GRIPEI. E AGORA? CONHEÇA 5 DICAS PARA SE PROTEGER E EVITAR A TRANSMISSÃO DA DOENÇA

Começou nesta segunda-feira, 23, em todo o Brasil, a Campanha Nacional contra o Influenza, vírus da gripe. A mobilização é parte dos esforços do Ministério da Saúde para diminuir a incidência de casos da doença no país, onde, todos os anos, morrem centenas de pessoas vítimas das complicações da patologia. A estimativa da OMS – Organização Mundial de Saúde – é de que a gripe mata mais de 650 mil pessoas por ano ao redor do planeta.

A gripe é uma doença séria. “Além dos sintomas clássicos, como febre alta, nariz entupido, cansaço e dores pelo corpo, a doença também está por trás de complicações e agravamentos, como a pneumonia e até o infarto por insuficiência respiratória”, explica a médica Graziela Medeiros, clínica geral do Hapvida Saúde. Em 2018, os tipos de vírus incluídos na campanha brasileira são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

Aí vão 5 dicas para você se proteger e resguardar a saúde de outras pessoas:

1)    Veja se você se encaixa em algum grupo de risco

A população que deve procurar os postos de saúde espalhados pelas cidades brasileiras permanece a mesma dos anos anteriores. São pessoas que estão mais vulneráveis aos efeitos e agravamentos dos quadros de gripe, como crianças, idosos e quem sofre com doenças crônicas. Além disso, profissionais que atuam em contato mais frequente com pessoas potencialmente infectadas também são incluídos no grupo de risco, pois esse contato aumenta o risco de transmissão.

  • Crianças de 6 meses a 5 anos
  • Pessoas com mais de 60 anos
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
  • Profissionais da saúde
  • Professores da rede pública e particular
  • População indígena
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Funac.

2)    Se não fizer parte do público-alvo, você pode pagar pela vacina contra a gripe

 

Nesses casos, é possível tomar a vacina numa clínica particular. O preço varia de 100 a 200 reais. Ao contrário da rede pública, que distribui a versão trivalente do imunizante, esses lugares geralmente disponibilizam a tetravalente. A diferença está na presença de um quarto tipo de vírus na composição, o que eleva o nível de proteção. Além das cepas H1N1, H3N2 e do tipo B Yamagata, ele resguarda contra o tipo B Victoria.

3)    Melhore a sua imunidade

 

Tome ou não a vacina, é sempre bom reforçar a sua imunidade com alimentação adequada e bons hábitos de vida. “Tenha sempre em casa frutas e outros alimentos naturalmente ricos em vitaminas C, que fortalecem o sistema imunológico, como acerola, laranja e tangerina, por exemplo”, indica a especialista Aléssia Palhano. Quanto menos embalagens você abrir e mais consumir alimentos naturais, melhor será para a sua saúde, em vários aspectos.

4)    Evite aglomerações

 

Lugares fechados e cheios de gente são ambientes em que mais se transmite todo tipo de vírus. No período chuvoso, como muita gente prefere esses locais para se proteger das constantes mudanças de tempo, a transmissão se torna ainda mais comum. Por isso, caso você precise estar em um lugar com essas características, que seja por pouco tempo. Se adoecer, melhor ficar em casa, de repouso, o que demonstra respeito à saúde dos seus colegas e parentes.

5)    Cuidado com a higiene

 

Se resfriar ou gripar, redobre os cuidados com a sua higiene pessoal, ao manusear objetos como copos, talheres e outros utensílios que outras pessoas também possam usar. “O vírus da gripe pode ser transmitido no ar, mas age de modo mais rápido em meios com saliva contaminada”, explica a médica. Em resumo: laves sempre as mãos, proteja o nariz ao espirrar e não divida objetos pessoais com mais ninguém, em especial, com crianças.

ECOCEMAR: uma atitude consciente

Lixo jogado nas ruas e terrenos abandonados também contribuem com alagamentos

Nesse período chuvoso, tomar cuidado nunca é de mais. Ninguém merece ter as ruas alagadas e suas casas encharcadas. Por isso, pensar na sustentabilidade e ter o hábito da coleta seletiva, além de trazer bônus para sua na conta de energia, ajuda a evitar que os bueiros fiquem entupidos impedindo o escoamento das águas. Adotar essa atitude é bem simples, leve todo o lixo reciclado até um dos postos de coleta do ECOCEMAR e evite que milhares de resíduos sejam despejados nas ruas.

Confira como funciona o cadastro:

  • Leve sua conta de energia em um posto de coleta ECOCEMAR mais próximo e faça o cartão ECOCEMAR gratuitamente.
  • Sempre apresente o cartão ECOCEMAR em todas as entregas que for fazer, e leve os resíduos separados, limpos e secos.
  • Após a pesagem, o desconto virá automaticamente na próxima conta de energia.
  • O ECOCEMAR também permite que você doe o bônus para qualquer organização sem fins lucrativos, basta levar o número da conta contrato da instituição desejada.

                       Resíduos que são aceitos no ECOCEMAR:

 

Plásticos: Pet (refrigerantes e água mineral); Plástico duro (embalagens de shampoo, detergente, embalagens de margarina, baldes, bacias.) caixas de plásticos, cadeiras e mesas; Plástico filme (sacolas plásticas, embalagens de mantimentos, etc). PVC (canos e forros)

Metais: aço inox, alumínio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio, bateria de carro.

Papéis: Branco, misto, Jornal e papelão.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha.

Tetra Pack: caixa de suco, leite, extrato de tomate, creme de leite, leite condensado, etc.

Resíduos eletrônicos: Somente pilhas, baterias, e sucata de celular. (Descarte apenas em postos fixos. Não gera bônus na conta).

Tenha atitudes sustentáveis. Para mais informações acesse www.cemar116.com.br ou siga a Cemar nasredes sociaisfacebook.com/cemar.ma  e no Twitter @Cemar_MA .

 

BRK Ambiental e Daiane dos Santos levam conhecimento sobre saneamento básico para escolas de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Durante a semana de 23 a 27 de abril a BRK Ambiental em parceria com o Instituto Trata Brasil – ITB, traz o projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro”, apadrinhado pela embaixadora do ITB e campeã mundial Daiane dos Santos, e que será apresentado exclusivamente em escolas municipais dos dois municípios em que a BRK Ambiental atua no Maranhão.

O projeto tem como objetivo conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e do cuidado com o meio ambiente. Uma das atividades do projeto fala sobre a importância de as moradias estarem conectadas às redes de esgotos, onde elas já estejam instaladas. Por meio de palestras recreativas e atividades lúdicas, a principal mensagem é transformar o conhecimento das crianças envolvidas para que eles saiam do projeto com a certeza de que saneamento básico é qualidade de vida e nos garante mais saúde.

 

A atleta, Daiane dos Santos, acredita que somente este trabalho com as crianças e professores pode transformar a triste realidade do Brasil em saneamento básico. “Eu estou como embaixadora do Trata Brasil há quase 10 anos e presencio os problemas que temos em relação à água tratada que deixam milhares de crianças e adultos internadas no país. Se queremos uma nação mais consciente, temos que trabalhar com estes temas para que as próximas gerações cresçam conscientes sobre a importância de falar sobre saneamento”.

 

“Atrair a atenção de crianças, professores e pais, em relação a temas poucos falados, como saneamento básico, é um desafio enorme. Nossa educação ambiental ficou por muitos anos restrito à coleta seletiva, que também é extremamente importante, entretanto abordar estes assuntos espinhosos se tornam mais importantes do que nunca, e comprovam que o projeto está indo na direção certa”, reforça Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

Para Amanda Cardoso, responsável técnica social da BRK Ambiental esse projeto em especial é motivo de muito orgulho: “O Água e Vida Social, programa socioeducativo da BRK Ambiental investe e acredita em projetos sociais para a comunidade de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Trazer para o Maranhão o Projeto Água na Escola – Gotas de Futuro em parceria com o renomado Instituto Trata Brasil e com o reforço especial da ginasta, Daiane dos Santos, nos ajuda a levantar a bandeira sobre a importância de ações educativas relacionadas ao consumo consciente da água, e a valorização da importância do saneamento.”

 Histórico do saneamento no Brasil

 No Brasil ainda há grandes desigualdades no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos. Segundo o Ministério das Cidades, ano 2015, o país ainda possui mais de 35 milhões de brasileiros sem água tratada e cerca de 100 milhões sem coleta de esgotos, principalmente nas áreas mais vulneráveis. Em pesquisas realizadas pelo Instituto Trata Brasil, em anos anteriores, a percepção dos cidadãos em relação aos temas de saneamento básico foi o que mais preocupou, onde aproximadamente 70% da população atestou não ter cobrado por saneamento básico para políticos.

Prefeitura promove audiência pública para elaboração do Plano de Manejo do Parque do Bom Menino

Documento será apresentado nesta quarta-feira (25), a partir das 15h, no parque; na ocasião serão discutidas normas, uso e formas de manejo do espaço

Parque do Bom Menino é usado pela população como espaço de lazer e prática de esportes

A população ludovicense poderá contribuir para elaboração final do Plano de Manejo do Parque Esportivo e Recreativo do Bom Menino. O plano será apresentado em audiência pública, realizada pela Prefeitura de São Luís, quarta-feira (25), a partir das 15h, no Parque do Bom Menino, Centro. Na ocasião, a comunidade terá acesso aos critérios estabelecidos no plano para utilização do parque e poderão fazer sugestões.

“Este documento tem como objetivo dar a devida publicidade e convocar a sociedade, principalmente comunidades do entorno, para apresentação dos termos. É importante que as pessoas compareçam para conhecer o documento e fazer suas sugestões que serão consideradas na elaboração do plano final”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente (Semmam), Maluda Fialho.

As ações sugeridas no plano foram traçadas de acordo com a experiência e o interesse das pessoas que utilizam parque. “Assim, pretendemos dar uma diretriz às ações de gestão, expondo prioridades, formas de monitoramento e avaliação da Unidade de Conservação. É um projeto que conta com total atenção do prefeito Edvaldo”, reitera a titular da Semmam.

O plano foi elaborado por meio de estudos diversos, entre estes, diagnósticos do meio físico, biológico e social, conforme determina o Ministério do Meio Ambiente. O documento estabelece normas, restrições de uso, ações a serem realizadas e formas de manejo dos recursos naturais do parque, na área interna e em seu entorno. “O Parque do Bom Menino é uma Unidade de Conservação de grande importância para a capital, por sua área de proteção, dadas as características naturais especiais, e os aspectos esportivos e recreativos utilizados pelas comunidades do entorno”, reforça.

CONSERVAÇÃO

As ações determinadas no documento servirão de base para criação de uma Unidade de Conservação adequada ao que determina o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), órgão do Ministério do Meio Ambiente, e às necessidades das comunidades do entorno e visitantes. “A importância deste documento se faz pelas ações propostas que terão como resultado a manutenção da qualidade ambiental destas áreas protegidas e a promoção dos espaços públicos à sociedade”, pontua.

Ao final dos trabalhos da audiência pública, considerando os documentos e contribuições apresentados, será elaborada ata com as providências e recomendações a serem executadas e estarão disponíveis ao público. O documento entra em vigor após a finalização e publicação oficial. O edital informando o evento pode ser acessado no site da Prefeitura de São Luís, na aba ‘Editais’ ou no link http://www.saoluis.ma.gov.br/edital.asp?id_edital=1335.

Os estudos técnicos para elaboração do plano foram construídos pela Semmam em conjunto com as secretarias de Educação (Semed), de Desporto e Lazer (Semdel), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Turismo (Setur), de Saúde (Semus), de Segurança com Cidadania (Semusc-Guarda Municipal) e o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima