Gestão do prefeito Edivaldo reforça limpeza na região do Cohatrac com construção de novo Ecoponto

Obras do Ecoponto do Itapiracó, no Cohatrac IV, já foram iniciadas e fazem parte do pacote de cinco novos equipamentos anunciados pelo prefeito Edivaldo; atualmente 11 Ecopontos funcionam na capital e fazem parte da política de resíduos sólidos da Prefeitura de São Luís

Prefeitura inicia obra de construção do Ecoponto Itapiracó, no Cohatrac IV

A Prefeitura de São Luís iniciou as obras do Ecoponto Itapiracó, no Cohatrac IV. O Ecoponto será o primeiro da região do Cohatrac e faz parte do pacote de cinco novos equipamentos anunciados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para serem entregues no primeiro semestre de 2019. A implantação dos novos Ecopontos integram a macro política de resíduos sólidos da Prefeitura e reforça o trabalho rotineiro de limpeza urbana na cidade que atualmente conta com 11 equipamentos em funcionamento.

O Ecoponto Itapiracó ficará localizado na Avenida Joaquim Mochel, Cohatrac IV. Atualmente, os Ecopontos mais próximos do Cohatrac são os do Angelim e Habitacional Turu. Entretanto, por se tratar de uma área bastante populosa e com pontos crônicos de descarte irregular, o bairro foi contemplado com o equipamento que está sendo construído próximo à área conhecida como Campo do Leozão.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, desde o início da implantação da política dos Ecopontos, a Prefeitura de São Luís estava realizando estudos técnicos para localizar uma área em que o equipamento de limpeza pudesse ser construído no bairro. “Esta região está no nosso planejamento desde que começamos a estruturar a política dos Ecopontos, mas somente agora foi possível iniciar, de fato, as obras. Com este Ecoponto vamos melhorar a limpeza na região e trazer diversos benefícios para os moradores”, afirmou.

Para conter o acúmulo de lixo no local, conhecido por ser ponto de descarte irregular, a Prefeitura matinha o serviço de remoção mecanizada de forma permanente na área. Como o terreno fica próximo à Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, o descarte irregular na região representava risco de poluição ambiental, outro motivo que justificou a aprovação das licenças ambientais necessárias para a construção do Ecoponto na localidade.

LIMPEZA DA ÁREA

Para que fossem iniciadas as obras de construção do Ecoponto Itapiracó, foi executada uma operação de limpeza de toda a área. Os resíduos descartados irregularmente foram recolhidos por meio do serviço de remoção mecanizada. Também foram feitos serviços de capina, roçagem e catação dos resíduos que não podem ser coletados pelas máquinas.

Com as obras já em andamento a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o fim de fevereiro. A obra do Ecoponto vai ajudar a resolver um problema antigo da região que é o acúmulo de lixo na via pública. Moradores do entorno também reclamam da falta de consciência de quem descarta lixo no local. Para isto serão reforçadas também as ações de educação ambiental no bairro por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

NOVOS ECOPONTOS

O Ecoponto Itapiracó faz parte do pacote de cinco novos Ecopontos, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edivaldo no dia 30 de outubro de 2018. As obras estão seguindo um cronograma para que sejam entregues no primeiro semestre de 2019, conforme determinação do prefeito Edivaldo. A meta é encerrar o ano com 20 Ecopontos em funcionamento. Atualmente, já são 11 Ecopontos implantados, que atendem a população da capital, sobretudo os moradores dos 104 bairros de São Luís que ficam próximos aos Ecopontos em atividade.

O Ecoponto Centro, localizado no Anel Viário está com mais de 80% das obras concluídas. Ele terá ainda um galpão de triagem para materiais recicláveis anexo, facilitando o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), para quem o espaço será cedido.

Já está em fase final a obra de construção o Ecoponto Mata Roma (Cidade Operária), que será inaugurado ainda este mês. Fechando o pacote de cinco novos equipamentos há ainda os Ecopontos Sacavém, na Avenida dos Africanos, e Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, que também contará com galpão de triagem que será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

Petland inaugura segunda loja em São Luís

Coroando todo um trabalho que envolveu confiabilidade, qualidade e diferencial de atendimento, a empresária Ana Gisely Mendes Pinheiro, inaugura, no próximo sábado (26), a segunda loja da franquia Petland em São Luís, hoje considerada uma das referências no mercado de pet shop da capital maranhense.

Em 2017, a empresária abriu as portas de sua primeira loja, na avenida dos Holandeses, período em que superou as expectativas no conceito de vanguarda nos serviços oferecidos aos seus clientes.

De acordo com a Ana Gisely, assim como a primeira loja, a nova casa Petland, na avenida Daniel de La Touche (Cohama), seguirá o conceito já consolidado mundialmente pela marca: amplas e confortáveis instalações, departamentos e serviços entregues a profissionais competentes e altamente treinados, tudo visando potencializar a interatividade entre humanos e animais, tudo para que seus clientes disponham do que de melhor existe no mercado  pet.

Com presença em 19 países, a Petland é garantia de qualidade em qualquer lugar do mundo, conforme frisou a franqueada Ana Gisely. “Nós temos cães de raça provindos dos melhores canis do Brasil, como Bulldog Francês, Loulou de Palmeirândia, Shit Zu, Mini Maltês, entre diversos outros. Caso há demanda para alguma raça que não tenha naquele momento na loja, fazemos uma busca entre as unidades da Petland no Brasil e fazemos o pedido. Nós temos ainda espaços para crianças com TV e para adoção de gatos, além de um setor para socialização entre pessoas e animais”, detalhou a franqueada Ana Gisely, destacando ainda que a loja comercializa produtos do universo.

Fundada em 1967, a Peland iniciou seu processo de expansão via franquias no meados de 1970 e internacionalizou-se a partir do Canadá. Hoje, a rede  se faz presente nos Estados Unidos, Canadá, Japão, China, África do Sul, México, Brasil, Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Árabia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Turquia, Qatar, Líbano, Kuwait e Bahrein.

A franqueada Ana Gisely destaca também que a Petland também dispõe de uma equipe preparada para a venda de outras espécies de pets, como peixes, roedores, porquinhos da Índia, passarinhos, entre outros.

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

A BRK Ambiental informa que como metodologia participa de campanhas de renegociações em parceria com órgãos de relações de consumo como o Procon e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos – CEJUSC. As duas campanhas aconteceram ao longo do ano passado e já tem suas edições confirmadas para esse ano de 2019.

Além disso, a concessionária mantém propostas de renegociação diferenciadas, para o cliente que quiser quitar seus débitos, em uma de suas lojas de atendimento presencial, através do email[email protected], ou na Van de Atendimento Móvel BRK, que roda os bairros dos dois municípios em que atua, levando às comunidades os serviços da empresa, incluindo a renegociação diferenciada de débitos. O Atendimento móvel encontra-se hoje no bairro Tiago Aroso, em Paço do Lumiar.

Prefeitura destaca personalidades maranhenses em edição do Passeio Serenata nesta quarta-feira (23)

Evento inicia às 19h, com saída da Praça Benedito Leite, de onde o público segue em cortejo guiado pelas ruas do Centro Histórico; nesta edição serão destacas vida e obra de personalidades imortalizadas nos bustos da Praça Panteon recentemente inaugurada pelo Iphan e Prefeitura


Atores interpretam personalidades da história do Maranhão durante Passeio Serenata

Grandes nomes da literatura, arte e política maranhenses serão homenageados no Passeio Serenata desta quarta-feira (23). O evento vai rememorar algumas das personalidades imortalizadas nos bustos da Praça Panteon, logradouro recentemente entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. A proposta desta edição é levar ao conhecimento do público a vida e obra destes nomes que ajudaram a construir a história do Maranhão. O Passeio Serenata integra o programa Reviva, realizado pela Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Durante o evento, que inicia às 19h, o público segue em passeio guiado que sai da Praça Benedito Leite e percorre as ruas do Centro Histórico.

A secretária de Turismo, Socorro Araújo, avalia o significado desta edição do evento para a memória histórica e estímulo ao sentimento de comprometimento do cidadão com sua história. “Estas personalidades são parte da nossa história e devem ser reconhecidas. O que temos feito é reforçar estes nomes dentro da proposta do Reviva e fazer com que a população saiba quem eles foram. Quanto mais forem lembrados, mais serão preservados, pois, se preserva o que se conhece. Será uma edição emocionante”, pontua a gestora destacando que a iniciativa segue orientação do prefeito Edivaldo.

Ao todo, 18 bustos estão colocados na Praça Panteon e alguns destes nomes serão destacados durante o Passeio Serenata. A estátuas retornaram ao logradouro após a reforma do espaço, realizada pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís e inaugurada em dezembro do ano passado.

São escritores, poetas, jornalistas, artistas, dramaturgos, historiadores, médicos, professores e de muitas outras áreas do conhecimento que marcaram o cotidiano maranhense ente os séculos XIX e XX. Para citar, um dos mais notórios e que nomeia o maior teatro da capital, Artur Azevedo, nascido em julho de 1855, em São Luís, foi precoce na arte. Teve sua primeira peça escrita aos nove anos intitulada ‘Trinta contos de réis’ e deixou sua marca no teatro e imprensa, tendo escrito mais de 100 títulos. Foi um dos fundadores da Academia Maranhense de Letras.

Forte nome da política local, Augusto Olímpio Gomes de Castro, que nasceu em Alcântara, em novembro de 1836 e formou-se em Direito, é outro grande nome homenageado. Foi deputado provincial em diversas legislaturas, presidente das Províncias do Maranhão e Piauí, juiz consultor, conselheiro do Império, promotor público e senador em 1909. Colaborou com jornais locais e foi membro da Academia Maranhense de Letras.

Por muitos anos, um dos escritores mais lidos do Brasil, Henrique Maximiano Coelho Neto, era considerado o literato de vários gêneros. Nasceu em fevereiro de 1864, na cidade de Caxias. Ocupou a cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, que tem como patrono Álvares de Azevedo e na Academia Maranhense de Letras é patrono da cadeira de nº 24. Destacou-se na política, sendo deputado federal duas vezes.

Imortalizado em espaços públicos da capital, José Bandeira Tribuzi também tem seu busto na Praça Panteon. Nascido em fevereiro de 1927, em São Luís, consagrou-se como poeta, músico, professor, compositor, jornalista e ensaísta. Formou-se em Filosofia e Ciências Econômicas e Sociais na Universidade de Coimbra. É autor dos versos que compõem o hino de São Luís, além de ter trabalhado no Governo do Estado e jornais locais.

Primeira romancista brasileira, a maranhense Maria Firmina dos Reis é outro ícone imortalizado nos bustos da Praça Panteon. Nascida em novembro de 1825, em São Luís, fundou a primeira escola mista e gratuita no Brasil para crianças carentes. Dentre as principais obras estão ‘Úrsula’, ‘Guepeva’, ‘Cantos à Beira-mar’ e ‘A escrava’.

CORTEJO

O trajeto do Passeio Serenata percorre o largo da Praça Dom Pedro II e ruas da Praia Grande, com acompanhamento musical durante todo o percurso, ressaltando a história e a cultura da cidade, sob a apreciação de ludovicenses e turistas. O roteiro com guia turístico é intercalado por pausas com apresentação teatral, retratando fatos históricos de São Luís.

O evento integra o programa Reviva que reúne atividades culturais para movimentar e revitalizar o Centro Histórico da capital, contando histórias que exaltam a cultura, o povo e as tradições maranhenses. Além do Passeio Serenata, integram ainda o Reviva o Sarau Histórico (que conta em música e teatro a história de literatos maranhenses) e o Roteiro Reggae (passeio ao som do reggae, ritmo que referencia à Jamaica Brasileira).

Este ano, o Reviva apresenta ainda o Sarau de Carnaval, que ocorrerá na Praça Deodoro para relembrar as festas e levar o público a um passeio pela Folia de Momo de outrora; e o Circuito Histórico do Complexo Deodoro, na Praça Panteon, que terá como foco a história das praças Deodoro e Panteon e dos 18 bustos de nomes da literatura maranhense expostos no local.

CAPS IJ realiza atividade em alusão ao Janeiro Branco na Feirinha São Luís

Nesse último domingo (20), a feirinha de São Luís da Praça Benedito Leite contou com vários profissionais da Rede Municipal para desenvolver uma ação voltada para a Campanha Janeiro Branco, que se propõe a fazer do mês de janeiro, um mês dedicado às reflexões, orientações e planejamento de ações estratégicas em prol da Saúde Mental na vida das pessoas.

´´Em uma época em que as taxas de depressão, ansiedade, auto mutilação, suicídio e o uso abusivo de drogas tem crescido de uma forma exponencial, é de suma importância a realização desta Campanha, mostrar que sem Saúde Mental não há paz e nem harmonia nos relacionamentos entre os indivíduos, e que Acolher e tratar pessoas com dignidade, faz toda a diferença ´´ disse Milena Barbosa, Diretora Administrativa do CAPS IJ

Em São Luís, a Prefeitura disponibiliza de 03 CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – CAPS IJ destinado ao atendimento Infanto Juvenil, no Turu, CAPS IJ voltado ao público Adulto no Olho Dágua e o CAPS AD, no Filipinho para os usuários de Álcool e outras drogas.

Todos estes dispositivos contam com uma equipe multiprofissional compostas por Médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, dentre outros profissionais;

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima