Durante o bandeiraço realizado na manhã de hoje no centro comercial de Santa Luzia, a candidata a reeleição, França do Macaquinho, arrastou uma multidão e tingiu o local de azul, em uma verdadeira “onda azul”. Na ocasião a candidata a vereadora, Janaína da Saúde, foi um dos destaques do evento.
Janaína da Saúde, luziense da terra, é candidata a vereadora pelo Progressistas. Ela trabalha há 10 anos na área da enfermagem e quer continuar a servir o povo luziense como vereadora.
“Ao lado da minha amiga França do Macaquinho quero ajudar a construir uma cidade melhor para todos e todas. Sou mulher, mãe, servidora pública e quero ao lado do povo fazer a diferenças”, disse.
Além de juventude, Janaína da Saúde que levar a sua experiência na área da saúde para o povo de Santa Luzia, além de ajudar a renovar a classe politica luziense.
O procurador eleitoral Raimundo Nonato Leite Filho impetrou, nesta segunda-feira (28), ação de impugnação do registro da candidatura do Padre William, lançado pelo Partido Liberal (PL) para disputar a Prefeitura de Alcântara, nas eleições do próximo dia 15 de novembro. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o padre William, no exercício do mandato de prefeito de Guimarães, teve suas contas – relativas a verbas do Convênio n.º 419/2007 (Siafi 611045), firmado em 31/12/2007 com o referido Município, advindas da Funasa – julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, em decisão definitiva, com trânsito em julgado no dia 24 de julho de 2020.
Na ação de impugnação, o procurador eleitoral argumenta que Padre William foi condenado “em razão de não comprovação da execução do objeto do Convênio nº 419/2007, que era promover o Festival de Cultura do Município de Guimarães”, e acabou sendo obrigado a devolver mais de R$ 130 mil aos cofres públicos.
O processo transitou em julgado em julho de 2020. Como esse tipo de condenação gera inelegibilidade por oito anos, a partir do trânsito em julgado, na prática Padre William está fora de eleições até 2028.
Othelino Neto percorreu a recém-asfaltada Rua Vicente Dias, na companhia de auxiliares da Prefeitura do município
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), vistoriou, nesta segunda-feira (28), obras de pavimentação asfáltica em ruas do município de Jenipapo dos Vieiras. Os serviços estão sendo executados com recursos oriundos de emenda parlamentar de sua autoria e do Governo do Estado por meio do programa ‘Mais Asfalto’.
Ao todo, foram destinados R$ 1 milhão em emenda para o asfaltamento de oito ruas do Parque das Mangueiras, na região central de Jenipapo dos Vieiras.
“É mais uma etapa desse importante programa sendo executada para contemplar a cidade com mais melhorias na área da infraestrutura urbana. Com a emenda de minha autoria e os recursos do Tesouro Estadual, conseguimos trazer benefícios essenciais à trafegabilidade no município e proporcionar melhor qualidade de vida à população”, declarou Othelino Neto.
Acompanhado de auxiliares da Prefeitura do município, Othelino Neto percorreu a extensão da Rua Vicente Dias, uma das vias contempladas com as obras de infraestrutura urbana.
Os ex- estagiários e atualmente colaboradores da BRK Ambiental no Maranhão Lucas Pinheiro e Larissa Brito.
Vagas para área de Operação & Manutenção na unidade do Maranhão e mais de 80 vagas em todo país
Maior empresa privada de saneamento básico do país, a BRK Ambiental abre inscrições para o Programa de Estágio 2021 e oferece, aos estudantes que vão concluir o curso entre os meses de dezembro de 2021 e de 2023, a oportunidade de atuar com autonomia e responsabilidade ao lado de líderes da empresa. Para isso, além da realização de atividades diárias nas áreas em que atuam, a equipe de recursos humanos desenvolve diversas iniciativas para estimular o conhecimento e o desenvolvimento desses novos profissionais, como a realização de workshops com temas diversos e encontros com líderes para a troca de experiência e desenvolvimento de projetos.
“Nosso programa de estágio é um processo inclusivo. Buscamos pessoas com vivências distintas para que possamos agregar diversos pontos de vista em um mesmo ambiente. Na BRK, os estagiários podem desenvolver seu potencial e colocar em prática o aprendizado acadêmico provocando uma positiva troca de experiência em nossas equipes. Hoje, muitos funcionários que fizeram programas de estágio anteriores e se destacaram em sua experiência, estão ocupando posições em áreas chave da empresa”, destaca Marcelo Hagge, Gerente Administrativo da BRK Ambiental no Maranhão.
Lucas Pinheiro e Larissa Brito fazem parte desta história. Lucas ingressou na empresa no programa de estágio de 2017, foi contratado no final do período, e hoje trabalha na área de Meio Ambiente da unidade Maranhão. É responsável pelo controle e monitoramento de Licenças Ambientais, gerenciamento de Resíduos Sólidos e Substâncias Químicas, além das análises de projetos de futuros empreendimentos a serem recebidos pela BRK. Lucas, não para por aí e almeja um cargo de liderança na empresa e “ser referência no que faço”.
“O programa de estágio da BRK proporciona conhecimento profissional e vivência pessoal, que eu levarei para a vida, além disso você estará mais que preparado para o mercado de trabalho”, finaliza Lucas.
Larissa fez o processo no mesmo ano que Lucas, para a área financeira da BRK no Maranhão, atuando na tesouraria. Em 2018 foi contratada como analista de Planejamento Financeiro, sendo responsável pela elaboração e análise de relatórios gerencias, Budget e Forecast, e acompanhamento dos custos da unidade. “Hoje eu já posso dizer que realizo parte do meu sonho, que é poder atuar na área que gosto, e fazer o que eu amo! Sou apaixonada pelo que faço. E para completar meu sonho, pretendo continuar crescendo e aprendendo dentro da empresa. E quem sabe um dia me tornar referência no que faço!”, comemora Larissa.
As inscrições para o Programa de Estágio 2021 estão disponíveis no site vagas.ciadetalentos.com.br/hotsite/estagiobrkambiental2021 e vão até o dia 15 de outubro. Neste ano, por conta da pandemia, as fases de avaliação e dinâmica serão feitas on-line. Os estagiários selecionados terão direito a bolsa auxílio, assistência médica e odontológica, vale refeição, vale transporte, seguro para acidentes pessoais e plano de aprendizado e desenvolvimento.
Todas as dicas de economia de energia são válidas para quem busca um respiro no orçamento no fim do mês. E escolher bem os eletrodomésticos para a casa é uma das principais recomendações, especialmente se queremos utilizar energia com consciência e poupar na fatura de luz. Mas existe uma questão fundamental que deve ser considerada na hora da compra, que vai muito além da estética, preço, funcionalidade e marca: a eficiência energética do produto. E essa informação consta na classificação energética do aparelho e do Selo Procel de Eficiência Energética.
O que é o Selo Procel e a etiqueta de eficiência energética (INMETRO)?
Em primeiro lugar, o Selo Procel e a etiqueta de eficiência energética são ferramentas de apoio aos consumidores, para que tenham acesso a informação sobre os produtos e seu consumo de energia. A etiqueta apresenta aos consumidores a classificação conforme a eficiência energética dos aparelhos, já o Selo Procel reconhece os aparelhos mais eficientes em cada categoria, em geral os classificados como “A” na etiquetagem.
Para a maioria dos aparelhos, como geladeiras, fogões e aparelhos de ar-condicionado, as categorias vão de A até E, sendo a letra “A” a indicação do aparelho mais econômico. Essas marcações são definidas pelo desempenho dos produtos. Já para lâmpadas, pela enorme variação do nível de eficiência, a categoria vai até G.
O líder de operações do PEE, Edmilson Santos, explica que através da etiqueta é possível comparar a eficiência energética entre os equipamentos e tomar uma decisão de compra adequada. “Por exemplo, você precisa comprar uma geladeira de uma porta e encontra uma com o preço acessível, etiquetada com a classificação ‘C’, com consumo mensal de 46 kWh/mês. Porém, existe outra um pouco mais cara, com as mesmas caraterísticas e com a classificação ‘A’ e Selo Procel com consumo de 21,9 kWh/mês. O aparelho mais barato, nem sempre vai determinar a economia, pois representará um maior consumo no final do mês. Nesse exemplo, o cliente poderá fazer a escolha certa e poderá economizar 54% no final do mês com a conta de energia, o que pode representar muito se levar em consideração a vida útil do equipamento”, conclui.
Interpretação
Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, mudando de acordo com as características técnicas de cada produto. Porém, existem elementos que são comuns a todas as categorias etiquetadas:
O Grupo Potiguar está com vagas de emprego abertas para São Luís.
O Grupo Potiguar está com vagas abertas para a contratação em São Luís de Conferidor de Mercadorias, e Consultor de Vendas e Conferente de Loja, com jornada de trabalho de 44 horas semanais, incluindo finais de semana. Entre os benefícios oferecidos para as duas estão treinamento; vale transporte; plano de saúde e refeição.
Os interessados devem enviar currículo até o próximo dia 30 de setembro (quarta – feira) pelo email: [email protected], colocando no assunto “Seleção – Conferidor de Mercadorias São Luis” ou “Seleção – Consultor / Conferente São Luís”. Ou pelo site www.apotiguar.com.br na área Trabalhe Conosco.
Para a vaga de Conferidor de Mercadorias os requesitos são ensino médio completo; disponibilidade de horário; noções de informática e habilidade de com números. Já para a vaga de Consultor de Vendas e Conferente de Loja além do ensino médio completo, noções de informática e disponibilidade de horário; é preciso ter curso ou experiência com atendimento ao cliente.
São Luís (MA), 28 de setembro de 2020 – A palestra magna “Petrobras – Virando a página em favor da integridade”, a cargo do diretor de Governança e Conformidade da empresa, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner, encerra, nesta terça-feira (29), o IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste. O evento começa às 9h30 e será transmitido pelo canal Banco do Nordeste Oficial, no YouTube (youtube.com/bancodonordesteoficial).
Doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa, Marcelo Zenkner é também mestre em Direito e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Marcelo Zenkner foi secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo e recebeu, em 2016, a premiação “Top of Mind” – Public Authority pela Legal, Ethics and Compliance (LEC). Em agosto do ano passado, foi eleito pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de diretor de Governança e Conformidade.
A palestra será mediada pela advogada e professora Pâmela Roque e, logo em seguida, o diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Cornélio Pimentel, conduzirá a interação com o público, composto de profissionais e gestores interessados no debate sobre a atual ambiência de governança no Brasil.
A live dá continuidade à programação do Fórum, iniciado na segunda-feira passada (21), que foca no tema “Integridade e Sustentabilidade em Tempos de Crise”. O objetivo do evento é debater as boas práticas na gestão pública em meio ao processo de retomada econômica. Devido à crise sanitária, é a primeira vez que o Fórum de Integridade e Ética do BNB ocorre totalmente de forma virtual.
Usar a internet para espalhar mentiras se tornou uma prática recorrente com técnicas cada vez mais sofisticadas nos últimos anos. Tanto que palavras como pós-verdade, fake news e desinformação já fazem parte do vocabulário de muita gente, deixando clara a necessidade de desenvolver habilidades para distinguir o que é confiável do que é falso em meio à abundância de informações disponíveis. Esse é o ponto de partida do projeto Sem Migué, uma plataforma experimental de fact-checking colaborativo, que está recrutando voluntários para uma fase de testes durante as eleições municipais de São Luís.
As inscrições vão até o dia 2 de outubro, pela internet (clique aqui). Qualquer pessoa com acesso a internet e vontade de contribuir no combate à desinformação pode participar. O termo fact-checking pode ser traduzido como “checagem de fatos” e tem sido utilizado para descrever um tipo de reportagem jornalística focada em verificar, com o auxílio de fontes confiáveis, a veracidade de discursos de políticos e autoridades, além de informações que circulam pela internet. O Sem Migué parte da ideia de que é preciso disseminar essa prática para todos – jornalistas ou não – como uma forma de ampliar o alcance do conteúdo verificado e reduzir os danos das informações falsas.
Os voluntários vão receber treinamento sobre a metodologia de checagem antes de terem seu próprio perfil na plataforma e receberem permissão para publicar contribuições nos fóruns de verificação on-line. Além de disseminar para mais pessoas a prática da checagem de fatos, a ideia também é mostrar como uma multiplicidade de vozes podem verificar um mesmo fato de formas distintas. Com isso, a expectativa é despertar o senso crítico dos voluntários e do público visitante, num ambiente de transparência onde não haverá anonimato e todos serão orientados a inserir os links de suas fontes.
A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa realizado por Jorge Martins, aluno do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O modelo proposto permanecerá em processo de construção e aperfeiçoamento contínuos ao longo das eleições, contando sempre com a colaboração da comunidade de checadores voluntários – que serão os cofundadores desse modelo inovador de checagem de fatos.
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…