Prefeitura de São Luís promove atividades no Centro-Dia Infantil para festejar o Dia das Mães

Ação incentivou o fortalecimento de vínculos entre mães e filhos atendidos pelo equipamento municipal inaugurado há pouco mais de dois meses pelo prefeito Edivaldo

Comemoração do Dia das Mães no Centro-Dia teve atividades de embelezamento, lanche coletivo, palestras e sorteios

Mães de crianças beneficiárias dos serviços ofertados pelo Centro-Dia Infantil, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, foram homenageadas, nesta quinta-feira (10), em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (13). A ação proporcionou um momento de interação e socialização para o fortalecimento de vínculos entre mães e filhos e, ainda, promoveu a aproximação entre as famílias beneficiárias e os colaboradores da entidade. O Centro-Dia Infantil é coordenado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e foi entregue há pouco mais de dois meses pelo prefeito Edivaldo reforçando as ações de assistência social que vêm sendo colocadas em prática pela gestão municipal.

A celebração às mães contou com atividades de embelezamento, lanche coletivo, recreação, exibição de vídeos, palestras, sorteios de brindes, entre outras ações. A titular da Semcas, Andréia Launade, destacou a celebração como mais uma atividade realizada com o propósito de dar às mães e filhos um convívio ainda mais harmonioso e, ainda, fortalecer a confiança entre a equipe de trabalho e as famílias beneficiárias da ação.

“O Centro-Dia Infantil já trabalha com esse viés de orientar as famílias, principalmente as mães, sobre como cuidar melhor de seus filhos com microcefalia e outras deficiências. E esta homenagem é mais que justa, pois são elas as primeiras a buscar por melhorias para seus filhos e a correr atrás para garantir que seus direitos sejam plenamente atendidos”, observou a secretária.

Instituído pela Prefeitura de São Luís, o Centro-Dia Infantil tem exatamente a finalidade de proporcionar às famílias o fortalecimento de vínculos, o conhecimento sobre as deficiências de seus filhos, para que estes sejam melhores cuidados e atendidos dentro de suas necessidades sociassistenciais.

“Buscamos realizar uma celebração na qual envolvêssemos tanto as mães e seus filhos, como a nossa equipe de trabalho. A ideia é ofertar a elas momentos de descontração fora do cotidiano que enfrentam com muita diligência, mas sabemos que é cansativo”, afirmou a coordenadora do Centro- Dia Infantil, Mayana Sousa.

A mãe do pequeno João Davi, 2 anos, Lidiane Barbosa Chaves, fez questão de participar da celebração com seu filho. “A homenagem mostra a atenção e o respeito que a instituição tem por todas nós. Foi um momento muito alegre e nós nos divertimos bastante”, disse ela.

“Eu acabei de chegar com meu filho ao Centro-Dia e já me sinto especial com uma homenagem tão bonita como essa. Isso demonstra a preocupação que a instituição tem de nos fazer felizes ao lado de nossos filhos, não importa a deficiência que ele tenha”, disse a dona de casa Joana Rego, mãe de Caroline Rego, 2 anos.

SERVIÇO

O Centro-Dia Infantil é voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos com deficiência, prestando atendimento na área da Assistência Social, prioritariamente aos pequeninos nascidos com microcefalia e outras deficiências associadas, como o autismo, por exemplo. O serviço é fruto de convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e o Centro Educacional e Social São José Operário, onde funciona o Centro-Dia Infantil, na Cidade Operária.

O espaço é dotado de toda estrutura, onde são prestados atendimentos por uma equipe multidisciplinar, capacitada e diferenciada, composto de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da competência da assistência social, além de cuidadores e auxiliares de cuidadores.

DSOARES NA EXPOMIN 2018 NO CHILE

FOTO – DIVULGAÇÃO: O engenheiro Danilo Soares, que comanda a empresa DSoares, no stand montado especialmente no evento chileno de mineração Expomin 2018, em Santiago no Chile.

 

Considerada uma das feiras de mineração mais importantes da América Latina, a Expomin 2018 chegou a sua 15ª edição reunindo os maiores players do setor em Santigo do Chile, no final do mês de abril.

E a empresa brasileira DSoares, especializada em projetos e investigações geológicas e geotécnicas, marcou presença no evento, com um moderno stand voltado para a prospecção de novos clientes e parcerias. Com um histórico de serviços de excelência prestados em diversos estados brasileiros, assim como no exterior incluindo o inóspito território da Antártida; a DSoares é a empresa responsável pelo projeto de diagnóstico e sondagem mista da obra do novo Berço 98 do Porto do Itaqui em São Luís.

Sob o comando do engenheiro Danilo Soares  e sua equipe, esse projeto de sondagem geotécnica off shore do Porto do Itaqui é realizado em alto mar; e é vital para indicar com precisão o tipo mais adequado de fundação da obra, garantindo mais segurança ao projeto.

“Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua na Praça Antônio Lobo, em frente à Igreja Santo Antônio, no Centro.

 

Na manhã de hoje (10), foi realizada a 5º edição deste ano da “Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua na Praça Antônio Lobo, em frente à Igreja Santo Antônio, no Centro. A Ação é promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Universidade CEUMA, que tem o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecê-los um tratamento eficiente; 10 pessoas em situação de rua foram internadas no CAPS AD.

Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, testes rápido hiv, sífilis e hepatites, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 300 pessoas foram atendidas.

“Ser gestor não é fácil, você se expõe e enfrenta muitas dificuldades, porém é gratificante quando você vê que várias pessoas estão com você. Obrigado aos órgãos envolvidos, Sencas, Universidade Ceuma, Centro Pop, paróquia Santo Antônio Secretaria de Segurança Pública e prefeitura de São Luís. Juntos somos mais fortes”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.

O levantamento feito pelo Caps AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack. Em 2017, foram realizadas 11 ações e centenas de pessoas foram atendidas.

 

2ª Semana Gastronômica de Turismo apresenta ao público receitas inovadoras de pratos regionais

Evento, promovido pela Prefeitura de São Luís, tem como objetivo valorizar a culinária maranhense

2ª Semana Gastronômica de Turismo apresenta ao público receitas inovadoras de pratos regionais

Mais de 150 pessoas participaram, nesta quarta-feira (09), das atividades da 2ª Semana Gastronômica de Turismo e aprenderam mais sobre as potencialidades de alguns produtos maranhenses. Ravióli de Juçara, Culis de Bacuri e Vatapá Low Carb foram os três pratos que receberam destaque, em meio a uma programação repleta de delícias da terra. O evento terá seu encerramento nesta quinta-feira (10), com mais oficinas e aulas-shows e uma grande degustação com direto a todos os pratos que foram ensinados durante o evento.

A Semana Gastronômica do Turismo, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), tem como objetivo valorizar a culinária maranhense diante dos turistas e dos próprios cidadãos ludovicenses. Para a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, a ideia está conseguindo ser perpetuada na cidade. “Nós realizamos mensalmente cursos de gastronomia por meio do programa coordenado pela primeira dama, Camila Holanda, o Todos por São Luís. Realizar esse evento totalmente voltado para a gastronomia segue a linha de trabalho da gestão do prefeito Edivaldo que vem sendo colocada em prática pela secretaria. É muito satisfatório saber que o público adota a ideia e participa de tudo”, destacou a secretária.

Os alunos também percebem essa função do evento, como conta o estudante Carlos Yuri. “São pratos bem diferentes. O vatapá low carb, por exemplo, foi uma receita totalmente nova, pra mim. Geralmente comemos só com o camarão, mas nessa aqui tem ingredientes como a farinha do coco. O sabor ficou ótimo”, disse Carlos.

Além do vatapá low carb, hoje foi dia de destacar o culis de bacuri e o ravioli de juçara. Esses são alguns pratos que estão sendo apresentados durante o evento e que já foram repassados para mais de 500 pessoas, ao longo de dois dias de muita gastronomia.

VAGAS

As aulas-show de Bacalhau Maranhense, Tortas Maranhenses, Vinagreira e seu Aproveitamento Integral e Arroz de Mariscos ainda têm vagas disponíveis. Para se inscrever, basta levar 1kg de alimento não-perecível até a Central de Atendimento ao Turista, a partir das 8h da manhã desta quinta-feira. Asinscrições para as oficinas já estão encerradas.

Veja a programação!

DIA 10/05
14h – Aula-Show: Bacalhau Maranhense – Chef Junior Lisboa. Local: Central de Atendimento ao Turista;
15h – Aula-Show: Tortas Maranhenses – Chef Ligia França / Marilene Sabino. Local: Central de Atendimento ao Turista;
15h – Oficina: Bacalhau Maranhense – Chef Junior Lisboa. Local: Grand São Luís;
16h – Aula-Show: Vinagreira e seu Aproveitamento Integral – Professora Elaine Fernandes e o Chef Junior Ayoub. Local: Central de Atendimento ao Turista;
16h – Oficina: Tortas Maranhenses – Chef Ligia França. Local: Grand São Luís Hotel;
17h – Oficina: Vinagreira e seu Aproveitamento Integral – Chef Junior Ayoub. Local: Grand São Luís Hotel.
17h30 – Aula-Show: Arroz de Mariscos – Chef Ana Lula. Local: Central de Atendimento ao Turista.
Encerramento
18h – Degustação dos pratos na Central de Atendimento ao Turista;
18h30 – Apresentação Cultural com o grupo Batuques do Maranhão.

AGITOS DE FIM DE SEMANA NO MOKAI LOUNGE BAR

A aplaudida dupla sertaneja Dam & Nay, grande atração desse sábado a noite no Mokai Lunge Bar (12.05)

O fim de semana vem chegando e com ele a certeza de muita animação na pista do Mokai Lounge Bar, na Av. dos Holandeses, com música ao vivo sempre à partir das 21H.

Nessa sexta (11.05) tem o melhor do sertanejo com o cantor William Freire. E no sábado (12.05), tem a dupla Dam & Nay e mais, a cantora Nathy Rocha, com um super repertório de sertanejo contemporâneo. Val a pena conferir.

E no domingo, Dia das Mães (13.05) o Mokai é uma super opção a noite, para fechar a data com chave de ouro degustando com a mamãe o menu saudável e repleto de delícias do Mokai, com destaque para as sobremesas exclusivas.

Suzane Von Richtofen e Anna Carolina Jatobá deixam cadeia para ‘saidinha’ do Dia das Mães

AP Photo/Victor R. Caivano

 

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais, deixou o presídio em Tremembé, no interior paulista, na manhã desta quinta-feira, beneficiada pela saída temporária de Dia das Mães. Esse é o terceiro ano consecutivo que ela é colocada em liberdade na data.

A saída é um benefício concedido aos presos do regime semiaberto e que tem bom comportamento. Ela deverá retornar ao local na próxima terça-feira.

 Além de Suzane, outras detentas também deixaram o presídio para a saída temporária. Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni, também saiu do presídio nesta quinta.
Reprodução:  Yahoo Notícias

Decreto que impede veículos com IPVA atrasado sejam apreendidos não passa de um ato meramente eleitora

O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB)(foto), publicou decreto que impede que veículos com IPVA atrasado sejam apreendidos. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 8, na tribunal da Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Rogério Cafeteira, líder da base governista.

A retenção de veículos só pode acontecer em casos específicos: por tráfico de drogas ou quando o carro representa algum perigo. Mas pelo fato de não pagar imposto não se pode apreender o veículo.

A irregularidade no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrado anualmente em todo o país, não pode ser motivo exclusivo para apreensão de veículos. E mais: advogados consideram que, dependendo da situação, a apreensão pode até gerar direito à indenização para o proprietário do carro.

A irregularidade no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrado anualmente em todo o país, não pode ser motivo exclusivo para apreensão de veículos. E mais: advogados consideram que, dependendo da situação, a apreensão pode até gerar direito à indenização para o proprietário do carro.

É possível recorrer a outras formas de cobrança do imposto, sem precisar ofender o direito à propriedade, garantido pela Constituição Federal. O Estado não pode executar de ofício, isto é, sem o Judiciário, o débito que o contribuinte tenha. O Supremo Tribunal (STF) Federal já tomou decisões no sentido de que o Estado não pode fazer apreensão de bens para cobrar dívidas tributárias. Contudo, as decisões se referem a questões comerciais, por isso o entendimento de que isso se aplicaria ao IPVA não é pacificado.

A possibilidade de indenização ocorreria pelo abuso de autoridade nos casos em que a apreensão do veículo ocorrer exclusivamente por falta de pagamento do IPVA. O artigo 37 da Constituição, parágrafo 6º, define que “as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros”.

Com isso, caberia ao Estado indenizar o particular afetado pelos atos de seus agentes. Seria necessária, ainda, a comprovação dos prejuízos que o proprietário do carro teve devido à sua apreensão, com a apresentação de recibos de táxi. Profissionais que utilizam o carro para trabalhar, como taxistas ou entregadores têm mais facilidade para fazer essa comprovação.

Licenciamento

Porém, existe uma relação de causa e efeito entre a falta de pagamento do IPVA e apreensão do veículo. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRLV), conhecido como licenciamento, é obrigatório para o livre tráfego ao veículo, e a liberação desse documento ocorre apenas após a quitação de todas as dívidas perante o departamento de trânsito, inclusive o IPVA, que é o único de porte obrigatório para evitar a apreensão o veículo.

Em caso de apreensão do carro, de acordo com as normas do Detran, é necessário que o motorista vá até o pátio onde o veículo está apreendido, portando o Certificado de Registro do Veículo (CRV) em branco e Certificado de Registro de Licenciamento Veicular atual.

Para isso é preciso portar RG, CPF e estar com o IPVA, licenciamento e DPVAT em dia e outros débitos, caso haja. São cobrados o valor da estadia e da taxa de remoção. Após 60 dias, se não houver manifestação e quitação dos débitos do proprietário o veículo será conduzido para leilão.

A diretora do Detran-MA, Larissa Abdala, ao lado do seu padrinho político Weverton (ex-Rocha) do PDT principal aliado do governo Dino

De acordo com dados do Detran-MA, só no período de 2015 a 2017, mais de 12 mil veículos foram leiloados. A medida causou revolta em muitos condutores de veículos e muita impopularidade ao governo.

O decreto sancionado pelo governador Flávio Dino tem validade de apenas 90 dias, por curiosidade faltam pouco menos de cinco meses para a eleição e o atual gestor é candidato a reeleição. Durante esse período, precisa passar por votação na Assembleia Legislativa para virar lei. Caso não aconteça, ele perde validade.

Fonte: Gazzeta do Povo

Veja vídeo de motorista destruindo o próprio carro apreendido em Blitz do Detran-MA, controlado pelo PDT de Weverton (ex-Rocha), que causou muita comoção nas redes sociais:

 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima