Brasil entra para a lista dos dez países com mais mortos por covid-19

As 474 novas mortes por covid-19 confirmadas nesta teraça-feira, 28, pelo Ministério da Saúde colocam o Brasil na lista dos dez países com mais mortos pela doença causada pelo novo coronavírus. Considerando os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, o Brasil está agora em 9º lugar, atrás de Irã, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, França, Espanha, Itália e Estados Unidos. A Holanda está em 10º lugar na lista.

De acordo com o Ministério da Saúde, 5.017 pessoas perderam suas vidas no Brasil por causa da covid-19. O número de casos no País está em 71.886, depois de crescer em 5.385 nas últimas 24 horas. Esta terça-feira foi o maior novo recorde de mortes em um dia e o segundo maior número de casos de covid-19 em um dia. O último dia 25, sábado, registrou o recorde de contaminações: 5.514 infecções. Na lista de casos de covid-19 o Brasil está em 11º lugar.

Hoje, o Brasil confirmou mais novos casos da doença do que registraram Itália, Alemanha, Espanha, França e Reino Unido. O número de mortos em 24 horas no Brasil também foi maior do que nesses países, com exceção do Reino Unido, que confirmou 586 novas mortes.

Considerando o conceito de semana epidemiológica, que começa no domingo e termina no sábado, a partir do registro do primeiro caso da doença, o Brasil aparece com casos e mortes em ritmo crescente, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Na 15ª semana foram 692 óbitos e 10.449 casos; na 16ª semana foram 1 223 óbitos e 15.872 casos; na 17ª semana, encerrada no último sábado, foram 1.669 mortes e 21.910 novos infectados e nesta, que é a 18ª semana epidemiológica, já são 1.001 novas mortes e 13.377 casos de covid-19.

O Estado mais afetado continua sendo São Paulo, com 24.041 contaminações e 2.049 mortes, seguido pelo Rio de Janeiro (8.504 casos e 738 óbitos).

Globalmente, ainda segundo a Johns Hopkins, os casos de covid-19 são quase 3,1 milhões. Os mortos são mais de 216 mil.

Contra vírus e bactérias: especialista dá dicas de como eliminar esses ‘invasores’ em casa

A médica clínica geral do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha, dá algumas orientações para eliminar esses invasores.

As máscaras são acessórios indispensáveis neste tempo de pandemia, o álcool em gel é o companheiro fiel na higienização das mãos, e por enquanto nada de abraços ou beijinhos. O distanciamento social vem sendo um importante aliado para evitar a propagação do novo coronavírus. Esses são alguns cuidados que as pessoas tomam, mas é preciso manter a casa livre desses pequenos invasores, com atitudes simples. Na hora de fazer a faxina, é preciso estar atento aos produtos que vão ajudar a eliminar toda a impureza do lar.

A primeira etapa é o cuidado que se deve ter antes de entrar em casa, por exemplo, não tocando em nada antes de se higienizar. “O ideal é tirar os sapatos e as roupas  — que devem ser colocadas para lavar imediatamente ou colocadas em uma sacola plástica e no cesto de roupa. A recomendação é deixar bolsa, carteira e chaves em uma caixa na entrada. A sugestão é tomar banho, lavar os cabelos e se trabalhar na área da saúde, o ideal é fazer a lavagem dos fios, todos o dias, lave bem todas as áreas expostas”, acrescenta a médica clínica geral do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha.

Cuidado com os aparelhos eletrônicos e acessórios. “Deve ser feita a limpeza do celular com álcool e os óculos com água e sabão. Além das embalagens que trouxe de fora antes de guardar. Outra recomendação é deixar um tapete umedecido em água sanitária, que elimina germes, na entrada da residência; assim, as pessoas podem limpar os calçados antes de entrar”, detalha Quintanilha.

Após todo esse processo, vem a limpeza da casa para desinfetar os móveis. Aí a sugestão  é uma solução de água e álcool 70 ser utilizada. No chão, a medida é de duas tampas de água sanitária por litro de água. Misturas que, segundo especialistas, conseguem eliminar de 80% a 90% dos organismos que possam estar nas superfícies, o que inclui o novo coronavírus.

Confira 5 itens que ajudam na eliminação de pequenos invasores em casa

Água sanitária

A água sanitária é um item comum nos lares brasileiros, normalmente usada para higienização dos banheiros ela tem poder contra o coronavírus, pois ele não é muito resistente, tanto que é facilmente eliminado com produtos a base de cloro. A água sanitária também serve para a higienização dos legumes e frutas que também são tocados por várias pessoas nos supermercados, mas para isso deve se diluir uma colher de sopa em um litro de água.

Desinfetantes de todo tipo

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, o desinfetante também é eficaz na eliminação do coronavírus, ele pode ser usado tanto no banheiro quanto para limpeza do piso. Como o coronavírus não é muito resistente, o desinfetante também é capaz de matá-lo.

Limpadores multiuso com cloro

Como já dito antes, a água sanitária é eficaz contra o coronavírus, mas não só ela, outros limpadores multiuso que tenham cloro na composição podem ser usados na limpeza da casa para eliminar o coronavírus de superfícies.

Detergente líquido

Os infectologistas da Sociedade Brasileira de Infectologia afirmam que o detergente, assim como a água sanitária e o desinfetante, é eficaz na eliminação do coronavírus de superfícies.

Álcool líquido

Assim como o álcool em gel, o álcool líquido que é mais indicado para limpeza doméstica é eficaz na eliminação do coronavírus. O álcool em gel é mais indicado para as mãos, pois resseca menos a pele, o líquido deve ser usado com luvas para evitar o ressecamento da pele, assim como todo produto que contenha cloro.

SET CUMPRE DECRETO GOVERNAMENTAL E ADOTA O USO DE MÁSCARAS EM COLETIVOS

Motoristas dos coletivos da capital já adotaram o uso de máscaras em serviço

Sindicato Patronal orientou empresas a disponibilizarem máscaras como EPI a todos os colaboradores

O SET / Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís está seguindo atentamente todas as orientações da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado, no sentido de colaborar para evitar a disseminação do novo Coronavírus no sistema de transporte coletivo da capital maranhense.

Em atendimento ao Decreto Governamental de N. 35.746 (09.04), Artigo 10-A, o SET recomendou a todas as empresas associadas o fornecimento de máscaras como EPI (equipamento de proteção individual) a todos os colaboradores do sistema de transporte público, para uso constante das mesmas, seja nos setores administrativos das empresas, seja dentro dos coletivos.

“Essa medida agora se faz necessária, com a evolução da pandemia na capital, e visa contribuir para a contenção e prevenção da COVID-19. O SET está agindo de forma responsável para conscientizar as empresas de transporte sobre a importância de respeitar essa medida imediatamente e pelo tempo que se fizer necessário”, explicou o Presidente do SET, Gilson Neto.

Outras ações do SET no sentido de ajudar a proteger os usuários e trabalhadores do sistema de transporte foram: implantação do serviço de higienização extra dos coletivos em todos os terminais da integração; além da cessão dos terminais da integração para a instalação de pias com água e sabão para uso da população e uso do espaço dos terminais pelo Governo para a distribuição gratuita de máscaras para a população.

Microempreendedor Individual chega à marca história de 10 milhões de empreendedores no Brasil

O Microempreendedor Individual (MEI), figura jurídica criada há pouco mais de 10 anos e considerada a maior política pública de formalização da economia existente no mundo, alcançou uma nova marca histórica: a empresária baiana, Géssica Cristina, do município de Chorrochó, tornou-se o MEI de número 10 milhões. O Mercadinho Estrela, negócio criado por Géssica, se une a um universo de outros empreendimentos que têm contribuído com o aquecimento da economia, redução do desemprego, aumento da arrecadação e combate à informalidade. No Maranhão, o número de MEIs já chegou á casa dos 118 mil.

O MEI nasceu para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos como vendedores, doceiros, manicures, cabeleireiros, eletricistas, entre outros, a um baixo custo. Podem aderir ao programa os negócios que faturam até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário.Com a criação dessa figura jurídica, profissionais que trabalhavam de forma autônoma e informal puderam regularizar sua situação, passaram a ter um novo status no mercado e direitos que, em muitos casos, até então estavam fora de sua realidade. O registro dos MEIs é gratuito, é feito online, no Portal do Empreendedor, cujo endereço eletrônico é www.portaldoempreendedor.gov.br.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o MEI deu a milhões de autônomos do país o direito a uma cidadania empresarial. “Com o MEI, esses milhões de brasileiros puderam se tornar empreendedores. Desse modo, o microempreendedor individual tornou-se a maior porta de entrada para a atividade empreendedora no Brasil”, comenta Melles, que foi relator, como deputado federal, do Projeto de Lei que criou o MEI.

MARANHÃO

No Maranhão, segundo dados da Jucema há 118 mil MEIs registrados e ativos no estado No final do ano passado, haviam pouco mais de 110 mil MEIs registrados, o que indica que mais de 7,5 mil MEIs foram registrados em 2020,um crescimento de 6% este ano. Maior concentração está em São Luís com 39,5 mil MEIs registrados, e em Imperatriz, com 10,2 mil MEIs registrados. O contingente de Microempreendedores Individuais nestes dois municípios somados representam mais de 42% do total de MEIS registrados no estado.

De acordo com os dados do Governo Federal, contidos no Portal do Empreendedor, durante o período de isolamento social os empreendedores maranhenses não deixaram de registrar MEIs: nos primeiros 45 dias de isolamento social foi registrado a abertura de 2782 novos MEIs no estado, o que representa quase 40% de todas empresas deste porte abertas em 2020.

“Entendemos que estes números refletem o que está acontecendo no mercado. Alguns profissionais que estão ficando ociosos estão buscando alternativas de geração de renda e empreender como MEI é uma dessas saídas que os maranhenses têm buscado. O Sebrae no Maranhão tem entendido este momento e está oferecendo serviços e ferramentas específicos para estes empreendedores”, comentou diretor técnico da instituição, Mauro Borralho.

Para este momento, o Sebrae no Maranhão investiu no desenvolvimento e ferramentas digitais de atendimento a elaboração de e-books com orientação para MEIs e Micro e Pequenas Empresas (MPE), oferecimento de cursos, consultorias e palestras online para orientar os empresários como se adaptar aos tempos de pandemia e como preparar as empresas para o pós crise.

Uma das novas ferramentas lançadas pelo Sebrae durante o período de isolamento social são as consultorias online, , prestadas de forma gratuita e individual, cujo objetivo é orientar os empreendedores no período de crise. Nas salas online de consultoria, os empreendedores maranhenses tem acesso a consultorias nos temas finanças, marketing e vendas, dúvidas trabalhistas, inovação e escuta diagnóstica – que recebe dúvidas gerais dos empreendedores nesse momento de crise. Para esta modalidade de atendimento online, os empresários interessados deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por telefone (0800 5700800 ou 98 9991-2335) e agendar o seu horário. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 14h ás 18h.

“Além disso, estamos fazendo o Mutirão Digital, criando e oferecendo eventos virtuais, como é o caso do Sebrae Acelera Digital e das Lives que estamos fazendo no nosso perfil do Instagram, A Vitrine Digital, onde os empreendedores podem dar informações de seus empreendimentos para divulgarmos nossas nas redes sociais. Estamos fazendo de tudo para apoiar os MEIs e micro e pequenos negócios, que hoje representam cerca de 30% do PIB brasileiro, a preparar seus negócios para o novo mundo, mais digitalizado, que está surgindo com a pandemia do Covid-19”, completou Borralho.       

VANTAGENS DE SER MEI

O registro de MEI é gratuito e permite ao microempreendedor ter CNPJ, a emissão de notas fiscais, o aluguel de máquinas de cartão e o acesso a empréstimos (com juros mais baratos). Além disso, ele também poderá vender seus produtos, ou serviços, para o governo, além de ter acesso ao apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No Portal do Empreendedor, há quase 500 atividades listadas que podem ser exercidas por microempreendedores individuais. Entre elas, carreiras mais tradicionais, como cabeleireiros e açougueiros, algumas mais recentes, como “bikeboys”, e outras exóticas, como comerciante de artigos eróticos, de perucas e humorista e contador de histórias.

Ao se cadastrar como MEI, o empresário é enquadrado no Simples Nacional – com tributação simplificada e menor do que as médias e grandes companhias – e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Atualmente, o custo mensal do registro é de R$ 49,90, que pode ser acrescido de R$ 1 se o ramo exercido for comércio ou indústria (ICMS), ou de R$ 5, em ISS, se for do ramo de serviços – totalizando R$ 54,90. Se o negócio envolver essas três atividades (comércio, indústria e serviços), o valor mensal é de R$ 55,90.

O MEI E A CRISE DO CORONAVÍRUS

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae entre os dias 3 e 7 de abril, quase 90% dos Microempreendedores Individuais declararam ter sofrido uma redução no seu faturamento. Desse total, 78% atuam entre as atividades que tiveram seu funcionamento suspenso por determinação de decretos estaduais ou municipais. Mais de 60% dos entrevistados gostariam de receber auxílio temporário para poder sustentar suas famílias e 51% declararam que precisariam de empréstimos para manter o negócio operando. Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, 24% dos MEI já haviam tentado obter um empréstimo no sistema financeiro, mas 72% deles não conseguiram ter o crédito aprovado.

Nas últimas semanas, o governo federal anunciou um conjunto de medidas para apoiar esses empreendedores que estão sofrendo com a perda de consumidores ocasionada pela crise do Coronavírus. Segundo dados do Sebrae, o Auxílio Emergencial de R$ 600, implementado pelo governo, deve atender a cerca de 3,6 milhões de MEI que estão contemplados no critério de renda (até 3 salários mínimos).

Outras Medidas que contemplam o MEI durante a crise

·  Adiamento DAS

·  Adiamento DASN

·  Aval para o crédito por meio do Fampe

·  Acesso ao crédito pelo Pronampe

·  Liberação do FGTS

Soluções do Sebrae para o MEI enfrentar a crise

·  Sebrae Acelera Digital

·  Aplicativo Sebrae, com dicas exclusivas para o MEI

·  Mercado Azul

·  Sebrae Respostas

·  Parceiro Magalu

·  Fampe

·  Conteúdos e orientações no portal

·  Cursos EAD gratuitos específico para o MEI enfrentar a crise

Confira alguns dos benefícios do MEI

·  Legalização das atividades desempenhadas

·  Contribuição de valor menor para a Previdência

·  Aposentadoria

·  Auxílio-doença

·  Auxílio-maternidade

·  Realização de empréstimos com taxa de juros reduzida

·  Facilidade na abertura de contas e obtenção de crédito

·  Emissão de notas fiscais

·  Possibilidade de contratação por outras empresas

·  Pagamento simplificado de tributos

·  Redução do número de impostos, com isenção dos federais

LIVE DA VILLA DO VINHO COM SHOW DE MPB E BOSSA NOVA BY MILLA CAMÕES

FOTO – DANIELLE VIEIRA: O empresário Werther Bandeira, que comanda a Villa do Vinho Bistrô com os músicos Jeff Soares e Milla Camões, que fazem show na Live da Villa nessa quinta (30.04) às 19h30

A quinta – feira (30.04) promete ser mais que especial graças ao presente do restaurante Villa do Vinho Bistrô.

Para encerrar o mês com otimismo e esperança de dias melhores, o empresário Werther Bandeira oferece aos clientes da Villa e a todos que estão em casa de quarentena o melhor da música: Um super show intimista de MPB e Bossa Nova com a cantora Milla Camões, acompanhada do músico Jeff Soares direto da Villa do Vinho Bistrô.

Considerada uma das vozes mais bonitas da atual cena musical maranhense, Milla Camões promete um lindo repertório para levar uma mensagem de paz e tranquilidade em tempos tão difíceis. Para conferir o show basta acessar no Stories do restaurante no instagram: @villadovinhobistro  

E vale lembrar que o restaurante estará funcionando para pedidos via delivery. Que tal unir a boa música a um jantar saboroso e regado a um bom vinho? O cliente pode ter acesso ao menu completo do restaurante pelo novo site (villadovinho98.vtto.com.br/front) ou via instagram @villadovinhobistro. E também pelo telefone (98) 3181 4908 e pelo Whatsapp (98) 98125 3311. E também via aplicativos IFood e UberEats.

Saiba como evitar acidentes com energia seguindo as dicas da Equatorial Maranhão

Energia é um item indispensável na vida de todos, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, também é importante seguir algumas dicas da Equatorial Maranhão sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.

Durante o período de isolamento, é preciso redobrar a atenção sobre os cuidados de segurança com energia e manter-se alerta. É importante que o cliente não faça improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados para ligar algum equipamento. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas na instalação que precisam ser corrigidos imediatamente. A instalação elétrica da residência deve ser adequada à carga dos equipamentos que serão utilizados, bem instalada, com boas conexões e aterramento.

Alguns cuidados que devemos ter para utilizar a energia de forma segura são:

  • A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e nunca realizar consertos de instalações elétricas em locais úmidos e molhados;
  • Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;
  • Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;
  • Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;
  • Se o incêndio acontecer em circuitos energizados, não jogue água, pois ela é condutora de eletricidade e quem manuseia pode tomar um choque. Desligue a chave geral imediatamente e chame os bombeiros. Se for combater o fogo com um extintor, use apenas o de classe C (a indicação está no rótulo), específico para incêndio de equipamentos elétricos energizados.
  • Lembre-se de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.
  • Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque;
  • Ao fazer pequenos reparos, também é necessário atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial Maranhão. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Outro cuidado especial é sobre redobrar a atenção com as crianças em casa, que costumam criar brincadeiras e utilizar objetos que não são brinquedos. Importante sempre colocar protetores nas tomadas, especialmente se houver crianças pequenas em casa. Crianças são sempre curiosas e, devido ao confinamento, pode colocar objetos metálicos nas tomadas ou ligar mais de um aparelho no mesmo ponto de energia sem as devidas precauções.

A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Estácio e TIM fecham parceria para aulas on-line

Os 570 mil de alunos da instituição poderão ter acesso ao 4.5G da operadora para ajudar nos estudos em época de isolamento social

A Estácio e a TIM acabam de fechar parceria para beneficiar os 570 mil alunos da instituição, durante este momento de distanciamento social. A operadora vai ofertar planos especiais com 4.5G para conectar os alunos de todas as modalidades –EAD e presencial, que passaram a ter aulas ao vivo pela internet-, unindo virtualmente professores e estudantes com as novas ferramentas digitais.

Ficamos felizes em poder contribuir com a Estácio nesse momento do País. A parceria vai propiciar o uso da nossa tecnologia a favor do ensino digital, permitindo que os alunos acompanhem suas aulas com interação e com a comodidade e qualidade da nossa rede móvel”, explica Paulo Humberto GouvêaDiretor Corporate Solutions da TIM Brasil.

 “Acreditamos que o papel da universidade vai além da manutenção das aulas. Queremos facilitar ao máximo a vida dos nossos alunos, sabemos das grandes dificuldades enfrentadas diariamente por eles e vamos ajudá-los a passar por este período e conquistar o sonho do ensino superior”, afirma Cláudia Romanovice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.

As ofertas, válidas para novos e antigos estudantes, foram feitas sob medida para a instituição e terão até 9GB de internet, ligações ilimitadas para qualquer operadora, além de Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram grátis, durante três meses.

Sobre a Estácio

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 49 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 570 mil alunos matriculados. 

Oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de soluções corporativas e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar. O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares – Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso da Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A empresa é desde 2015 líder em cobertura 4G no País e referência nas tendências do mercado, em linha com a assinatura da marca: “A inovação não para”.

A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): é a operadora por mais períodos consecutivos nesta carteira. Também é primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pré-ética”, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. Para mais informações, acesse: www.tim.com.br.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima