraca do Chef teve como convidado nesse domingo Warwick Trinta, do Restaurante Alameda Trinta, que vai trazer em seu menu delícias como hambúrguer artesanal, espetinho de filé de sol e feijoada de frutos do mar. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.
Lukas Eindenhammer veio da Austrália e achou a Feirinha uma maravilha. “Quando chegamos em uma cidade e encontramos esse tipo de projeto, é muito bom, pois podemos conhecer a cultura do povo de forma mais intensa, vim passar dois dias em São Luís e posso dizer que é um lugar adorável, onde pretendo voltar para aproveitar mais”, disse o turista australiano.
Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.
‘Todos por São Luís’ tem edição dedicada às mulheres e abre programação da campanha Outubro Rosa
Um dia bastante especial para as mulheres que utilizam os serviços do Hospital Municipal da Mulher, no Anjo da Guarda. A manhã deste sábado (07), foi para elas, que participaram de evento alusivo à campanha Outubro Rosa, ação nacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama. As atividades integraram o cronograma do ‘Todos por São Luís’, da Prefeitura, sendo esta edição especial que marcou o início da programação da campanha no município. O prefeito Edivaldo, a primeira-dama, Camila Holanda, que coordena o programa, e o secretário de Saúde, Lula Fylho, participaram do evento. Um café da manhã foi preparado para as mulheres que compareceram à ação.
O evento teve como foco ofertar atendimentos voltados à saúde feminina, incluindo consultas, exames e muita informação. “A escolha do Hospital da Mulher para este momento tem seu simbolismo por ser um espaço adequado e pensado para que a mulher se previna e cuide de sua saúde. É um dia de reflexão e de ressaltar a importância da prevenção para todas as mulheres da nossa cidade”, pontuou o prefeito Edivaldo, que visitou todos os estandes onde cumprimentou e conversou com os profissionais do atendimento e com o público. “Esse é também um momento importante para os homens se unirem à esta causa e participarem, estimulando a mulher a se cuidar”, reforçou o prefeito Edivaldo.
A primeira-dama Camila Holanda, destacou a importância do compromisso da Prefeitura na campanha nacional. “É mais uma mobilização positiva da gestão, que prioriza o atendimento à mulher, com foco em sua prevenção e nesta data tão significativa a contribuição se faz com essa vasta programação pensada para todas as mulheres. A gestão vem ampliando os serviços, aumentando as oportunidades para a saúde feminina e coroamos isto com esta importante campanha e as ações deste evento”, disse a primeira-dama.
O secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, enfatizou que as atividades promovidas na campanha Outubro Rosa têm como objetivo intensificar e reforçar os atendimentos de prevenção ao câncer de mama. “Nesta campanha é importante promover o debate e a reflexão sobre a necessidade dos cuidados precoces para evitar a doença. Paralelamente, a gestão vem, com muito esforço, investindo para ampliar os atendimentos à mulher”, reiterou.
A ação tem a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Esteve presente ainda à ação, a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo; a superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Semus, Terezinha Lobo; o secretário municipal de Agricultura e Pesca (Semana), Ivaldo Rodrigues; o procurador-geral do município, Rodrigo Braide; e lideranças do bairro. O evento contou com momento de oração, apresentação da Banda Municipal e de grupo musical.
MOBILIZAÇÃO
Para a diretora geral do hospital, Natália Ribeiro, o evento é especial pois “promove a mobilização das mulheres para que possam manter e cuidar de sua saúde, se prevenir e conhecer mais sobre essa doença. Na unidade estamos sempre de portas abertas para orientar, atender e informar a mulher com o oferecimento do nosso conjunto de serviços”, disse.
Segundo o Instituto Nacional do Cancêr (Inca) a prevenção é fator importante para que a doença seja detectada na fase inicial, pois possibilitam chances de cura em mais de 95% dos casos. As ações do Outubro Rosa na capital uniram momentos de discussões e reflexão com os atendimentos de saúde preventiva.
Para Eliene Leite Costa, 46 anos, a edição do programa trouxe vários serviços importantes. “Aqui a gente pode fazer consultas médicas e ganhar mais tempo. É um bom serviço”, disse. Ela aproveitou o evento para fazer consulta com clínico geral.
A professora Celina de Jesus Pereira, 60 anos, consultou com oftalmologista e prestigiou a programação cultural do evento. “Essa consulta eu já precisava fazer e aqui foi a oportunidade ideal. Gostei bastante dos serviços e da programação geral”, afirmou.
Entre as ações programadas para o ‘Todos por São Luís’ especial, presença da Carreta da Mamografia para a realização deste que é o mais importante exame diagnóstico do câncer de mama; a Carreta da Mulher, para coleta de exames preventivos ginecológicos; além de consultas especializadas de mastologia, ginecologia e enfermagem. A procura foi grande e lotou as salas de atendimento.
No local, a população realizou também aferição de pressão arterial e teste de glicemia sob coordenação da Semus. Avaliação nutricional com distribuição de material informativo sobre alimentação saudável e prova de sucos naturais foram oferecidas na tenda da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).
PROGRAMAÇÃO
O cronograma do Outubro Rosa contempla várias ações promovidas neste mês, em parceria com o Hospital Aldenora Belo e o Hospital da Mulher. Incluídos ainda os centros de saúde Paulo Ramos, no Centro; Expedito Alves, no Residencial Alexandra Tavares; Coroadinho; Centro de Saúde Turu II; Unidade Mista do Bequimão; e Centro de Saúde Quebra Pote, na zona rural.
Nas unidades serão realizadas ações como coleta para exames preventivos, vacinas contra HPV, consultas médicas, agendamento para rastreamento de mamografia, avaliação nutricional, espaço beleza, zumba saúde para todas, entre outras atividades.
A primeira rodada do Campeonato Pinheirense de Futebol, teve prosseguimento neste sábado (7), com a realização de dois jogos. Na primeira divisão, o Juventude enfrentou a equipe da Cohab e foi goleado pelo placar de 6×1 e na segundona, a equipe do Paraiso derrotou o Treze de Maio pelo placar de 3×1.
A primeira rodada da competição, será complementada na próxima terça-feira (10) com a realização de dois jogos. Na primeira divisão, o Estrela Vermelha enfrenta o São Bendito e na segunda divisão, o Comercial encara o Santana.
Na primeira divisão, a competição conta com a participação do Clube Atlético Pinheirense, Kiola Futebol Clube, Juventude, Dibal, Palmeiras, São Benedito Estrela Vermelha, Maranhão Atlético Clube e Associação Comercial Futebol Clube. Na segunda divisão, participam as equipes do Esporte Clube Santana, Gama, Real Madrid, Esquadrão Pacaense Paraiso Atlético Clube, Comercial Futebol Clube, Treze de Maio, Canarana Esporte Clube e Vila Esporte Clube.
REGULAMENTO: O Campeonato Pinheirense da primeira e segunda divisão, serão disputados em quatro fases. A primeira fase será a classificatória, a segunda fase a Quartas de final, a terceira fase a semifinal e a quarta fase será a final.
O Campeonato Pinheirense 2017, tem o apoio da prefeitura e é promovido pela Liga Pinheirense e secretaria municipal de Juventude e Lazer.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…