MEC viabiliza compra de 6,2 mil novos ônibus escolares

Estados, municípios e o Distrito Federal vão ser beneficiados com os veículos

Garantir o conforto e a segurança no caminho de milhares de estudantes de casa para a escola em todo o Brasil. É com esse objetivo que o Ministério da Educação (MEC) viabilizou a compra de 6,2 mil novos ônibus escolares, por meio do programa Caminho da Escola. Estados, municípios e o Distrito Federal vão ser beneficiados com os veículos.

As aquisições, já iniciadas, incluem um novo modelo de veículo que irá atender áreas de difícil acesso e com vias mais castigadas, uma iniciativa inédita no governo federal. Para isso, os ônibus possuem tração nas quatro rodas e são menores: 13 estudantes sentados podem ser transportados.

De acordo com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Karine Santos, o novo modelo de ônibus atende uma necessidade exposta pelos municípios. “Estamos atentos às demandas. Por isso, o Caminho da Escola disponibiliza pela primeira vez esse micro-ônibus escolar”, explica a presidente.

Além do modelo “jipe”, estão disponíveis para aquisição outros seis modelos de ônibus tanto as áreas rurais quanto urbanas. Os dois tipos de ônibus que atenderão as áreas urbanas permitirão a viagem de 21 e 29 alunos sentados. Os modelos rurais possuem capacidade para 29, 44 e 59 estudantes sentados.

Entre as melhorias dos ônibus para 2020 estão a porta de lâmina única, que possui vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso. Os modelos também terão um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo.

Todos os veículos são equipados com dispositivos de acessibilidade e seguem padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Aquisição – Estados, Distrito Federal e municípios poderão adquirir os veículos por meio de atas de compras disponíveis no Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços (Sigarp) do FNDE, autarquia vinculada ao MEC que gerencia o programa. Com o modelo de compra compartilhada a economia na compra dos veículos pode chegar a quase 40% do valor de mercado.

O programa – Desde 2007, o Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. Os veículos podem ser adquiridos pelos entes federativos de três formas: assistência financeira do FNDE, recursos próprios e por linha de crédito a ser disponibilizada por agente financeiro.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE

Idealizador da Campanha Janeiro Branco fará palestra em São Luís

A campanha nacional “Janeiro Branco” é a maior do mundo em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. E também coloca os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Em São Luís (MA), nesse propósito de levar à comunidade em geral, a importância do cuidado à saúde mental e também na dimensão social, o Centro Médico, Terapêutico e Psicossocial Estância Bela Vista vai receber o idealizador da Campanha “Janeiro Branco” o psicólogo Leonardo Abrahão, que fará uma palestra “Não deixe sua vida passar em branco!” no próximo dia 27 de janeiro, segunda-feira, às 19h, no auditório Alberto Abdalla, prédio da FIEMA, situado na Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohama.

A iniciativa é direcionada a toda comunidade interessada, a entrada é um quilo de alimento não-perecível, as inscrições podem ser feitas através do site Sympla (link: https://www.sympla.com.br/nao-deixe-sua-vida-passar-em-branco__757450).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão e 18 milhões têm distúrbios ligados à ansiedade. E o que torna a situação mais preocupante é o preconceito ligado ao tratamento de algum transtorno mental. 

Em 2014, o mineiro Leonardo Abrahão criou a campanha Janeiro Branco. Ele é psicólogo formado pela Universidade Federal de Uberlândia, palestrante
nas áreas de Saúde Mental e Relações Humanas, professor
de História e de Sociologia e autor do livro: “Promoção da vida: cuidando dos indivíduos e mudando as sociedades, todos os suicídios são evitáveis”, que relata proteção aos fatores de risco e a importância de cuidarmos das relações sociais.

A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

A saber, a clínica Estância Bela Vista (Rua da Oleama · Araçagi) é um espaço sócio terapêutico especializado no tratamento psiquiátrico para pessoas com dependências, e transtornos emocionais e comportamentais leves e moderados. Tem uma metodologia multimodal combinada, baseada na filosofia Humanista e absoluto respeito pelo ser humano, com o objetivo de suprir em todos os aspectos, o processo de reestruturação do paciente, da família e do entorno em que se encontram.

Não perca essa oportunidade de se aprofundar sobre Saúde Mental e Saúde Emocional.

SERVIÇO PARA AGENDA:

PALESTRA

NÃO DEIXE SUA VIDA PASSAR EM BRANCO

Com o idealizador da Campanha “Janeiro Branco”, psicólogo Leonardo Abrahão.

ONDE: Sistema FIEMA – Casa da Indústria Albano Franco – auditório Alberto Abdala – São Luís/MA

QUANDO: 27 de janeiro de 2020 das 19h.

QUANTO: 01 kg de alimento não perecível

INSCRIÇÕES: (link: https://www.sympla.com.br/nao-deixe-sua-vida-passar-em-branco__757450).

INFORMAÇÕES: https://estanciabelavista.org.br.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SINEPE – ENSINO BILÍNGUE

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Maranhão (SINEPE-MA) emitiu nota oficial a respeito dos programas de ensino bilíngue adotados pelas escolas, alvo de polêmica nos últimos dias. A nota segue abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante dos questionamentos sobre programa bilíngue e sistemas de ensino adotados por escolas particulares no estado do Maranhão, o SINEPE-MA vem a público esclarecer, elucidar dúvidas e restabelecer a verdade com o objetivo de promover a harmonia nas relações entre pais e estabelecimentos de ensino.

Atendendo às determinações da BNCC e às necessidades atuais de domínio de um segundo idioma para inclusão no mundo globalizado, escolas adotaram programas de ensino de inglês. Com autonomia pedagógica respaldada pela LDBN (Lei 9.394/96, Art. 12, I-1˚), instituições investiram em capacitação de professores e/ou adquiriram programas de editoras e/ou institutos especializados e consolidados no mercado para se adequarem à uma realidade educacional inovadora e equiparada a outros países~, utilizando, para tanto, materiais didáticos não limitados ao material impresso.

As mudanças na estrutura do ensino do inglês demandam de cada escola investimentos distintos e condizentes com suas realidades, a exemplo do número de alunos, nível de proficiência dos docentes e ampliação de carga horária.

As demandas que os colégios recebem hoje vão além do ensino tradicional, com normativas e leis que exigem das escolas repensarem práticas e metodologias para preparar os alunos para um futuro que não se conhece, com profissões que sequer ainda existem.

Não à toa, é louvável a iniciativa pioneira do governo do estado do Maranhão de criar a primeira escola pública bilíngue do Brasil, avançando da sua responsabilidade legal e oferecendo o ensino do inglês aos alunos do ensino fundamental.

Quanto aos sistemas de ensino, as escolas têm a liberdade de escolha e adoção de material didático alinhado com suas metodologias, tendo sido este tema objeto de ação civil pública movida pelo MPE, na qual foi reafirmada pela Justiça a autonomia pedagógica dos estabelecimentos privados de ensino.

Em face dos esclarecimentos, o SINEPE-MA sugere aos pais que ainda possuem dúvidas, que busquem o diálogo com as escolas para não serem influenciados por informações distorcidas que vão de encontro ao compromisso das instituições em construir uma sociedade melhor por meio de uma educação de qualidade e inovadora.

São Luís, 16 de janeiro de 2020.

A DIRETORIA

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima