Educação bilíngue no ensino médio: nunca é tarde para buscar fluência em outro idioma

Reunião de trabalho para análises dos processos de implementação do High School.

Em um mundo cada vez mais globalizado, falar uma segunda língua se tornou imperativo para o sucesso pessoal e profissional. Estudos realizados em renomadas instituições de ensino de vários países confirmam a importância da educação bilíngue para o engajamento dos alunos no pensamento crítico, competências comunicativas, colaborativas, criativas e diversidade cognitiva, propiciando uma experiência que promove a alta performance na aquisição de conhecimento.

O ideal, segundo especialistas, é que o início do contato com um segundo idioma se inicie na infância e que o indivíduo permaneça em processo de aprendizagem, passando pelas diferentes fases da vida.  Porém, nunca é tarde para começar, para aprender ou fazer uma imersão em outro idioma. Em São Luís, a escola Maple Bear, que utiliza metodologia canadense, é pioneira na educação bilíngue. Agora, que já está concluindo a formação dos primeiros estudantes bilíngues no Ensino Fundamental, a instituição se prepara para oferecer, a partir de janeiro de 2020, o Ensino Médio (ou High School). A unidade Maple Bear de São Luís será a primeira do Nordeste e a quarta do país a oferecer ensino médio.

Para jovens que fizeram o ensino fundamental em escolas convencionais e almejam o aprendizado bilíngue, a Maple Bear fará um pré-curso de imersão na língua inglesa, a fim de preparar os novos alunos do High School, para que tenham menos dificuldade em absorver o conteúdo em sala de aula, uma vez que grande parte das disciplinas é lecionada em inglês.

O momento atual é de últimos ajustes para a implementação do High School. Recentemente, a Maple Bear de São Luís recebeu a visita o canadense Peter Visser, Diretor Acadêmico da rede Maple Bear na América Latina. Ele veio para, junto à direção da unidade, avaliar o processo e contribuir com as discussões necessárias. A coordenadora da frente de inglês do Ensino Fundamental II da Maple Bear, Berta Biondi, explica. “A vinda do Petter marca ainda mais a consolidação do  High School e mostra os avanços  nesta proposta de ensino. Já faz dois anos que estamos trabalhando nesta implementação e nos reunimos semanalmente para a construção do currículo que já está finalizado, passando por uma revisão. Os calendários já estão prontos, os professores recebem formação e aguardamos os alunos em breve”, contou entusiasmada.

Enem

Baseado na Lei de Diretrizes e Base Escolar brasileira, o High School da Maple irá oferecer todas as disciplinas necessárias para que os alunos possam participar dos melhores vestibulares e ter excelentes desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Ao mesmo tempo, incluímos a matriz curricular canadense, dentro da metodologia que diferencia a Maple Bear de outras escolas, tratando o bilinguismo de forma peculiar. Em nossa escola isso se estende para além do idioma: mostra-se na cultura, no conhecimento de outro país e de outras realidades”, esclarece a diretora da Maple Bear São Luís, Ingrid Grill.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima