
Hoje por solicitação do presidente da Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrece Melo, o diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa, delegado de Costume Joviano Furtado, secretaria de assistência social e a gestora do terminal rodoviário Cláudia Peres, fizeram reunião para definir estratégias de atendimento a usuários de drogas na região e controle do tráfico de drogas, assim como medidas sanitárias para melhorar o ambiente dos bares e restaurantes. O encontro também visa controle maior na venda e consumo do álcool no local e determinação de horários. Ficando já acertado uma blitz sanitária e de segurança na próxima semana.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.