Atleta paralímpico de Atletismo concorre ao Troféu Mirante Esporte

FOTO – DIVULGAÇÃO: O atleta paralímpico Pedro Henrique Pinto Nunes, que está concorrendo ao Troféu Mirante Esporte na categoria Atletismo

Pedro Henrique Nunes teve resultados vitoriosos em 2019

Com apenas 16 anos o cadeirante maranhense Pedro Henrique Pinto Nunes, aluno do ensino fundamental da Escola Eney Santana, está concorrendo ao Troféu Mirante Esporte 2019 na categoria Paralímpico, cuja premiação será ainda esse mês. Todos quem quiserem ajudar o atleta, podem acessar o site da premiação e votar.

As votações online estão abertas e Pedro Henrique conta com total torcida dos demais atletas e professores da APAE de São Luís; cujo projeto esportivo que ajuda a incluir através do esporte atletas como Pedro conta com patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

O desempenho de Pedro Henrique Nunes em 2019 foi vitorioso. Em agosto de 2019 ele sagrou-se campeão dos Jogos escolares Maranhenses, levando o primeiro lugar no arremesso de peso nas provas de 25m e 75m. E no último mês de novembro ele represento o Maranhão nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo, onde ficou em terceiro lugar no arremesso de peso ( 25m e 75m); concorrendo com os melhores atletas paralímpicos do país.

CAPS AD Estado participa do 1º congresso Família Com Amor

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado do Maranhão em parceria com a Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD) e a organização civil Amor Exigente Nacional realizaram o 1º congresso direcionado às famílias, “Família Com Amor”, no Ministério Apostólico Internacional Shalom, no Cohatrac III. O evento traz a sociedade diversos temas alusivos ao Janeiro Branco da Saúde Mental, como: depressão, álcool e drogas, suicídio e femenicídio.

O diretor geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa, proferiu hoje e vai proferir amanha aula para diversas organizações e família sobre “Métodos de cuidado, acolhimento e reinserção do usuário de drogas”.

“Com mais esta ação do CAPS AD Estadual de caráter preventivo e sempre em parceria com a comunidade temos a certeza de estar no caminho certo, pois grande parte dos problemas relacionados ao consumo de drogas e transtornos mentais estão como base a desordem social e familiar, instituição está secular que tem que ser alvo sempre de cuidados em todas as esferas”, disse o coordenador geral do CPAS AD Estadual.

Inspirado no “Outubro Rosa”, o “Janeiro Branco” surgiu em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo da campanha é a conscientização da promoção e proteção da Saúde Mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde.

Os idealizadores da campanha perceberam um movimento da maior parte da população em relação as expectativas e desejos para uma boa saúde e bem-estar que surgem com a chegada de um novo ano, desta forma o mês de janeiro foi pensado estrategicamente para que seja o ponta pé inicial para fortalecer esses cuidados, através de esclarecimentos e conscientização da promoção de bem estar físico, social e mental e prevenção às doenças mentais.

Neste mês, além das ações já realizadas nos anos anteriores, as divulgações acontecerão nas redes sociais, rádios, programas de televisão, jornais, ações nos parques, ruas e praças, nos equipamentos de saúde da rede pública e privada, restaurantes populares, entre outros. Todas as ações serão gratuitas com o objetivo da promoção, proteção e prevenção à saúde mental.

MAIS DE DUAS MIL OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES COM QUEBRA DE POSTES FORAM REGISTRADAS NO MARANHÃO EM 2019

Na capital São Luís a quantidade aumentou em relação a 2018

Os acidentes de trânsito com quebra de postes da rede elétrica têm sido recorrentes em todo o Maranhão. Quando este tipo de incidente ocorre, afeta tanto quem está conduzindo o veículo, quanto a população em geral.

Segundo dados da Equatorial Energia Maranhão, em 2019 foram registradas 2.242 ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de distribuição de energia elétrica, em todo o estado. Na capital São Luís, a quantidade de ocorrências aumentou em relação a 2018.

Segundo a Executiva de Expansão da Equatorial Maranhão, Alinez Mendes “as consequências são para a população e também para o condutor do veículo e seus os eventuais passageiros. Na realidade toda a população sofre porque fica com o desconforto da falta de energia elétrica”, destaca Alinez.

Segundo os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada e nos finais de semana, devido excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor, falha mecânica ou falta de atenção dos motoristas, como, por exemplo, o uso do celular ao volante e à falta de manutenção dos veículos.

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Companhia instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

O que fazer em acidentes com quebra de poste

Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A Equatorial Maranhão orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia.

BOX / TOTAL OCORRÊNCIAS POR ANO

ANOESTADO DO MARANHÃOSÃO LUÍS(capital)
20192.242 ocorrências351ocorrências
20182.734ocorrências330ocorrências

Miguel Falabella e Zezé Polessa protagonizam “A Mentira” em São Luís

Alessandra Verney e Frederico Reuter também participam do espetáculo, que entra em cartaz no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 7 e 8 de março; os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital

Fidelidade e honestidade, duas palavras distintas, mas parecem que circulam juntas de alguma forma. No espetáculo “A Mentira”, de Florian Zeller, você vai entender sobre a arte de esconder, seja para proteger aquelas pessoas que amamos, ou não. A peça foi adaptada e dirigida por Miguel Falabella, que também protagoniza a história ao lado de Zezé Polessa, Alessandra Verney e Frederico Reuter. Alessandra entra nesta nova temporada no lugar de Karin Hils, que vai se dedicar à estreia de Donna Summer Musical.

Pela primeira vez em São Luís, depois de uma extraordinária temporada na Europa e outras cidades brasileiras, a apresentação será encenada no palco do Teatro Arthur Azevedo, nos dias 7 e 8 de março, sendo no sábado, às 19h e 21h, e no domingo, às 19h.

Na história, Alice surpreende na rua o marido de sua melhor amiga com outra mulher, criando-se assim um conflito – ela deve ou não contar à amiga o que viu? Seu marido Paulo tenta convencê-la a esconder a verdade – e essa mentira é para defender o amigo ou porque ele também tem algo a esconder?

“A mentira é uma comédia deliciosa, sobre a relação muito louca entre dois casais. O interessante é que você assistindo nunca sabe na verdade o que essas pessoas estão pensando, para onde elas vão e o que elas pretendem”, declara Miguel Falabella.

Com a brilhante narrativa, “A Mentira” abre um diálogo instigante sobre fidelidade, honestidade e a realidade da monogamia em casamentos, conseguindo momentos tensos de mentiras – ou confissões acidentais – que fazem a audiência prender sua respiração, dosados habilmente com momentos de grande comédia.

“São quatro personagens, não é só um que mente, todos mentem! E é mais um movimento meu e do Miguel de estarmos juntos novamente no palco, desta vez com dois colegas com quem nunca atuei, mas cujo trabalho acompanho e admiro”, comenta Zezé Polessa.

“É sempre um prazer enorme voltar a atuar com a Zezé Polessa, fiz um grande sucesso da minha carreira ao lado dela”, acrescenta Falabella.

Serviço

Espetáculo “A Mentira”

Local: Teatro Arthur Azevedo

Data: 07/03 e 08/03

Sábado, às 19h e 21h e Domingo, às 19h

Valores de R$ 40 a 140 reais

Classificação Etária: 10 anos

Duração: 80 minutos

Informações: (98) 9 9112-0205

Realização: Atual Produções

Produção Local: Tablado Produções e Tudo Comunicação

Juntos pelo meio ambiente: triturador de resíduos é doado para a Prefeitura

Equatorial MA doou equipamento que facilitará produção de composto orgânico

Na primeira semana de dezembro, a Presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luis, Carolina Estrela, recebeu da Equatorial Maranhão a doação de um triturador de resíduos de podas para o Ecoponto Mata Roma, localizado na Cidade Operária. O equipamento tem a função de triturar galhos secos de podas de árvores, ramos e outros.

Os Benefícios que esse equipamento pode proporcionar – a utilização desse triturador, irá favorecer a produção de composto orgânico, que facilitará a absorção pelo solo, pois esse material pode ser utilizado no crescimento de novas plantas, hortas e jardins. Além de ajudar na redução do volume de resíduos de podas das árvores após os galhos serem recolhidos na cidade. Outro benefício é a doação dos resíduos triturados às comunidades que podem utilizar como compostagem.

Além da doação do equipamento, a Equatorial Maranhão também promoverá treinamento aos funcionários do Ecoponto para o manuseio e manutenção correta do triturador.

Para o Diretor de Operações da Equatorial Maranhão, Sérgio Mello, “essa parceria entre a Prefeitura de São Luis e a Equatorial Maranhão, é um sonho que está se concretizando, pois a doação do Triturador irá ajudar ambas as partes, para benefício do meio ambiente”, enfatizou Sérgio Mello.

Já o Executivo de Controle dos Serviços de Manutenção e Automação da Equatorial Maranhão, Alexandre Adriel, “o funcionamento do triturador, ajuda a condicionar os galhos, as podas das árvores recolhidas, preservando a cidade limpa”, destacou Alexandre.

A doação deste triturador é uma ação de grande importância para o município de São Luís, pois contribui para os projetos de sustentabilidade da capital.

JANEIRO PROMOCIONAL NA VILLA DO VINHO BISTRÔ

A dupla Murilo Cardoso e Katiana Duarte, que se apresentam na Villa do Vinho Bistrô às quartas e sextas. Detalhe: A Villa oferece música ao vivo de segunda à sexta com vários artistas, sempre gratuitamente sem cobrar couvert artístico

Quem quiser desfrutar de uma deliciosa gastronomia, em ambiente aconchegante e requintado, e sem gastar muito, a dica é aproveitar o calendário promocional do restaurante nesse mês de janeiro.

As opções promocionais da Villa do Vinho foram criadas para atender diversos perfis. O Almoço Executivo, que funciona de terça a domingo (agora também nos finais de semana) por exemplo, é uma opção super econômica para desfrutar de um ambiente sofisticado e climatizado, sem economizar nas delícias da mesa, mas a um preço muito especial: somente R$ 49,90 incluindo entrada, prato principal e sobremesa.

Para quem quiser compartilhar, a casa oferece a opção dos “Pratos Para 2” , com preços que variam de R$ 98,90 a R$ 129,00.

E mais, promoções também a noite, quando a Villa do Vinho ainda oferece música ao vivo de qualidade diariamente e sem nenhuma cobrança de couvert artístico. De segunda à quarta acontece a promoção “Jantar Dobrado”, que contempla uma deliciosa opção de prato, que o cliente paga um e ganha outro igual. Às segundas e terça o Jantar Dobrado é à base de massa, com o tagliatelle ao sugo com camarão sautê; compra um ganha e outro prato desse igual. Já na quarta a opção para essa promoção é outra delícia da Villa: o papilote de salmão com espaguete de legumes. Já no Jantar das quintas – feiras, todas as opções do menu estão com 20% de desconto.

Quanto à música ao vivo gratuita, sempre a noite, a programação é a seguinte: Jazz com Henrique França (2ª e 3ª); Bossa Nova e MPB com Katiana Duarte e Murilo Cardoso (4ª e 6a); MPB com Lívia Amaral (5ª e Sábado).

A Villa do Vinho Bistrô está localizada na Cohama, no Andreazza Center na Av. Mário Andreazza e oferece estacionamento gratuito.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima