Reformas em casa: Saiba como evitar acidentes com energia elétrica

Equatorial Maranhão orienta sobre cuidados necessários na hora de construir ou reformar

  Em meio as recomendações de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19, muitas pessoas aproveitam o tempo extra para colocar em prática projetos e realizar reformas em casa. No entanto, é preciso estar atento às medidas de segurança que possam proteger você e sua família de possíveis acidentes com energia elétrica. Diante disso, a Equatorial Maranhão trouxe algumas orientações para que os serviços e manutenções possam ocorrer de forma tranquila e segura.

 Para realizar reparos que envolvam manuseio ou proximidade com a fiação elétrica é necessário bastante cuidado. De acordo com os dados do Anuário 2019 da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), o ambiente familiar é o segundo principal causador de acidentes fatais com origens elétricas no Brasil. Em 2019, foram 228 mortes em todo país. No Maranhão, Foram 24 ocorrências fatais, dado preocupante considerando que muito desses incidentes poderiam ter sido evitados caso alguns cuidados tivessem sido tomados.

 O executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Wagner Calzavara, explica que construções e reformas lideram o ranking de acidentes com energia elétrica no Estado. “Para que os números não se repitam, é de suma importância o envolvimento de toda a sociedade nas ações de conscientização para a prevenção de acidentes com a rede elétrica. Por isso, Antes de pensar em qualquer reforma ou construção as pessoas devem redobrar os cuidados com as normas de segurança” afirma.

 Ainda segundo o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, apenas profissionais qualificados devem ser contratados para a execução dos serviços. Pedreiros, técnicos e pintores com ampla experiência no mercado já estão familiarizados com as regras de segurança e com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), que é fundamental para todas as atividades que envolvam eletricidade.

 Abaixo algumas orientações de segurança que devem se tornar hábitos no seu dia a dia e de sua família:

 -Em construções ou reformas, mantenha uma distância mínima de até 3 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, andaimes, vergalhões, escadas e arames.

– Atenção também com a distância da rede elétrica em construções e manutenções de telhados.

– Na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.

– A instalação de cercas elétricas em áreas urbanas e rurais deve obedecer à lei nº 13.477/2017. Jamais eletrifique cercas de arame farpado de maneira clandestina. Energizar cercas de arame fora dos padrões técnicos é crime e pode matar.

– Use sempre produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois isso garante uma maior qualidade dos componentes (fiação, disjuntores, tomadas etc.) contra riscos de choques e curtos-circuitos.​

– Nunca tente retirar nenhum material que tenha caído sobre ou esteja em contato com a rede elétrica, pois o objeto pode conduzir eletricidade provocando acidentes.

– Nunca deixe a fiação ao alcance de crianças.

– Não utilize “benjamins” para ligar mais de um aparelho na mesma tomada, isso pode sobrecarregar a instalação elétrica, provocar curto-circuito e até incêndios.

 A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia.

CAPS AD Estado promove O Arraial da Esperança

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado e toda sua equipe não poderiam deixar passar em branco uma festa tradicional e tão importante da nossa cultura que é o São João, porém com toda responsabilidade e de distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus. Foi realizado um pequeno lanche e almoço para os pacientes e funcionários do CAPS AD.

“Estas atividades são de suma importância para reinserção social e ajuda a fortalecer os vínculos afetivos e sociais dentro e fora da unidade, além de ajudar a nossa equipe que nestes tempos vem passando por grade estresse, tenham momento de alegria e distração contribuindo para nossa política de humanização do trabalho”. disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD estado continua durante todo este processo de pandemia dando apoio a população de rua tão vulnerável além claro dos dependentes químicos na grande ilha e os acolhidos na nossa Unidade de Acolhimento (UA), na Cohab, e nas comunidades terapêuticas.

“Nosso atividade não é somente abrigar estas pessoas e medicar, mas principalmente devolver a sociedade de maneira que elas próprias tenham autonomia”, disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

FRIBAL PRESTA HOMENAGEM AO SÃO JOÃO DO MA COM VÍDEO

Os belos elementos da cultura popular maranhense, como o Caboclo de Penas, ilustram o vídeo da Fribal em homenagem ao São João

Belos registros do premiado fotógrafo Meireles Jr. ilustram o vídeo

As manifestações da cultura popular caracterizam a identidade social de um povo. No Maranhão o São João é uma das mais belas e ricas expressões do folclore e reúne elementos de fé, força e beleza singulares.

Em tempos de isolamento social, que por motivos de saúde impedem a realização dos arraiais pela cidade, a Fribal deu uma contribuição para manter viva e forte a chama da tradição junina maranhense, através de um vídeo que exalta o São João.

Com belas imagens do acervo do premiado fotógrafo Meireles Jr., o vídeo que a Fribal veiculou no dia de São João (24.06) em suas redes sociais acabou viralizando, pois emociona pelo casamento perfeito de texto e imagens com os elementos do folclore junino maranhense: Os miolos de bois; Matracas e Pandeirões, as personagens Catirina e Francisco, os Cazumbá, os Caboclos de Penas entre outros; além de uma bela sonoplastia com batida de tambores na esmerada edição da Centopéia Filmes e texto de Cássia Melo.

O premiado fotógrafo Meireles Jr. que cedeu parte de seu rico acervo de registros do folclore maranhense para o vídeo da Fribal que homenageia a força da cultura popular maranhense

“É Povo, É Brilho, É Fé” diz uma parte do texto cujo objetivo maior é reforçar em cada maranhense o orgulho de pertencer a esse rico universo que une religiosidade, resistência e tradição. Para o fotógrafo Meireles Jr. a Fribal mais uma vez demonstrou o quanto valoriza a cultura maranhense com esse singelo presente áudio visual:

“Esse é mais um projeto que tenho a honra de participar junto à Fribal. Uma empresa que, de fato, valoriza a cultura maranhense e está sempre incentivando a arte e fomentando o orgulho maranhense. Nesse ano atípico, esse vídeo tem ainda mais valor, pois é também um alento, uma forma de emocionar as pessoas e reforçar que uma rica tradição como o nosso São João é mais forte que toda essa pandemia. A Cultura é acima de tudo uma importante forma de resistência do povo. E a Fribal está de parabéns pela sensibilidade desse projeto” declarou Meireles Jr.

HSLZ INOVA COM LIVES NA VIII SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO / SIPAT

Parte da equipe e a Diretoria do HSLZ reunida na aberta da VIII SIPAT / Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Manter um ambiente cada vez mais seguro e livre de acidentes de trabalho é prioridade na gestão do Hospital São Luis / HSLZ, mais conhecido como Hospital dos Servidores.

E esse ano, na realização da VIII SIPAT HSLZ / Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a tecnologia foi usada para reforçar as devidas mensagens e orientações sobre o tema mas sem provocar aglomerações de colaboradores. A opção foi fazer uso das Lives, transmissões online que cada colaborador pode acompanhar de forma individualização pelo seu computador ou celular.

O Dir. Administrativo Édem Lúcio e o Diretor Geral do HSLZ Plínio Tuzzolo na abertura da VIII SIPAT

Na abertura da VIII SIPAT do HSLZ o Diretor Geral Plínio Tuzzolo, juntamente com a Diretoria do Hospital, reforçou a importância máxima que deve ser dada ao tema e convocou cada colaborador a ser um agente de segurança. Entre as palestras realizadas através da Lives, temas como uso e manuseio correto de EPIS; atualizações referentes ao enfrentamento da COVID-19 entre outros. Houve também elementos motivacionais com aplicação de Quizzes (jogos) nos diversos setores do hospital.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima