TCE concede cautelar suspendendo uso de recursos municipais nos carnavais de Paraibano e Gonçalves Dias

Atendendo a representações formuladas pelo Ministério Público de Contas (MPC), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) concedeu, nesta sexta-feira (09), medida cautelar determinando a suspensão de gastos com recursos municipais no carnaval dos municípios de Paraibano e Gonçalves Dias.

As representações com pedido de medida cautelar se encontram nos processos de nº 1759/2018 e 1802/2018, que podem ser consultados no site do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

As Representações apontam que os prefeitos Zé Hélio (PT) e Toinho Patioba (PSDB) ainda não efetuaram o pagamento dos terceirizados e, mesmo assim, pretendiam realizar festividades carnavalescas com recursos próprios, o que vai de encontro à Instrução Normativa Nº 54/2018, que dispõe sobre despesas com festividades realizadas pelos poderes executivos municipais maranhenses, considerando ilegítima qualquer despesa custeada com recursos públicos municipais — até mesmo aqueles decorrentes de contrapartida em convênio — com eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial, incluindo terceirizados, temporários e comissionados, e ainda em estado de emergência ou de calamidade pública decretados.

A procuradora Flávia Gonzales Leite, chefe em exercício do MPC, nos pedidos de medida cautelar, solicita às prefeituras de Paraibano e Gonçalves Dias que dispensem contratação ou realização de quaisquer gastos relacionados ao carnaval deste ano de 2018, incluindo os chamados “lava-pratos”, enquanto os pagamentos atrasados não forem regularizados. Também solicita que seja determinado aos gestores que suspendam qualquer pagamento às pessoas físicas e jurídicas contratadas para prestação de serviços relacionados ao carnaval, como bandas e artistas, estrutura de palco, som, iluminação, blocos, dentre outros.

Os documentos anexados ao despacho revelam indícios suficientes de que as prefeituras de Paraibano e Gonçalves Dias se encontram inadimplentes em relação à folha salarial de servidores e, mesmo assim, pretendiam custear o Carnaval local, indícios que incluem consulta ao Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratação Pública – SACOP e até notícias extraídas da internet.

As normas referentes à competência dos Tribunais de Contas brasileiros para fiscalizar estão fixadas nos arts. 70 a 74 da Constituição Federal, segundo a simetria com o Tribunal de Contas da União determinada em seu art. 75. Nesse ponto, destaca-se a parte final do caput do art. 73, que confere ao Tribunal de Contas o poder regulamentar próprio dos Tribunais do Poder Judiciário (art. 96), ou seja, o constituinte de 1988 conferiu ao Tribunal de Contas o poder de elaborar seu regimento interno e dispor sobre a sua competência e funcionamento.

É vasta a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal aproveitando esses dispositivos no sentido de reconhecer a autonomia das Cortes de Contas para deliberar os procedimentos necessários à operacionalização de suas atribuições.

Prefeitura promove bailes de Carnaval para idosos e crianças atendidas em programas sociais

Atendidos por programas sociais do município se divertem em bailes de Carnaval

Idosos e crianças atendidas por programas sociais da Prefeitura de São Luís participam durante esta semana de bailes de Carnaval promovidos pelo poder público municipal. Nesta quinta-feira (08) os bailes aconteceram na Casa do Bairro e Parque do Bom Menino e reuniu participantes de programas como São Luís Saudável, executado pela Secretaria Municipal de Desposto e Lazer (Semdel) e o ‘Vida Ativa’, pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de referência da Assistência Social (Cras) dos territórios do João de Deus, Bairro de Fátima, Centro, Coroadinho e Liberdade também foram contemplados com as festividades de Carnaval e participaram do Baile do Erê.

O objetivo da ação foi promover a integração e a socialização, aproveitando o clima carnavalesco para realizar a confraternização. Na Casa do Bairro, no Desterro, o baile contou com a participação de idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Semcas. Além de atendidos pela casa, a programação contou com a presença de idosos atendidos nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do São Francisco e do Maracanã.

A festa no Desterro foi abrilhantada pela Rainha do Carnaval e pelo Rei Momo, escolhidos especialmente para a festa. “A gente se sente muito feliz aqui. É bom para espairecer, distrair a mente e estar entre amigos. Esse trabalho faz com que eu me sinta viva. Aqui é só festa! Não tem espaço para coisas ruins, só para a alegria e a felicidade”, contou Raimunda Medeiros, 63 anos, escolhida como rainha do baile pelo segundo ano consecutivo.

No Parque do Bom Menino, a festa foi animada pela banda do bloco ‘As Periguetes’. Ao som de marchinhas de Carnaval e desfilando animação, o bloco percorreu boa parte do parque e chamou atenção de quem passava pelo local ou praticava atividades físicas. “Foi tudo de bom. Gosto muito de participar dessas atividades, conversar e dançar com as minhas amigas”, disse Odete Alves, 75 anos.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin, também participou da festa. “Nosso intuito é proporcionar alegria a estes idosos. Este baile de Carnaval superou nossas expectativas e esses idosos mostraram que, mesmo na melhor idade, ainda sabem como se divertirem em uma festa de Carnaval. Queremos poder atingir a todos os idosos do programa São Luís Saudável”, destacou o secretário.

VIDA ATIVA E SÃO LUÍS SAUDÁVEL

O programa São Luís Saudável é desenvolvido em núcleos que abrangem vários bairros da capital maranhense. A ação objetiva fomentar a prática esportiva entre os idosos. O projeto contribui ainda para inserir os profissionais de educação física nos espaços públicos. Já o programa ‘Vida Ativa’ oferece atendimento socioassistencial, atividades físicas, esportivas e recreativas, além de aulas de alfabetização, à pessoa idosa dos diferentes territórios da cidade. A ação tem como objetivo garantir o envelhecimento saudável.

BAILE DO ERÊ

As atividades do Baile do Erê foram promovidas no Grêmio Duque de Caxias, na Avenida Kennedy pelas Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Cultura (Secult) e teve como tema “Caia na folia sem trabalho infantil”.

Na programação, a presença da Corte Momesca de São Luís, o tambor de crioula Arte Nossa, o bloco Organizado Mocidade Independente do Bairro de Fátima e o DJ Márcio David. A festa contou com cerca de 200 crianças. A secretária municipal adjunta de Gestão da Semcas, Nazareth Garcêz destaca a importância do Baile do Erê. “Nós entendemos que é o momento da criançada participar das atividades culturais. Brincando de forma harmoniosa e trabalhando alegria e conscientização, em função da temática do baile”, explicou a secretária adjunta.

Marchinhas tradicionais, músicas infantis adaptadas e da cultura maranhense, pintura artística no rosto e brincadeiras com confete e sepertina completaram o clima de festa. Renan Santos, 12 anos, que participa do SCFV do Cras Liberdade fala da alegria do momento. “Está muito bom porque todo mundo está se divertindo, dançando, brincando, isso faz parte do Carnaval e eu estou gostando demais”, celebrou.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima