Projeto Social “Inclusive, Praia!” se reinventa durante a pandemia

Projeto Inclusive Praia

Atividades na Estação de Lazer precisaram ser suspensas e viraram “Inclusive, em Casa!”

O projeto Inclusive, Praia! que contempla lazer, esporte e cidadania em um único projeto, teve a sua primeira edição em 2017 e consiste em uma estação localizada na praia do Caolho em São Luís, com múltiplos recursos acessíveis e mais de 30 atividades diversificadas e adaptadas à diversidade humana. Os princípios fundamentais da constituição garantem a dignidade da pessoa humana e, dentre os direitos assegurados estão à vida, à cultura e ao lazer. E foi neste entendimento que surgiu projeto.

As atividades do projeto seriam retomadas no final do mês de março, mas com a pandemia do novo coronavírus ficou impossível, já que as atividades acontecem na praia. Desde então, a idealizadora do projeto Alessandra Pajama, teve a ideia de criar conteúdo em vídeo para compartilhar com os participantes do projeto, cada um em suas casas. Inclusive, o projeto começou a ser chamado carinhosamente de Inclusive, em Casa!

São atividades criativas, que despertam o “faça você mesmo” a partir de objetos e coisas simples e de fácil acesso, mas que as pessoas possam realizar tranquilamente de sua própria casa. Vários vídeos foram gravados com receitas, jogos, criação de utensílios com material reciclável, brincadeiras infantis e atividades culturais, como playlists especiais criadas e disponibilizadas aos usuários do projeto.

Segundo Alessandra, por conta da suspensão das atividades houve muita demanda por parte das pessoas que frequentam o projeto. “Foi aí que a gente decidiu lançar a proposta Inclusive, em Casa! Para suprir um pouco a necessidade das pessoas e preencher um pouco vazio que o projeto deixou”, explica Alessandra.

Os vídeos foram compartilhados na rede social do projeto Inclusive, Praia! e estão acessíveis a todos, basta buscar no Instagram o perfil @inclusivepraia.

A Equatorial Maranhão patrocina o projeto Inclusive, Praia! desde o seu início, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e há um sentimento de imensa satisfação em poder apoiar projetos que têm em sua essência a inclusão das pessoas com deficiência. Para Jeane Pires, Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, “esse é um dos projetos que promove a convivência em grupo e atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal das pessoas com deficiência, e assim a Companhia reforça valores de respeito ao próximo e valorização da pessoa humana”, destaca Jeane.

Projeto Inclusvie praia precisou se reinventar

Mais sobre o projeto –  A estação de lazer do Inclusive, Praia! está localizada na Praia do Caolho, Avenida Litorânea, próximo à descida do Barramar, é acessível e equipada por cadeiras anfíbias para banhos assistidos (opção para pessoas com deficiência física e baixa mobilidade terem acesso ao banho de mar), jogos adaptados, piscinas, brinquedos, com área de vivência e socialização com atividades de lazer e cultura na beira da praia.

Por causa da pandemia, as atividades presenciais do projeto ainda não têm previsão de retorno.

VLI conquista prêmio As Melhores da Dinheiro 2020

Locomotiva da VLI em um dos trechos em Imperatriz onde a companhia opera

Empresa venceu novamente a categoria ‘Logística’ em ranking elaborado pela revista IstoÉ Dinheiro

A VLI acaba de conquistar o prêmio As Melhores da Dinheiro 2020, da revista IstoÉ Dinheiro. Após sagrar-se vencedora da edição 2018 e conquistar a segunda colocação em 2019, a empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, retornou neste ano ao lugar mais alto do pódio da categoria ‘Logística’. O anúncio das empresas vencedoras foi feito na noite desta terça-feira (6).

Para garantir mais um título em sua categoria, a VLI obteve a melhor avaliação no quesito “Recursos Humanos” (RH), além de alcançar dois 3º lugares em “Inovação e Qualidade” e “Sustentabilidade Financeira”. E, para conquistar a 1ª posição em RH, além dos números de empregados próprios e terceirizados, foram analisados os seguintes critérios: programa de desenvolvimento e treinamento dos colaboradores, programa sistematizado de avaliação de colaboradores, participação nos lucros e resultados, além da avaliação de retenção e permanência dos empregados na empresa.

Perto de completar uma década de atuação no mercado, a VLI registrou recordes de receita e EBITDA em 2019, quando obteve um aumento de 15% nos lucros antes da incidência de juros, impostos, depreciação e amortização, em relação ao ano anterior. Este resultado se deve, principalmente, à evolução significativa de seu desempenho operacional. Prova disso é o volume de cargas movimentadas pelos trilhos e portos administrados pela empresa. Foram cerca de 57 milhões de toneladas de produtos transportados por trens e 42 milhões de toneladas embarcados nos terminais portuários durante o ano passado.

No primeiro semestre de 2020, a VLI transportou mais de 12,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar, 14% a mais que o volume movimentado no mesmo período de 2019. “Apesar de vivenciarmos um momento desafiador, nossas atividades não foram paralisadas por conta da pandemia”, destaca Ernesto Pousada, diretor-presidente da VLI. “Nossa estratégia foi entender o cenário e continuar trabalhando, seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias para preservar a saúde dos nossos empregados e parceiros, ao mesmo tempo em que mantínhamos um alinhamento estreito com nossos clientes e identificávamos novas oportunidades de negócio”, acrescentou.

O prêmio

A elaboração do ranking da revista IstoÉ Dinheiro envolve anualmente mais de mil empresas em atividade no país. A avaliação não engloba apenas o desempenho financeiro da instituição, mas também indicadores de gestão das áreas de inovação, qualidade, responsabilidade social, recursos humanos e governança corporativa. “Agradecemos este reconhecimento da IstoÉ Dinheiro que representa um sinal da assertividade de nossa estratégia. Temos um compromisso de gerar valor para todos os nossos stakeholders”, conclui o executivo.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

DIA DAS CRIANÇAS COM PRESENTES POTIGUAR

O mascote do Grupo Potiguar, o Boneco Potiboy que é muito curtido pelos baixinhos.

Opções para curtir em família e na segurança do lar

O Dia das Crianças é celebrado no Brasil desde o ano de 1960; quando a data de 12 de outubro é dedicada  à beleza da infância, fomentando as brincadeiras com presentes, brinquedos e mimos especiais aos baixinhos.

Em tempos de tantos videogames e mídias sociais, nada mais lúdico e saudável que apostar em presentes que estimulem as crianças a brincar, gastar energia com atividades físicas ou socializar em família; de preferência no conforto o lar para evitar aglomerações. Segundo psicólogos infantis é melhor evitar armas, eletrônicos ou brinquedos individuais que não desenvolvem habilidades motoras e sociais. 

As lojas do Grupo Potiguar reúnem muitas opções para presentear a garotada com itens lúdicos como piscinas em lona; boias de plástico; lança água para curtir e se refrescar do calor; raquetes de frescobol para jogar e gastar bastante energia ou ainda o fofo mascote do Grupo, o boneco Potiboy em miniatura; além de mesas e carteiras infantis, luminárias e prateleiras para dar uma redecorada nos quartos da criançada.

Essas são apenas algumas de muitas outras opções em presentes para esse Dia das Crianças na lojas Potiguar da Cohama, Cohafuma, Centro, Africanos e Forquilha.  

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional realiza I Congresso Maranhense

O presidente do CREFITO-16, Fernando Muniz, fará a abertura do Congresso on line em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

Evento será realizado em plataforma on-line, direcionado a estudantes e profissionais da área

O I Congresso Maranhense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, promovido pelo conselho profissional das categorias atuante no estado, Crefito-16. O evento foi planejado para comemorar o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado na próxima terça-feira (13). As atividades do evento serão 100% online e gratuitas, direcionadas a profissionais e estudantes da área.

O congresso será dividido em duas salas, para TOs e fisioterapeutas, com atividades realizadas concomitantemente ao longo dos dois dias. A ideia do evento – que contará com a participação de profissionais renomados de diversos estados – é estimular a o desenvolvimento dos profissionais por meio de discussões voltadas para o segmento, contribuindo, também, para a ponta final do setor, a sociedade.

Na área da Fisioterapia, o evento traz, inicialmente, na manhã de sexta-feira (16), um minicurso sobre o tema “Ultrassonografia como ferramenta no diagnóstico funcional”, ministrado pelo fisioterapeuta Marcelo Azeredo Terra, do Rio de Janeiro. Já no período da tarde, os blocos de palestras serão: “O protagonismo do Fisioterapeuta frente à COVID 19”, “Fisioterapia em Saúde da Mulher” e “Pilates aplicado à Fisioterapia”. No sábado, a programação segue nos turnos matutino e vespertino com os blocos: “Gestão em Fisioterapia”, “Fisioterapia em Traumato-Ortopedia”, “Fisioterapia Neurofuncional” e “Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva”.

Já na área da Terapia Ocupacional, o congresso inicia com um minicurso sobre “O Impacto das Habilidades do período Sensório Motor na Reabilitação da Criança com Deficiência”, ministrado pela terapeuta ocupacional Lina Silva Borges Santos, de São Paulo, seguido, no turno da tarde, pelas palestras “A Família de Neonatos em UTI: Experiência de intervenção da Terapia Ocupacional”, “SUAS e a Terapia Ocupacional”, “Empregabilidade e Visibilidade da Terapia Ocupacional”, “Práticas Integrativas e Complementares na Reabilitação de Pessoas com Deficiência Visual no SUS” e “Gestão em Terapia Ocupacional”. No sábado (17), as atividades seguem nos dois turnos com palestras sobre os temas “Saúde e Empreendedorismo on-line”, “A Perspectiva da impressão 3D na Tecnologia Assistiva”, “Contextos Hospitalares: o uso de indicadores na prática da Terapia Ocupacional”, “Terapia Ocupacional no Contexto Escolar” e “NASF e o papel da Terapia Ocupacional”.

As vagas para o I Congresso Maranhense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional são limitadas. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo site www.sympla.com.br/congressocrefito16.

Cerveja: descubra como a bebida trazida pelos portugueses caiu no gosto dos brasileiros

O beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio, fala sobre as primeiras cervejas produzidas no país e explica como elas chegaram no Brasil

Muitos não sabem, mas uma das bebidas mais consumidas em nosso país, a cerveja, chegou antes da independência e foi bastante consumida pelos portugueses que moravam aqui. Se antes o mercado era limitado e com pouca variedade, hoje os consumidores podem explorar novos sabores e estilos com as cervejas artesanais.

Segundo dados divulgados pela startup myTapp, em 2018, o Brasil contava com 889 cervejarias operantes e cadastradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Já em fevereiro deste ano, o mercado abrigava por volta de 1.171 estabelecimentos. “Por conta da facilidade de conseguir informações através da internet, os brasileiros estão mais informados e interessados em descobrir os sabores, estilos e combinações que uma cerveja artesanal é capaz de proporcionar”, explica Robson Vergillio, beer sommelier da cervejaria Berggren.

O início de tudo

Quando as primeiras indústrias de cervejas nacionais foram implantadas no país, as bebidas recebiam o nome de cerveja barbante, já que elas eram envasadas como os “growlers” de hoje em dia e os barbantes é que seguravam as rolhas das garrafas para evitar que saltassem por conta do gás da bebida engarrafada. “No fim do período monárquico, as cervejarias brasileiras deram os primeiros passos, e foi a família real portuguesa responsável por trazê-las ao Brasil”, afirma Vergillio.

Para evitar que a bebida conquistasse o paladar de todos, e no intuito de incentivar o consumo do vinho que era produzido em Portugal, a produção da cerveja era apenas para as famílias de imigrantes. “No Brasil, as primeiras cervejas vendidas recebiam o nome de Gengibirra e Caramuru. A Gengibirra era feita com cascas de limão, água, farinha de milho e gengibre, e custava 80 réis. Já a Caramuru, levava em sua receita gengibre, milho, água e açúcar mascavo, e tinha um preço mais acessível, custava 40 réis”, ressalta o beer sommelier.

A partir de 1840, os primeiros alemães começaram a chegar ao Brasil e fizeram com que a bebida ficasse ainda mais relevante no país, pois eles foram os responsáveis em dar continuidade na cultura cervejeira implantada pelos colonizadores. Depois disso, a cerveja caiu no gosto dos brasileiros e foi crescendo cada vez mais através de grandes cervejarias que foram surgindo no decorrer da história do Brasil. “Hoje é possível encontrar facilmente, em qualquer local, cervejas cada vez mais elaboradas e que levam em sua composição chocolate, café e manga”, finaliza Vergillio.

Sobre a Berggren

A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009, quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e deu retomada definitiva ao projeto.

Produzindo cervejas de estilo clássico, e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.

O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados quando a relação da hidratação com o corpo é colocada em pauta

Para quem deseja resolver pendências de pagamento da conta de energia, a Equatorial Maranhão traz facilidades e disponibiliza serviços de pagamento e negociação de contas por meio do seu site: www.equatorialenergia.com.br. Tudo sem precisar sair de casa, preservando a segurança dos clientes.

No site da distribuidora é possível realizar pagamentos da conta de energia nos cartões de crédito e mais: com parcelamento em até 12 vezes, a partir de duas contas vencidas ou a vencer.

Para utilizar esse serviço, ao acessar o site o cliente precisa digitar “pagamento de conta” na barra de pesquisa e em seguida preencher o formulário com os dados do titular da conta contrato e escolher uma das formas de pagamento. As bandeiras aceitas são: Visa, Master, Elo, Hipercard, Amex e Diners Club. Além, é claro do Cartão do Auxílio Emergencial, através da bandeira Elo Débito.

Mas, se você não possui cartão de crédito e, deseja mesmo assim negociar suas contas, há uma alternativa: negociação de débitos por meio do site, com parcelas na conta de energia. Essa condição especial atende aos clientes que possuem a partir de 3 faturas vencidas. Para utilizar o serviço, o cliente deve buscar no acesso rápido a opção “Parcelar débitos”. Feito isso, o usuário é direcionado para uma tela em que precisará colocar os dados do titular da conta contrato, para o sistema localizar as faturas que estão em aberto. Em seguida, será aberta uma nova tela com as opções de negociação. Após efetivado o parcelamento no site, o acordo será lançado no sistema da distribuidora e a parcela virá inclusa na próxima fatura do mês seguinte.

Nas duas modalidades de pagamento o ambiente é totalmente seguro e foi desenvolvido com ferramentas altamente modernas para garantir a segurança das suas informações. Com esses serviços a Equatorial Maranhão também colabora com as recomendações de distanciamento social, ajudando você a realizar seus pagamentos sem precisar sair de casa!

Cuidado com o calorão!

O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados quando a relação da hidratação com o corpo é colocada em pauta

Especialistas dão dicas de como manter o corpo hidratado nessa época do ano

De norte a sul do país temperaturas elevadas, tempo seco, queimadas, má qualidade do ar. No Maranhão, o cenário não é diferente: na cidade de Balsas o último fim de semana foi considerado o mais quente do ano, quase 40 graus. Já na capital do estado, a máxima chegou a 33 graus. O corpo humano sente as consequências do calorão! Aí o cuidado deve ser redobrado para não ficar desidratado.

“Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo”, explica a médica clínica do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos.

O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados quando a relação da hidratação com o corpo é colocada em pauta. “Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, entre outras atividades”, reforça a médica.

A temperatura média do corpo é de 36.5 graus e toda vez que o calor no ambiente fica próxima disso ou acima, há sofrimento. Se a temperatura estiver muito alta, determinadas células podem morrer, enquanto as proteínas começam a ser modificadas, de acordo com Quintanilha.

A especialista lembra que o calor pode mudar o humor e tende a deixar as pessoas mais irritadas. Isso tem relação com o nível de excitação. Enquanto o frio diminui nossa energia, o calor aumenta. “O calor também pode atrapalhar o sono, já que em dias quentes o organismo fica agitado, a frequência cardíaca não diminui, as células não descansam e fica mais difícil conseguir dormir”.

Para se manter hidratado é importante beber muita água e aderir alguns alimentos. A nutricionista e professora do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Carvalho, dá algumas dicas de frutas e legumes que ajudam na hidratação. A especialista destaca a melancia, que apresenta em torno de 92% de água em sua composição, com apenas 31 calorias. “Essa fruta, além de ajudar na hidratação, também fornece vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno”, detalha.

Já o morango possui aproximadamente  90% de água e é rico em nutrientes e fitoativos como o ácido elágico, importante antioxidante, e a fisetina, um polifenol que ajuda na memória. “Entre os legumes podemos encontrar a abobrinha e o pepino; aqueles que mais possuem água”, indica.

A especialista  recomenda a água de coco como uma excelente opção. “Com alto teor hídrico, a água de coco é rica em sais minerais e tem funções que vão além da água mineral. Ela serve como um importante repositor hidroeletrolítico (sódio e potássio), capaz de ajudar na manutenção celular e reforçar a hidratação corporal”, ressalta.

Tecnologia a seu favor

Para quem não se lembra de tomar água devido a correria do dia a dia e acaba esquecendo, seguem três dicas de aplicativos que vão lhe ajudar a ficar hidratado. Confira:

Beba Água

Disponível para Android, o app Beba Água – Water Drink Reminder solicita que sejam informados dados como o peso e a hora de atividades diárias para enviar os alertas. Ao sinalizar que bebeu um copo de água no momento do lembrete, é possível informar quanto foi ingerido naquele momento. Também é possível dizer se houve atividade física no dia e a intensidade dos exercícios, o que demanda uma quantidade diferente de perda e ingestão de líquidos. É possível ver o histórico de peso, de bebidas consumidas e personalizar os toques dos alertas.

Saldo de Água

Na App Store, este app é encontrado com o nome de Saldo de Água, mas na Google Play Store, ele recebe o nome de “Meu Balanço Hídrico”. Para usá-lo, o usuário pode sincronizar os dados do app Saúde, do iOS, do Google Fit, no Android, ou ainda preencher manualmente dados como sexo, peso e se pratica atividades físicas.

Aqualert

O Aqualert também envia alertas com as porções de água necessárias para beber naquele momento. Nas configurações é possível informar dados sobre seu corpo para identificar a quantidade ideal do líquido, como peso, nível de atividade física, gênero, se há gravidez ou aleitamento e a temperatura ambiente.

Um gráfico exibe o desenvolvimento do hábito de consumo de água, mostrando quanto foi ingerido nos últimos dias e meses. O usuário também receberá recompensas em troféus de acordo com a quantidade de dias seguidos que atingir a meta de ingestão de água. O app está disponível para iOS e Android.

Professora Esmênia visita Hoje a comunidade da Vila Primavera no Maracanã

Prof.a Esmênia. Candidata a Vice Prefeita na coligação “Pra Frente São Luís”.

Hoje, 07 de outubro de 2020, a Professora Esmênia, candidata a vice prefeita de Eduardo Braide, pela coligação “PRA FRENTE SAO LUÍS”, estará na União dos moradores da comunidade da Vila Primavera, no bairro do Maracanã, as 19:00h, para lançamento de candidatura de vereador à câmara de São Luís.

Na oportunidade também serão expostas as propostas de governo da coligação “PRA FRENTE SÃO LUÍS”, assim como serão ouvidos e debatidos os anseios e idéias dos moradores desta comunidade.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima