Eleito para um quarto mandato, Evo Morales acaba de renunciar ao cargo, depois que militares bolivianos sugeriram sua saída do cargo
Sputnik – O presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou à Presidência da Bolívia às 17h (18h em Brasília), após ser pressionado pelas Forças Armadas e por protestos em diversas cidades do país.
“Me dói muito que nos tenham levado ao enfrentamento. Enviei minha renúncia para a Assembleia Legislativa Plurinacional”, afirmou.
O vice-presidente, Álvaro García Linera, também apresentou a sua renúncia. Nas últimas horas, ao menos três ministros também entregaram seus cargos.
Pouco antes da renúncia ter sido comunicada por Evo Morales, os chefes das Forças Armadas e da Polícia, além da oposição, haviam pedido que o agora ex-presidente deixasse o cargo para “pacificar” o país.
Reparem bem nessa foto de manifestação em La Paz, Bolívia, onde está em curso um golpe de Estado. Há um boneco inflável com roupa de presidiário que representa o presidente Evo Morales. Igual ao que fizeram do Lula aqui. O empresário que vende esses bonecos tem uma visão muito empreendedora na América do Sul, né!
Mensagem foi publicada no perfil oficial do presidente no Twitter, na manhã deste sábado (9)
Presidente Jair Bolsonaro atacou Lula em rede social
Um dia após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixar a prisão em Curitiba, o presidente Jair Bolsonaro publicou uma mensagem em sua conta no Twitter. Sem citar Lula diretamente, Bolsonaro afirmou que não se deve dar “munição ao canalha, que está momentaneamente livre, mas carregado de culpa”.
O petista foi solto na última sexta-feira (8) depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por seis votos a cinco, vetar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, entendimento contrário ao que vinha sendo adotado pela Corte desde 2016.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, também se posicionou pelo seu perfil no Twitter e disse que a decisão do STF “deve ser respeitada, mas pode ser alterada pelo Congresso”.
Em tom mais provocativo, Carlos Bolsonaro, filho do atual presidente, compartilhou a publicação do pai. “Calma, cambada de bandido, o Brasil não é de vocês! Comemorem, criminosos! Estão liquidados política e criminalmente! O Brasil vai dar certo”, escreveu.
O ex-presidente Lula estava preso na capital paranaense desde abril de 2018, condenado em primeira e segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No processo, o petista é acusado de receber propina da empreiteira OAS e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá (SP) em troca de favores políticos.
Apesar de estar em liberdade, Lula também foi condenado no caso do sítio de Atibaia. Ele é acusado de receber propinas das construtoras OAS e Odebrecht por meio de reformas, em 2010, em um sítio no município do interior paulista. Além disso, o ex-presidente é réu em outros sete casos e foi denunciado ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff pela nomeação como ministro da Casa Civil, em 2016.
A Villa do Vinho Bistrô continua a receber elogios de turistas que visitam o badalado restaurante e wine bar comandado por Werther Bandiera, na Av. Mário Andreazza, na Cohama.
Com ambiente climatizado e aconchegante, a casa recebeu para almoço um grupo de turistas refinados e acostumados aos melhores restaurantes do Brasil e da Europa. Estamos falando do casal mineiro Renata Borja e Paulo Fernando Lobato; acompanhados da família do Cônsul de Portugal em BH, Sr. Rui Almeida com a esposa Isabel e o filho Miguel.
O grupo veio a São Luis prestigiar o evento Fofa Fest, da colunista Ilze Rangel. E aproveitou também para conhecer as riquezas maranhenses, incluindo pontos turísticos e o melhor da nossa gastronomia.
Na Villa do Vinho Bistrô os visitantes se deliciaram com pratos a base da suculenta pescada amarela maranhense, além de outras delícias da casa. E teceram altos eologios ao ambiente, que oferece uma experiência eno-gastronômica de alto nível.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…