Diálogo entre choro e guitarrada marca edição inaugural da temporada 2019 de RicoChoro ComVida na Praça

Mestre Solano é o convidado da primeira edição do projeto este ano; apresentações acontecem até novembro em diversas praças de São Luís

A estreia da quarta temporada de RicoChoro ComVida na Praça acontecerá no próximo sábado (20), às 19h, na Praça da Fé (Casa do Maranhão, Praia Grande). O projeto, idealizado e produzido por Ricarte Almeida Santos, segue firme no propósito de estimular o encontro entre diversas linguagens musicais brasileiras, entre o instrumental e o cantado. Este ano abre espaço também para a poesia.

O projeto é uma realização de Eurica Produções, Girassol Produções Artísticas e RicoChoro Produções Culturais, com patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão. Em 2019 RicoChoro ComVida na Praça terá cinco edições e acontece até novembro. Toda a programação é gratuita.

Outra novidade nesta temporada de RicoChoro ComVida na Praça é a parceria com a Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo. Às vésperas das apresentações de convidados nacionais, haverá rodas de conversa com os artistas, que serão realizadas nas dependências da Emem. “Para nós é uma alegria estabelecer essa parceria. A Emem é um símbolo de qualidade na formação sólida de diversos talentos nossos. Por exemplo, os integrantes do Caçoeira, todos foram alunos da Escola de Música”, celebra Ricarte.

Ano Joãozinho – A partir deste ano, RicoChoro ComVida na Praça passa também a homenagear uma personalidade do Choro no Maranhão. Em 2019 o escolhido é o poeta e compositor Joãozinho Ribeiro, que celebra 40 anos de carreira. Samba e choro são dois gêneros de destaque no repertório do artista, que, nos moldes do projeto, percorreu diversas comunidades da ilha de São Luís entre os anos de 2002 e 2003 com o projeto “Samba da Minha Terra”.

A primeira edição terá como convidados o DJ Franklin, desde sempre um dos mais requisitados da Ilha, e performance poética com o mímico Gilson César. “Eles ajudam a criar uma ambiência, um clima, mas são parte do espetáculo. Queremos que as pessoas curtam música, poesia, num exercício de vivência comum, ocupando espaços públicos, dando nossa modesta contribuição para os esforços de revitalização da cidade que têm sido anunciados”, comenta Ricarte.

O grupo anfitrião da noite será o Regional Caçoeira, formado por João Eudes (violão sete cordas), Lee Fan (flauta e saxofone), Wanderson Silva (percussão) e Wendell Cosme (bandolim e cavaquinho), jovens virtuoses que há algum tempo ganharam notoriedade na cena musical da cidade, figuras fáceis em fichas técnicas de shows e discos de diversos artistas maranhenses.

A rede de pesca que empresta nome ao grupo alude ao passeio por diversos gêneros que o quarteto faz a cada apresentação, sobretudo mesclando o Choro a ritmos da cultura popular do Maranhão. Um balanço – para novamente lembrar do mar, do Maranhão – inigualável.

Choro e guitarrada – O grande convidado do sarau de estreia é Mestre Solano, o rei da guitarrada, direto do Pará. Ele lançou em setembro passado o cd “As guitarradas de um mestre”, em que, além do gênero que lhe dá título, passeia por cumbia, merengue, calipso, carimbó e bolero, entre outros. Aos 63 anos de carreira, com 17 álbuns lançados, o artista promete uma noite dançante.

“Americana” (Frank Carlos), também já gravada por nomes como Alípio Martins e Arnaldo Antunes, é seu maior hit, gravado por ele na década de 1980, na formação Solano e Seu Conjunto.

Mestre Solano nasceu em Abaetetuba – “terra morena de garotas de valor”, como canta o conterrâneo Pinduca –, onde ainda na infância começou a “arranhar” um banjo. Depois mudou-se para a capital Belém, onde ingressou no Corpo de Bombeiros, tendo sido músico da corporação militar.

Acessibilidade — Todas as edições de RicoChoro ComVida na Praça garantem a presença confortável de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto garante banheiros acessíveis, assentos preferenciais com sinalização, audiodescrição e tradução simultânea em libras.

Serviço

Sarau

O quê: estreia da temporada 2019 de RicoChoro ComVida na Praça

Quando: dia 20 de julho (sábado), às 19h

Onde: Praça da Fé (Casa do Maranhão, Praia Grande)

Quem: Gilson César, DJ Franklin, Regional Caçoeira e Mestre Solano (Pará)

Quanto: grátis

Patrocínio: TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão

Realização: Eurica Produções, Girassol Produções Artísticas e RicoChoro Produções Culturais

Roda de conversa

O quê: Roda de conversa

Quando: dia 19 de julho (sexta-feira), às 16h

Onde: Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Rua da Estrela, 363, Praia Grande)

Quem: Mestre Solano e Ricarte Almeida Santos

Quanto: grátis

Patrocínio: TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão

Realização: Eurica Produções, Girassol Produções Artísticas e RicoChoro Produções Culturais

Programação completa (sempre às 19h)

20 de julho

Local: Praça da Fé (Casa do Maranhão, Praia Grande)

Grupo anfitrião: Regional Caçoeira

Artista convidado: Mestre Solano (Pará)

Dj: Franklin

Poesia: Gilson César

24 de agosto

Local: Praça do Letrado (Vinhais)

Grupo anfitrião: Mano’s Trio

Artista convidado: Chiquinho França

Dj: Pedro Dread Lock

Poesia: Mano Magrão

21 de setembro

Local: Praça Carlos de Lima (Lagoa da Jansen)

Grupo anfitrião: Quarteto Buriti

Artistas convidados: Paulão e Mila Camões

Dj: Victor Hugo

Poesia: Áurea Maria

19 de outubro

Local: Largo da Igreja do Desterro

Grupo anfitrião: Trítono Trio

Artistas convidados: Cláudio Lima e Célia Maria

Dj: Vanessa Serra

Poesia: Rosa Ewerton

9 de novembro

Local: Praça Gonçalves Dias (Centro)

Grupo anfitrião: Quarteto Crivador

Artista convidado: Messias Britto (Bahia)

Participação especial: Joãozinho Ribeiro (homenageado da temporada)

Dj: Joaquim Zion

Poesia: Celso Borges

BRK AMBIENTAL CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR EM PRÊMIO DE INOVAÇÃO

Empresa é destaque por desenvolver projetos sustentáveise de alta eficiência no fornecimento de água e tratamento de esgoto no Brasil

Maior empresa privada do setor de saneamento básico do Brasil, a BRK Ambiental recebeu o Prêmio Valor Inovação Brasil 2019, na categoria Infraestrutura. O reconhecimento pelo investimento em projetos que modernizam e transformam a prestação de serviços de fornecimento de água e tratamento esgoto foi entregue à CEO da companhia, Teresa Vernaglia.

Para a premiação, a empresa apresentou tecnologias que tornam as várias etapas de prestação dos serviços de água e esgoto mais eficientes e sustentáveis. Entre as soluções está o projeto Nereda, um sistema revolucionário desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. Trata-se de uma tecnologia pioneira no país para o tratamento de esgoto, que dispensa a adição de produtos químicos e que, em relação ao tamanho da planta, ocupa menos da metade da área tradicionalmente necessária para as infraestruturas de tratamento de esgoto.

“Investir em soluções capazes de tornar os nossos processos mais eficientes e sustentáveis faz parte dos valores da empresa. Temos o compromisso de promover constantemente a melhoria da saúde, bem-estar, educação e economia nas cidades em atuamos”, diz Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental.

A empresa ainda conta com um programa estruturado para diminuir os índices de perdas de água em suas operações, um grande problema em praticamente todas as cidades do Brasil. Hoje, cerca de 38% de toda a água captada no país se perde em vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro. Para isso, foram estruturadas formas de diagnosticar as principais causas das perdas de água, o que permite direcionar um plano de ação rapidamente, elevando a eficiência operacional.

Além disso, para manter o cliente como foco do trabalho da empresa, foi criado o programa Olá BRK. A iniciativa baseia-se na análise de dados estatísticos que permitem entender as principais demandas do cliente e promover um atendimento mais humano e empático.

O Prêmio Valor Inovação Brasil é uma parceria entre a consultoria Strategy& e o jornal Valor Econômico, com apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), e pesquisa revela que 31% das vencedoras colocam inovação como prioridade número 1 do negócio e outras 59% consideram o tema como uma das três principais prioridades.

PROJETO SOCIAL QUE FOMENTA ESPORTE, LAZER E CIDADANIA NO JARACATY VAI GANHAR SEDE REFORMADA

Jeane Pires (Cemar), Marcelo Lamar (Kamaha Eng.), Sec. Rogério Cafeteira (SEDEL), Carlos Hubert (Cemar) e Cássia Melo (Grupo 8) em visita às obras da reforma do projeto social Fórum Jaracaty.

Previsão de conclusão das obras é no final desse mês de julho

Há dez anos um projeto social vem transformando a vida de milhares de crianças e jovens através do esporte, na faixa etária de 4 a 18 anos, no bairro do Jaracaty. É o Fórum de Desenvolvimento Local e Sustentável da Vila Jaracaty, em cuja sede são ofertadas diversas atividades esportivas como judô e tênis de mesa; além de aulas de informática e acesso à brinquedoteca, que beneficiam também toda a comunidade e não apenas os atletas. Cerca de 300 jovens são beneficiados atualmente, e há seis anos o projeto conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo.

As ações do Fórum Jaracaty já mudaram centenas de vidas; pois através do esporte, o projeto contribui para evitar que os jovens da comunidade se envolvam com drogas ou marginalidade, e se mantenham na escola, pois uma das exigências para integrar as atividades é estar regularmente matriculado e cumprindo o ano letivo escolar. Além de formar futuros atletas de judô e tênis de mesa, o projeto garante ainda oportunidades de capacitação profissional para as famílias dos jovens contemplados.

As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, na sede do projeto localizado no bairro Jaracaty. E a boa notícia é que à partir de agosto, o projeto terá uma sede completamente reformada e ampliada, oferendo mais conforto e novas possibilidades para a comunidade atendida.

Essa reforma, que está sendo feita pelo Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, contempla a construção de uma quadra poliesportiva; a troca de piso das áreas de judô e tênis de mesa; ampliação da brinquedoteca que ganhará climatização e construção de um banheiro; e novidades como a climatização da sala médica e a construção de um auditório para 40 pessoas.

O engenheiro Marcelo Lamar, responsável pela obra, lembra que a reforma prevê também a climatização e ampliação da sala de informática; troca de telhas de todo o telhado e proteção térmica; revitalização da fachada; reforma dos vestiários masculino e feminino e implantação de mini – horta comunitária. Segundo ele, com as novas instalações concluídas, as ações do projeto só tendem a crescer ainda mais, e até a diversificarem.

As obras realizadas pela Kamaha Engenharia, que também é apoiadora do projeto, estão em fase avançada de execução e devem ser entregues até o final desse mês de julho. Essa semana o Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, esteve visitando pessoalmente as obras e ficou satisfeito com os resultados. Ele estava acompanhando de Carlos Hubert, Ger. de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia Cemar e sua assessora, Jeane Pires.

O Secretário Rogério Cafeteira ressaltou a importância do projeto para minimizar a situação de exclusão social e econômica existente na comunidade, utilizando o esporte como ferramenta principal e construir um espaço de convivência e desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental para todos da comunidade.

“Essa obra assim que finalizada vai melhorar a qualidade das ações nesse projeto, que já é considerado pelo Governo como uma referência de sucesso. E deve servir de modelo para multiplicar essa bem sucedida fórmula de resgate social, usando o esporte para garantir cidadania, além de lazer e aprendizagem profissional. Estão de parabéns os administradores do Fórum Jaracaty, assim como a Cemar, que é uma grande parceira do Governo do Maranhão na realização de projetos transformadores como esse via Lei de Incentivo”, enfatizou o Secretário.

Para Carlos Hubert, do Grupo Equatorial Energia Cemar, esse projeto é vitorioso, e deve servir de modelo para outras comunidades:

“A conclusão dessas obras do Fórum Jaracaty vêm coroar a realização de um sonho, nosso como empresa apoiadora e principalmente da comunidade, que merece as novas instalações e toda a inserção social que o projeto oferece. O Fórum Jaracaty é um projeto exemplar, e essa evolução é mais que merecida”, declarou Hubert.  

A diretora executiva do Fórum de Desenvolvimento da Vila Jaracaty, Márcia Assunção, resume a enorme relevância do projeto, na promoção de iniciativas pela melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens da área: “Esse é um projeto de imenso significado social e que garante também cidadania, esporte e lazer”, enfatizou ela.

IV CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DO GRUPO MERCÚRIO

FOTO – DANIELLE VIEIRA: União para salvar vidas: O executivo Plínio Tuzzolo, Dir. do HSLZ e colaboradoras do Grupo Mercúrio que estão à frente da IV Campanha de Doação de Sangue

Prossegue com força total a IV Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio, que ao longo desse mês está percorrendo de forma itinerante as empresas do grupo, com a presença da unidade móvel do Hemomar, para realizar as coletas.

Essa é a quarta edição da campanha do Grupo Mercúrio em prol do Hemomar; e a meta desse ano são de 1000 bolsas a serem coletadas entre os meses de julho e agosto.

“O objetivo das campanhas anuais do Grupo Mercúrio é estimular a prática regular da doação de sangue entre todos os maranhenses. Nunca sabemos quando alguém da nossa própria família poderá precisar de sangue; sem falar que o ato de salvar vidas é algo muito nobre, e todos devemos fazer parte dessa corrente de solidariedade”, lembra Plínio Tuzzolo, executivo do Grupo Mercúrio à frente da ação.

O próximo local de A coleta de sangue será nos dias 17 e 18 de julho, na sede da Maternidade Natus Lumine no Olho D`Água. Além dos colaboradores, a comunidade pode e deve participar. Uma equipe do Hemomar estará no local coletando as doações.

Podem doar sangue todas as saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos e que pesem no mínimo 50Kg. Vale lembrar que quem for doar não deve

ingerir bebidas alcóolicas e evitar comidas gordurosas nas últimas 12H antes da doação; e deve estar bem descansado no ato na coleta de sangue. Não podem doar aqueles que já tiverem contraído malária, hepatites B e C, AIDS ou Doença de Chagas.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima