Cemar promove Feira de Saúde e Qualidade de Vida em São Luís

A 6ª Feira de Saúde e Qualidade deVida teve o intuito de promover saúde e bem-estar aos colaboradores

A abrangência da medicina do trabalho vai muito além dos exames para admissão ou rescisão de contrato. A maioria das empresas já entenderam que programas de longo prazo, que visam a prevenção e a promoção da saúde dos funcionários, geram benefícios para todos. Com esse propósito, a ação promovida pela Cemar ofereceu gratuitamente diversos serviços relacionados à saúde, além do desenvolvimento de várias ações educativas de sensibilização e conscientização sobre hábitos mais saudáveis e melhoria da qualidade de vida, proporcionadas por empresas e instituições parceiras.

Sabemos que uma das principais condições para viver bem e ter produtividade no trabalho é estar com a saúde em dia, porém, muitas vezes, acabamos não dando a atenção devida para o assunto ou deixando para depois. Nesse contexto, o programa Cemar Saudável, criado para acompanhar a saúde dos colaboradores, viabilizou a Feira de Saúde e Qualidade de Vida Cemar, que já está em sua 6ª edição. E, por meio dela, os colaboradores da Companhia tiveram acesso a serviços essenciais relacionados não somente a saúde, mas a estética, a beleza, entre outros fatores que afetam a qualidade da saúde física e mental.

Ao todo, a ação contou com nove parceiros, dentre eles, estiveram empresas como a Escola de Tricoterapia, SESI, Polishop, Instituto Florence, INSS, HRO, THB, Supera, Clinica Estância Bela Vista, entre outros, que estiveram no local disponibilizando informações sobre saúde e oferecendo vários serviços, como aferição de pressão e glicemia, avaliação nutricional, massagem, orientações sobre alimentação saudável e saúde do homem e da mulher, aconselhamento psicológico e previdenciário e muito mais.

Samia Machado, colaboradora da Cemar, elogiou a iniciativa e falou dos benefícios para os funcionários: “Esses momentos são importantíssimos para a empresa, pois a gente costuma priorizar várias demandas do trabalho e acaba esquecendo de cuidados básicos com a saúde. Aqui estão sendo oferecidos serviços como o teste de pressão e glicemia, que são essenciais para a nossa vida. E é muito bom ter esse atendimento sem precisar sair da empresa”, disse.

Lagoa do Cassó: Um Paraíso de Águas Cristalinas

Fotos da Vista da Lagoa do Cassó

Um paraíso com águas calmas e transparentes, localizada a 217 km de São Luís, o Povoado de Cassó, que pertence ao município de Primeira Cruz e faz divisa com as cidades de Barreirinhas e Urbano Santos.

Apesar do acesso aventureiro com estradas de areia (é recomendado veículo com tração 4×4 ou a opção de alugar um transfer de uma Toyota), vale a pena visitar a Lagoa do Cassó, o lugar é lindo e encantador. Na área tem muitos bares, campings e pousadas com opções para passar o dia ou o final de semana.

Como Chegar: Saindo de São Luís, são 194 km de asfalto pelas BR-135 e 402 até a entrada da trilha de 20 km, que dá acesso ao povoado. Por este caminho é necessário um carro 4×4 ou contratar uma Toyota com capacidade para até oito pessoas, que custa R$ 300,00. O transporte terceirizado sai do Povoado Sangue, onde é possível guardar o carro no Estaciomento do Pirrote, com diária de R$ 10,00.Mas, se você preferir, agora também pode chegar à Lagoa do Cassó em carro 4×2. A viagem pela rodovia segue por 217 km e depois por mais 35 km de piçarra.

A novidade é que esse mês um importante investimento que vai melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os quase 700 habitantes da região. A ‘Pérola dos Lençóis Maranhenses’, como é conhecido, tem agora mais de 5 quilômetros de uma nova rede de distribuição de energia que levará mais desenvolvimento e qualidade de vida aos cassoenses.

“Antes, por exemplo, as pousadas eram prejudicadas com a sobrecarga de energia, que não aguentava nem os ares-condicionados, os freezers, e hoje os eletrodomésticos funcionam normalmente. Essa melhora contribui tanto para o comércio, quanto para a população. Comentou feliz com a obra o João Filho, motorista na cidade.

“Por toda sua beleza natural e potencial turístico, o Povoado do Cassó merecia essa melhoria na sua rede de distribuição. A Cemar é uma empresa que trabalha para atender cada vez melhor os seus clientes e levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para todo o Maranhão. Agora, não apenas as famílias que residem em Cassó, mas os milhares de turistas que visitam esse lindo lugar, também perceberão a nossa energia, ressaltou Augusto Dantas, presidente da Cemar, no momento da entrega da obra no Povoado.

Plano de Investimento: essas obras de melhorias são resultado do planejamento desenvolvido pelo Grupo Equatorial Energia que busca atender à crescente demanda de energia no Estado. Já são 15 anos de gestão do Grupo Equatorial, com investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia para melhor atender a população. Para o ano de 2019, o plano de investimentos continua com mais de 220 milhões de reais nas áreas de expansão, manutenção e modernização do sistema elétrico em todo o estado do Maranhão.

As opções de pousadas são: Pousada do Gaúcho, Porto dos Ventos e Porto do Caju. Visitamos dessa vez, a Pousada Porto do Caju, que oferece apartamentos com capacidade para duas ou até cinco pessoas, todos climatizados, com frigobar, chuveiro  elétrico e Wi-Fi. A diária inicia as 13 horas e encerra as 11 horas. Tem estrutura na beira da lagoa com mesas e cadeiras, redes, caiaque e stad up paddle para os hóspedes. Também tem bar e restaurante com cardápio regional delicioso com galinha caipira, capão, bode no leite de côco, peixe frito, peixada, camarão, carne de sol de filé, sanduíches, etc.

6ª edição do Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos acontece na Universidade Ceuma

Aconteceu nos dias 17,18 e 19, em São Luís, a sexta edição do Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, que teve como objetivo promover espaços de socialização e de debate do conhecimento produzido acerca da gestão de resíduos sólidos. Com o tema: “Desmaterialização na gestão de Resíduos Sólidos”, o Congresso debateu sobre a utilização exacerbada dos recursos naturais e a degradação de muitos ecossistemas, assim como perda da biodiversidade e da qualidade do meio ambiente.

O evento que acontece anualmente, este ano, foi sediado na Universidade Ceuma e teve a participação do Grupo Equatorial Energia Cemar, além da presença de diferentes segmentos sociais e institucionais, como toda a comunidade científica, gestores públicos e organizações não-governamentais. Na ocasião o Grupo Equatorial Energia Cemar participou com um stand do projeto Ecocemar, que consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação do material à indústria de reciclagem. Para o Executivo de Planejamento e Desenvolvimento da Cemar, Júlio Mendes, que durante o congresso apresentou o case do projeto a nível Nacional, foi uma excelente oportunidade para destacar o outro lado que a Cemar desenvolve, que é a responsabilidade socioambiental. “O Grupo Equatorial tem no seu valor a preocupação com o meio ambiente, e tem realizado trabalhos intensivos, para que o cliente se envolva nesse ciclo de reciclagem, para que no final, todos saem ganhando, afinal a responsabilidade com os resíduos sólidos e com o meio ambiente em geral é de todos, tanto do sistema governamental, como das empresas privadas e de todos os clientes”, pontuou Júlio.

As atividades no evento incluíram palestras, minicursos, mesas redondas, mesas institucionais, lançamento de livros e apresentação de artigos científicos. O Congresso serviu para criar um ambiente interativo onde pesquisadores e estudiosos puderam dialogar e avançar na busca por conhecimento e soluções para a gestão adequada de resíduos sólidos.

Ecocemar

O projeto existe há oito anos no Maranhão e proporciona muitos benefícios para o nosso Estado. Além disso, o Ecocemar ajuda a reduzir o valor da conta de energia, já que o cliente recebe o bônus referente ao valor do material reciclável de acordo com a quantidade e tipo de material entregue nos postos de coleta. Toda destinação do material arrecadado vai para a indústria de reciclagem. E este bônus também pode ser doado para instituições filantrópicas.

O projeto já cadastrou mais de 189.495 mil pessoas, que somam mais de 27 mil toneladas de resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak, entre outros, que geraram mais de 1.405.662,49 milhão de reais em descontos na conta de energia de residências e instituições sem fins lucrativos.

  • Com 19.038 mil toneladas de papel reciclado pelo Ecocemar, 190.383 mil árvores deixaram de ser cortadas, o que equivale a 1.813 campos de futebol.
  • Com 6.498 mil toneladas de plásticos reciclados pelo projeto, 64,98 barris de petróleo deixaram de ser extraídos da natureza.
  • Foram recolhidas 2.048 toneladas de metal equivalente a 389,28 vagões de metrô.

Veja como funciona o ECOCEMAR e como participar:

1-    Separe os resíduos (limpos e secos);

2-    Procure um dos 18 postos de coleta do Ecocemar: 12 em São Luís, 01 em Santa Inês, 03 em Imperatriz, 01 em Timon e 01 em Caxias;

3-    Com o número da conta contrato (unidade consumidora) em mãos, leve os resíduos ao posto de coleta e faça sua troca. Você receberá o cartão ECOCEMAR e poderá leva-lo nas próximas entregas;

4-     O bônus referente ao seu resíduo virá na próxima conta de energia;

5-    Se preferir, você pode escolher uma instituição filantrópica para doar os seus bônus. Desta forma as instituições somam várias doações e muitas vezes recebem a conta paga (zerada) no final do mês.

DIA DA FAMÍLIA NO DOM BOSCO É NESSE SÁBADO

Muito lazer educativo com ampla programação recreativa e cultural para celebrar o Dia da Família, nesse sábado (28.09) na sede do Colégio Dom Bosco

Sábado (28.09) especial com recreações e atividades educativas para alunos e pais na sede da escola

Tudo pronto para o grande evento que já faz parte do calendário recreativo das famílias de alunos do Dom Bosco. Estamos falando do Dia da Família, que vai acontecer nesse sábado (28.09), das 16h às 18H, na sede do Colégio Dom Bosco no Renascença II. Uma ampla programação foi preparada para promover o lazer educativo e integrar ainda mais os alunos e seus familiares e a escola.

O evento que já é aguardado por todos da grande família Dom Bosco, esse ano terá oficinas de pintura, arte e música; contação de histórias, atividades físicas, circuitos, jogos de mesa e atividades recreativas em geral além de um delicioso piquenique em família.

No encerramento, show com a cantora Bruna Lussaray. O evento acontece na Rua dos Azulões, em frente ao novo prédio do Colégio Dom Bosco.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima