CAPS AD Estadual realiza internação graças a visita domiciliar

Hoje o coordenador geral do Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa, a pedido do jornalista Jeisael Marques, no bairro Salinas do Sacavem para resgatar usuário na região que lhe pediu ajuda.

“Fiz hoje uma visita domiciliar no local, acompanhado de minha equipe, e consegui convencer o senhor Djalma a iniciar uma nova vida. Uma das nossas atividades são as visitas domiciliares que levam nossa equipe dentro da comunidade para levar saúde aonde mais precisa, a periferia”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

A visita domiciliar é forma que o profissional de saúde tem de chegar até o paciente que não tem interesse em se tratar, para neste momento, usando abordagens técnicas, faça o convencimento é assim possamos evitar medidas mais duras nos casos necessários como a internação involuntária

“Feito o trabalho de convencimento do mesmo da importância em realizar um tratamento e com isso transformamos o que seria uma internação involuntária em uma voluntária que terá más condições de ter resultados efetivos”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O paciente resgatado já iniciou o começado o processo de desintoxicação na Unidade Acolhimento (UA) coordena por Daiane Oliveira.

O levantamento feito pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima