Placas de aviso de lockdow são espalhadas em São Luís

O lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais na Região Metropolitana de São Luís para conter a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entrou em vigor no dia 5 deste mês e teve cerca de 50 pontos de fiscalização. Porém, algo chamou a atenção: a fixação de placas por toda cidade informando o lockdown, que para a grande maioria dos maranhenses não sabe nem o que significa a palavra inglesa.

A pergunta é a seguinte: quanto custaram essas placas? Para que servem já que o lockdown duraria apenas 10 dias? No que essas placas ajudam a combater à Covid-19? E o principal, qual foi a empresa escolhida e os critérios?

Seria interessante o Ministério Público do Maranhão investigar a implantação destas placas de aviso de lockdow para saber se não é uso indevido de dinheiro público para o combate à Covid-19.

As cidades de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, no Maranhão, ficarão em lockdown até o dia 17 de maio. A decisão foi tomada terça-feira pelo juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, em uma audiência de conciliação, em São Luís, com representantes das prefeituras, governo do estado e MP.

Com o feriado antecipado, será proibida a entrada e saída da ilha de São Luís. A ideia é diminuir a circulação de pessoas.

Fotos e informações do jornalista: Emerson Ferreira, o “MEMENSO”

Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, participará na próxima semana de Live promovida pela Associação Comercial do Maranhão (ACM)

“Mulher e Empreendedorismo: em tempos de crise a união faz a diferença!” é o tema da Live promovida pela Associação Comercial do Maranhão (ACM) e que terá como convidada Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil. Com transmissão pelo instagram da entidade (@acmma01), a Live acontece na próxima quarta-feira, 20 de maio, às 18h. Luiza Trajano abordará oportunidades na crise, redes colaborativas e os desafios de empreender. Destaque para a mediação de Jacira Quariguasi Haickel, do hotel Blue Tree e presidente do Conselho da Mulher Empresária e participação também de Magnólia Rolim, do Grupo Rolim e vice-presidente da ACM.

Em tempo: no final de março deste ano, o Magazine Luiza criou uma plataforma digital, de vendas, a “Parceiro Magalu”, para auxiliar micro e pequenas varejistas e profissionais autônomos a manter seus negócios durante o período de crise em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Durante o lançamento a empresa afirmou que o Brasil tem cerca de 5 milhões de empresas varejistas, a maior parte delas com faturamento de até 5 milhões de reais. No entanto, apenas cerca de 50 mil atuam no comércio digital. 

A iniciativa inclui duas plataformas, uma para empresas menores e outra para pessoas físicas. No caso de pessoa jurídica, os comércios oferecem estoques de produtos no site, no aplicativo e futuramente em lojas físicas do Magalu. A entrega está sendo feita por meio dos Correios sem custos para o lojista, segundo o Magazine Luiza.

Ibope inicia pesquisa no Maranhão sobre evolução da Covid-19

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope Inteligência) iniciou nessa quinta-feira (14), nas cidades maranhenses de São Luís, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Presidente Dutra e Imperatriz, a aplicação de questionários sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias e a realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital. A pesquisa é nacional.

Intitulada ‘Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de base populacional’, a pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Objetiva a realização de um estudo epidemiológico sobre a Covid-19 em todo o Brasil. Os trabalhos são conduzidos pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Todos os 62 profissionais da equipe do Ibope Inteligência no Maranhão estão devidamente identificados, treinados e qualificados para a realização da pesquisa.

POLÍTICAS DE SAÚDE

No Maranhão, o levantamento tem apoio técnico da Secretaria de Estado da Saúde, conforme declaração do secretário de Saúde, Carlos Lula. “Com base na relevância desse estudo para a definição das políticas de saúde informo que os pesquisadores e toda a equipe de apoio, possuem livre trânsito em todo o território estadual tendo em vista que o Ibope Inteligência necessita organizar a logística da pesquisa”, afirmou Carlos Lula.

A pesquisa é financiada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O estudo será realizado em 133 cidades de todos os estados da federação e acontecerá em três momentos, sendo o primeiro campo iniciado nesta quinta-feira (14), e os demais acontecerão a cada duas semanas. A coleta de dados se dará em âmbito nacional e envolverá uma amostra representativa da população brasileira.

Hapvida amplia serviços de chat de odontologia para dúvidas sobre Covid-19

Nesse período de pandemia, são muitas as dúvidas que a população tem, entre elas sobre saúde bucal. Diante do avanço da pandemia no Brasil e para reforçar as recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a saúde das pessoas, o Sistema Hapvida lançou, para seus clientes, o chat da odontologia, direcionado para tirar dúvidas da área nesse período de coronavírus.

O serviço já está disponível para clientes de toda a rede do Sistema, para todo o Brasil, e tem horário de funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O cliente vai falar com um dentista em tempo real sem sair de casa. A ideia é ser um canal a mais para que a população possa ter acesso às informações de cuidados e prevenção da Covid-19.

Para acessar o chat, o cliente pode clicar no link: https://bit.ly/Chatodontologia  ou entrar no site do Hapvida+Odonto (hapvida.com.br/maisodonto). Na página, o chat está em destaque em notícia e banner.

De acordo com Roberto Passos, Superintendente Adjunto do Hapvida+Odonto, o chat não é uma consulta, é mais um auxílio pra os clientes obterem informações de saúde bucal nesse período e não precisarem sair de casa. “Estamos trabalhando, diariamente, para manter nossos clientes bem informados e assistidos. O chat é um serviço a mais para a manutenção da saúde bucal”.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 29 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais 14 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 40 hospitais, 160 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 126 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima