Cerimônia pelos 30 anos da Constituição Estadual homenageará parlamentares participantes do ato histórico

Único deputado constituinte no exercício do mandato, Zé Gentil distribuiu exemplares da Carta Magna a colegas da atual legislatura

Zé Gentil entregou exemplar da Constituição Estadual ao presidente da Assembleia, Othelino Neto

Momentos especiais em homenagem à Constituição Estadual, pelo transcurso dos 30 anos de promulgação da atual Carta Magna maranhense, serão realizados pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em sessão solene nesta quinta-feira (17), às 11h, no Plenário Nagib Haickel. O presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PC do B), que fará as honras da solenidade, afirmou que é fundamental a valorização dos atos que refletem o exercício da democracia, uma vez que a Constituição se configura como o norte essencial para todos os cidadãos na sociedade.

Na cerimônia, o deputado federal Gastão Viera, um dos parlamentares constituintes que serão homenageados, ministrará palestra. O evento contará ainda com a presença do atual presidente da Associação dos Ex-deputados Estaduais, Carlos Guterres, que foi 1º vice-presidente da Assembleia durante a elaboração e promulgação da Constituição Estadual, e do o atual deputado José Gentil (PRB), único remanescente da legislatura que promulgou a Carta Magna maranhense, em 5 de outubro de 1989.

Protagonista

Deputados César Pires e Antônio Pereira recebem exemplares da Constituição das mãos de Zé Gentil

Por ser o único parlamentar constituinte na atua legislatura estadual, José Gentil é protagonista de um documentário produzido pela Assembleia Legislativa para resgatar os 30 anos desse feito histórico. O documentário será exibido na solenidade. Gentil também é autor do projeto de lei nº 228/2019, que institui o Dia da Constituição Estadual do Maranhão, aprovado pela Casa e já sancionado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que deu origem à Lei nº 11.059, de 3 de julho de 2019. Em razão desse fato, o parlamentar, que na sessão desta quarta-feira (16) distribuiu exemplares da Constituição Estadual a Colegas de Plenário, será alvo de homenagens durante a solenidade que marcará as três décadas de promulgação da Constituição maranhense.

“Em tempos em que se procura desestabilizar o Estado Democrático de Direito, quando alguns que deveriam zelar pela paz no país, divulgam mensagens pedindo o fechamento do Supremo Tribunal Federal ou do Congresso Nacional, por exemplo, isso aumenta a importância de nós cultuarmos a nossa Constituição. Afinal de contas, esse deve ser o parâmetro de todo cidadão e cidadã e, em especial, dos parlamentares, que é quem têm a prerrogativa constitucional de legislar”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto.

Zé Gentil foi prestigiado por colegas de parlamento por ser o único deputado remanescente da legislatura que promulgou a Constituição

Na ocasião, também haverá o lançamento da Constituição Estadual revisada e anotada.

Constituintes de 1989

Entre os deputados constituintes de 1989, estão Anselmo Ferreira; Aristeu Barros; Bete Lago (em memória); Benedito Terceiro; Carlos Braide; Carlos Guterres; Carlos Melo (em memória); Celso Coutinho; César Bandeira; Clodomir Paz; Conceição Andrade; Daniel Silva; Eduardo Matias; Emanuel Viana; Francisco Camelo; Francisco Martins; Galeno Brandes (em memória); Gastão Vieira; Inácio Pires; Irineu Galvão (em memória); Ivar Saldanha (em memória); João Bosco; Jorge Pavão; José Bento Neves (em memória); José Elouf (em memória); José Genésio; José Gentil; José Gerardo; Juarez Lima; Juarez Medeiros; Júlio Monteles; Juscelino Rezende; Kleber Carvalho Branco (em memória); Léo Franklin (em memória); Luís Coelho (em memória); Marconi Farias; Mário Carneiro; Pedro Vasconcelos; Petrônio Gonçalves; Pontes de Aguiar; Raimundo Cabeludo; Raimundo Leal (em memória); Raimundo Nonato Jairzinho da Silva (em memória); Remi Trinta; Ricardo Murard e Sarney Neto.

HOME CENTER POTIGUAR LANÇA CARTÃO PRÓPRIO E AUMENTA PODER DE COMPRA EM SÃO LUÍS

Quem quiser fazer o seu cartão Potiguar, basta comparecer a uma das lojas no Centro, Cohama, Cohafuma ou Forquilha levando RG, CPF, comprovantes de renda e de residência para solicitar na hora a emissão do cartão

As lojas do Grupo Potiguar já estão disponibilizando a todos os clientes da capital maranhense o seu cartão de crédito próprio. Imperatriz foi a primeira cidade  ter essa opção, e a adesão na região tocantina foi super positiva.

O novo cartão de crédito Potiguar é sinônimo de crédito fácil, mais segurança e comodidade na hora de comprar tudo em material de construção, presentes, objetos de decoração e itens para o lar em todas as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz; ou ainda em outras lojas do comércio. Entre os benefícios, destaque para o fato do cliente ter até 40 dias para pagar, o que aumenta o poder de compra; além da opção de poder parcela suas compras na Potiguar em até 12 vezes sem juros. E mais, a fatura é recebida por email permitindo total controle dos usuários.

Equatorial Energia Maranhão

O Presidente da Equatorial Maranhão Augusto Dantas com o Presidente do Grupo Equatorial Energia Augusto Miranda

O Grupo Equatorial Energia deu um grande passo em direção ao seu compromisso de ser cada vez melhor para seus clientes, anunciando durante uma coletiva de imprensa, a sua nova marca e seu novo posicionamento: Cemar agora é Equatorial Maranhão.

Luciana Lemos e Ribamar Cunha do Jornal O Estado do Maranhão

O anúncio foi feito, simultaneamente, para outras regionais da empresa no Estado. O processo de mudança da marca da empresa acontecerá gradativamente até o final do próximo ano. Na oportunidade, também, foram apresentadas as novidades que vêm com esse momento, como: o novo site, novas funcionalidades do Aplicativo e o atendimento virtual pelo aplicativo WhatsApp, a Clara. Para Augusto Dantas, presidente da Equatorial Energia Maranhão, esse é um momento de consolidação das práticas da Companhia, principalmente porque foi no Maranhão que tudo começou.

Madelon Araújo (O Estado do MA) e Luana Furtado (Equatorial Maranhão)

“Agora é a chegada uma nova era digital, estamos evoluindo em prol do cliente, que poderá escolher o canal que for mais acessível para ele, de forma mais humanizada, mais rápida, sem esquecer que sãos as pessoas o nosso motivo de querer melhorar cada vez”.

RIO ANIL INFORMA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NO DIA DO COMERCIÁRIO (21)

Na próxima segunda-feira (21) é comemorado o dia do comerciário e, assim como em outros estados, no Maranhão, a data é feriado. Por isso, o Rio Anil Shopping terá o funcionamento alterado. Não funcionarão: lojas, quiosques, Supermercado Mateus, Lotérica e academia Smart Fit.

Já a praça de alimentação e o playground Space Play abrirão às 12h e funcionarão até as 22h.

O cinema vai funcionar a partir das 13h, com programação que pode ser consultada tanto no site quanto no aplicativo do Rio Anil, disponível para smartphones e tablets.

O banco Bradesco e o Cartório funcionarão normalmente.

OFICINA DE PIZZA E BOLO DE CANECA PARA CRIANÇAS NA COZINHA POTIGUAR

Em comemoração ao mês das crianças a Potiguar e o TOY Buffet realizarão a Oficina de Pizza e Bolo de Caneca para Crianças; nesse sábado (19.10), das 09H30 às 11H30 na Cozinha Potiguar, na loja do Cohafuma, totalmente gratuita.

O curso é voltado exclusivamente para crianças de 6 a 10 anos de idade, que devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Mas como serão vagas limitadas, é preciso fazer a inscrição prévia pelo fone (98) 21089999 no horário comercial.

A Oficina promete receitas saborosas e fáceis, e muita diversão. A garotada vai ser convidada a colocar literalmente a mão na massa e todos terão chance de aprender a fazer na prática as receitas de pizza e bolo de caneca; opções deliciosas para o lanche da escola ou dos finais de semana.

CDL SÃO LUÍS AVISA: FERIADO DO DIA DO COMERCIÁRIO NA SEGUNDA (21.10)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís / CDL avisa aos consumidores em geral que, na próxima segunda – feira (21.10), o comércio em geral estará fechado, pois será feriado do Dia do Comerciário.

Assim, fica a dica para que todos possam antecipar as suas compras no final de semana, e não deixar nada em falta.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima