Federação Maranhense de Judô divulga lista de convocados para Brasileiro Final

Campeonato (Sub-15 e Sub-18) será realizado de 02 a 04 de agosto, na Arena da Juventude na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Depois da disputa classificatória dos Campeonatos Estaduais, a Federação Maranhense de Judô (FMJ) divulgou oficialmente, a lista de 24 convocados para representar o estado nos Brasileiros Sub- 15 e Sub-18 realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) no Rio de Janeiro/RJ de 02 a 04 de agosto. Os atletas convocados representam 15 agremiações de todo estado.

O critério de convocação foi o ranking nacional de base, atualizado pela última vez após o último Campeonato Estadual, que contabilizou a pontuação dos atletas.

Para a classe Sub-18, o Campeonato Brasileiro será decisivo, já que distribui os últimos pontos no Ranking Nacional que definirá a seleção para disputar o Campeonato Mundial Sub-18 em setembro, no Cazaquistão. Além disso, esta edição terá o Treinamento de Campo Nacional dos Brasileiros, iniciativa das gestões das categorias de Base e de eventos Nacionais da CBJ cujo objetivo é promover o intercâmbio técnico entre atletas e treinadores de diversos estados brasileiros.

A delegação maranhense será chefiada pelo Sensei Antônio Luís Rocha que também irá como técnico, assim como Ranieri Mazzili. Ainda no mês de agosto, 17 e 18, será realizado o Brasileiro Sub-13 na cidade de Curitiba/PR. A seleção maranhense será formada por onze atletas masculino e oito feminino, aguardando o período de inscrição para a convocação final.

Para o presidente da Federação Maranhense de Judô, Rodolfo Leite, os atletas que compõem a seleção maranhense terão grandes chances de conseguir resultados expressivos no Brasileiro, visto que o estado dispõe de excelentes atletas, preparados para levar a bandeira do Maranhão em qualquer competição.

“Não tenho dúvidas que o Maranhão irá brigar por medalhas em todas as categorias do Brasileiro. Dispomos de excelentes atletas e nossa expectativa é subir ao pódio em todas as classes e pesos”, pontuou Rodolfo.

Atletas Convocados:

Sub-15

José Manoel Campelo Silva (-40kg) / João Vitor Rodrigues de Sousa (-40kg) / Antonio Eduardo de Carvalho Rocha (-44kg) / Enzo Gabriel Oliveira Santana

(-48kg) / Claudio Flavio Santos Santana Filho (-53kg) / Cauan de Miranda Moreira Dias (-58kg) / Heitor Abreu Zimbrão Affonso de Paula (-64kg) / Thiago de Oliveira Reis de Souza (-64kg) / Ainhoa Santalices Costa (-36kg) / Ana Rissame Cabral de Carvalho (-48kg) / Maria Cleretty Marques de Araujo (-58kg) / Maria Luiza Dutra Birino (+73kg).

Sub-18

Ranieri Mazzili Vieira de Carvalho Segundo (-50kg) / Pedro Monteiro (-50kg) / Lucas Santos Rios (-55kg) / Pablo Henrique Morais (-73kg) / Gabriel Santos Mendes (-73kg) / Wochiton Caetano da Silva (-81kg) / João Marcos Wernz Costa (-90kg) / Paulo Gabriel da Costa Reis (+90kg) /  Maisa Lopes da Silva Carvalho (-44kg) / Naira Gabriely Rolim Alves (-48kg) / Margarida Luiza de Sousa Pereira Costa (-57kg) / Geovanna Gonçalves Morais (+70kg).

CURSO DE COMIDA ÁRABE NA COZINHA POTIGUAR

FOTO – DIVULGAÇÃO: Carla Albuquerque, que ministrará o curso de “Comida Árabe” na Cozinha Potiguar nesse sábado (27.07).

Considerada uma das mais saborosas referências mundiais em culinária, a Comida Árabe será o tema do curso gratuito desse sábado (27.07), na Cozinha Potiguar, na loja Potiguar do Cohafuma.

O curso será ministrado por Carla Albuquerque (Cozinha de Cumadi), que vai ensinar os participantes a prepararem receitas tradicionais e super saborosas como: Kibe crú; homus; pasta de alho com manjericão e babaganouch.

Aberto ao público e gratuito com inscrições nos stories do instagram da Potiguar Home Center, o curso “Comida Árabe” acontece das 9H30 às 11H30, na loja Potiguar do Cohafuma.

Dia Mundial da luta contra as Hepatites Virais

Julho amarelo, todos pela saúde

A campanha “Julho Amarelo” visa  combater às hepatites virais, no dia 28 deste mês é ápice da ação,  visto que é o dia mundial da luta contra a patologia. Segundo O Ministério da Saúde estima-se que 0,7% da população, entre 15 e 69 anos, no Brasil teve contato com o vírus da hepatite C no ano de 2018, o que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas. O balanço divulgado no inicio de 2019, pelo o MS, é  quase 700.000 pessoas tenham a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento. 

O “Julho Amarelo” propõe-se conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e também do tratamento das Hepatites Virais. A patologia é provocada por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus.

As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C,  mas os portadores do vírus devem receber asvacinas contra hepatites A e B,  e realizar a vacinação contra gripe e pneumonia todos os anos. Segundo O Ministério da Saúde estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose e carcinoma hepatocelular.

Para a Infectologista do hospital São Rafael, Dra. Andreia Napo, a campanha é muito importante para diagnosticar casos precocemente e poder tratar o mais breve possível, com maior chance de cura. Ressalta, “É mito que pessoas com hepatite precisam estar isoladas de seu convívio e que não tem cura”. 

É importante ser ressaltado, que todas as hepatites têm tratamento. Além do mais, é necessário  que todos participem das campanhas de vacinações para evitar o contágio, também alguns laboratórios privados realizam exames que visam diagnosticar a patologia.   O Laboratório São Rafael dispões meios para o diagnóstico das hepatites e o hospital possui de médico infectologista para iniciar o processo de tratamento. O mesmo está localizado na Rua Pernambuco, 800 – Centro. Para mais informações: Ascom HSR: [email protected] | Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 – 3900 | (99) 9808 – 4916.

JULIA NINA ENFRENTA NOVO DESAFIO NO CANADÁ

Maranhense integra Seleção Brasileira no Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas/10km

Nas águas frias do Lago Mégantic, com temperatura variando entre 15 e 20 graus, a nadadora maranhense Julia Nina, 17, vai enfrentar mais uma etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas integrando a Seleção Brasileira. A prova de 10km em águas abertas, será realizada dia 3 de agosto. O local fica na cidade de Lac-Mégantic, distante cerca de duas horas de Montreal/Canadá e 35 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos. Acostumada a nadar em condições adversas, ela busca somar pontos no ranking mundial.

Esta será a primeira participação de Julia na categoria absoluto. “Meu objetivo nessa prova é melhorar meu nível nessa categoria, e estar entre os melhores da Maratona Aquática do mundo”, comentou a nadadora patrocinada pelo Grupo Equatorial Energia/Cemar e Governo do Estado do Maranhão – através da Lei de Incentivo ao Esporte.

 O treinador e pai Alexandre Nina, disse que Julia parte para ganhar experiência. “Estar em uma categoria mais elevada coloca Julia em um outro patamar, onde a competição é mais difícil, porque as adversárias são fortes. Aos 17 anos de idade, isso vai dar maturidade a ela, para que alcance voos mais altos no futuro.

E quanto às adversidades, principalmente as climáticas? “Serão superadas, para que possamos representar bem o Maranhão e o Brasil”, falou otimista a nadadora, que viaja para o Canadá nesse domingo (28).

Prepare-se para Homem-Aranha: Longe de Casa assistindo toda trajetória do amigo da vizinhança no NOW

NOW preparou um especial com todos os filmes do Homem-Aranha, para os fãs do super-herói verem e reverem todas as versões e peripécias do cabeça de teia nas telonas. Além dos seis live-actions, também é possível assistir a premiada animação Homem-Aranha no Aranhaverso.

O Homem-Aranha é o super-herói mais famoso da Marvel Comics. Sua primeira aparição nos quadrinhos foi 1962 e desde então inspira gerações de fãs. Nos cinemas, ganhou vida pela primeira vez em 2002, pelas mãos do diretor Sam Raimi e com Tobey Maguire como Peter Parker. Essa dobradinha voltaria às telonas por mais duas vezes, em 2004 e 2007.

Após essa trilogia, em 2012, foi a vez de Andrew Garfield usar o uniforme em O Espetacular Homem-Aranha. Dirigido por Marc Webb, a nova versão do super-herói ganharia mais uma sequência dois anos depois.

Neste período, Homem-Aranha enfrentou diversos vilões: Duende Verde, em Homem-Aranha; Dr. Octopus, em Homem-Aranha 2; Homem-Areia, em Homem-Aranha 3; Lagarto, em O Espetacular Homem-Aranha; e Electro, em O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça De Electro.

Em 2016 Peter Parker é descoberto por Tony Stark e faz sua primeira aparição dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, em Capitão América: Guerra Civil. E o primeiro filme solo do Homem-Aranha, como parte do MCU, foi em Homem-Aranha: De volta ao Lar, já interpretado por Tom Holland.

A partir daí o herói tornou-se mais do que o “amigo da vizinhança”, ele passa a integrar os Vingadores, na luta para salvar o planeta que é ameaçado por Thanos. E essa saga ganha um novo capitulo no dia 4 de julho, quando estreia nos cinemas Homem-Aranha: Longe de Casa.

Já Homem-Aranha no Aranhaverso, lançado em 2018, conquistou o público e vários prêmios de Melhor Animação, incluindo Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

E para ver e rever toda essa história, o Especial do Now, conta com os sete filmes do Homem-Aranha, e pode ser acessado por clientes da Claro e NET pelo site nowonline.com.br ou aplicativo para dispositivos móveis. Quem tem pacote de TV também assiste pelo canal 1 do controle remoto.

O NOW também tem Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Já no dia 31 de julho a plataforma recebe o recém-lançado Vingadores: Ultimato. Assim, não tem como perder nenhum detalhe da história do super-herói.

Os clientes com planos pós pago da Claro contam com o Extraplay, uma franquia de dados exclusiva que permite aproveitar filmes e séries no NOW, com mais conforto no uso da sua internet móvel. O Extraplay dobra a quantidade de dados do plano, para uso exclusivo nos aplicativos de streaming de vídeo compatíveis com a funcionalidade, incluindo o próprio NOW, YouTube, Claro Vídeo e Netflix.

CELEBRE OS 20 ANOS DE UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL COM O NOW

Qual a probabilidade de uma estrela do cinema se apaixonar por uma pessoa comum? Há 20 anos Anna Scott e Willian Thacker mostravam que isso é mais do que possível, pelo menos nos filmes, com direito a uma trilha sonora impecável.

Esse romance recheado de encontros e desencontros foi contado em Um Lugar Chamado Notting Hill e vivido por Julia Roberts e Hugh Grant. O filme estreou no Brasil no dia 30 de julho de 1999 e encantou os corações apaixonados.

A trilha sonora também marcou. Entre as canções interpretadas por grandes nomes como Bill Withers e Shania Twain, foi She, de Elvis Costello, que mais se destacou. Tocada até hoje nas rádios, a música sempre ativa a memória dos fãs deste romance arrebatador.

O sucesso foi tanto que Notting Hill, bairro londrino que ambienta o filme, até hoje recebe milhares de turistas. Entre os principais pontos visitados estão a porta azul da casa de Will; a livraria que o personagem era proprietário, que hoje se chama The Notting Hill Bookshop; e o Portobello Market, feira ao ar livre que acontece aos sábados.

Então, que tal rever este romance? Um Lugar Chamado Notting Hill está disponível no NOW e pode ser acessado pelo site nowonline.com.br ou aplicativo para dispositivos móveis. Clientes da Claro com pacote de TV por assinatura também assiste pelo canal 1 do controle remoto.

Os clientes com plano móvel pós-pago contam com o Extraplay, uma franquia de dados exclusiva que permite aproveitar filmes e séries no NOW, com mais conforto no uso da sua internet móvel. O Extraplay dobra a quantidade de dados do plano, para uso exclusivo nos aplicativos de streaming de vídeo compatíveis com a funcionalidade, incluindo o próprio NOW, YouTube, Claro vídeo e Netflix.

Conta de energia: mais de 600 mil famílias têm direito a conta mais barata

Tarifa Social Baixa Renda proporciona descontos de até 65%

Pagar a conta de energia elétrica com descontos é um benefício que muitas famílias de baixa renda do Maranhão têm direito com o ProgramaTarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal, mas muitas delas não sabem que podem ter esse desconto ou não sabem que precisam atualizar seu cadastro a cada dois anos.

Atualmente, 1.504.438 famílias estão cadastradas no Maranhão. Segundo dados levantados pela Cemar, mais de 600.911 mil famílias que já possuem cadastros nos programas do Governo Federal e atendem a todos os critérios exigidos pelo programa, ainda não recebem o benefício, por não ter realizado cadastro junto a Cemar, ou mesmo, apenas por não atualizá-los. As cidades de São Luís, Imperatriz e Timon lideram o ranking de municípios com o maior número de famílias com direito ao benefício, mas que ainda não recebem o desconto por estarem com o cadastro desatualizado.

Mas como fazer para se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda?

Primeiro, é preciso conhecer o Programa Tarifa Social Baixa Renda, criado em 2010, que consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%. Para Indígenas e Quilombolas esse desconto pode chegar até 100%.

Os descontos variam de acordo com o consumo de energia elétrica pelas famílias cadastradas, sendo que as residências com menor consumo de energia elétrica tem descontos maiores. Um consumo elevado, pode significar sair da faixa de descontos do programa, por isso é importante para a família ter boas práticas de economia, para não gastar demais com a energia elétrica e perder o desconto.

Para fazer o cadastro é preciso primeiramente possuir o NIS – Número da Identificação Social, ligar na Central 116 ou ir a uma Agência de atendimento da Cemar mais próxima, com os seguintes documentos:

·         Documento Oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte) e o CPF do titular da Conta;

·         Número de Identificação Social (NIS);

·         Para família indígena, é possível apresentação do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);

·         Famílias que possuem membros com patologia ou doença que requerem uso de aparelhos elétricos devem apresentar relatório e atestado subscrito por profissional médico homologado pela Secretaria de Saúde do município, do SUS, ou estabelecimento particular conveniado, comprovando que é necessário o uso dos aparelhos, equipamentos ou instrumentos para o tratamento.

Confira o ranking dos 10 municípios maranhenses com o maior número de famílias que podem ter a conta mais barata:

Existe limites e prazos para o cadastro na Tarifa Social Baixa Renda?

As famílias podem se cadastrar a qualquer momento no programa e não há limites de prazos para o vigor do desconto. Porém, devem manter os dados atualizados junto a base da Cemar para que não percam o benefício, como alerta o Analista Comercial da Cemar Ronilton dos Santos: “É necessário que o cliente tenha seu cadastro atualizado junto ao CRAS, assim como buscar, posteriormente, os canais de atendimento da Cemar para solicitar a inclusão e atualização do benefício, quando for necessário. O cliente precisa ter a prática de atualizar os dados no CRAS anualmente e, principalmente, quando tiver a informação na fatura de energia elétrica que perdeu o benefício ou que perderá por algum dos critérios de validação.” alerta Ronilton.

Os descontos podem ser de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica, calculados e fixados pela ANEEL, o que faz muita diferença no orçamento de uma família. Os descontos são decrescentes e cumulativos, à medida que o consumo vai evoluindo, até o limite de 220 kWh/mês.

       Faixa de Consumo                Desconto         
         0 a 30 kWh/mês            65%
 Acima de 30 até 100 kWh/mês            40%
 Acima de 100 até 220 kWh/mês            10%

Para saber se você está recebendo o benefício da Tarifa Social, você deve verificar na sua fatura mensal de energia elétrica, no campo de dados do cliente, a seguinte informação “Classificação: Residencial Baixa Renda”. Por se tratar de um desconto na fatura, a tarifa social é um incentivo ao cidadão para manter as faturas em dia, além de ter boas práticas de economia para não desperdiçar energia elétrica e nem ficar de fora de desconto.

Assessoria de Imprensa Cemar

Lei de Incentivo: projeto Gol de Placa realiza torneio interno

Aproveitando o período das férias escolares, a Escolinha Gol de Placa, projeto patrocinado pelo governo do Estado e da Distribuidora Medeiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, realizou, nesta semana, a segunda edição de seu torneio interno. O campeonato, realizado na Associação dos Profissionais da Saúde de Bacabal (APSB), reuniu todos os alunos dessa importante iniciativa que tem transformado a vida de crianças entre 8 e 12 anos no município.

O Campeonato Interno da Escolinha Gol de Placa foi idealizado não para ter apenas o caráter esportivo e de competição que um evento desse possui. Na verdade, o principal objetivo foi o de proporcionar uma tarde divertida para as crianças do projeto, que puderam mostrar os resultados dos treinos.

Em campo, os meninos deram um show com belos gols e jogadas que resultaram nos aplausos dos pais, que marcaram presença no torneio. No fim, todos os alunos foram premiados com medalhas e houve a escolha dos destaques da competição.

Os meninos foram divididos em quatro equipes para disputar o torneio. O Time C foi o grande campeão e ainda teve Natan como o principal artilheiro da competição. As outras premiações individuais foram entregues para Gulherme (Melhor Goleiro) e Thiago (Melhor Jogador), que jogaram pelos times D e B, respectivamente.

Caráter social

Após as disputas em campo, a premiação da garotada e o “coffee break”, o sentimento é o de que o Campeonato Interno da Escolinha Gol de Placa conseguiu alcançar seu objetivo social e de entretenimento. Para quem trabalha desde o início do ano com os meninos do projeto, a hora de reconhecer a evolução da garotada tanto dentro como fora de campo.

“Projetos como esse são fundamentais para nossas crianças. Aqui, esses meninos têm a oportunidade de conhecer e de se aperfeiçoar no futebol. Eles contam com acompanhamento pedagógico porque sabemos da importância da educação para a vida deles. Ficamos felizes em ajudar na formação do cidadão. Muito bom que as famílias dos garotos marquem presença e deem apoio à nossa escolinha. Muito obrigado, também, para o governo do Estado e para a Distribuidora Medeiros por acreditarem nesta iniciativa”, disse o professor Rochetauo Reis.

O grande diferencial da Escolinha Gol de Placa é que ela une a prática esportiva com o acompanhamento pedagógico. As atividades ocorrem sempre duas vezes por semana e, nos dias dos treinos, os meninos também participam têm aulas de reforço em várias disciplinas escolares.

Mais sobre o projeto

Lançado oficialmente em dezembro de 2018, o projeto “Gol de Placa” tem como perspectiva executar uma escolinha de iniciação e treinamento de futebol como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humana. Isso irá proporcionar mais saúde, equilíbrio, agregando valores e, principalmente, um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

Esta iniciativa nasceu do desejo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social oriundas de comunidades carentes da cidade de Bacabal por meio da prática do futebol.

O projeto é desenvolvido por profissionais capacitados no esporte Futebol que seguirá uma metodologia especializada com teorias e práticas desenvolvidas, exclusivamente, para os participantes do projeto.

Vale destacar que todos os alunos da escolinha receberam um “kit” com todo o material esportivo necessário (uniforme, chuteiras e bolsas esportivas) para participar das aulas. Outro ponto positivo é que, nos dias de treinos, cada aluno tem alimentação garantida pelo projeto, além de receber acompanhamento escolar e pedagógico. 

NOVA RODADA DO CICLO DE PALESTRAS “OS TAMBORES DE SÃO LUÍS EM DEBATE”

O professor Gérson Lindoso, que vai ministrar a palestra “O Protagonismo Negro da Vodunsi e Doceira Genoveva Pia em Os Tambores de São Luís” no próximo dia 02 de agosto, na Casa de Cultura Josué Montello. Aberto ao público e gratuito

Em agosto será retomado  o ciclo de palestras sobre o romance de Josué Montello, Os Tambores de São Luis. A programação faz parte do lançamento da edição especial da obra montelliana; que conta com patrocínio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O palco dos debates é a Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas. E a próxima palestra desse ciclo será “O Protagonismo Negro da Vodunsi e Doceira Genoveva Pia em Os Tambores de São Luís”; a ser proferida no próximo dia 2 de agosto (sexta – feira) às 15h pelo professor Gérson Lindoso, com mediação da jornalista Talita Guimarães.

Essa palestra tem como objetivo identificar o protagonismo heróico negro da personagem Genoveva Pia ao longo da narrativa Montelliana na obra Os Tambores de São Luís. Através do seu discurso forte e empoderado, ela reforça e legitima os ideais de luta por uma sociedade mais igualitária e combativa ante as agruras do sistema escravocrata vigente na época. É uma peça chave na construção identitária do personagem principal da obra, Damião.

O evento é aberto ao público e gratuito

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima