Gestão do prefeito Edivaldo entrega chaves de casa própria para mais 540 famílias na capital

A redução do déficit habitacional tem sido uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo que contabiliza a entrega de mais de 15.500 moradias beneficiando cerca de 58 mil pessoas

Iara Vieira, que tem dois filhos, foi uma das contempladas com imóvel no Residencial Eco TajaçuabaA Prefeitura de São Luís entregou, nesta quarta-feira (22), as chaves de 540 unidades do Residencial Eco Tajaçuaba, na Santa Bárbara. A iniciativa torna realidade o sonho da casa própria para centenas de pessoas contempladas pelos imóveis do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ – ente financeiro Banco do Brasil. Com mais estas unidades, a gestão do prefeito Edivaldo ultrapassa o número de 15.500 imóveis entregues, beneficiando mais de 58 mil pessoas. Mais 6.500 unidades habitacionais estão em fase de construção. A entrega faz parte da programação do aniversário dos 406 anos de fundação de São Luís, celebrados dia 8 de setembro.

“A cada empreendimento entregue proporcionamos dignidade e mais qualidade de vida a centenas de pessoas, além de contribuir para a redução do déficit habitacional em São Luís. Ter a própria casa é um sonho acalentado por milhares de pessoas, fator primordial de bem-estar e segurança para suas famílias. E é isso o que temos feito: concretizado o sonho de milhares de pessoas, porque sabemos a importância que é ter um lar para viver dignamente”, afirmou o prefeito Edivaldo acrescentando que a cada entrega a Prefeitura amplia o universo de pessoas que saem do aluguel. Das 540 moradias entregues, 300 foram para famílias de Aluguel Social.

Segundo o secretário municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh), Mádison Leonardo Andrade, é continuo o trabalho realizado pela gestão do prefeito Edivaldo no intuito de beneficiar cada vez mais famílias com a casa própria. “Temos empreendido grande esforço nesse sentido, atendendo da melhor possível os prazos previstos, para tornar realidade esse grande anseio da população. Outros seis mil imóveis do ‘Minha Casa, Minha Vida’ estão para ser entregues. Para isso, fizemos um novo cadastramento para permitir que mais famílias se inscrevam para participar dos próximos sorteios de moradias subsidiadas pelo programa habitacional na capital”, frisou Mádison Leonardo Andrade.

RESIDENCIAL

A estrutura do Residencial Eco Tajaçuaba possui mil casas no modelo conjugadas, composto por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e lavanderia, construída em área de 44 metros quadrados. O residencial possui ainda uma praça, um Centro Comunitário para atividades diversas, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma quadra poliesportiva. Os contemplados são pessoas em situação de vulnerabilidade social, constantes na lista ativa do Aluguel Social, além de cadastrados no programa habitacional.

Só nesta etapa de entrega das unidades do Residencial Eco Tajaçuaba, 300 imóveis foram disponibilizados a famílias beneficiárias do Aluguel Social, assistência à moradia concedida temporariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que atendam aos pré-requisitos da ação.

A vendedora ambulante Tereza Raquel Furtado, 41 anos, dois filhos pequenos, é uma das pessoas oriundas do aluguel contempladas com um imóvel do Eco Tajaçuaba. “Eu agora vou ter a paz que sempre sonhei para viver com meus filhos. Busquei ajuda porque vivia em uma situação de violência doméstica e não tinha para onde ir com minhas crianças. Fui atendida e agora estou aqui recebendo a minha casa própria. Felicidade é pouco para definir o que sinto, talvez o termo certo seja liberdade”, relatou ela.

As lágrimas no rosto da aposentada Alaídes Esteba Mafra, 78 anos, justificava a emoção de estar conquistando, pela primeira vez em quase oito décadas de vida, o sonho da casa própria. Emocionada, dona Alaídes, ao lado filha Karla e da netinha Raquel, relata a felicidade do momento. “Só nós sabemos pelo que já passamos para chegar até aqui e o valor desse instante para nós. Estamos há anos perambulando por casas de um e outro parente, a quem somos muito gratas, mas nada é mais dignificante que viver em nosso próprio lar. Agora é só felicidade, porque eu, minha filha e minha neta seremos muito felizes aqui”, comentou a aposentada.

A casa própria representa também vida nova para a dona de casa Jordana Lima Pacheco, 28 anos. “Para quem morava em palafita como eu, receber um imóvel lindo desse é uma verdadeira dádiva. Vou deixar para trás todo o sofrimento que é viver sem qualquer estrutura e aproveitar o máximo minha nova casa com meu marido e meus dois filhos”, comentou ela.

O mesmo sentimento de encantamento é vivenciado pela comerciária Iara Vieira da Silva, 28 anos e dois filhos menores, que também passou por situação similar de viver agregada em casa de parentes e amigos. “Sonhei tanto com esse momento que às vezes custo a acreditar. O que para uns não passa de um imóvel, para mim é tudo o que sempre sonhei na vida: ter um teto para viver com meus filhos”, concluiu ela.

ENTREGAS

A entrega das chaves às 540 famílias beneficiadas com as casas do Residencial Eco Tajaçuaba iniciou-se nesta quarta-feira (22), após passarem pelo procedimento de vistoria do imóvel, que é uma exigência protocolar para que o futuro morador faça a verificação da estrutura e do acabamento das habitações que vão receber e constate que estão conforme o projeto.

No local, também será dado início ao Trabalho Técnico-Social aos cidadãos contemplados pelas unidades. A ação consiste na realização de capacitações para aprimoramento profissional, estímulo ao empreendedorismo e mais oportunidade no campo de trabalho. “Com esta ação, nós ofertamos aos moradores a realização de cursos e oficinas profissionalizantes, oportunizando a possibilidade de terem um ganho extra para ajudar no sustento de suas famílias”, disse o secretário Mádison Leonardo.

MINHA CASA, MINHA VIDA

As unidades habitacionais do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em São Luís, estão distribuídas em cerca de 10 conjuntos residenciais localizados em áreas como Maracanã, Santa Bárbara, Piancó, Ribeira, Vila Maranhão, Tajaçuaba, entre outras regiões da capital. O empreendimento é destinado a famílias com renda mensal de até R$ 1.800,00. As residências possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Cada empreendimento do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em São Luís reserva ainda cerca de 3% a 5% das moradias para pessoas residentes em áreas de risco, desabrigadas ou que sejam beneficiárias do Aluguel Social. Os moradores dos residenciais têm, ainda, a oportunidade de se capacitar e aumentar a renda familiar com as ações do Trabalho Técnico-Social, programa executado como parte do projeto, que disponibiliza cursos, oficinas, ações sociais e palestras educativas.

Contemplados na “chamada pública de projetos” para Eficientização Energética

Conheça como funciona a Chamada de Projetos para Eficiência Energética e saiba quais foram os beneficiados do edital de 2017

A Chamada Pública de Projetos é o instrumento de seleção de projetos de Eficiência Energética e, acontece de acordo com os requisitos estabelecidos pela ANEEL. Por isso, a Companhia abre anualmente a Chamada Pública de Projetos. Ela tem como finalidade selecionar propostas de projetos de eficiência energética e uso racional de energia elétrica para integrar ao Programa de Eficiência Energética da Cemar, cumprindo o que diz a legislação federal.

A chamada pública de projetos da Cemar do ano passado, teve início no dia 20 de novembro. Nesta edição, o recurso disponibilizado foi de mais de 3 milhões de reais para investimento em programas e projetos que visam economia de energia.

O processo é conduzido por uma consultoria externa, sob supervisão e orientação da Cemar, visando a imparcialidade do processo. A empresa de consultoria é responsável pelo recebimento das propostas, organização de documentação e processamento dos lados para avaliação da comissão julgadora da Companhia.

Estes foram os contemplados pela Chamada Pública de Projetos e a contribuição da Cemar:

  • APAE/CEST

No dia 24 de maio aconteceu a inauguração oficial do novo sistema de iluminação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/CEST, localizada na sede da Faculdade Santa Teresinha, em São Luís. Estima-se uma economia mensal de até 25% no consumo, cerca de 97,90 MWh/ano de economia. A Cemar ainda fez a doação de mais de 1.600 lâmpadas econômicas e 791 reatores. Após a inauguração, houve o treinamento de Eficiência Energética ao corpo técnico da Instituição.

  • UFMA, Campus Itaqui-Bacanga

Na manhã do dia 04 de junho foi entregue o projeto que beneficiou a UFMA, com a substituição de 1.666 lâmpadas tubulares incandescentes por lâmpadas tubulares de LED. Foi beneficiado o Centro Pedagógico Paulo Freire, que tem previsão de economia de 41,47MWh/ano

  • Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)

No 05 de junho foi a vez do Tribunal de Justiça do Maranhão ser contemplado. Este teve a substituição de 1.168 lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. O Tribunal de Justiça do Maranhão tem previsão de economia de 67,53MWh/ano.

  • ACM

No dia 25 de julho foi a vez da Associação Comercial do Maranhão ser beneficiada com a substituição de 120 lâmpadas incandescentes por lâmpadas tubulares de LED e 12 condicionadores de ar, contabilizando um investimento total de cerca de 125 mil reais. Espera-se uma economia de 41 MWh/ano.

  • MARISTA

No dia 08 de agosto foi entregue o projeto que beneficiou o Marista, com a substituição de 1500 lâmpadas incandescentes por lâmpadas tubulares de LED e 56 condicionadores de ar. Tudo isto contabiliza um investimento total de cerca de 445 mil reais. Espera-se uma economia de 191 MWh/ano.

  • Tribunal Regional do Trabalho (TRT)

No dia 03 de agosto aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnica para a implantação do Projeto Eficiência Energética da Cemar, no Auditório Juiz Ari Rocha, pelo Diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge Leite e pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. Estima-se que o projeto promoverá um desconto de 8 mil reais para a conta de energia do TRT e este recurso poderá ser investido em outras áreas do Tribunal.

Este termo de cooperação técnica garante à implantação do Projeto Eficiência Energética, que vai beneficiar o prédio-sede do tribunal e o Fórum Astolfo Serra, com a troca de todas as lâmpadas atuais por lâmpadas LED, sem custos para o tribunal e treinamento operacional da equipe do TRT. A previsão de conclusão do projeto é para dezembro deste ano.

Para o ano de 2018, a abertura da Chamada Pública está prevista para novembro.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Pãozinho com ovo: O sequestro do riso neste sábado dia 25 no Cohatrac

Nova temporada gratuita!

 

Com texto de Bruno Magno e direção geral, figurino e cenário de César Boaes entra em cartaz a nova temporada gratuita de “Pãozinho com ovo: O sequestro do riso”. Neste sábado, 25, a apresentação ocorre no Viva do Cohatrac gratuitamente às 19h. A primeira apresentação da temporada ocorreu dia 8 de julho no Ceprama para um público de oito mil pessoas!!! Depois eles já passaram pela Cidade Operária. Casa cheia! As apresentações são possíveis graças ao Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura.

Entenda o roteiro: “Clarisse Milhomem resolve se vestir de Xuxa e fazer um show para conseguir dinheiro. Zé Maria, com toda sua ingenuidade e fã incondicional da Xuxa, deixa-se enganar por Clarisse. Mas, é claro,  que Dijé descobre a farsa. Após desmascarar Clarisse, eles recebem uma visita bem inusitada, que lhes lança um castigo: “O riso será preso pra sempre, e o mundo não poderá mais sorrir, a menos que eles completem uma missão”. Assim, Dijé e Zé Maria decidem ir atrás de Clarisse, para que, juntos, comecem uma aventura hilária e didática. Afinal, que missão seria mais nobre que essa: a de fazer o mundo voltar a sorrir? Um espetáculo que propõe mexer com a memória afetiva dos pais e contemplar o universo infantil  dos filhos”.

“Pãozinho com ovo: o sequestro do riso” é um painel  de grandes sucessos infantis de várias gerações. Entre várias gargalhadas,músicas  e outras personagens que marcaram as gerações, a trupe do Pão com Ovo abordará, com muito bom humor, valores universais. Imperdível!

Atenção para as datas das apresentações:

dia 25 de agosto na Praça Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrac às 19h

Dia 7 de Setembro na Concha Acústica Reynaldo Faray às 19h – Aniversário de São Luís Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura

Ficha Técnica:

Roteiro César Boaes e Bruno Magno

Texto – Bruno Magno

Direção geral, figurino, cenário – César Boaes

Dijé – Adeílson Santos

Clarisse e Mestre dos Magos – César Boaes

Zé Maria e Capitão Bolívia –  Charles Júnior

Frozen e Emília – Dênia Correia e Maírla Oliveira

Visconde – Lauande Aires e Urias de Oliveira

Bailarinas – Michele Vieira, Nanda Torres, Fernanda Costa

Direção Musical – Lauande Aires

Iluminação e projeção – Djair Barros e Manoel de Jesus

Técnico de som – João Marcelo Nunes

Coreografia – Abelardo Télles

Costureiro – Beto Modas

Maquiagem – Markos Martins

Produção executiva- Esmeralda Boaes

Camarim – Márcia Valéria

Direção de palco – Jorge Bavu

Adereços – Urias de Oliveira

Perucas – Dinho Lisboa

Fotos – Ayrton Vale

Animação gráfica- Kadu Nunes

Arte Gráfica – Hudson Santos

 

Serviço

“Pãozinho com ovo: o seqüestro do riso”

dia 25 de agosto na Praça Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrac às 19h

Dia 7 de Setembro na Concha Acústica Reynaldo Faray às 19h – Aniversário de São Luís Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima