Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Universidade Ceuma promoverá um dos maiores congressos do Norte e Nordeste. Trata-se do V Congresso de Saúde e Bem-Estar, realizado no Espaço Renascença. O evento contará com a participação de todos os cursos da área de saúde e a abertura oficial será na segunda-feira (23), às 19h, no Espaço Renascença.
Para abrilhantar o congresso, a palestra de abertura será realizada pelo prof. Dr. Stanley Bittar, especialista em Cirurgia Plástica, graduado na Espanha. Ele discorrerá sobre a harmonização facial no indivíduo e, durante a apresentação, fará uma demonstração ao vivo de algumas técnicas dessa harmonização.
Mais de três mil inscritos e mais de 1200 trabalhos aprovados. Esses são os números do evento que contará também com SLZFitness, Ceuma Champion e Jornadas acadêmicas de cada curso. Haverá palestras, minicursos, oficinas e exposições.
“O congresso de Saúde é um evento que vem crescendo a cada ano e, mais uma vez, quebrou o recorde de inscritos. É um momento de congregação dos cursos da área de saúde. É mais uma semana em que a Universidade Ceuma discute a saúde e bem-estar, com vários palestrantes de fora”, comentou a professora Andreza Maciel, presidente do congresso.
Como parte do evento, será realizada uma ação no Hospital Aldenora Bello e na Fundação Antônio Dino. Os alunos estão em mobilização para uma grande ação de arrecadação de cestas básicas, leites e fomentos para oficinas que são promovidas com crianças e idosos nessas instituições. As doações serão entregues durante o encerramento do evento, na sexta-feira.
A Seleção de Codó, está garantida na decisão do Copão da BR 2017. Na semifinal realizada neste sábado (21), a equipe derrotou Bom Jesus das Selvas por 3×2 em partida realizada no estádio Renê Bayma.
Na grande decisão da competição, que será realizada no próximo final de semana, os Codoenses vão enfrentar Turiaçu, que carimbou sua vaga na final, eliminando a Seleção de Araguanã.
O Copão da BR de Seleções de 2017 é organizado pelo Departamento Autônomo de Futebol da Região do Alto Turi – DAFRAT.A competição contou com a participação das Seleções representando os municípios de Alto Alegre do Maranhão, Araguanã, Arari, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Bom Jesus da Selva, Buriticupu, Cajarí, Capinzal do Norte, Carutapera, Caxias, Centro Novo do Maranhão, Codó, Coroatá, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Igarapé Grande, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Lago Açu, Lago Verde, Maracaçumé, Maranhãozinho, Matinha, Miranda do Norte, Monção, Paulo Ramos, Pedreiras, Peritoró, Pio XII, Pindaré Mirim, Pirapemas, Presidente Médici, São Bento, São Luís Gonzaga, São Vicente de Ferrer, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, Santa Luzia do Tide, Santo Antônio dos Lopes, Satubinha, Turiaçu, Viana, Vitoria do Mearim e Zé Doca
Alunos da rede pública lançam livro contra as drogas dentro de projeto do Ministério Público
Escolas da rede municipal de ensino de São Luís participaram, na manhã da sexta-feira (20), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão, no Calhau, do lançamento do livro “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas? – Poesias e desenhos reunidos”. Sob a organização da promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, titular da 11ª Promotoria de Substituição Plena da Capital, o livro traz o relato de ações de prevenção e combate às drogas, feito por estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de São Luís.
Tais ações de prevenção e combate às drogas foram desenvolvidas pelo Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, a Biblioteca Pública Benedito Leite, entre outras instituições, nos anos de 2014 e 2015, em 13 escolas públicas da capital maranhense. Entre estas escolas cinco são da rede municipal de ensino – as Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.) Bandeira Tribuzzi, Maria Alice Coutinho, Sá Valle, Ministro Carlos Madeira e Rosália Freire.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, representou o prefeito Edivaldo na solenidade de lançamento do livro, ao lado dos representantes do Ministério Público e demais entidades parceiras. “Destaco a grande preocupação da gestão do prefeito Edivaldo com a questão da violência nas escolas, onde o trabalho de prevenção às drogas tem sido constante. Projetos como Operários da Paz, desenvolvido na área da Cidade Operária e a parceria com a Polícia Militar do Maranhão, com o Programa de Erradicação às Drogas, desenvolvido em escolas da zona rural, de prevenção e combate à violência são exemplos”, disse o secretário.
Segundo a promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, organizadora do livro, a campanha levou a uma grande reflexão sobre a situação da violência e do consumo de drogas na capital maranhense, especialmente nas escolas públicas. Disse que outras cidades do Maranhão também já participaram da campanha, com um alcance de mais de 10 mil alunos. “Conseguimos montar uma obra prima com as melhores poesias e desenhos dos estudantes das escolas públicas de São Luís que fizeram parte da campanha, e estamos muitos felizes com o resultado”, assinalou.
Diretor do CAPS-MA, Marcelo Soares, fala aos aulos de escola pública sobre o perigo das drogas
OBRAS
Todas as poesias e desenhos reunidos no livro foram premiados pela Campanha de mesmo nome do livro: “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. Das 36 poesias, 14 são de autoria de estudantes das unidades da rede municipal, e dos 35 desenhos premiados, 13 são também da rede.
A maioria dos estudantes que participou da campanha já concluiu o Ensino Fundamental e enfrentam, agora, os desafios do Ensino Médio, com a clara certeza de que “todo o cuidado é pouco quando se trata de drogas”, alerta a jovem Bruna Rodrigues Gomes.
Bruna Gomes, hoje com 16 anos, foi aluna, em 2014, do 7º ano na U.E.B. Ministro Carlos Madeira, na área Itaqui-Bacanga. A sua poesia, “Almas Penadas”, ganhou o primeiro lugar na campanha desenvolvida no segundo semestre do referido ano.
Acompanhada da gestora adjunta da U.E.B. Carlos Madeira, Dorivane Oliveira, Bruna se diz lisonjeada de ter seu nome e poesia inseridos no livro. “Fiquei muito feliz em saber que tudo o que desenvolvemos durante a campanha não ficou no esquecimento. Aprendi muitas coisas naquela época que vou levar pro resto da vida”, fala a estudante.
A professora Dorivane lembra do grande engajamento dos alunos, que contaram também com o acompanhamento dos professores. “Houve dedicação de ambas as partes, o que levou a campanha a ter excelentes resultados”, assinala.
A arbitragemdo estado do Maranhão segue se qualificando. A assistente Adriana Oliveira, da cidade de Imperatriz segue em Aguas de Lindoia-SP até o próximo dia 26, participando de um treinamento, cujo o objetivo é melhor seus conhecimentos na área da arbitragem.
A assistente Adriana Oliveira, teve grande destaque em partidas do Campeonato Maranhense e Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.
Recentemente o Assistente Antônio Adriano Oliveira, que reside na cidade de Alto Alegre-MA, foi indicado pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Maranhão (CEAF-MA) Marcelo Filho , para participar de um treinamento, na cidade de Águas de Lindoia-SP.
Prefeitura leva projeto de combate à obesidade infantil para escolas municipais
Através de um projeto que tem o objetivo de combater a obesidade infantil, a Prefeitura de São Luís está estimulando o interesse das crianças por uma alimentação mais saudável. Por meio da ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), mais de mil crianças, entre 3 e 11 anos, serão inicialmente alcançadas com as atividades que incluem oficinas e teatro de fantoches. O projeto ofereceu aos alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, no Centro, uma manhã diferenciada nesta sexta-feira (20).
Motivados por nutricionistas e professores da escola, as crianças aprenderam a preparar uma salada de frutas na oficina Chefs Mirins. O objetivo da oficina é incentivar o consumo desse tipo de alimento no dia-a-dia.
Para Kauany Pinheiro, 6 anos, a ingestão de frutas agora passa a estar ainda mais presente na sua rotina. “Eu gosto de comer frutas porque é importante para a saúde. Aprendi que eu devo comer bem e a parte que eu mais gostei hoje foi a da comida”, contou.
A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro, explicou como funciona o projeto. “Esse é um projeto orientado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde para a prevenção e combate à obesidade infantil. Em São Luís, as atividades educativas seguem orientação do prefeito Edivaldo e serão levadas às escolas como uma ação permanente da Semsa. Eles levam da escola para casa esse aprendizado, que passa a fazer parte da vida da criança. Uma criança que se alimenta bem é, com certeza, um adulto mais saudável”, afirmou a secretária.
Durante as atividades na escola, uma equipe de monitores nutricionistas e técnicos da Semsa analisa a saúde nutricional da criança e alertam os estudantes para os valores nutricionais dos alimentos. O projeto ensina os pequenos a fazerem escolhas mais saudáveis na hora da alimentação e a não rejeitarem alimentos como frutas e verduras. As atividades contribuem para uma mudança de hábitos, como a ingestão de frituras, muito açúcar e sal e produtos industrializados.
“Esse é o momento de estar junto das crianças para incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. O projeto auxilia, ainda, em uma maior aceitabilidade da merenda escolar, pois alguns alunos têm dificuldades de aceitar alimentos mais saudáveis durante o lanche. O intuito é educá-los e mostrar como é importante consumir esses alimentos. Quando eles preparam o próprio alimento, como instruído na oficina, eles se sentem mais motivados a consumir”, explicou a nutricionista da Semsa, Valéria Moraes.
Ao final da atividade, os alunos recebem certificado e folders educativos para levar para casa com dicas para uma rotina mais saudável. Railon Frazão, 6 anos, destacou o que mais gostou. “Gostei muito das frutas e, com os bonecos, aprendi que a gente tem que ser saudável, comendo muitas frutas e tomando suco de fruta”, disse.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…