O GOVERNADOR APOSTOU NA ESTRATÉGIA DO HORROR

Dr. Érico Cantanhede fez a mais perfeita tradução de como a pandemia de Coronavírus

Transcrição na integra do renomado médico maranhense Dr. Érico Cantanhede:

Muito se questiona do porquê do crescente aumento no número de casos e óbitos em decorrência do vírus chinês aqui no Maranhão em detrimento de outros estados da federação inclusive se colocando a culpa na própria população por desconhecimento ou mesmo teimosia e daí se propuseram ao famoso “lockdown ” num momento fatídico e sem necessidade pois o vírus há algum tempo passou de comunitário a domiciliar, ou seja, está dentro das próprias casas contaminando a família e abrindo assim as portas para disseminação pelos interiores no chamado “pré – lockdown “

Estados da federação, como nosso vizinho Piauí, obtiveram números bem abaixo do esperado principalmente de óbitos quando comparados ao Maranhão, cujos gestores estão preocupados com esse aumento dos caso aqui, que pode repercutir desfavoravelmente na sua rede, uma vez que adotaram medidas mais simples e baratas como o tratamento da fase inicial dos sintomas baseados em protocolos clínicos farmacológicos uma vez que não há vacinas, com excelentes resultados, com distribuição para a população mais carente, com pouco poder aquisitivo, e sem acesso a esses medicamentos que tiveram o preço absurdamente aumentados ou “sumiram ” das prateleiras inclusive das farmácias de manipulação.

Á classe mais abastada, ou seja, de maior poder aquisitivo pode comprar e até já fez seu estoque de medicamentos que dependendo até do viés ideológico pode ser utilizado no tratamento dessa pandemia, inclusive que é refletida nos protocolos de tratamento dos hospitais particulares e quanto a população mais carente que é o duro retrato do nosso estado o que vai fazer? Morrer em casa ? Morrer a espera de uma vaga na UTI numa UPA ou num leito ? Morrer gaspiando com falta de ar? Esperar adquirir uma forma leve que seu organismo possa debelar? Ou simplesmente fincar os joelhos no chão e rezar para Deus ter misericórdia dele e de seus familiares a espera de um milagre?

Custo de forma até cristã a crer que o viés ideológico se sobreponha a vida nesse momento em que tantos conterrâneos maranhenses padecem a cada dia com essa estatística desfavorável só aumenta, pois quem estuda a história da humanidade em relação a regimes socialistas e comunistas entende a que estou me referindo.

Em síntese: ainda dá tempo de se reverem as estratégias e protocolos até agora utilizadas na tentativa visivelmente infrutífera de barrar os casos crescentes de óbitos do vírus chinês aqui no nosso estado, pois está faltando coragem, bom senso e liderança nesse momento para que a morte não vença essa luta que deve ser acima de tudo pela vida e não simplesmente por ideologias fatídicas ao fracasso como as ações aqui tomadas até o momento.

Fraternalmente.

Dr Érico Cantanhede

100% de desconto na tarifa de energia para famílias de baixa renda

Estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica é o principal pré-requisito para ter o benefício que isenta os consumidores de baixa renda do pagamento do consumo de energia e do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, entre 1º de abril e 30 de junho. A Medida Provisória (MP) do Governo Federal informa que o desconto de 100% se aplica para quem tiver classificado na Tarifa Social e consumir até 220 kWh/mês. Diante do cenário da Covid-19, o Governo do Maranhão também publicou uma resolução que isenta o ICMS para o mesmo período e segue os mesmos pré-requisitos. Tem direito a esse benefício as pessoas que possuem o NIS – Número da Identificação Social ou o BPC (Benefício da Prestação Continuada) válidos e indígenas (que possuam RANI) e quilombolas. No Maranhão, quase 800 mil famílias já estão recebendo o benefício da Tarifa Social Baixa Renda automaticamente em suas contas de energia elétrica.

Como fica a conta do consumidor baixa renda – Com essas medidas o cliente baixa renda não pagará seu consumo de energia e nem o tributo estadual ICMS, restando apenas o pagamento dos outros tributos, do consumo que exceder os 220 kWh/ mês e possíveis parcelamentos anteriores, juros e multas, caso o cliente tenha.

400 mil famílias podem ter o benefício – NoMaranhão aproximadamente 400 mil famílias são potenciais beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica Baixa Renda, ou seja, elas tem o NIS e só falta atualizar o cadastro junto a Equatorial Maranhão. Os 10 municípios com o maior número de famílias com NIS – Número de Inscrição Social válidos, que ainda não estão com os cadastros atualizados junto a Equatorial Maranhão e podem também ter o benefício da Tarifa Social são:

MunícipiosFamílias que podem receber o desconto
SAO LUIS47.769
IMPERATRIZ11.891
SAO JOSE DE RIBAMAR10.629
TIMON8.698
CAXIAS8.437
CODO5.684
BACABAL5.241
PACO DO LUMIAR5.113
BARREIRINHAS4.910
BALSAS4.890

Como se Cadastrar – Com sua conta de energia e seu NIS – Número da Identificação Social ativo em mãos, entre em contato com a Equatorial Maranhão pelo WhatsApp (98) 2055-0116, Central 116 ou pelo site www.equatorialenergia.com.br e solicite a opção de cadastro na Tarifa Social baixa renda. Caso você não seja o titular da conta, tenha em mãos também: nome completo do titular da conta, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.

Quando o desconto virá – Essa solicitação será enviada para o banco de dados do Governo Federal e após a checagem e validação dos dados, o desconto será imediatamente aplicado para as faturas emitidas no período de 01 de abril a 30 de junho. Para as contas que já foram pagas antes do cadastro ter sido efetuado, os descontos serão creditados nas próximas faturas.

SEMANA PEDAGÓGICA & VOLTA ÀS AULAS NO DOM BOSCO

A equipe pedagógica do Colégio Do Bosco que acaba de passar por amplo treinamento que incluiu temas como plataformas digitais de ensino remoto, tecnologias e saúde mental

Escola aposta em modernas tecnologias e Programa de mentoria a Alunos e Familiares

O Colégio Dom Bosco acabou de retomar as aulas remotas após o período de férias antecipadas. Mas antes, todo o corpo docente, mentoras, assistentes e equipe de gestão da escola participaram da tradicional “Semana Pedagógica DB”, evento que acontece anualmente, e que agora foi virtual mas igualmente relevante. Além de dar as boas-vindas aos professores e à equipe pedagógica, o encontro teve como objetivo central a formação e desenvolvimento de todos nas novas ferramentas e plataformas para ensino remoto, além de dar um suporte no que tange à saúde mental da equipe:

“A programação contou com a participação de Lourdes Atié, renomada socióloga e educadora, que falou sobre a importância da escola e do professor nesse momento de pandemia e no pós pandemia, além de temas como saúde mental da equipe e integração da escola, família e aluno no processo de ensino remoto. Após a conversa com os professores, os mesmos foram divididos por segmento e tiveram treinamentos sobre a plataforma Zoom e suas funcionalidades. No dia seguinte a equipe, também dividida em grupos, focou no planejamento e adequação dos planos de aula para o novo modelo educacional” revela Igor Melo, Gestor Educacional do Dom Bosco.

Outro aspecto que tem feito a diferença e ajudado alunos e seus familiares a se adaptarem melhor é o amplo suporte dado pela escola através do seu programa de mentoria.

“Para acompanhar as possibilidades, assim como os desafios, de nossos estudantes nesse momento de adaptação ao e-learning, nosso Programa de Mentoria está muito ativo, com ações destinadas a todos os alunos da escola, e extensivo às famílias. Nossa equipe mantém contato frequente, para apoiar alunos e familiares, em todas as suas demandas e principalmente, no auxílio da estruturação dessa nova rotina. Os encontros de Mentoria online acontecem de forma individualizada e já demonstram grandes resultados práticos”, disse Igor Melo.

Para a direção do Colégio Dom Bosco a parceria entre família e escola, que sempre foi muito valorizada, agora é ainda mais relevante.

“O diálogo com alunos e famílias é primordial. Estamos aprimorando constantemente as atividades, métodos e recursos didáticos, assim, esse feedback constante de alunos e famílias é fundamental para o sucesso do ensino remoto e para consolidarmos a proposta de uma educação de qualidade que prepare nosso alunos para esse novo tempo de desafios e oportunidades exponenciais”, finalizou Igor Melo.

A Diretora Pedagógica do Dom Bosco Raíssa Murad enfatiza que o desenvolvimento de crianças e jovens é contínuo, e todos podem aprender grandes lições, mesmo em uma situação tão adversa como essa:

“Não temos a opção de “dar pausa” ao processo educacional. Por isso, nós, educadores, não podemos parar. Nesse momento as práticas pedagógicas não acontecem da mesma forma de antes. O que não quer dizer que seja melhor ou pior, apenas que têm que acontecer de forma diferente. É nas grandes dificuldades que surgem as grandes ideias e soluções. E no Dom Bosco nós já estávamos caminhando no sentido de re-significar o papel da escola bem antes dessa pandemia. Prestes a fazer 60 anos, fizemos uma reflexão sobre qual o nosso papel como instituição de ensino hoje” disse ela.

”Nós havíamos percebido a necessidade de desenvolver em nossos alunos não apenas competências cognitivas, como também competências socioemocionais – que nesse momento estão sendo fundamentais: Visão Holística e Sistêmica; Cooperação e Trabalho em Times; Criatividade e Inovação; Foco no Resultado; Adaptabilidade e Resiliência; Bem-estar físico e mental; Sustentabilidade, Responsabilidade e Empatia. As metodologias ativas que adotamos (como sala de aula invertida e aprendizagem em pares) são importantes para a atual realidade educacional, pois colocam o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, potencializando sua autonomia. Essa “nova escola” na verdade já havia sido adotada no Dom Bosco bem antes da crise, e agora tudo isso faz ainda mais sentido” finaliza a Diretora.

Entidades empresariais encaminham ao governo subsídios para criação de protocolo sanitário

Demandadas pela Secretaria de Indústria e Comércio – SEINC, as entidades empresariais encaminharam ao Governo do Estado, nesta quarta-feira,13, subsídios para o planejamento de criação do protocolo sanitário que possibilite a reabertura gradual das atividades econômicas.

O documento, assinado pela Associação Comercial do Maranhão, Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão ressalta a importância de desenvolver estratégias que garantam o controle da contaminação pelo coronavírus a partir da adoção de medidas higiênico-sanitárias rígidas no momento que as empresas puderem voltar a funcionar.

De acordo com as entidades, a superação do cenário gerado pela pandemia só pode ser feita a partir de uma articulação de esforços dos órgãos públicos e da sociedade; por isso, propõem a criação desse comitê integrado pelo governo estadual e representantes dos segmentos produtivos para o planejamento, que seria responsável pela definição das estratégias e monitoramento de ações, orientados pelos indicadores de contaminação e pela capacidade de atendimento da rede de saúde.

Fluxos – A ACM, CDL, FCDL-MA e Fecomércio apresentaram sugestões de fluxos para serem seguidos no atendimento ao cliente e rotinas para serem adotadas no ambiente das empresas, reforçando a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção, como máscara, e do distanciamento entre as pessoas, higienização com produtos específicos e utilização de itens de proteção para funcionários, dentre ouras medidas.

As entidades também se propõem a sensibilizar seus associados para o cumprimento das medidas de segurança e para a adoção dos protocolos sanitários, além de prestar a orientação necessárias às empresas.

Os subsídios apresentados pela classe empresarial maranhense foram elaborados a partir de solicitação da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo (Seinc), e as entidades destacam ainda a importância de investimentos públicos na garantia dos insumos necessários à assistência de saúde, como ampliação da testagem e EPIs; além de reforçar a infraestrutura indispensável para o cumprimento das condições estabelecidas para o funcionamento das empresas, com redimensionamento da sistemática de transporte público, implantação de ronda permanente da Polícia Militar e rotina de fiscalização urbana e sanitária.

“O alinhamento entre governo e iniciativa privada é muito importante para se encontrar formas seguras de garantir a saúde da população, a partir de estudos técnicos, que controlem a propagação do vírus”, conclui mensagem das lideranças empresariais.

DICAS DE CONSERVAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA NA LIVE POTIGUAR

A representante da Tramontina Lucilene Milhomem é quem vai comandar a Live Potiguar “Conservação de Utensílios de Cozinha”; nessa sexta-feira (15.05) às 17h

Informação é sempre a melhor arma para tudo! Isso vale também para manter limpos e bem conservados panelas, bandejas e baixelas, talheres e demais utensílios de cozinha.

O Grupo Potiguar promove nessa sexta – feira (15.05) às 17H a Live Potiguar “Conservação dos Utensílios de Cozinha” com a representante da Tramontina Lucilene Milhomem. Ela vai dar dicas simples mas poderosas, como a de usar o bicarbonato de sódio e água quente para remover facilmente as comidas queimadas que grudaram na panela. Vale a pena conferir e aplicar!

Para conferir basta acessar a Live no Stories do perfil do instagram: @potiguarhomecenter . 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima