Contadoras de histórias da Prefeitura levam mundo encantado às crianças da U.E.B Evandro Bessa

Equipe mostrou para as crianças, de forma lúdica, utilizando recursos didáticos, as historinhas “Dona baratinha”, “Dona aranha” e “O aniversário da bruxa”

Equipe da Semed percorre as escolas da rede municipal com cronograma anual

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou mais uma tarde de contação de histórias para as crianças da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa, Estiva. O projeto acontece ao longo do ano e tem a intenção de valorizar e resgatar histórias infantis que, ao passar dos tempos, estão se perdendo. As contadoras mostraram para as crianças, de forma lúdica, utilizando recursos didáticos, as historinhas “Dona baratinha”, “Dona aranha” e “O aniversário da bruxa”.

Para a gestora da U.E.B. Evandro Bessa, Valderice Santos, a visita das contadoras na escola é importante, pois além de atrair, aguça o imaginário das crianças. “Esse trabalho atrai a atenção das crianças e com isso as contadoras conseguem mexer com a imaginação e o lúdico dos alunos. E a vinda delas aqui na escola só fortalece a ideia de fazermos todos os dias atividades de leituras e desenhos com contos infantis, pois é através de tarefas iguais a essas que conseguimos desenvolver os nossos alunos. Sem contar que, com esse tipo de ação, elas estão nos ajudando a otimizar o trabalho na educação infantil”, disse a gestora.

A coordenadora pedagógica Maria Elide, fala da alegria em receber a equipe de contação de história da Semed na escola. “Contarmos com as contadoras de história é um prazer. Trabalharmos o lúdico com eles é fundamental, pois é nessa fase que as crianças desenvolvem as suas habilidades, a comunicação, a leitura e a expressão, pois nós observamos que, no momento da contação, eles ficam atentos e muito curiosos para saber o final das historinhas. Nós ficamos felizes em ver o sorriso no rostinho de cada um”, relatou.

Com o olhar bem atento, as crianças assistiam admiradas a cada história que estava sendo contada, aprendendo mais sobre cada conto. Carlos Helano, 5 anos, falou da história que ele mais gostou. “Gostei bastante da história da bruxa, porque era o aniversário dela e ela convidou várias pessoas para a festa dela e ainda fez um bolo muito grande, e eu gosto muito de bolo”, disse.

David Luís, de 4 anos, do Infantil I, também deu sua opinião. “A história que eu mais gostei foi a do macaco pois ele era muito valente, também gostei das tias, elas são muito legais”, disse. Maria Clara dos Santos, 5 anos, relatou que ficou muito feliz com as contadoras na escola. “Gostei muito quando vi as contadoras e fiquei mais alegre ainda quando elas começaram a contar as histórias. Fiquei bastante feliz pois eu gosto de historinhas”.

SAIBA MAIS

A agenda da contação de história da Semed acontece ao longo de todo o ano nas escolas da rede municipal e segue um cronograma de visitas fazendo e incentivando rodas de leitura, contação de história e brincadeiras com as crianças. Fazem parte da equipe as contadoras técnicas da Semed, Aila Pedrosa, Rosangela Teixeira, Luciane Cunha e Raissa Borralho.

Virgil planeja nova estratégia para quebrar invencibilidade do Campinas

 

Prestes a enfrentar o Vera Cruz Campinas pelo primeiro jogo da grande final da Liga de Basquete Feminino – temporada 2018 (LBF CAIXA), a equipe do Sampaio Basquete planeja novas estratégias para surpreender o adversário. Sem perder um jogo sequer até o momento, o time paulista é dono da melhor campanha desta edição da LBF CAIXA. Por esse motivo, o técnico do Sampaio, o francês Virgil Lopez trabalha alternativas para conseguir abrir 1 a 0 na série final no duelo do próximo domingo (20), em Campinas.

O comandante tricolor confia na qualidade do seu elenco para conseguir vencer fora de casa, mas não esconde que para esse Jogo 1, está preparando algumas “surpresas”. Para Virgil Lopez, o Sampaio Basquete precisa aproveitar o seu momento de crescimento na competição.

“As meninas estão numa crescente nesses playoffs e isso é o mais importante. Estou montando algo bem diferente para surpreender, tirar a confiança do time do Campinas  porque elas estão jogando bem. Se a gente conseguir colocar um pulguinha atrás da cabeça delas já no primeiro jogo, vamos aumentar as nossas chances de vencer”, explicou o técnico tricolor.

Além de uma nova estratégia diante do invicto Vera Cruz Campinas, Virgil reconhece que o Sampaio Basquete precisará manter disciplina tática do início ao fim da partida. O francês acredita na vontade de suas jogadoras que estão prontas a quebrar a invencibilidade da equipe paulista.

“A final é outro campeonato porque é melhor de cinco jogos e precisamos de três vitórias. As duas primeiras partidas são fora de casa e precisamos beliscar uma vitória lá e fazer o dever de casa. Todo atleta gosta de desafio e, para conseguir vencer em Campinas, temos que ser bastante disciplinados contra o Campinas. Temos que fazer o nosso papel na defesa”, concluiu Virgil Lopez.

A equipe do Sampaio Basquete tem o patrocínio da Cemar e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Final

Donos das melhores campanhas da temporada, Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete se classificaram para a final da LBF CAIXA 2018 no último fim de semana. A equipe paulista, que segue invicta e terá vantagem de quadra na decisão, passou pelo Blumenau com duas vitórias na semifinal. Na outra chave, pelo mesmo placar na série (2 a 0), o Sampaio despachou a Uninassau vencendo no Recife e em São Luís.

O melhor ataque e a melhor defesa da competição voltam a se enfrentar na série decisiva, que agora será melhor de cinco jogos e começa já no próximo domingo (20), às 15h, no ginásio da Ponte Preta em Campinas (SP). O jogo terá transmissão da TV Gazeta e do SporTV, que exibiu as semifinais em seu site. A segunda partida ocorre dois dias depois (22), às 19h, com transmissão do canal campeão.

A série vai a São Luís (MA) para o Jogo 3, no dia 27 (15h, TV Gazeta e SporTV), e o possível jogo 4, em 29  de maio (19h, SporTV). Caso siga empatada, o quinto e decisivo jogo ocorre em 3 de

junho, em Campinas (TV Gazeta e SporTV). Nos duelos da primeira fase, deu Vera Cruz Campinas –  vitórias em São Luís (53 a 41) e Campinas (70 a 63).

FINAIS LBF CAIXA 2018

Vera Cruz Campinas x Sampaio Basquete

 Jogo 1 – 20/5 (domingo), 15h. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP)

Jogo 2 – 22/5 (terça-feira), 19h. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP)

Jogo 3 – 27/5 (domingo), 15H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA)

Jogo 4 – 29/5 (terça-feira), 19H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) / se houver necessidade

Jogo 5 – 3/6 (domingo), 15H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP) / se houver necessidade

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima