Pacientes do CAPS AD Maranhão participam de atividade esportiva na Cidade Operária

O coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa, desenvolvendo atividades com pacientes

O enfrentamento às drogas não deve acontecer de maneira violenta ou através da internação, hoje, pela manhã, pacientes em tratamento do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS- AD) Maranhão participaram de atividades esportivas na comunidade da Cidade Operária, onde participaram diversos segmentos da Sociedade Civil na comunidade ajudando no processo de recuperação.

“Em minha humilde opinião, reinserção social, droga se vence com emprego e participação social. O grande campeão foram todos na luta contra as drogas”, disse o coordenador do CPAS AD Maranhão, destacou Marcelo Soares Costa.

Universidade Ceuma oferece cursos de graduação e tecnólogo 100% à distância

 

Aconteceu no dia 17 de fevereiro a aula inaugural do Ensino a Distância (EAD) 2018.1, ministrada pelos gestores, coordenadores e tutores do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Ceuma. O primeiro encontro foi presencial e os alunos puderam conhecer as estruturas físicas dos campi Renascença, Cohama, Anil, Turu, Imperatriz e do polo Bacabal, além do ambiente virtual de aprendizagem. Atualmente a instituição oferece 11 cursos de graduação e tecnólogos 100% online.

Os novos alunos contam com a flexibilidade da educação a distância, quando o aluno tem a liberdade de realizar sua própria carga horária para dedicar aos estudos, mas contam também com toda a infraestrutura e a tradição da Universidade Ceuma, tendo possibilidade de participar de projetos presenciais realizados pelo CEAD, como, por exemplo, o projeto Exercitando Competências, onde profissionais de determinadas áreas auxiliam no aumento de conhecimento acadêmico dos alunos matriculados no ensino a distância. Existe também o projeto Núcleo de apoio Fiscal e Contábil (NAF) e será lançado, ainda no primeiro semestre de 2018, o Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar (NEPI).

No Projeto Exercitando Competências, O CEAD busca profissionais de destaque no ambiente acadêmico, assim como profissionais de destaque no mercado de trabalho, com temas variados e atuais, tudo isso como forma de explorar novas habilidades e competências dos novos alunos que estão sendo formados pela instituição.

“É um momento que prestamos as primeiras informações, trazendo o aluno para o cotidiano e para a nossa rotina, com os procedimentos e processos necessários apresentando a nossa universidade para o aluno, dando as boas vindas e mostrando o nosso grande diferencial”, disse Ricardo Martins, coordenador geral do CEAD.

“Em um mundo em constante transformação, faz-se necessária a atualização permanente das pessoas, a fim de que possamos atender as novas demandas valorizando as boas práticas”, disse Alda Baldez, gerente do EAD da Universidade Ceuma.

POSSE NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Sec. Municipal de Educação de São Luís Moacir Feitosa na posse de Isabella Rodrigues Caracas, que pela segunda vez atuará como conselheira do Conselho Municipal de Educação de São Luís

Diretora Geral Educacional do Grupo Dom Bosco, Isabella Rodrigues Caracas, acaba de tomar posse de seu segundo mandato como Conselheira Municipal de Educação de São Luís.

A posse foi realizada pelo Secretário Municipal de Educação de São Luís Moacir Feitosa, na foto com Isabella. Vale lembrar que, Isabella vem de uma família de grande tradição e competência na educação, tendo como precursoras de importantes cargos na área de educação a sua avó e fundadora do Dom Bosco Maria Izabel Rodrigues, além da mãe Elizabeth Rodrigues e da tia Ceres Murad, tanto na esfera municipal quanto na estadual, com relevantes contribuições para a prática pedagógica maranhense.

ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA “EDUCAR PARA TRANSFORMAR” DO INSTITUTO MRV

Interessados tem até sexta-feira (23) para inscrever projetos de educação que sejam transformadores

O Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, recebe até o final dessa semana as inscrições para o programa Educar para Transformar, que está em sua terceira chamada pública e apoiará quatro iniciativas sociais voltadas para educação. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 23 de fevereiro por meio do site:  http://www.institutomrv.com.br/pt/chamadapublicadeprojetos.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Instituto MRV realiza a chamada e desta vez tem como mote “Educação transformadora com foco no desenvolvimento sustentável”. Podem se inscrever instituições sem fins lucrativos com pelo menos um ano de existência e pessoas físicas, a partir de 18 anos, dos mais de 20 estados onde a MRV Engenharia atua. Para o diretor do Instituto MRV, Raphael Lafetá, o Educar para Transformar fomenta boas ideias de projetos sociais e potencializa ainda mais as atividades do Instituto MRV. “Acreditamos no poder transformador de projetos educação e sustentabilidade. Os temas são as bandeiras que apostamos para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária” destaca.

A avaliação dos projetos acontecerá de 26 de fevereiro a 9 de março e será realizada por uma comissão que levará em conta critérios como a realidade da comunidade, áreas de atuação do programa, potencial inovador, entre outras características. As iniciativas selecionadas serão disponibilizadas para votação popular a partir do dia 19 de março indo até o dia 23 do mesmo mês. Os quatro projetos mais votados pelo público serão apresentados no dia 27 de março e cada um deles receberá um aporte de R$ 80 mil.

Os responsáveis pelos projetos selecionados passarão por um treinamento entre os dias 17 e 19 de abril na sede da MRV Engenharia, em Belo Horizonte, que irá capacitá-los para desenvolver o projeto contemplado.

Sobre o Instituto MRV

Fundado em 2014, o Instituto MRV é responsável pelo gerenciamento de projetos voltados para a educação e preservação ambiental em todo o Brasil. A instituição atua investindo em projetos e parcerias que podem auxiliar as comunidades onde atua, além de incentivar o voluntariado dos mais de 20 mil colaboradores da MRV Engenharia.

TVN ANUNCIA ABERTURA DE CANAL HISTORY® COM ESTREIA DA NOVA SÉRIE KNIGHTFALL

FOTO – DIVULGAÇÃO: A nova série Knightfall, do canal canal HISTORY®, pode ser vista pelos usuários da TVN de todos os pacotes, com sinal liberado e grátis até o dia 02 de marco.

SÉRIE ABORDA MISTERIOSO MUNDO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

 “Knightfall”, a nova série dramática do canal HISTORY® da TVN, estreia nessa quinta-feira, 22 de fevereiro, às 22h40. Produzida pelo A+E Studios em associação com o The Combine, de Jeremy Renner, Island Pictures e Midnight Radio, a temporada de dez episódios leva os espectadores para dentro do mundo medieval da política e das batalhas dos Cavaleiros Templários, a mais poderosa, rica e misteriosa ordem militar da Idade Média, responsável por proteger as relíquias mais preciosas do cristianismo.

“Knightfall” começa logo após a queda da cidade de Acre, a última fortaleza Templária na Terra Santa, onde o Santo Graal está perdido. Anos depois, surge uma pista indicando onde estaria o Graal, levando os Templários, liderados pelo nobre, corajoso e determinado Cavaleiro Templário Landry (Tom Cullen, de “Downton Abbey,” “Gunpowder”), em uma missão de vida ou morte para encontrar a Taça de Cristo perdida.

“Knightfall” está repleta de personagens baseados em figuras históricas que representam as forças mais ponderosas da Europa Medieval; e a boa notícia é que todos os usuários da TVN poderão degustar gratuitamente essa série e o restante da programação do canal HISTORY®, que fica com sinal aberto até o dia 02 de março.

Prefeitura intensifica serviços de capina e roçagem em avenidas e bairros da capital

Trabalho de capina e roçagem é realizado diariamente e é parte do programa de limpeza da Prefeitura

A Prefeitura de São Luís tem intensificado o serviço de capina e roçagem nos bairros. Desde o início do período chuvoso, o cronograma de serviços elaborado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, incluiu os bairros Vila Luizão, Chácara Itapiracó, Cohab, Calhau, Vivendas do Turu, Santa Rosa e Centro, entre outros. Atualmente, as equipes de capina e roçagem estão na Avenida dos Holandeses e em seguida elas trabalharão nas avenidas Colares Moreira e Jerônimo de Albuquerque. O objetivo é manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Além de ruas e avenidas, o trabalho de capina e roçagem é realizado, também, em praças, escolas e nas avenidas de São Luís. As avenidas dos Franceses, Africanos e Vitorino Freire estão entre as que já receberam as equipes de capina, roçagem e varrição nas últimas semanas. No íncio do mês o trabalho foi intensificado na região central da cidade, passando por áreas como Praça Nauro Machado, Anel Viário, Praça dos Catraeiros, Madre Deus e bairros próximos.

O trabalho de capina e roçagem é feito diariamente pelos agentes da Prefeitura de São Luís. Durante o serviço é retirada a vegetação daninha pela raiz, com a intenção de conter o seu crescimento. Desse modo, é possível desobstruir os mecanismos de drenagem rápida de água da chuva. Além disso, o serviço aprimora o aproveitamento de espaços habitados na cidade, além de garantir o embelezamento das áreas públicas. Remover as matérias vegetais tidas como daninhas também ajuda a evitar que bocas de lobo, ramais e galerias ao redor do terreno fiquem entupidas.

A manutenção deste trabalho contribui ainda para afastar a possibilidade de esconderijo de pragas e vetores urbanos de doenças como a dengue, a chikungunya e a febre amarela. Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, é fundamental intensificar esses serviços, sobretudo no período de chuvas. “Com a umidade, o crescimento da vegetação nas vias públicas acontece em maior proporção, requerendo a realização de operações para o controle do problema”, observa ela.

INTENSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

Os bairros São Raimundo e Tibiri também receberão os trabalhos ainda este mês. Uma das principais áreas para a prática de atividades físicas em São Luís, o Parque do Bom Menino também terá equipes de capina e varrição.

Os bairros Turu, Radional e Parque Athenas também estão na programação dos serviços de capina e roçagem. Na área Itaqui-Bacanga os serviços já estão programados para acontecer no bairro Sá Viana. Será feito ainda plantio de árvores nas escolas municipais Tancredo Neves, na Cidade Operária, e Recanto dos Pássaros, no bairro Jardim América.

Carolina Moraes Estrela destaca que o trabalho de roçagem é realizado diariamente e é parte do programa de limpeza cidade. “No período chuvoso, o trabalho, que já é realizado todos os dias, é intensificado. Isso porque com a plantação baixa há melhor escoamento das águas pluviais e é possível evitar alagamentos e prejuízos à população”, enfatizou.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima