CAPS AD Estado em parceria com comunidade católica Shalon realização ação na Vila Palmeira

Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Droga (CAPS AD) Estado e Departamento de Saúde Mental realizaram no último sábado uma grande ação social em parceria com a comunidade católica Shalon direcionada a população da Vila Palmeira, com realização de exames rápidos de hiv, sífilis hepatite e Covid-19, assim como vacinação e orientação quanto a tratamento de álcool e outras drogas

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e

reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Tony Guerra realiza live solidária em São Luís neste sábado (18)

A live inicia às 17h e promete ser a mais animada do fim de semana 

Um dos maiores nomes do forró aterrissa literalmente no Maranhão neste sábado (18), para uma super produção. Tony Guerra chega com o Forró Sacode na primeira live solidária do cantor em São Luís, às 17h.

A live será transmitida através do seu canal no YouTube ( https://www.youtube.com/c/ForróSacodeOficial) e terá como visual um lugar paradisíaco em São Luís. Com realização  da LP Produção, Zabar Produções e NF Prime, Tony ajudará com essa ação famílias que foram desamparadas por conta do Covid-19.

Para Tony, retornar ao Maranhão é um prazer imenso e promete surpreender. “A minha história com a Ilha do amor é incrível e poder cantar em São Luís, mesmo que seja diferente pelo momento atual, vai ser bastante emocionante. Espero que gostem, porque vamos cantar e dançar muito”, ressalta o cantor. 

Nas redes sociais quem também fez o convite para live de hoje foram os cantores, Xand Avião, Wesley Safadão, Jonas Esticado, Raí Saia Rodada e o humorista Tirulipa. Já no repertório, sucessos como “Pensa em mim, “Elas Ficam loucas”, “Gemidão”, “Obsessão” , “Telefone” e muito mais. 

A quarta live do Tony Guerra seguirá mais uma vez com todos os protocolos necessários de saúde para segurança do cantor e também de sua equipe. 

Últimas Semanas do Mês de julho para quitar débitos sem juros, multas e correções

A Equatorial Energia Maranhão iniciou o “Mês da negociação Equatorial”, uma campanha que está acontecendo até o dia 31 de julho com condições especiais para os consumidores que estão com dificuldades para manter as contas de energia, e com débitos acumulados de março a junho em até 6 vezes, sem juros, multas, correção monetária, entre outras facilidades. Para quem tem dívidas anteriores ao mês de março, a Equatorial também oferece outras condições, que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento.

Para solicitar a negociação, o cliente pode ligar para um telefone exclusivo: 0800 098 2997. O cliente pode ligar gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábado das 8h às 14h. Após negociação por telefone, os agentes negociadores irão até o cliente para que o pagamento seja realizado, com todas as normas de segurança em prevenção ao coronavírus.

Com essa facilidade o cliente pode voltar a ficar em dia com sua conta de luz, evitar negativações e ainda participar da Promoção Energia em Dia, que realiza sorteios mensais de para os clientes adimplentes. Para se cadastrar acesse o site https://energiaemdia.equatorialenergia.com.br/.

DEBATE SOBRE “LIBERDADE DE EXPRESSÃO E OS LIMITES NA INTERNET” LANÇA MESTRADO EM DIREITO PUCRS / UNDB

O Des. Federal Ney Bello, Diretor do Curso de Direito da UNDB Centro Universitário e a Dra. Amanda Thomé que vão debater e apresentar, respectivamente, a Live “Liberdade de Expressão e seus Limites na Internet”; marcando o lançamento do Mestrado Interinstitucional em Direito PUCRS/UNDB, dia 24 de julho, no canal do YouTube UNDBOFICIAL.

Evento aberto ao público acontece nessa sexta 24.07 às 18H30 com transmissão ao vivo no canal do Youtube UNDBOficial

Eis uma excelente notícia para os profissionais de Direito…. Trata-se da parceria entre a UNDB Centro Universitário e a PUCRS – uma das mais renomadas escolas de Direito do país, que juntas assinam o Mestrado Interinstitucional em Direito PUCRS/UNDB, com inscrições já abertas até 20.08. Um dos mais renomados programas de especialização da área, sem a necessidade de sair de São Luís.

As aulas do Mestrado serão presenciais e acontecerão na UNDB, com os professores das duas instituições. O processo seletivo será composto por entrevista e defesa do anteprojeto e as aulas iniciarão no próximo mês de setembro.

O lançamento do programa será nessa sexta – feira (24.07) às 18H30 com o debate “Liberdade de Expressão e seus Limites na Internet – Aspectos Materiais e Processuais”, que acontece no canal da UNDB no YouTube (undboficial). A apresentação será da Dra. Amanda Thomé e os debatedores são o Dr. Ingo Sarlet (PUCR / Juiz RS); Dr. Luís Alberto Reichelt (PUCRS) e o Des. Federal Ney Bello (Dir. Curso de Direito UNDB).

Vale destacar que o tema desse debate não poderia ser mais atual e oportuno. O mundo nunca encontrou-se tão polarizado e confuso sobre o que pode e o que não pode ser divulgado na internet. O que é ético e o que fere os direitos humanos e a democracia. A polêmica é tanta que nem mesmo o Facebook escapou ileso, e vive atualmente uma de suas mais sérias crises.

Para atualizar o tema, o Facebook já vinha sendo pressionado pela sociedade civil e pelos seus próprios funcionários a adotar uma política de fiscalização de conteúdos mais efetiva, mas nada fazia. E após a retaliação em peso de grandes anunciantes que decidiram parar com seus investimentos na rede; finalmente o Facebook anunciou que vai suprimir anúncios que contenham algum tipo de preconceito contra pessoas, em razão de origem, nacionalidade ou etnia.  Também decidiu rotular publicações duvidosas e de cunho político que gerem algum tipo de desinformação. O CEO Mark Zuckerberg comunicou que a plataforma agora vai excluir anúncios que afirmem que pessoas de determinadas raças, origem, nacionalidade, gênero ou orientação sexual são uma ameaça à segurança ou saúde das demais. Mas antes, usando como desculpa a bandeira da liberdade de expressão, o Facebook adotava uma política mais flexível em relação a anúncios pagos e postagens de usuários. Mesmo os conteúdos visivelmente ilícitos ou racistas não eram bloqueados ou de alguma maneira rotulados. A começar das postagens do próprio Presidente Donald Trump….

Essa mudança tão cobrada só ocorreu agora, devido o movimento da Liga Antidifamação (ADL) e da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP –  National Association for the Advancement of Colored People); que iniciaram a campanha “Stop Hate for Profit”. As entidades apelaram às empresas que anunciam no Facebook e Instagram; para que parassem com seus anúncios pagos durante o mês de julho. Resultado: Diversas empresas aderiram e com a retirada de seus anúncios, as ações do Facebook tiveram uma queda de cara da ordem de 8,3%. No Brasil, a cena midiática é também bastante questionada em relação às declarações do Presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores x seus críticos, entre outras polêmicas.

Em suma, faz-se urgente e vital discutir-se, à luz do Direito, essa questão da nova Liberdade de Expressão e seus Limites na Internet. Um debate que será enriquecido com a vasta experiencia dos debatedores reunidos pela UNDB: Dr. Ingo Sarlet (PUCR / Juiz RS); Dr. Luís Alberto Reichelt (PUCRS) e o Des. Federal Ney Bello. Para participar gratuitamente basta fazer a inscrição online: undb.edu.br/mestradodireito

Dia do Amigo: como surpreender e comemorar a data mesmo à distância

Com o isolamento social como a principal arma contra o coronavírus, ver os amigos não é mais uma atividade diária. Tecnologia dá uma forcinha!

Um dia para celebrar a amizade regado a abraços, longas conversas e muitas gargalhadas entre amigos. Assim seria comemorado o Dia do Amigo, nesta terça-feira (20), se não fosse a pandemia do novo coronavírus. Neste momento, a amizade vai precisar ser celebrada à distância, já que a principal arma contra esse inimigo invisível é o isolamento social.

Tarefa árdua para um povo como o brasileiro, caloroso. Um estudo intitulado ‘The Relational Mobility’, publicado na revista da National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, reforça essa característica nacional de forma científica: o Brasil é considerado o terceiro país mais sociável do planeta, atrás somente de Porto Rico (2º) e México (1º).

O estudo realizado em 2018 considerou o conceito de mobilidade relacional, que representa o grau de liberdade e de oportunidade que as pessoas têm, a partir de suas preferências pessoais, para escolher, iniciar e romper seus relacionamentos interpessoais. A pesquisa analisou 39 países e colocou o país do carnaval no ranking das sociedades mais abertas e sociáveis, com relações mais próximas e íntimas.

Mesmo enfrentando o desafio do isolamento, os brasileiros contam com uma arma muito poderosa: a tecnologia. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019 – mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil – três entre cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas.

Entre os brasileiros que encontram na tecnologia a solução para matar a saudade dos amigos está o jornalista Isaac Lima. Há quase um ano, o jovem não encontra a prima, Marília Guerra, que considera uma grande amiga; ela vive em Fortaleza (CE). “Meus planos eram reencontrá-la agora em julho, mas com a pandemia vamos precisar esperar para dar aquele abraço. Mesmo assim, a distância não nos separou, pelo contrário, conversamos agora com mais intensidade, seja por ligações, mensagens ou videochamadas”, conta o jornalista, que mora em Itapecuru-Mirim, interior do Maranhão.

Com muitos amigos, o jornalista Isaac Lima também encontra tempo para matar a saudade dos que moram em São Luís. “A amizade é algo que precisa ser valorizada. Então sempre busco um momento para me dedicar aos meus amigos, conversar, rir com eles e nesses tempos de pandemia não tem sido diferente. Em vez de visitá-los, eu faço ligações por videochamadas e interagimos”, revela.

Estar longe é sofrer

Para a psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Chagas, o cenário de pandemia é propício para problemas como insegurança, estresse, falta de motivação, ansiedade e medo. Os efeitos podem ser sentidos com mais intensidade pelos brasileiros, que são mais acostumados aos gestos de carinho, como dar as mãos, abraçar e tocar o outro.

“O rompimento, mesmo que momentaneamente, desses laços físicos pode trazer mudanças na rotina e até abalos profissionais, familiares e sociais. Por isso, mesmo que não supra por completo a ausência do amigo, encontrar alternativas que nos conectem com quem gostamos é fundamental para driblar a falta da presença física, além de nos manter saudáveis mentalmente neste período de isolamento”, orienta a especialista.

A psicóloga ressalta que a quarentena não precisa significar o fim da conversa ou do contato com o outro, mas apenas um momento passageiro, onde evitar o contato físico é a melhor demonstração de carinho.

“Fazer ligações telefônicas e ficar horas conversando com quem a gente ama pode encurtar essa distância. Assistir a filmes que lembram momentos divertidos, recordar de uma viagem entre amigos e até uma experiência com uma pessoa querida também ajuda. Para quem mora sozinho, até olhar pela janela e conversar com um vizinho é uma opção saudável”, incentiva a especialista.

Tecnologia que ajuda

Ficar tanto tempo sem conversar ou sair com os amigos parece desesperador para algumas pessoas, mas com uma simples ligação de vídeo aquele sentimento de distância se tornar imperceptível diante de algumas horas de conversa. “As plataformas digitais são ótimas soluções para encurtar as distâncias físicas. Para quem se encontra sozinho em casa por um longo período, por exemplo, uma videochamada entre amigos ou família é uma ótima pedida. Com a tecnologia, é possível até assistir um filme com um amigo mesmo à distância. O fato é que ela tem desempenhado um grande papel nesses momentos de isolamento social”, defende a especialista.

Quem diria que no ano de 2020 a comemoração de aniversários e outras festividades seria por meio de lives?! Nas últimas semanas, as redes sociais foram tomadas por registros de comemorações de aniversário, encontros de família e reuniões de trabalho sendo realizadas de forma remota por meio de plataformas interativas.

“As redes sociais estão ao nosso alcance, então não importa a celebração ou o momento do dia, o importante é não se sentir sozinho. E, a cada dia, a tecnologia tem mostrado que isso é possível, mesmo estando em casa e respeitando as medidas preventivas de combate à pandemia. Assim todos mantêm o distanciamento e celebram a amizade de uma forma inesquecível”, finaliza.

Salim Mattar destaca papel do BNB para políticas setoriais e na recuperação da economia regional

Salim Mattar des

Afirmação foi feita na abertura do XXVI Fórum do Banco do Nordeste de Desenvolvimento

O secretário Especial do Ministério da Economia, José Salim Mattar Júnior, afirmou, hoje, 20,  na abertura do XXVI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento que “o BNB tem grande importância para o país como executor de políticas setoriais, contribuindo para a recuperação da economia no cenário pós-pandemia”.

Em sua palestra sobre “A reconstrução do Estado”, Salim Mattar apresentou como sinais vitais de retomada da economia a taxa de juros básica em 2,25%, o índice Ibovespa que chegou a 100.000 pontos, a maior oferta de crédito imobiliário, o retorno de contratações por parte do setor da construção civil, o recorde de vendas no varejo e o auxílio concedido pelo Governo Federal a 60 milhões de pessoas.

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, disse que a Instituição investiu em sua área de atuação (os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo) R$ 14 bilhões somente no período da pandemia. Desse total, segundo Rolim, “R$ 8,5 bilhões destinaram-se a capital de giro de pequenas e médias empresas, com objetivo principal de manter a saúde financeira dos empreendimentos e garantir os empregos”.

Romildo Rolim destacou que o Banco do Nordeste aplicou, nos primeiros seis meses deste ano, o total de R$ 18,4 bilhões, com ênfase para o segmento de micro e pequenas empresas, “o que evidencia efetiva aderência com a missão do BNB”. Ele ressaltou, ainda, que a realização do Fórum de Desenvolvimento é um momento de troca, de diálogo, visando debater ideias que ajudem a organização a ser cada vez mais eficiente e a transformar a vida das pessoas.

Rodadas de negócios

A abertura do XXVI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que marca as comemorações dos 68 anos da empresa, com objetivo de criar ambiente de debates sobre impactos e perspectivas no contexto atual em relação ao desenvolvimento da Região, contou com a participação do presidente do Conselho de Administração do BNB, Cláudio Torres. Pela primeira vez, o evento ocorre de  forma totalmente virtual devido às recomendações de distanciamento social. 

O XXVI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento aborda o tema central “Cenários e tendências para o Nordeste Pós-pandemia” e prossegue até sexta-feira, 24, com a realização de painéis, rodadas de negócios por meio virtual e desafios-problemas (Pitch Reverso) a serem solucionados por startups participantes do evento. A programação está disponível no portal do BNB, no endereço www.bnb.gov.br/forum-de-desenvolvimento.

Retomada do Varejo: Marketing, Tendências e Papel da Liderança é o tema do Conexão ACM desta quarta-feira, 22.

Acompanhar as tendências impostas para o varejo, um dos negócios globais mais impactados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), além de desafiador, é, para o chamado novo normal, essencial para a manutenção da saúde financeira das empresas e, para falar sobre essa e outras questões, a terceira edição do Conexão ACM, convidou três nomes de peso para o discutir o tema “Retomada do Varejo: Marketing, Tendências e Papel da Liderança”. O debate on-line, promovido pela Associação Comercial do Maranhão, acontece nesta quarta-feira, 22 de Julho, às 19h.

Participarão do Conexão ACM: Simone Terra, especialista em varejo, trade, marketing, vendas e comportamento de compras, professora da Business School do IBMEC; Fernando Coelho, professor universitário e Gerente de marketing do Ceape/ Brasil; e Pádua Weber, empresário do segmento de Alimentos & Bebidas e facilitador de Treinamentos para Donos de Negócios. Eles conversarão com o mediador Wanderson Vasconcelos, diretor da Servir Consultoria e Vice-Presidente para Assuntos do Jovem Empresário (Conjove/ACM).

O Conexão ACM é um fórum de debates que reúne, semanalmente, especialistas para a discussão de temas de interesse do empresariado. Ele tem transmissão ao vivo e simultânea, a partir das 19h, no Youtube, Instagram e Facebook.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima