CDL SÃO LUÍS: PRES. FÁBIO RIBEIRO REELEITO POR UNANIMIDADE

DANIELLE VIEIRA: A nova Diretoria da CDL São Luís para 2018 – 2020, com José Lopes, Vice – Presidente e Fábio Ribeiro, Presidente reeleitos para o comando da entidade lojista

Eleição de associados definiu nomes da Diretoria para triênio 2018 – 2020

Os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís / CDL SLZ estiveram reunidos no Grand São Luís Hotel na última quarta – feira (22.11) para a eleição da Diretoria que irá comandar a entidade pelo próximo triênio de 2018  a 2020. O atual Presidente Fábio Ribeiro, à frente da entidade no período de 2015 a 2017, foi reconduzido ao cargo por unanimidade de votos. A Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do MA / FCDL-MA Socorro Noronha também participou do evento e elogiou o clima de união da entidade.

Em seu discurso o Presidente reeleito ressaltou os principais desafios e metas que marcaram a primeira gestão de sua liderança, iniciada em 2015, no auge da forte crise econômica do Brasil. Mas segundo Fábio Ribeiro, graças à união dos atuais Diretores, a crise foi enfrentada com muita união e vontade de trabalhar em prol da modernização da CDL São Luís:

“Assumimos a liderança de uma entidade que há 52 anos trabalha em prol do desenvolvimento do varejo da capital maranhense. Entendemos que eram necessárias ações de modernização da entidade e maior aproximação com nossos associados. Portanto, avalio essa primeira fase da nossa atuação na CDL como uma gestão muito focada nas questões internas. Graças ao empenho de nossos Diretores avançamos em várias frentes. Encerramos esse ano com um novo Centro de Treinamento da CDL na Cohab em funcionamento; realizamos várias ações de formação dos lojistas associados e mantivemos forte interlocução na sociedade e na esfera política, sempre em defesa dos interesses dos nossos lojistas”, explicou Fábio Ribeiro.

Para o triênio de 2018 – 2020 o foco da nova gestão será a Inovação, com um forte otimismo por parte do empresariado em relação aos novos rumos da economia no país:

“Estamos otimistas com o novo momento do país com as novas reformas Trabalhista e Previdenciária, e acreditamos que o varejo terá forte papel na reaceleração da economia brasileira. Mas o lojista maranhense precisa estar pronto para esse momento, pois as novas tecnologias impõem mudanças muito rápidas e decisivas nesse cenário, e para tal, a CDL não vai medir esforços para oferecer ferramentas de ponta e muito suporte para nossos lojistas associados possam inovar em suas práticas, para obter maior lucratividade e otimizar processos”, anunciou Ribeiro.

Eleita por unanimidade de votos a eleição tranquila da nova Diretoria reflete a atual união de interesses da CDL São Luís e o clima harmonioso de gestão compartilhada entre os associados e Diretores. Fábio Ribeiro agradeceu a confiança dos membros e prometeu mais trabalho e empenho para modernizar a entidade:

“É nesse ritmo de gestão compartilhada e muito empenho de cada Diretor que iremos dar continuidade aos trabalhos, apostando em novos serviços e com a máxima dedicação para honrar cada voto que hoje os senhores nos deram. Agradeço a confiança de todos e vamos em frente em prol do varejo maranhense”, declarou o Presidente reeleito.

Prefeitura oferece oficina de comidas típicas maranhenses aos moradores do Gapara

A oficina também tem o proposito de gerar renda para a comunidade

Moradores da região do Gapara receberam na comunidade uma oficina de comidas típicas maranhenses, oferecida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). A iniciativa integra as ações do Todos por São Luís, programa da gestão municipal que aproxima ainda mais os serviços públicos da população. Com a oficina, que reuniu moradoras da própria comunidade, o poder público municipal, além de instruir acerca da produção de pratos maranhenses, ofereceu a possibilidade de uma fonte extra de renda.

A coordenadora do Todos por São Luís, a primeira-dama Camila Holanda, destacou que a iniciativa do programa favorece a comunidade em várias áreas. “Aproveitamos oportunidades como essa para estar perto da comunidade e dialogar com os moradores. Essa é uma ação social que beneficia de diversas formas o bairro. Aqui no Gapara estamos iniciando a programação do Todos com essa oficina, que oferece uma possibilidade de incremento na renda dos moradores, além de valorizar nossa culinária”, explicou.

O secretário adjunto de Turismo, Israel Ferreira, contou que a proposta da oficina é levar política pública aos bairros, conforme orientação do prefeito Edivaldo. “A secretaria atende à determinação do prefeito de levar os serviços para as comunidades. Essa já é a 14ª oficina que realizamos com o Todos por São Luís e para nós é uma satisfação ver no rosto dos moradores o sentimento que expressam ao serem valorizados”, destacou.

Durante a oficina das participantes produziram pratos como arroz de cuxá, arroz Maria Isabel, vatapá, escondidinho de carne de sol, tortas de camarão e caranguejo, farofa, bobó de camarão e cuxá. O público, além de aprender sobre a formação da culinária ludovicense, foi orientado quanto à higiene para manuseio e preparo dos alimentos. Com a nova habilidade, os moradores têm a possibilidade de desenvolver atividades lucrativas.

A instrutora da oficina Letícia Bogea, do setor de qualidade e qualificação da Setur, destacou como a oficina contribui para o fortalecimento do turismo na cidade. “Essa oficina é também uma oportunidade dos participantes conhecerem nossas comidas típicas. Muitas vezes as pessoas não têm o costume de oferecer uma comida típica ao visitante por não saberem como fazer. Então a proposta é, além de trazer uma opção de fonte de renda, apresentar essa culinária típica aos ludivicenses para que possam oferecer aos turistas quando tiverem oportunidade”, reforçou.

Para a artesã Iraneide Moraes Silva, 48 anos, a oficina foi muito produtiva. “Eu gosto muito de cozinhar e aqui tive oportunidade de aprender a fazer coisas que eu não sabia. Penso em fazer para vender, pois as pessoas sempre gostam dessas comidas. Gosto muito de participar de momentos assim, onde temos a possibilidade de aprender coisas novas”, contou. A também artesã Maria Olinda Alves, coordenadora da União de Moradores do bairro, avaliou positivamente a capacitação. “Muitas das participantes são donas de casa e essa é uma oportunidade única de aprendizado para que possam incrementar a renda”, acrescentou.

SEXTA NO MOKAI: FESTA SUMMER COM DJ MATHEUS MINGORI (SC)

DIVULGAÇÃO: O aclamado DJ e produtor Matheus Mingori (SC), grande atração da Festa Summer que acontece nessa sexta (24.11) no Mokai Lounge Bar, na Av. dos Holandeses, às 22h

 

A última sexta – feira (24.11) do mês de Novembro promete ser épica, e mega dançante no Mokai, com a super Festa Summer; uma promoção conjunta da Firma e  Mokai Lounge Bar e que tem uma vibe mais que especial.

O evento que acontece no Mokai,  na Av. dos Holandeses à partir das 22H, e terá como grande atração o DJ e produtor Matheus Mingori, direto de Santa Catarina para animar a noite maranhense. Com uma carreira sólida, Mingori é um dos DJ´s mais atuantes do sul do país, com apresentações elogiadas em badalados Clubs como El Fortin, Matahari, Danghai, entre outros. A festa conta também com um super time de DJs que integram o line up:  Cahio, Blemes, Rob Flow e Gabriel Angelo, que prometem tornar a Festa Summer ainda melhor! Ingressos à venda no local.

Prefeito Edivaldo entrega equipamentos agrícolas e incentiva produção rural em São Luís

Prefeito Edivaldo entrega equipamentos agrícolas e incentiva produção rural em São Luís

Produtores da capital estão sendo beneficiados com equipamentos agrícolas, que permitem o aperfeiçoamento de suas atividades diárias. Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito Edivaldo entregou, em solenidade realizada na sede da Semapa, equipamentos para auxiliar os trabalhadores desde o plantio até a comercialização dos produtos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Pesca e Abastecimento (Semapa), integra o trabalho realizado pela gestão municipal para o fortalecimento da agricultura familiar em São Luís.

Entre os equipamentos, adquiridos com recursos federais – via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e contrapartida da Prefeitura, estão uma pick up 4×4, três caminhões 3×4 e três freezers, além de equipamentos periféricos para trator. “Nosso trabalho consiste em nos esforçar, mesmo em tempos de crise, para tornar a cidade um lugar cada vez melhor para se viver. Com ações como essa, temos investido não só na produção agrícola como na comercialização de produtos de qualidade e no desenvolvimento econômico de nossa cidade. Assim, vamos juntos avançando para uma São Luís melhor, onde os produtores contam com o apoio do poder público para desempenhar o seu trabalho”, ressaltou o prefeito Edivaldo.

Além dos veículos, a Prefeitura entregou ainda equipamentos periféricos dos tratores, como dois pulverizadores, duas enxadas rotativas, uma retroescavadeira agrícola, duas grades armadoras, duas roçadeiras de arrasto, duas semeadoras de 400L e uma plaina dianteira 350. Os instrumentos ficarão à disposição dos produtores e de suas associações e serão disponibilizados pela Semapa mediante solicitação.

Ao lado do prefeito Edivaldo, o vice-prefeito Julio Pinheiro reforçou a importância do apoio da gestão municipal e das parcerias para o desenvolvimento econômico da cidade. “São Luís é uma das poucas capitais brasileiras que contam com uma produção agrícola expressiva. Estamos considerando esse dado de forma vantajosa ao investir na aquisição de instrumentos importantes como esses, que facilitam o trabalho dos produtores. Dessa forma, valorizamos ainda mais a atividade e os profissionais, contribuindo para um aumento considerável na produção”, disse.

O secretário municipal de Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, reforçou o objetivo do investimento. “Estamos, juntos, construindo uma política de desenvolvimento agrário para a nossa cidade, que é uma das poucas do Brasil com produção rural na capital. Através de parcerias, estamos driblando a crise e investindo em ações como essas. Assim, vamos avançando no fortalecimento dessa política e beneficiando cada vez mais os produtores”, destacou o secretário.

IRRIGAÇÃO

Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), os produtores também passam a contar com dois kits de irrigação, que contribuem para aumento da produção e variedade de alimentos. “O caminho para o desenvolvimento do município certamente passa pelo fortalecimento da agricultura familiar. Esse investimento do município é muito acertado, por isso apoiamos essa iniciativa oferecendo, inclusive, apoio técnico às famílias”, reforçou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, representando o governador Flávio Dino durante a solenidade.

Os equipamentos beneficiarão cerca de 400 produtores rurais assistidos pela Semapa, representados na solenidade por associações e movimentos como a Associação de Moradores Ilha Pequena Jacamin, a Associação de Produtores Rurais e Cidadania da Terra do Rumo, a Associação do Parque da Juçara, a Associação de Produtores e Feirantes das Feiras Livres de São Luís e o Grupo de Damas da Roça.

O presidente da Associação de Produtores e Feirantes das Feiras Livres de São Luís, Reginaldo Cantanhede, contou como os equipamentos favorecem os trabalhadores. “Vai ajudar não só na produção, mas também no transporte para a comercialização. Grande parte dos feirantes são produtores também e o caminhão, por exemplo, servirá para o transporte dos produtos, que é uma dificuldade de muitos deles”, disse.

A representante do grupo de mulheres Damas da Roça, Maria Máxima Pires, também avaliou positivamente a iniciativa do poder público municipal. “Esse trabalho na área da agricultura sustentável, realizado pelos produtores de São Luís, fortalece o mercado e, com ações assim, vem sendo realizado de forma mais planejada e bem equipada. Percebemos que há uma preocupação da gestão do prefeito Edivaldo em dar ao trabalhador a oportunidade e a possibilidade de, além de produzir, comercializar seus produtos”, acrescentou.

MAIS AÇÕES

A Prefeitura de São Luís tem investido fortemente em políticas públicas com o objetivo de garantir a autonomia dos agricultores do Agropolo de São Luís. A aquisição dos equipamentos soma-se a outras iniciativas já implementadas pelo município com esse objetivo, como a entrega de aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes diversas à cerca de duas mil famílias de agricultores.

Também já foram entregues quatro toneladas de ração para peixe, tratores agrícolas, patrulhas rurais, cinco mil mudas de juçara precoce, kits de irrigação e caminhão refrigerador, entre outras ações.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima