Operação Resgate retira cinco dependentes químicos da “Cracolândia” no Mercado Central

O coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, classificou a 4ª Operação Resgate deste anos como um sucesso/ Foto: Paulo Soares

Hoje foi realizada a quarta Operação Resgate na maior “Cracolândia” de São Luís (MA), região do no Mercado Central. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial de atendimentos a álcool e drogas (CAPS AD) Estado e a Delegacia do Costumes e Diversões Públicas (DCDP). Durante a operação cinca dependentes químicos em situação de rua aceitaram tratamento: três deles foram encaminhados para a Central de Acolhimento e dois para o CAPS AD Estado.

O coordenador geral da CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, disse que a ação, a segunda este ano no local, é uma meta do projete de acabar com a Cracolândia que existe na região do Mercado Central. “A região do Mercado Central ainda é endêmica na cidade, quanto ao agrupamento dessas pessoas em condição de rua, que fazem o consumo diário de drogas e álcool, tanto drogas lícitas e ilícitas. A nossa ideia é, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, fazer uma aproximação desse público, por meio do café da manhã, para levar recursos as eles. A quinta Operação Resgate faremos em um terminal rodoviário”, disse.

Durante a operação resgate 323 pessoas receberam consultas clínicas, teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, atendimento social pela Semcas (Secretária Municipal de Criança e Assistência Social), exames laboratoriais e também é oferecido café da manhã no intuito de facilitar a aceitação dos exames.

O levantamento feito pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Vereador Marcelo Poeta (PC do B) dá soco em eleitor que reclamava asfalto no Sacavém

Momento exato em que o vereador Marcelo Poeta desfere o soco certeiro no rosto do eleitor

Além de só aparecer na comunidade perto de eleição, o vereador Marcelo Poeta do (PCdoB), foi além e deu um soco no roto em um eleitor durante visita à comunidade do Sacavém. O clima ficou tenso quando a comunidade começou a reclamar a ausência do poder público e direcionou sua insatisfação aos membros da Câmara Municipal de São Luís.

Exaltado, um morador do bairro aproximou-se de Marcelo Poeta e, em meio a reclamações, disse que tinha vontade de dar um tapa em um vereador. O comunista, de pronto, desafiou o cidadão a escolher um vereador para cumprir sua ameaça.

Nesse instante, o homem partiu para cima de Poeta, que, sem hesitar, desferiu um soco direto em seu rosto. A briga não continuou porque algumas pessoas trataram de acalmar os ânimos, enquanto outras continuavam hostilizando os representantes do Legislativo da capital.

No final das contas, restou ao eleitor insatisfeito se conformar com o “bogue”, o mesmo que soco no jargão popular dos ludovicenses.

Fonte: Blog do Daniel Matos

CBS SUB-19 MASCULINO 1ª DIVISÃO: Quarteto semifinalista definido em Saquarema

Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão e Amazonas garantiram vaga na próxima etapa do torneio

Os quatro semifinalistas da primeira divisão sub-19 masculina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) estão definidos. Após a rodada desta quinta-feira (05.03) Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão e Amazonas garantiram um lugar na próxima fase da competição, que acontece no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).

No grupo A, a liderança ficou com o Pará, que abriu a rodada com vitória sobre a seleção baiana por 3 sets a 0 (25/14, 25/22 e 25/19). O Maranhão terminou a fase classificatória em segundo depois de vencer Goiás por 3 sets a 0 (25/19, 25/18 e 25/22). Mato Grosso, em terceiro e Bahia, em quarto, disputam as posições intermediárias.

O grupo B teve o Rio Grande do Sul em primeiro. A equipe gaúcha encerrou a primeira fase com vitória sobre Alagoas por 3 sets a 0 (25/19, 25/21 e 25/23). Amazonas ficou em segundo lugar, e folgou nesta quinta-feira. A última partida do dia foi o triunfo de Roraima sobre o Mato Grosso do Sul por 2 sets a 1 (25/19, 25/22 e 23/25).

As semifinais acontecem nesta sexta-feira (06.03). Às 14h a seleção paraense faz o duelo regional com a equipe do Amazonas. Depois, às 16h, é a vez do confronto entre Rio Grande do Sul e Maranhão. Ainda outros três jogos acontecem na rodada.  Na disputa do quinto ao oitavo, Mato Grosso e Roraima jogam às 8h, e a Bahia mede forças com o time de Alagoas, às 10h. Já rebaixados, Goiás e Mato Grosso do Sul jogam às 18h na disputa do nono lugar.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro

Mulher, energia que transforma

Equatorial Maranhão realiza programação especial para o Dia Internacional da Mulher.

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é celebrado em todo o mundo para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres. A Equatorial Maranhão acredita  no potencial transformador das mulheres. Pensando nisso, nesta quinta-feira (05) e sexta-feira (06), as mulheres que fazem parte do quadro de colaboradoras da Concessionária participarão de atividades exclusivas. O evento será realizado em todas as Sedes da empresa no Estado (São Luís, Bacabal, Timon, Imperatriz e Pinheiro).

Em São Luís, a programação especial contará com bate-papo sobre empoderamento feminino, representatividade, coffee break e uma manhã de cuidados, como já é tradição na Concessionária.

Confira a programação completa:

Dia 05/03 – Tarde

  • 15h – Café com elas: roda de conversa sobre Empoderamento Feminino, Representatividade e a Importância da Sororidade no Ambiente Corporativo.

Dia 06/03 – Manhã

Das 09h às 13h:

  • Cuidados com o corpo
  • Curiosidades sobre procedimentos estéticos

A Equatorial Maranhão acredita que todo dia é dia de valorizar a importância da mulher e suas lutas, e este ano vem destacar o papel da mulher como protagonista de sua história!

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima