Rodízio de veículos é mais uma medida de Flávio Dino para tentar conter o coronavírus na Ilha

Governador informou também que aumentará valor de multas aos bancos por descumprimento de normas sanitárias durante a pandemia

Flávio Dino anunciou o rodízio de veículos e outras medidas de combate à Covid-19 em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (8)

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8) o governador Flávio Dino anunciou novas medidas e uma delas é que a partir de segunda-feira (11) os carros particulares começarão a funcionar no formato rodízio, nos municípios da Ilha de São Luís.

“Na segunda (11) e na quarta (13) poderão circular apenas os veículos com placa de final ímpar. Na terça (12) e quinta (14) poderão circular veículos particulares que tenham placas com final par. Com exceção dos profissionais da saúde, motoristas de táxi e pessoas que estejam trabalhando em serviços essenciais, essa medida valerá durante toda a próxima semana”, disse o governador ao anunciar também que na sexta-feira (15) será feriado, antecipando o feriado de Adesão do Maranhão à Independência, do dia 28 de julho.

A ideia é complementar  o lockdown decretado pela justiça e que está sendo cumprido nos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. “Queremos agradecer às pessoas que tem se conscientizado e nos apoiado nessa medida. Há uma ideia falsa de que nós iríamos promover uma espécie de regime mais duro que o penitenciário, com perseguição policial. Enquanto tiver a honra de governar o Maranhão, cenas insensatas não serão autorizadas. A polícia está autorizada a adotar todas medidas coercitivas necessárias, porém, como último caminho.  O principal fator é a consciência e a adesão das pessoas e isso tem sido um sucesso”, diz o governador ao relatar um indicador expressivo: a redução diária  de mais de 80% dos passageiros de ônibus.

Multa aos bancos

Uma das medidas não-farmacológicas anunciadas pelo governador na coletiva é que ainda nesta sexta-feira (8) ele editará uma Medida Provisória aumentando as multas aos bancos. “Como há resistência por parte dos bancos de cumprirem as normas sanitárias, haverá multa de mais de R$ 500 mil por agência que não cumprir as normas. A medida será publicada ainda nesta sexta (8) com aplicação a partir da segunda-feira (11) e fiscalização do Procon e Vigilância  Epidemiológica”, disse.

Ampliação de leitos e respiradores

Na coletiva, o governador destacou que no início do combate à pandemia do coronavírus no Maranhão existiam 232 leitos exclusivos para o Covid-19. Essa semana, a rede pública estadual já conta com 921 leitos exclusivos para coronavírus.

Atualmente o parque hospitalar maranhense comporta cerca de 800 respiradores, entre os que já haviam e os novos que estão sendo incorporados, semanalmente, à rede pública estadual de saúde. Novas compras estão sendo negociadas e devem chegar novos respiradores nas próximas semanas.

Ampliação de medidas em todo o MA

O governador citou, ainda, que diariamente são analisados o aumento do número de casos de coronavírus em todas as regiões do Maranhão. Por isso, está sendo construído o Hospital de Campanha de Açailândia, em parceira com a Vale e Prefeitura Municipal de Açailândia. Além disso, estão sendo incorporados novos leitos ao Hospital Macrorregional de Imperatriz e será instalado ambulatório no Macrorregional de Imperatriz para melhorar o atendimento na UPA municipal São José, também em Imperatriz.

O Governo do Estado abriu processo seletivo para novos profissionais da saúde para atender as cidades de Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. “Estamos atentos à situação de todas as regiões do Maranhão. Esse é um trabalho diário de análise dos dados epidemiológicos em todo o estado”, disse o governador.  Em São Luís, deverá funcionar na próxima semana mais um ambulatório para ajudar a desafogar as UPAs da capital do Maranhão.

Fonte: Governo do Maranhão

Projeto de Othelino beneficia profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus que prestarem concursos públicos

Othelino Neto é autor de projeto de lei que valoriza experiência de profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento à pandemia de Covid-19

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 125/2020, de autoria do presidente Othelino Neto (PC do B), que estabelece normas de concursos públicos, no âmbito da Administração Pública Estadual do Maranhão, para profissionais da área de saúde que atuaram no combate à Covid-19. A matéria deve entrar na pauta de votação da próxima sessão extraordinária. 

De acordo com o projeto, os concursos para profissionais da área de saúde, no âmbito da Administração Pública Estadual do Maranhão, deverão contar, como comprovação de título, o tempo de serviço prestado diretamente no combate à Covid-19 em hospitais públicos das redes municipal, estadual ou federal e, também, nos hospitais privados, durante o tempo de vigência do Estado de Calamidade.

O projeto prevê, ainda, que o tempo de serviço deverá ser de, no mínimo, 240 horas trabalhadas no combate direto à Covid-19 e atestado pelo diretor-geral do hospital da rede pública ou privada no qual o profissional tenha atuado.

Solidariedade

O Projeto de Lei 125/2020 é mais uma ação do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, em benefício dos profissionais da área de saúde que atuam no combate à Covid-19.

Esta semana, em parceria com o deputado Neto Evangelista (DEM), Othelino iniciou uma campanha de solidariedade em São Luís, que tem por objetivo viabilizar hospedagem em hotéis para aqueles que estão na linha de frente da pandemia, mas não têm condições de custear diárias, e com receio de voltar para casa e contaminar seus familiares.

O movimento intitulado “Acolhendo Heróis” já conta com o apoio de vários deputados e tem como objetivo facilitar minimamente a vida desses profissionais que estão mais expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Já aderiram à campanha os deputados estaduais Roberto Costa (MDB), Ricardo Rios (PDT), Cleide Coutinho (PDT), Wendell Lages (PMN), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Mical Damasceno (PTB), Helena Duailibe (Solidariedade), Glalbert Cutrim (PDT), Andreia Rezende (DEM), Fernando Pessoa (Solidariedade), Pará Figueiredo (PSL), Thaiza Hortegal (PP), Rafael Leitoa (PDT), Marcos Caldas (PTB) e Zé Gentil (PRB).

Além deles, também apoiam a iniciativa o senador Weverton Rocha (PDT) e os deputados federais Juscelino Filho (DEM), Gil Cutrim (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB), bem como o vereador Osmar Filho (PDT).

Inscrições para o Enem 2020 começam na próxima segunda-feira

Estudantes fazem segundo dia de provas do ENEM, na UERJ

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam na próxima segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet.

Enem digital

A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Isenção de taxa

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Portanto, no ato da inscrição para o Enem 2020, terão isenção de taxa os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Acessibilidade

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Edição: Aline Leal

PROJETO SOCIAL MULTIPLICAÇÃO & COLETA DE DOAÇÕES

Henrique Almeida (Octopus) é o coordenador geral do projeto social Multiplicação, que está arrecadando doações em condomínios da Ilha

Nessa crise, todos podem e devem ter empatia com os mais vulneráveis e fazer algo para ajudar! Um belo exemplo de solidariedade e que promete ampliar doações em São Luís é o recém lançado projeto MultiplicAção.

O projeto está recolhendo doações de alimentos não perecíveis, roupas e itens de higiene em condomínios residenciais da cidade; sem que os moradores / doadores precisem sair de seus lares para ajudar. A ação é promovida pelas empresas: Actus 360, Artur Kalatakis Fisio, Assecon, Condomaxx, Consad,  Grupo Clasi, InterMídia Comunicação Integrada, Octop Entretenimento, Santê, Servgroup, SGS, Solys, VSG e Tullios Condomínios.

Um dia antes da coleta de doações o porteiro lembrará aos moradores, via interfone, quando vai acontecer o recolhimento das doações. Segundo o Coordenador Henrique Almeida, todos itens serão coletados por uma equipe devidamente equipada com luvas e máscaras. Simples, rápido e seguro, mas extremamente importante para ajudar a salvar vidas. O slogan da campanha é #DoeSemSairDeCasa.

Todos os itens recolhidos serão direcionados a Projetos Sociais com ações voltadas à população carente afetada pelo Novo Coronavírus em São Luís. Mais detalhes no Instagram @plataforma.multiplicacao ou pelo fone (98) 98124 0585.

FORÇA E PROPÓSITO PARA MÃES PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

 Pollyne Braga de Freitas, da BRK Ambiental, que agora de casa, segue trabalhando e ajudando a concessionária na prestação dos serviços essenciais de água e esgotamento sanitário em Ribamar e Paço do Lumiar

A rotina das profissionais do saneamento que conciliam trabalho e maternidade em época de pandemia

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus há muitas pessoas que não podem parar de trabalhar, e mesmo de casa, seguem dando o seu máximo para que os serviços essenciais das empresas que representam consigam seguir atendendo milhares de clientes. Com a recomendação dos órgãos de saúde para reclusão em prevenção ao vírus, muitas mães tiveram que mudar as suas rotinas, seja por conta da adoção do trabalho remoto ou pelos cuidados acrescentados àquelas que não tem a possibilidade de home office.

Nesse Dia das Mães, as mulheres que desempenham agora tripla jornada em casa – mãe, profissional e esposa – ganharão mais que homenagens, mas também a gratidão coletiva de quem está conseguindo seguir a vida e contar com diversos serviços básicos graças a essa dedicação.

A BRK Ambiental no Maranhão possui muitos exemplos de mulheres e mães que precisaram lidar com a alteração brusca da rotina, uma delas é a responsável pela área de Administração Contratual, Pollyne Braga de Freitas.

“Sou responsável pela área Regulatória da empresa, acompanhando o andamento e cumprimento das metas contratuais que constam no Contrato de Concessão; também sou responsável pelo contencioso jurídico da unidade, realizando a recepção das ações judiciais e a interface entre a Concessionária e o Poder Público através de emissões de ofícios, cartas e atas. Sei da importância do meu trabalho e mesmo de casa agora, sigo empenhada e me desdobrando para dar apoio à família também”, explica ela.

Pollyne além de uma profissional dedicada da BRK Ambiental há 3 anos, é também a mãe da Alice, de sete anos. E desde o último dia 17 de março ela precisou se reorganizar para conseguir assimilar com equilíbrio e eficiência as diversas funções que agora exerce de casa, conciliando o trabalho e a família.

Seguindo um dos valores da empresa, o Respeito às Pessoas, a BRK Ambiental adotou medidas para garantir suporte aos seus funcionários e suas famílias nesse período de mudanças:

“Temos o compromisso de garantir não somente um ambiente de trabalho positivo aos nossos funcionários, mas também qualidade de vida e saúde. Para isso, disponibilizamos o Programa de Apoio Pessoal Viva Bem em que eles recebem orientação psicológica, financeira, jurídica e diversas outras. Benefício gerado não somente para o funcionário, mas também estendido aos seus familiares.”, explica Marcelo Hagge, gerente administrativo da BRK Ambiental no Maranhão.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima