Prefeitura inicia atividades do ‘Todos por São Luís’ no bairro Liberdade

Culminância do programa será sábado (26) e terá serviços de saúde, oficinas e outras atividades; nesta segunda (21), como parte da programação, foi realizada a oficina de reaproveitamento de alimentos

Alunos da U.E.B. Mario Andreazza, na Liberdade, aprendem sobre reaproveitamento de alimentos

Como parte da programação do ‘Todos por São Luís’ que terá culminância no próximo sábado (26), das 8h às 14h, em comemoração ao centenário do bairro Liberdade, a Prefeitura de São Luís está promovendo uma série de oficinas no bairro. Na tarde desta segunda-feira (21), aconteceu na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Ministro Mário Andreazza uma oficina de reaproveitamento de alimentos. A atividade atraiu estudantes e funcionários da escola e sensibilizou os participantes para o problema de desperdício de comida.

Coordenadora do programa, a primeira-dama Camila Holanda destaca que a execução das oficinas é um serviço do ‘Todos por São Luís’ bastante demandado pelas comunidades. “Em muitos bairros, a Prefeitura de São Luís tem dado uma grande contribuição social por meio da oferta dessas oficinas. Entre os resultados das capacitações estão a geração de renda e, nesse caso específico da oficina de reaproveitamento de alimentos, estamos contribuindo para a redução do desperdício de alimentos em nossa cidade”, destacou a primeira-dama.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas do que poderia virar comida é desperdiçado. Entre os produtos, frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados. 45%, ou seja, quase metade do que é colhido é jogado fora. No Brasil, 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas por dia, o que daria para alimentar diariamente 25 milhões de pessoas, 13% da população brasileira.

A educadora Aid de França, que ministrou a oficina, explica como a atividade contribui para reduzir esse desperdício. “Aqui, os participantes aprendem a utilizar diversos alimentos que são constantemente descartados, como a casca da batata. A nossa proposta é ensinar, na prática, como esses alimentos podem ser reaproveitados e, assim, dar a nossa contribuição para a redução do desperdício”, contou.

Durante a oficina, além da casca da batata foram reaproveitados alimentos como talos de couve e vinagreira, casca de abóbora e bagaço de coco. Com os ingredientes, foram produzidos arroz temperado, farofa e torta. A oficina despertou a curiosidade de estudantes da turma do 8º ano da U.E.B. Ministro Mário Andreazza e o interesse era, além de degustar, aprender a produzir os pratos.

Joicy Kelly da Silva”Achei interessante. Gosto muito de aprender coisas novas e vim disposta a participar”, contou Maria Clara da Silva, 13 anos. “Em casa eu sempre cozinho e minha mãe sempre me diz para ter cuidado com o desperdício. Tem muita gente que passa fome e a gente não pode desperdiçar. Vou aprender aqui e fazer tudo em casa”, acrescentou Joicy Kelly da Silva, 13 anos.

Outras oficinas serão ministradas durante a execução do ‘Todos por São Luís’ na Liberdade. Nos próximos dias haverá oficinas de chefes mirins, bombons de chocolate caseiro, comida típica maranhense, origami, produção de pães, doces e salgados, informática básica e confecção de boneca de pano.

No sábado, dia da culminância da ação, acontecerão as oficinas de confecção de porta-calcinha, porta-retrato, porta-treco, imã de geladeira, turbante, porta-toalha, descanso de copo, chaveiro e agenda; decoração de tiaras e garrafas; customização de panos de prato; desenho livre para crianças e idosos; e pintura facial nas crianças.

TODOS POR SÃO LUÍS

A culminância das atividades do Todos por São Luís na Liberdade acontece no sábado (26) na Praça Ministro Mário Andreazza e contará com o apoio da U.E.B. Ministro Mário Andreazza. Serão realizadas consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, odontologista, pediatra, oftalmologista, ortopedista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta. Também serão ofertados serviços como aferição de pressão e glicemia, exames preventivos, avaliação antropométrica, entres outros.

Também haverá consultas e vacinação de animais, serviços de embelezamento, encaminhamentos para consultas especializadas, atendimento na área da assistência social, com encaminhamentos para programas como o Bolsa Família, realização de exames laboratoriais e exame de imagem, serviços da farmácia básica, com distribuição gratuita de medicamentos e atividades culturais.

Clóvis Fecury diz que pré-candidatura de Roseana atende a anseios do povo

Clóvis Fecury prometeu engajamento total ao projeto político do seu grupo

Indicado para compor a chapa de Roseana como primeiro suplente do pré-candidato ao Senado Sarney Filho, o ex-senador e ex-deputado Clóvis Fecury (PSD) disse que o ato político liderado por Roseana foi um momento marcante e simbolizou o lançamento de uma pré-candidatura ao governo que verdadeiramente os interesses, anseios e expectativas do povo maranhense.

Segundo Clóvis Fecury, ao lançar-se novamente na disputa da sucessão estadual, Roseana atende aos apelos de motociclistas que tiveram seus veículos apreendidos em blitze de trânsito abusivas e leiloados por ordem do governador Flávio Dino. Também satisfaz a vontade de empresários, massacrados por uma carga tributária exorbitante, que inibe a produtividade e a geração de postos de trabalho.

]O ex-senador afirma que Roseana representa, ainda, a renovação da esperança dos cidadãos que padecem nas filas dos hospitais e dos que vivem aterrorizados pela violência que ameaça, dia e noite, a vida de pais e mães de família e dos seus filhos.

“Agora, os maranhenses têm uma alternativa de candidatura ao governo que traz não só a experiência administrativa de sucessivos mandatos bem sucedidos, mas também tem como marca o caráter humano de Roseana, que sempre procurou cuidar bem das pessoas”, assinalou Fecury, que anunciou engajamento total ao projeto do seu grupo político de reassumir o governo e o protagonismo na política local.

LBF: Após perder invencibilidade, Campinas prega foco em recuperação

Sampaio Basquete largou na frente na decisão da LBF (Foto: Divulgação)

Gazeta Press

Campinas (SP) – Depois de ver sua invencibilidade quebrada pelas rivais do Sampaio Basquete, o Vera Cruz Campinas contará com a experiência de suas atletas para se recuperar na série melhor de cinco na final da Liga de Basquete Feminino. Isso porque duas atletas da equipe paulista, Karla e Babi, já levantaram a taça da competição e somam quatro títulos cada uma. A cubana Ariadna também é detentora de três vitórias, além Melisa Gretter, Fabi e Ana Calixto, donas de um título.

– Os nervos ficam igual à primeira final. Ansiosa, mas tranquila com tudo que foi feito até aqui – conta a tetracampeã Karla. “Consigo ajudar passando tranquilidade para as meninas, pois para a maioria é a primeira, mas sabemos que agora precisamos colocar mais ainda o coração, vontade, juntar com a técnica e conjunto que construímos, pois é final, né? Então vale tudo para ser campeão – destacou a atleta.

Também em busca de seu quinto título, Babi acredita na motivação e força da equipe para reverter o resultado do último embate, quando o Campinas perdeu para o Sampaio com placar em 56 a 55.

– Todas estamos ansiosas, mas isso faz parte do momento que estamos, pois trabalhamos para chegar até ele. Então, que possamos transformar tudo isso em energia boa para conquistarmos esse título. O que tento passar é tranquilidade, para conseguirmos fazer da melhor maneira o que fizemos até hoje – ressaltou Babi.

Jogando longe de seus domínios, a equipe do Maranhão volta a contar com bom basquete de Ega, que coleciona três títulos, bem como de Karina Jacob e Leila, cada uma detentora de um triunfo. Se vencerem nesta terça, o time fica a uma vitória de conquistar o título da LBF, que tem a TV Gazeta como emissora oficial.

Médicos e residentes prestam serviço vascular gratuito à população de São Luís

Ação Circulando Saúde atinge meta de atendimento e diagnóstico

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Maranhão (SBACV-MA), com o apoio da FQM Farmoquímica, promoveu nos dias 17 e 18 de maio, o Circulando Saúde. A ação social, que tem o objetivo de atender, gratuitamente, realizar uma triagem de possíveis doenças vasculares na população, além de orientar sobre formas de prevenção e tratamento das enfermidades vasculares, aconteceu no Hospital Universitário da UFMA – Unidade Presidente Dutra, em São Luís (MA).

Para o atendimento, que foi realizado por médicos, residentes e internos de angiologia e vasculares, foram distribuídas 800 senhas no local. Os profissionais orientaram o público quanto aos sinais e sintomas das principais doenças vasculares, chamando atenção para os perigos de alguns comportamentos de risco, as devidas precauções a serem tomadas e a importância de realizar o tratamento correto, sempre com um médico vascular.

Também foram realizados exames Doppler de onda contínua nos pacientes que apresentaram alguma alteração para doença obstrutiva periférica, e diagnosticados casos de pessoas com Trombose Venosa Profunda. Além disso, foi aferida a pressão arterial.

Na ocasião, o público recebeu folhetos com orientações e informações sobre as doenças vasculares.

A ação tem, como público-alvo, pacientes com problemas de má circulação nas pernas e pés como varizes, dores, feridas, desconforto e inchaço.

Causas das doenças vasculares

 

Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.

Hoje, aproximadamente 30% da população mundial apresentam varizes, alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos indícios que podem indicar essa e outras doenças venosas.

A FQM Farmoquímica que mais uma vez apoiou o mutirão de atendimento ofereceu  os medicamentos e produtos, como Fletop, além de gaze, algodão, esparadrapo, etc.

 

FQM Farmoquímica

 

A FQM Farmoquímica é uma indústria farmacêutica especializada em medicamentos vendidos sob prescrição médica. Sua linha de produtos está presente em farmácias de todos os Estados do Brasil. A fábrica está localizada no Rio de Janeiro e possui a certificação de boas práticas, emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A sua missão é promover a saúde e o bem-estar, colocando à disposição da classe médica e profissionais de saúde, soluções terapêuticas modernas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

 

Informações à Imprensa – Way Comunicações

 

Tel.: (11) 3862-1586, 3862-0483, 99659-2111, (19)99601-5900

Bete Faria Nicastro – [email protected]

Elenice Cóstola – [email protected]

Mara Morgado – [email protected]

Uniceuma e UNDB vencem na rodada do Voleibol dos Jogos Universitários Maranhenses

 

Teve início nesta segunda-feira (21), as disputas da modalidade voleibol, da etapa da Grande Ilha, dos Jogos UniversitáriosMaranhenses. As partidas foram realizadas no Ginásio da UNDB.

No primeiro jogo da noite pelo torneio feminino, a equipe do Uniceuma derrotou a UNDB por 2 sets a 0 e no masculino, a UNDB derrotou a Estácio por 2 sets a 1.

A competição terá prosseguimento nesta terça-feira (22) com a realização de dois jogos no Ginásio da UNDB. Pelo feminino às 20h30, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), enfrenta a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e no masculino às 21h30, o Uniceuma encara a equipe do IESF.

No feminino, a competição conta com a participação da UFMA, UNDB, UNICEUMA e UEMA, enquanto no masculino, participam as equipes da UEFMA, UNICEUMA, IESF, UEMA, ESTACIO, PITÁGORAS, UNINASSAU e UNDB.

Rodada do Basquetebol foi realizada com dois jogos no Ginásio Paulo Leite

 

O ginásio Paulo Leite, foi palco na noite desta segunda-feira (21), da rodada inicial da modalidade Basquetebol, da etapa a Grade Ilha de Quadras, dos Jogos Universitários Maranhenses. As disputas foram validas pelo torneio masculino.

No primeiro jogo da noite, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), enfrentou o Pitágoras e venceu por 48×47. Na outra partida, o Uniceuma jogou contra a UNDB e venceu 55×47.

A rodada do basquetebol, terá sequência nesta terça-feira (22), com a realização de dois jogos pelo masculino no Ginásio Paulo Leite. As 18h, o Pitágoras enfrenta o Uniceuma e às 19h, será a vez da partida entre UNDB x UEMA.

NOVIDADE PARA FESTAS: PISTA DE LED DO RESIDENCIAL RECEPÇÕES

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Grupo Residencial recepções acaba de investir em mais um equipamento para as festas de seus clientes, uma moderna pista de led.

O grupo Residencial Recepções, formado pelos buffets de eventos Residencial e Fábrica Recepções está sempre investindo em acervo, para oferecer novidades e vantagens aos clientes.

E já para esse primeiro semestre a novidade fica por conta da aquisição de uma moderna pista de Led, para animar ainda mais as festas dançantes de formaturas, casamentos e aniversários além de eventos empresariais que acontecem nas duas casas localizadas na Cohama; na Av. Mário Andreazza.

APOIO CULTURAL DA TVN

FOTO – DIVULGAÇÃO: O comediante Tirulipa em sua recente apresentação na cidade, ao lado da Gerente Flávia Pessoa da TVN, empresa apoiadora do espetáculo.

A TVN é uma empresa que se destaca não apenas por oferecer serviços de excelência e alta qualidade em internet fibra ótica, TV a cabo e telefonia; mas também pelo importante apoio cultural que dá a diversos espetáculos e eventos.

Exemplo recente dessas ações, foi o show do comediante Tirulipa, que contou com o apoio da TVN e pode proporcionar momentos de muita diversão ao público maranhense que foi conferir as tiradas inusitadas do engraçado artista.

Feiras livres para mobilização comunitária

Cáritas Brasileira vai revitalizar feiras livres e estimular participação social em 22 municípios na Bahia, Maranhão, Paraíba e Piauí

Nos municípios interioranos, as feiras livres são os principais pontos comerciais e locais por onde circula boa parte dos moradores. Para fortalecer as feiras livres como espaços socioculturais de convivência, a Cáritas Brasileira vai realizar o projeto “Reconstruindo os espaços populares de socialização nos municípios a partir da implantação de tecnologias sociais”.

A proposta é revitalizar os espaços das feiras com diagnóstico, mobilização social e educação financeira. As ações também preveem a revitalização da infraestrutura utilizada pelos feirantes e a gestão de resíduos sólidos, para reduzir a quantidade produzida e organizar de forma adequada o que for gerado. As capacitações em educação financeira envolverão, além dos feirantes, professores e alunos das escolas públicas locais.

Para incentivar o envolvimento dos participantes, será reaplicada a tecnologia social Jogo Oásis, que terá a finalidade de mobilizar 660 agricultores familiares, feirantes e catadores de materiais recicláveis. A iniciativa tem o apoio da Fundação Banco do Brasil, com investimento social de R$ 2,2 milhões, e será implantada em 22 municípios de quatro estados do Nordeste: Bahia, Maranhão, Paraíba e Piauí. O convênio entre a Cáritas Brasileira e a Fundação BB foi assinado na última sexta-feira, 18, em Brasília.

Jaime Conrado, assessor de projetos da Cáritas Brasileira, comentou sobre o Jogo Oásis, metodologia vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2013, na categoria Gestores Públicos, e que estimula a criatividade na solução de problemas da comunidade, a cooperação e o empreendedorismo social. “Ela ajuda os grupos a se fortalecerem com a reivindicação de direitos e o acesso a políticas públicas para que eles possam exercer a cidadania e melhorar de vida.”

Conrado relatou que a mobilização envolve prefeitos, comerciantes locais, gestores das dependências bancárias, organizações de feirantes e catadores. “Nós vamos fazer um diagnósticos nos 22 municípios para a estruturação das feiras populares. Queremos saber o que é vendido, se os comerciantes utilizam tecnologia, por que eles a utilizam ou por que não a utilizam”, comentou.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima