Othelino participa da entrega de equipamentos a Conselhos Tutelares de 15 municípios maranhenses

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta terça-feira (21), da entrega de kits de equipamentos aos Conselhos Tutelares de 15 municípios maranhenses. Os materiais foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Weverton Rocha (PDT). A cerimônia, que aconteceu na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), contou com a presença do presidente em exercício da instiuição, Eric Costa; do prefeito Erlanio Xavier (presidente licenciado), do deputado federa Marcio Jerry, entre outras autoridades. 

Foram contempladas as cidades de São Vicente Férrer, Magalhães de Almeida, Boa Vista do Gurupi, Itaipava do Grajaú, Lago do Junco, Cidelândia, Tuntum, Sucupira do Riachão, Lagoa do Mato, Governador Edson Lobão, Carutapera, Cachoeira Grande, Poção de Pedras, São Mateus e Jenipapo dos Vieiras.

No total, R$ 1,8 milhão foi destinado para a aquisição dos kits compostos por um automóvel; cinco computadores; uma impressora; um refrigerador; um bebedouro; um ar condicionado; uma TV Smart e uma cadeirinha auto para transportar crianças.

Othelino Neto parabenizou o senador Weverton Rocha pela iniciativa de disponibilizar, através de suas emendas, os kits de equipamentos aos Conselhos Tutelares, somando, agora, 45 municípios já beneficiados. “Em particular, agradeço a entrega para o município de Jenipapo dos Vieiras, onde o prefeito Moisés Ventura veio a São Luís, acompanhado da sua comitiva, para receber esses equipamentos que, certamente, serão de grande valia”, destacou Othelino na solenidade, da qual também participou o deputado federal Márcio Jerry.

União

O senador Weverton Rocha agradeceu a parceria com a Assembleia Legislativa, a bancada federal e a Famem, reforçando que, juntos, têm um único objetivo, que é ajudar os municípios maranhenses. “O presidente Othelino, junto com o presidente licenciado da Famem, Erlânio Xavier, e o presidente atual em exercício, o prefeito Eric Costa, estão unidos para ajudar os conselheiros. Colaborar com Conselhos Tutelares é ajudar crianças vulneráveis, geralmente pobres, que estão em situações e locais de difícil acesso”, afirmou o senador.

O prefeito Moisés Ventura também destacou a importância dos kits para esses órgãos de proteção da Criança e do Adolescente. “Agradecemos ao senador Weverton Rocha por esse kit, que vai trazer um grande benefício para Jenipapo dos Vieiras, especialmente aos conselheiros. Estamos aqui com a nossa comitiva e agradecendo a disponibilidade do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, de estar presente nessa entrega, que é mais um benefício para nós”, completou.

CTR da Maxtec incinera cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos

02 de junho de 2016. Emissoras de rádios, televisão, jornais e influenciadores digitais anunciam a inauguração pioneira de o mais importante empreendimento privado à política de desenvolvimento sustentável do Estado: o Centro de Tratamento de Resíduos do Maranhão (CTR). Julho de 2020. O CTR da Maxtec registra um novo recorde com a incineração de cerca de dois milhões de toneladas de resíduos poluentes.

Nesse período, as famílias maranhenses ganharam mais qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Empresas e instituições avançaram na gestão sustentável de seus negócios. Toneladas de resíduos perigosos e não perigosos deixaram de serem jogados em lixões, mangues, mares, rios e ruas, tendo destinação adequada, como exige a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010).

PIONEIRISMO

Iniciativa da Maxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial Eireli e do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), o CTR da Maxtec está situado na Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, BR 135, n° 19, Km 19, no Itaqui Pedrinhas, em São Luís. A engenheira ambiental do CTR, Nayara Silva, destacou o pioneirismo da Maxtec no mercado estadual de gestão de resíduos e os benefícios para a população local.

“O CTR inovou na destinação correta dos resíduos poluentes gerados por indústrias, empresas e instituições locais”, disse Nayara Silva. Segundo ela, “o nosso maior compromisso é garantir a destinação correta a esses resíduos perigosos e não perigosos. A sustentabilidade ambiental produz impactos socioeconômicos positivos nas empresas, instituições e principalmente na população”, afirmou Nayara Silva.

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

Nos cinco primeiros meses deste ano, o CTR da Maxtec incinerou 218 toneladas de resíduos poluentes. Empregando tecnologia 100% maranhense, ele garante os melhores resultados no processo de queima de resíduos e gases. “A incineração acontece via tratamento térmico, com temperatura mínima de 800°C. Todo o processo é monitorado e as taxas de emissão são acompanhadas em tempo real”, finalizou Nayara Silva.

Cordel Do Nosso Jeito

Lília Diniz apresenta ‘Jacá de cantigas e versos: Inspiração poética dos babaçuais’ nesta quinta

A apresentação do espetáculo autoral ‘Jacá de Cantigas e Versos: Inspiração Poética dos Babaçuais’, criado, produzido e interpretado pela atriz, cantora e escritora Lília Diniz, estará acessível ao público nesta quinta-feira, 23, às 20h, pelas redes sociais: @cultura.ufma e ufma.cultura, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Lília Diniz fará um passeio teatral e musical pela sua própria obra e suas inspirações artísticas e poéticas, recitando cordéis, repentes nordestinos e criações literárias do cancioneiro popular.     

Em ‘Jacá de Cantigas e Versos: Inspiração Poética dos Babaçuais, a artista mostrará a diversidade de suas obras literárias, inspiradas no universo cultural das histórias, costumes e tradições dos municípios maranhenses. A apresentação online integra a programação do projeto ‘Do Nosso Jeito’, realizado pela Ufma, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proec), através da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac).

Atriz, escritora, cantora, produtora, gestora cultural e brincante, Lília Diniz é maranhense do povoado Creoli do Bina, município de Tuntum, distante 373 km da capital São Luís. Situado no Meio-Norte, o povoado fica na faixa de transição entre a Amazônia Legal e o Sertão nordestino. Aos sete anos, ela viveu o êxodo rural. Seus pais e mais nove irmãos mudaram-se para a cidade de Imperatriz, a segunda maior cidade maranhense, na região Tocantina.

ACADEMIAS DE LETRAS

“Os escritos literários que apresentaremos estão fundamentados em nossas memórias dos tempos em que moramos no interior. Apresentaremos elementos do universo simbólico da literatura de cordel, repente nordestino, cancioneiro popular, dos emboladores de coco e dos poetas populares”, disse Lília Diniz, que é autora de cinco livros de poesias, dentre eles, destacam-se ‘Miolo de Pote da Cacimba de Beber’, ‘Sertanejares’ e ‘Mundo de Mundim’.

A artista tem forte contribuição cultural em Brasília, no Distrito Federal, e em vários estados brasileiros. Lília Diniz é reconhecida pelo seu atrelamento às raízes nordestinas, à cultura da poesia popular e entoa versos e cantigas em performances de ‘louvação’ aos falares, comportamentos e tradições dos povos dos interiores do Brasil. É ainda membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras do Brasil/Seção Brasília.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima