CAPS AD Maranhão promove palestra educativa no Cintra

O delegado da Polícia Civil, Joviano Furtado, ao lado do coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, falando aos alunos do CINTRA

A pedido da escola Centro Integrado Rio Anil (Cintra), Rua da Companhia, número 01 – Anil, São Luís – MA, na manhã de ontem(05/08), o Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Estado esteve capacitando os professores desta escola e contribuindo no planejamento de atividades no ano de 2019 para prevenção de uso de álcool e outras drogas.

“Uma alternativa encontrada por nós junto a direção, de fomentar estes docentes para que no decorrer deste ano possa trabalhar assuntos como depressão, álcool e drogas, ansiedade. Com isso favorecer a prevenção. Já fizemos este trabalho em três escolas como BCA, Rio Grande do Norte e CEJOL, assim já concluímos mas de 50 palestras e aulas para alunos, famílias e professores Prevenção é o caminho”, disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.

A psicóloga da escola CINTRA, Dra. Lorena Desterro, ao lado do coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa

De acordo com o Ministério da Saúde o consumo de drogas tem início aos 12 anos, com substâncias lícitas como álcool e cigarro, o crack porém é a droga que mais traz danos imediatos e mais provoca dependência em curto prazo. “O papel do CAPS AD deve ir além de oferecer tratamento devemos principalmente contribuir com a política de saúde mental do Estado no quesito prevenção e educação. Só assim estamos conseguindo enfrentar o uso e abuso de drogas. Todos juntos iremos mais longe e com mais força. Agradeço a sensibilidade da diretoria da escola e professores que vão continuar contribuindo conosco”, comentou o coordenador geral do CAPS AD Marcelo Soares Costa.

O delegado da Polícia Civil, Joviano Furtado, que tem forte trabalho no combate ao consumo de drogas em São Luís também participou do evento, que foi idealizado pela psicóloga da escola CINTRA, Dra. Lorena Desterro.

Os alunos do CINTRA puderam ver de perto vários tipos de drogas

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O Caps AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feiras, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima