Movimento “Pró-Bolsonaro” ganha adeptos em Açailândia

Um grupo de manifestantes surpreendeu a todos neste fim de semana, no município de Açailândia, situado na região sudoeste do Maranhão. Isso porque populares resolveram realizar, no domingo, 26, às margens da BR-222, um ato “Pró-Bolsonaro”, defendendo a candidatura do presidenciável, deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), em 2018.
Um grupo de pessoas,  entre elas empresários e representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, se reuniu por volta das 09h30 na Praça da Bíblia, de onde saíram em carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade, em demonstração de apoio a Bolsonaro.
A carreata encerrou na segunda entrada da Vila Ildemar, as margens da BR-222 onde os manifestantes realizaram a inauguração de um outdoor, com dizeres e foto do pré-candidato a presidente.
Depois da colocação do outdoor, em demonstração de apoio ao projeto, pessoas que passam pelo local dão sempre uma paradinha, para fotografar.

São Luís vai ficar sem água por três dias

Por meio de nota nas redes sociais, a direção da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) informa que durante três dias a população de São Luís ficará sem o abastecimento regular de água.
Nesse período, equipes do órgão estarão trabalhando para instalar a nova adutora do Sistema Italuís, que hoje abastece cerca de 60% da capital maranhense.
Segue abaixo a íntegra da nota da Caema:
ATENÇÃO! Equipes da Caema vão trabalhar sem pausa para instalar a nova adutora do Sistema Italuís. A estrutura será colocada em funcionamento entre às 6h do dia 6 de dezembro (quarta-feira) e às 6h do dia 9 de dezembro (sábado). Durante as 72 horas de trabalho, 159 bairros da capital vão ficar sem abastecimento de água. Assim que finalizada, a obra vai promover uma revolução em São Luís, beneficiando mais 600 mil pessoas da capital. A cidade vai dar um salto na qualidade e quantidade da água! 

GESTÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADVOCACIA

Alexandre Atheniense

No próximo dia 30.11, quinta – feira às 18H, acontece no Hotel Pestana uma palestra inédita e voltada para advogados e estudantes de advocacia que trará a São Luís dois renomados juristas nacionais para palestrar sobre “Gestão, Inovação e Tecnologia da Informação na Advocacia”, temas relevantes para o sucesso de firmas e profissionais do meio jurídico.

O tema “Aplicação de Ferramentas de Gestão e Planejamento Estratégico para Desenvolvimento da Sociedade de Advogados” será debatido pelo advogado João Addario Júnior, especialista em Gestão Empresarial pela FGV e Gestão da Inovação pela UFPA. Ele é sócio e administrador do renomado escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados.

E para falar sobre “Direito e Tecnologia da Informação: Prática da

João Addario Júnior

Advocacia no Limiar da Inteligência Artificial”, o palestrante é o advogado Alexandre Rodrigues Atheniense, especialista em Internet Law e Propriedade Intelectual pelo Berkman Center / Harvard Law School. Ele comanda o escritório Alexandre Atheniense Advogados.

O evento é promovido pelo CESA -MA / Centro de Estudos de Sociedades de Advogados do MA, uma Associação Nacional, sem fins econômicos ou lucrativos, constituída por Sociedades de Advogados, registradas na Ordem dos Advogados do Brasil. Tem por objetivos promover estudos e manifestar-se sobre questões jurídicas e assuntos relativos à administração da justiça e ao exercício da profissão de advogado; entre outros serviços. Inscrições e Vagas limitadas, mediante confirmação de email com nome completo, sociedade ou instituição, e-mail e celular, a ser enviado para [email protected]. Valor do Investimento: Sociedades Associadas ao CESA-MA (cortesia); Público Geral (R$50,00) e Jovens Sociedades (R$25,00). Pagamento na Hora e Local do Evento. Mis informações pelo fone (98) 99130 9797 ou 21079797.

Feirinha São Luís discute sustentabilidade, reciclagem e consumo consciente

No Espaço Mais Limpeza Mais Saúde o público pode aprender mais sobre sustentabilidade

Sustentabilidade, reciclagem e consumo consciente foram alguns dos temas debatidos na edição da Feirinha São Luís deste domingo (26). No Espaço Mais Limpeza Mais Saúde, do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, o público pôde aprender mais sobre estes temas e como fazer o descarte adequado dos resíduos sólidos domiciliares. A Feirinha é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e acontece todos os domingos das 7h às 15h na Praça Benedito Leite.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o principal objetivo da ação foi mostrar à população que limpeza urbana é um trabalho muito mais amplo que apenas a coleta domiciliar. “A limpeza urbana perpassa por diversos setores. Gerida de forma profissional nós conseguimos fazer bem para o meio ambiente, saúde pública, paisagem urbana e tantas outras áreas. Por isso, além de todo o trabalho operacional, nós fazemos diversas ações de educação ambiental seguindo determinação do prefeito Edivaldo”, afirma.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, explicou que a Feirinha, além de expor a diversidade cultural da cidade, fomentar a agricultura familiar e a economia; trata de assuntos importantes como a sustentabilidade. “A Feirinha São Luís se renova a cada domingo. Tudo que puder agregar para o público é bem-vindo e continuaremos trabalhando, por orientação do prefeito Edivaldo, para que a Feirinha esteja sempre interessante, mantendo a qualidade tanto para a nossa população, quanto para os turistas”, destacou. Ivaldo acrescentou ainda que o tema sustentabilidade além de ser atual, e atemporal, cria a conscientização na população sobre cuidados com o meio ambiente

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS RECICLADOS

No Espaço Mais Limpeza Mais saúde, foi montada uma exposição de produtos feitos a partir de material reciclável. A Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), colocou à mostra sabonete, detergente, sabão em barra e líquido feito a partir do processamento de óleo de cozinha usado que é descartado pela população nos sete Ecopontos em funcionamento em São Luís.

A exposição foi também uma oportunidade de negócios e do divulgação do trabalho da cooperativa. “Nossa participação foi muito positiva. Pudemos divulgar nosso trabalho, vender nossos produtos e conversar com a população sobre como ela pode nos ajudar, entregando o óleo de cozinha usado nos Ecopontos. Certeza que a coleta vai crescer muito depois dessa atividade”, comentou Maria José Nascimento, presidente da Ascamar.

Também estavam em exposição vassouras feitas de garrafa PET produzidas pela Obras Sociais Lar de José. O Instituto de Desenvolvimento Comunitário e Social Pelotão Mirim (Ecodesign) expôs móveis e arranjos de jardim feito de pneus reciclados.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Além da exposição foi realizado também o “Ecoteste”, jogo de perguntas e respostas interativas com o público, sobre os temas pertinentes ao gerenciamento de resíduos sólidos como sustentabilidade e coleta seletiva. Cada resposta correta garantiu um brinde ao participante. O kit entregue tinha ecobag, squeeze, lixocar e caneca. Também foi feita panfletagem sobre os Ecopontos e uma dupla de palhaços interagindo com o público, falando de forma descontraída sobre limpeza urbana.

O jogo de perguntas e respostas foi desenvolvido de modo que mesmo que o participante errasse a resposta, sairia do Espaço Mais Limpeza Mais Saúde com uma nova informação sobre reciclagem, sustentabilidade e coleta seletiva. O jogo empolgou os participantes da Feirinha. “O jogo foi muito divertido, aprendi como fazer coleta seletiva e ainda ganhei um brinde”, comenta a dona de casa Firmina de Souza.

PROGRAMAÇÃO

Como em todas as edições, neste domingo, a programação cultural da Feirinha teve as apresentações da Banda da Feirinha, Wellington Santos (Gospel), Elisa e Banda (MPB), Fábio Banda e Bloco Afros.

A barraca do Chef esteve sob comando de Anastácio Washington, proprietário do restaurante onde é Chef, no bairro Cohama e cozinheiro de Buffet. Especializado em comida tradicional brasileira e com experiência em restaurantes locais como Feijão de Corda e o extinto Tio Pepe, os preparos levados para o evento foram diversificados para atender a todos os gostos. No menu: filé mignon com molho gorgonzola, galinha caipira, pernil suíno a Califórnia, frango desossado recheado natalino, filé de pescada ao molho de limão, cuxá e diferentes tipos de arroz, entre eles com cuxá, mariscos e o Jambalaya.

Além de expor a diversidade cultural da Ilha, a Feirinha fomenta a economia criativa aos produtores da capital em mais de 11 polos, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima