Prefeito Edivaldo acompanha avanço das obras de pavimentação no bairro Santa Júlia

Comunidade esperava por serviços de infraestrutura há três décadas; ação é realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra)

Prefeito Edivaldo acompanha avanço das obras de pavimentação no bairro Santa Júlia

O prefeito Edivaldo vistoriou, na manhã desta quinta-feira (23), o trabalho de pavimentação no bairro Santa Júlia, nas proximidades da Vila Palmeira. Os serviços de urbanização beneficiam todo o bairro, gerando impactos positivos na vida de cerca de 5 mil pessoas que moram no local. A ação é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

“Há 30 anos a população aguardava por ações como essa. A alegria dessas pessoas nos mostra que estamos no caminho certo, investindo em infraestrutura e na urbanização de bairros que mais necessitam desse olhar do poder público. Esse é um trabalho que vem beneficiando também bairros como Estiva, Rio Anil e Cidade Operária, locais populosos de nossa cidade”, diz o prefeito Edivaldo.

Todas as vias do bairro serão pavimentadas como as ruas Frei José, Nossa Senhora da Vitória, Boa Esperança, São Raimundo e Santa Júlia e as travessas Progresso e Santa Júlia 1 e 2. No local também foram realizados os serviços de terraplanagem e imprimação, etapas do serviço de pavimentação. O bairro recebe também serviços de drenagem superficial para melhorar o escoamento das águas pluviais e contribuir para a conservação do pavimento.

Durante a vistoria o prefeito recebeu o carinho dos moradores e conversou sobre as demandas do bairro

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destaca os benefícios do trabalho de urbanização da área. “Com essa ação, estamos favorecendo também a mobilidade no bairro, favorecendo os moradores que trafegam diariamente pelas vias. Esse é um trabalho contínuo da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado para vários bairros da cidade, alcançando, assim, um maior número de cidadãos ludovicenses”, ressalta o titular da Semosp.

A moradora Raquel dos Santos festeja a pavimentação no bairro Santa Júlia

A população comemora a chegada dos serviços. “Aqui era só lama e poeira. A gente precisava limpar a casa toda hora e se cansava mais com esse serviço. Mesmo sem estar pronto a gente já sente que está começando a melhorar”, disse a aposentada Raquel dos Santos, 72 anos. “Está sendo uma maravilha. As crianças já podem correr e brincar na rua, ontem mesmo já estavam andando de bicicleta por aí”, completa a dona de casa Zildenê Barros, que mora há 16 anos no bairro Santa Júlia.

Também morador do bairro, o cobrador de ônibus Jorge Luís dos Santos, 54 anos, parabenizou a gestão do prefeito Edivaldo pela sensibilidade de olhar para a população. “Muitos políticos prometem mas não cumprem, e o prefeito Edivaldo aparece aqui com esse trabalho que nos deixa muito feliz, mostrando que se preocupa com a população e tem palavra para cumprir o que nos prometeu”, afirma Jorge Luís.

A ação favorece também quem mora nas proximidades do bairro Santa Júlia. “Moro há 32 anos na Vila Palmeira e me alegro com essa comunidade, pois essa é uma conquista de todos nós. Sou comerciante e acredito que essa melhoria vai refletir positivamente no meu negócio, melhorando as vendas. Tem sido uma benção e estamos todos felizes”, contou a comerciante Edna Pires, 51 anos. O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, também acompanhou a vistoria aos serviços.

Prefeitura vai disponibilizar vacinação contra sarampo e polio em shoppings da capital

Como parte da estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para ampliar a cobertura vacinal, equipes estarão imunizando público-alvo da campanha sábado (25) e sexta-feira (31) nos shoppings Rio Anil e São Luís

Pais e responsáveis devem ficar atentos e levar as crianças para serem imunizadasNa reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, a Prefeitura de São Luís vai aumentar a quantidade de salas de imunização e disponibilizar o serviço sábado (25) e sexta-feira (31) em alguns locais públicos, reforçando, desta forma, a estratégia colocada em prática deste o início da campanha que começou na capital 15 dias antes da mobilização nacional. Equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estarão concentradas em postos instalados na Feira do bairro de Fátima, dia 25, das 8h às 12h, e nos shoppings Rio Anil e São Luís das 15h às 19h, nos dias 25 e 31, onde serão disponibilizadas as vacinas.

A iniciativa faz parte da estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para ampliar a cobertura vacinal. A campanha segue até o dia 31 de agosto nos 63 postos de saúde do município. Com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde e com as ações dos programas Mais Saúde e Saúde para Todos a cobertura na capital tem sido ampliada em vários bairros.

O foco é imunizar crianças de um ano a menores de cinco anos, público-alvo da campanha. Para garantir a participação maciça do grupo prioritário, a Prefeitura de São Luís desenvolveu diversas estratégias de atuação para intensificar os esforços na luta contra o retorno dessas doenças já erradicadas no município e aumentar a adesão à campanha.

Uma das ações executadas com esse propósito foi a realização do Dia D Municipal, um grande mutirão contra o sarampo e a pólio ocorrido no dia 4 deste mês. O Dia D Nacional de Mobilização ocorreu no último sábado (18) e teve grande adesão. Outra estratégia adotada na capital foi a antecipação da campanha, iniciando a mobilização no município para a aplicação das doses no dia 23 de julho, ou seja, 15 dias antes do início da campanha nacional que começou dia 6 deste mês.

Além dessas estratégias, a Prefeitura também disponibilizou equipes volantes de vacinação para fazer a aplicação das doses nas escolas e creches municipais, onde se concentra grande número de criança na faixa etária estabelecida pela mobilização.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que a intensificação é uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para garantir o cumprimento da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital maranhense que é vacinar 95% do público-alvo total, que é algo em torno de 61.700 crianças. Até terça-feira (21), dados da Semus mostram que já foram vacinadas em São Luís mais de 35.500 crianças contra a pólio, mais de 57% da meta e 33.400, contra o sarampo, o que representa mais de 54% do público-alvo.

“Esse será o terceiro grande momento da campanha, que já teve dois sábados de funcionamento das salas de vacina das unidades de saúde, que abriram nos dias D de Vacinação. Agora vamos oferecer à população a oportunidade de aproveitar o lazer no shopping, por exemplo, para vacinar os filhos. Estamos contando com a sensibilidade dos pais para assegurar a cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde”, afirma o secretário Lula Fylho.

Até o encerramento da campanha nacional, a Prefeitura vai intensificar a vacinação nas escolas e em comunidades distantes, além de ampliar as localidades atendidas pelas equipes volantes que estão vacinando em domicílios na zona rural de São Luís. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda aos pais que apresentem o cartão de vacinação para que os técnicos possam identificar as vacinas que devem ser tomadas pela criança.

ATIVIDADE FÍSICA AUMENTA TEMPO E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

A prática de exercícios é de suma importância em toda e qualquer idade, pois garante bem-estar, melhorando todos os índices do organismo. Isso não é diferente para quem está na terceira idade, especialmente porque “manter o corpo ativo ameniza os sintomas severos do envelhecimento”, atesta Graziela Medeiros, clínica geral do Hapvida Saúde.

A OMS – Organização Mundial de Saúde – considera pessoas idosas todas as que já passaram dos 60 anos de idade. No Brasil, a estimativa é de que, até 2025, os idosos representarão 12,2% da população brasileira. A OMS preconiza que o envelhecimento ativo, com prática de exercícios, é fundamental para a melhora da qualidade de vida desse público.

O problema é que outras estatísticas dão conta de que, apesar de ser crescente, essa população idosa não está tão bem de saúde quanto deveria. Estudo feito pelo Ministério da Saúde no ano de 2016 mostra um quadro preocupante: 63,5%, ou seja, mais da metade dos brasileiros que têm entre 60 e 69 anos estão acima do peso; 57% são hipertensos, doença que pode ser evitada com a prática regular de atividade física. “O corpo humano passa por mudanças irreversíveis em decorrência do avanço da idade. A atividade física ajuda a preservar a independência do idoso, melhora a postura, garante bem-estar e qualidade de vida”, afirma o professor de Educação Física da Faculdade Estácio São Luís, Rômulo Bruzaca.

A médica Graziela Medeiros explica que se faz necessário construir uma rotina de prática de atividade para o bom desenvolvimento e obtenção dos benefícios desejados. “Os principais benefícios são o controle da pressão arterial,  a melhora da capacidade cardiovascular, respiratória, amplitude da mobilidade, menor risco de doenças, e a prevenção de alguns tipos de câncer”, garante a clínica. Diante de tantos benefícios, o profissional da Educação Física, Rômulo Bruzaca, sempre envolve os alunos do curso, na Faculdade, nas atividades sociais que preparam os estudantes para atuarem do modo mais humanizado possível no mercado de trabalho.

Nunca é demais enfatizar que, antes de se iniciar a quaisquer atividades físicas, é fundamental procurar auxílio médico e com especialistas da Educação Física. “Uma pessoa idosa precisa ter as suas peculiaridades respeitadas, tais como capacidade cardiopulmonar, força muscular e resistência óssea. Um exercício mal orientado pode levar a acidentes e a outros sérios problemas de saúde”, lembra o profissional.

Com ações culturais gestão do prefeito Edivaldo movimenta o Centro Histórico de São Luís

Com o programa Reviva, turistas e moradores podem conhecer mais sobre a cidade; ação integra programas da gestão do prefeito Edivaldo que destacam as potencialidades do Centro

Com ações culturais prefeito Edivaldo revitaliza Centro Histórico de São Luís

Noite de poesia, música e reverência à cultura e literatura maranhenses em mais uma edição do Passeio Serenata, na noite de quarta-feira (22), no Centro Histórico. O bairro mais cultural da cidade se encheu de cor e música brindando um grande público que compareceu à Praça Benedito para saber mais sobre a capital. Uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, o cortejo é uma das atividades do programa Reviva, que ao longo do ano terá atividades no bairro histórico. O prefeito Edivaldo e a primeira-dama Camila Holanda compareceram à edição do Passeio Serenata. O gestor tem acompanhado as edições do programa, reforçando a importância de prestigiar a cultura local. O programa Reviva, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) reúne ainda o Sarau Histórico e o Roteiro Reggae.

O Passeio Serenata possibilita ao público conhecer mais a cidade e sua história. Um projeto que reúne moradores e turistas movimentando o Centro Histórico e promovendo a cultura local, pontua o prefeito Edivaldo. “É um evento de sucesso, que a cada edição atrai ainda mais pessoas e nos deixa orgulhosos da singularidade que nossa capital possui. Agradecemos a presença de todos e o empenho e dedicação dos artistas que nos proporcionam esse belo espetáculo”, destacou o prefeito.

O cortejo é apontado como um ponto positivo para a cidade, tanto por turistas, quanto pelos ludovicenses. Iniciando na Praça Benedito Leite, o Passeio Serenata mistura a cultura e turismo e ao longo do trajeto retorna aos tempos da antiga São Luís. “A união do turismo e cultura tem funcionado perfeitamente como atrativo para desenvolvimento das atividades econômicas, e principalmente, da divulgação da nossa história”, destacou a secretária de Turismo Socorro Araújo.

A carioca Andreia Mendes Pereira, veio conhecer o evento com toda a família – o marido alemão, Francisco Alfieri e os dois filho Davi Alfieri, 08 anos e Julia Alfieri, 10. A ocasião serviu para apresentar a cidade e a serenata aos filhos. “Estamos de férias, curtindo a cidade e gostando demais do que já conhecemos. Com o evento tive a oportunidade de mostrar aos meus filhos e meu marido sobre a história da cidade e eles conhecerem a serenata. Uma bela iniciativa. Estão de parabéns!”, disse Andreia Pereira que mora com a família na Alemanha.

“Fiquei bastante satisfeita em conhecer e participar do Passeio Serenata. São Luís é uma bela cidade e é uma alegria poder passear à noite por estas ruas, acompanhada de boa música e uma rica e interessante história”, disse Simone Belfort, que aproveitou o clima cultural para curtir o evento. O evento reuniu turistas de diversos Estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do norte e de outros países como Alemanha.

CORTEJO

A história de São Luís é contada por personagens da história de São Luís e transmitida ao público durante o trajeto do cortejo Passeio Serenata. São textos teatralizados por atores maranhenses em percurso com duração de pouco mais de duas horas. O encerramento aconteceu na praça do Catraieiros, na Praia Grande, depois de paradas em pontos turísticos mais expressivos do centro. Os detalhes sobre a São Luís antiga são repassados de forma lúdica.

PROGRAMA

O Passeio Serenata faz parte do Reviva, programa da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Setur. Fazem parte dele também o Sarau Histórico, no qual a população aprecia poesias e músicas que contam histórias sobre São Luís, e o Roteiro Reggae, que apresenta ao público mais da cultura maranhense, enraizada pelo ritmo que agita a ilha quando toca.

PROGRAMAÇÃO

Setembro
Dia 6 – Roteiro Reggae
Dia 14 – Sarau Histórico
Dia 26 – Passeio Serenata

Outubro
Dia 19 – Sarau Histórico
Dia 31 – Passeio Serenata

Novembro
Dia 9 – Sarau Histórico
Dia 21 – Passeio Serenata

Dezembro
Dia 7 – Sarau Histórico
Dia 19 – Passeio Serenata

CASES DE SUCESSO & INSPIRAÇÃO EMPREENDEDORA NO I PITCH CDL

A Diretora do Colégio Dom Bosco Elizabeth Rodrigues, que vai apresentar o case dos 60 anos de sucesso da escola no I Pitch CDL.

Evento é gratuito e está com inscrições abertas

No próximo dia 13 de setembro a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís vai realizar e sediar o I Pitch CDL, um evento criado para fomentar o empreendedorismo através da apresentação de cases locais de sucesso.

A formatação do Pitch CDL será totalmente inovadora com exposições temáticas que terão duração máxima de 15 minutos, feita por palestrantes (denominados pitchers) com ampla experiência de mercado e seus cases inspiradores de sucesso, a exemplo de Elizabeth Rodrigues, que vai falar sobre os 60 Anos do Colégio Dom Bosco, sempre na vanguarda da educação; e Marcelo Brasil, do Grupo Potiguar, que vai abordar as tendências do setor varejista. E tem ainda João Silva, CEO e Cofunder da CreativePack, com o tema inovação e tecnologia para negócios.

O I Pitch CDL acontece no auditório da entidade, localizado na Rua da Estrela, 508 – Centro; das 8h às 12h30. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições no site da CDL.

Marcelo Brasil, Presidente do Grupo Potiguar, também é destaque na programação do I Pitch CDL, no próximo dia 13 de setembro

Voluntários da Fundação Antonio Dino se reúnem pela Campanha do Mc Dia Feliz

 

Com uma vasta programação de atividades e a união de vários voluntários da Fundação Antonio Dino a direção da unidade pretende angariar verba para o projeto especial deste ano que tem o objetivo de comprar catéteres que serão usados no tratamento. . Estes catéteres aumentarão a segurança na manipulação de drogas, diminuirão o risco de infecções, aumentarão o conforto dos pacientes, reduzindo a frequência de punções dolorosas, além de permitir, às crianças e adolescentes em tratamento pelo SUS, acesso a um serviço não oferecido em São Luís.

Sob coordenação de Silvia Dino a campanha está em sua 20ª edição com o objetivo de mobilizar a população pela causa do câncer infanto juvenil, principal fator de morte por doença entre 0 e 19 anos. A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz 2018, composta ainda pela comercialização de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção além de produtos promocionais. A cada ano o destino da arrecadação ajuda aos jovens com câncer infanto juvenil. Com a ajuda do INstituto Ronald McDonald foi possível também a inauguração da UTI Pediátrica no início de agosto que irá atender aos jovens do Estado que estejam com câncer.

 

Para a campanha de agosto que culmina com o Mc Dia Feliz no sábado, 25 de agosto em todas as lanchonetes do Mc Donalds a Fundação conta com o apoio também de madrinhas, de todos os voluntários, doadores e parceiros. Algumas atividades já foram realizadas como o Pedágio Solidário, Feijoada Solidária e venda de objetos da campanha todos os sábados de agosto no Shopping da Ilha, Shopping São Luís  e através dos parceiros.

Para D. Enide Dino, presidente da Fundação Antonio Dino toda essa união fortalece o trabalho desenvolvido pela FAD nesses 40 anos de existência:”Temos muito trabalho ainda a concluir pois o câncer é uma doença que não escolhe raça nem classe social, mas, com a união de todos por um bem maior, temos esperança em oferecer celeridade no tratamento da radioterapia que hoje é nosso maior problema. Com o arrecadado da campanha do Mc Dia vamos adquirir catéteres para a pediatria. Nosso agradecimento a todos que participaram desse momento” disse a presidente.

Serviço:

Mc Dia Feliz dia 25 agosto

Todos os restaurantes Mc Donalds

Informações: 3089 3119

DADOS PARA DEPÓSITO

BB Agência: 5121-7

Conta corrente: 41.550-2

CNPJ Nº 05.292.982/0001-56

A festa é para Pinheiro, mas quem ganha presente é você!

Moradores de Pinheiro podem se cadastrar na troca de geladeiras da Cemar no dia 28

Atenção moradores da cidade de Pinheiro! O aniversário de 162 anos do município está chegando e, para comemorar, a Cemar vai trocar sua geladeira velha por uma bem novinha e de graça! Por isso, o Projeto Comunidade Eficiente Cemar vai contemplar você, morador de Pinheiro, que possui a Tarifa Social Baixa Renda com uma geladeira novinha em troca daquela geladeira velha que já está na hora de aposentar, por consumir tanta energia.

Mas corra, pois a quantidade de geladeira é limitada, são apenas 440 cadastros.

Ao todo serão trocadas gratuitamente 130 geladeiras. O cadastro acontece nesta terça-feira, dia 28, das 8h às 18h, na Praça José Sarney localizada na Avenida Getúlio Vargas, Centro, S/N, PINHEIRO- MA.

 Fique atento aos critérios de inscrição:

  • Identidade e CPF em mãos;
  • É necessário morar em Pinheiro;
  • Ser o titular da conta de energia e levar a última fatura quitada (precisa estar em dia com a Cemar)
  • Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda e ter em mãos o Número de Identificação Social (Cartão NIS);
  • Possuir uma geladeira velha em funcionamento.

Como funciona a troca:

Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes do Comunidade Eficiente Cemar que realizarão a análise de cada caso. As geladeiras em pior estado serão trocadas por geladeiras novas, gratuitamente, com selo A do PROCEL, que consome menos energia.

O anúncio dos contemplados acontecerá no aniversário da cidade, dia 03 de setembro, e a troca das geladeiras acontecerá no dia 04 no mesmo local do cadastroVale destacar que o transporte das geladeiras ao local da ação é uma responsabilidade do consumidor, ao receber a geladeira nova, o consumidor também devem ficar atento às orientações que serão dadas pela equipe.

Aproveite essa grande oportunidade! É a Cemar, trabalhando para ser muito melhor pra você.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima