A “rainha dos mares” é do Maranhão. No topo do kitesurfe nacional e entre as melhores do mundo, a kitesurfista maranhense do Time Fribal, Socorro Reis, é sinônimo de vitórias. No último fim de semana, a atleta, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, ampliou seu reinado na modalidade com mais duas importantes conquistas. Em Itajaí (SC), a kitesurfista sagrou-se tetracampeã brasileira de kitesurfe pelo quarto ano consecutivo e campeã da etapa nacional do Mundial (Hydrofoil Pro Tour) no feminino, além de ter ficado no 5º lugar no geral (que leva em conta os resultados de homens e mulheres).
O desempenho de Socorro Reis é simplesmente espetacular. A maranhense vive um grande fase e já é referência na modalidade. Mais uma vez, ela não deu chances às rivais para conquistar mais títulos para sua vasta coleção. Mantendo os pés no chão, a maranhense já projeta as próximas competições.
“Estou muito feliz com o meu desempenho. Isso mostra que estou no caminho certo. Foi muito treino, muita dedicação. E o meu objetivo é continuar focada, continuar treinando para que consiga conquistar mais títulos para o Brasil e para o Maranhão. O próximo campeonato vai ser o Pan-Americano na Colômbia e vamos em busca de mais este título. Muito obrigado aos meus patrocinadores governo do Estado e Fribal que me possibilitam vivenciar isso pela Lei de Incentivo ao Esporte”, afirmou a maranhense.
Bons resultados
Vale destacar que, antes do tetracampeonato brasileiro e do título na etapa do Mundial, Socorro Reis já havia sido campeã, na semana passada, do Floripa Foil Festival. No fim de agosto, ela já havia brilhado na Fórmula Kite Ceará com o título na disputa feminina e o terceiro lugar no geral.
Antes da pausa das competições de kitesurfe devido à pandemia, atleta do Time Fribal já colecionava resultados bastante expressivos a nível nacional e internacional. Nos Jogos Mundiais de Praia, competição realizada no Catar, Socorro Reis foi a única brasileira na disputa, onde teve bom desempenho tendo ficado no top 10 em várias corridas, o que fortaleceu a kitesurfista para a sequência da temporada. Ela ainda é a atual campeã do Campeonato Centro e Sul-Americano
REVISTA O LOJISTA) Entre as matérias da nova edição da Revista O Lojista, destaque para as mudanças no cálculo do 13º Salário, tema que interessa a todos.
Já está disponível a nova edição da revista O Lojista, editada pela Câmara de Dirigentes Lojistas / CDL São Luís com muitas informações e orientações relevantes para os lojistas, tais como Pandemia x Black Friday; Parceria da CDL e Rede para beneficiar lojistas; Combate ao Racismo nas Empresas; Taxa Zero para abertura de empresas no Maranhão entre outros temas.
Em destaque também, matérias especiais sobre “Como Fica o Pagamento do 13º Salário – Mudanças no Cálculo para o Pagamento ao Trabalhador”; “Qual o Impacto da Nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nas Empresas” e “A LGPD e os Dados dos Clientes”. E mais, todos os detalhes sobre a super campanha anual “Natal Show de Prêmios” realizada pela CDL São Luís em parceria com a Associação Comercial do Maranhão.
A nova edição da revista O Lojista pode ser acessada pelo site da CDL: www.cdlsaoluis.org.br. Fica a dica, uma leitura imperdível para todos os lojistas e empreendedores, e o melhor, gratuitamente.
Executivos da Chlorum Solutions e autoridades posam na área interna da fábrica
Estado ganha empreendimento de primeiro mundo para atender as regiões Norte e Nordeste
A cidade de Codó, distante cerca de 300 km de São Luís, deu mais um passo rumo ao seu desenvolvimento econômico com a inauguração neste sábado, 7, da planta de produção de clóris álcalis pela Chlorum Solutions, por meio da Alliance Maranhão. A unidade, com 10 mil metros quadrados de área construída, terá capacidade produtiva de 12 toneladas de hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica. A solenidade de inauguração reuniu executivos do grupo, diversas autoridades, entre as quais o secretário Simplício Araújo, que representou o governador do estado, Flávio Dino, e demais convidados.
O presidente da Chlorum Solutions, Daniel Croce, destacou o desafio de cumprir a meta e entregar o empreendimento dentro do prazo em um ano adverso. Disse, ainda, que a cidade de Codó é um passo a mais para o crescimento grupo, que tem planos ambiciosos dentro e fora do Brasil. “Codó é nosso trampolim para chegar ao resto do mundo dentro dos planos da Chlorum e da Alliance para os próximos anos”, reforçou. Ele fez questão de destacar o empenho da equipe sem o qual seria impossível cumprir todos os prazos para inauguração da nova fábrica.
Presente ao evento, o prefeito da cidade, Francisco Nagib, disse que a inauguração da fábrica era um sonho que se tronou realidade. “O grupo acreditou no potencial da nossa cidade. Codó tem potencial e tem como crescer mais”, afirmou.
Representado a bancada maranhense, o deputado federal Márcio Jerry, pontuou que o empreendimento vai na contramão de tudo que está acontecendo no mundo com a economia em recessão devido à Pandemia da Covid-19. “Hoje é um dia importante para Codó com a inauguração desta fábrica que gera mais emprego e renda para o nosso estado”, pontuou.
O secretário de estado da Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, que representou o governador do estado, assegurou não ter dúvidas de que a cadeia produtiva vai crescer em torno do empreendimento, gerando mais oportunidades de negócios ao estado. Simplício garantiu que o Maranhão vive um momento único e um ambiente favorável para atração de novos empreendimentos.
O CEO da Chlorum Solutions, Alfredo Kerzner, disse que o maior desafio foi entregar o empreendimento dentro do prazo diante de uma Pandemia. Afirmou que a cidade de Codó estava ganhando uma planta química de primeiro mundo e adiantou que a meta do grupo é atender todo o mercado local, de Fortaleza e Belém. “Se antes era necessário comprar hipoclorito de sódio de São Paulo, por exemplo, agora não será mais, pois o mercado passa a ser abastecido pela Chlorum”, assegurou.
Grande parte da produção da fábrica de Codó será destinada à empresa FC Oliveira com quem a Chlorum Solutions firmou um contrato de longo prazo. A FC Oliveira é uma das principais marcas de fabricação de produção de limpeza do estado, que recorria ao estado de São Paulo para comprar matéria prima utilizada em seus produtos. Como outras indústrias manifestaram interesse em se instalar no Maranhão devido à produção local, a Chlorum já fala em dobrar a sua capacidade a médio prazo.
A empresa irá produzir três produtos nessa nova planta: hipoclorito de sódio, utilizado na fabricação de produtos de limpeza e higiene, além de tratamento de água; ácido clorídrico, que é muito usado na limpeza e galvanização de metais, na fabricação de produtos químicos, no curtimento de couros, na obtenção de vários produtos, como na produção de tintas e corantes; e hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, que é usado amplamente por diversas indústrias. O cloro álcalis é insumo fundamental para diversas indústrias químicas, produtos de limpeza, tratamento de água, siderúrgicas e até mineradoras.
O cloro na forma gasosa não será comprimido e nem armazenado, reduzindo assim o risco ambiental e operacional. Os produtos a serem comercializados são livres de metais pesados e resíduos tóxicos. A fábrica adota políticas e valores de produção limpa e sustentável, tendo como meta o resíduo zero, sendo considerada uma unidade ambientalmente correta.
Essa é a segunda fábrica do grupo Chlorum na região. A primeira está localizada próximo de Fortaleza, dentro da ETA Gavião da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, e é um grande case de sucesso.
A Chlorum Solutions, controladora da Alliance Maranhão, possui fábricas em Fortaleza, Ceara (desde 2014), Canelones, Uruguai (desde 2017) e agora no Maranhão (2020). Seu diferencial é a produção de cloro álcalis em pequenas fábricas, próximo a seus clientes, para uma solução mais segura e utilizando tecnologias ambientalmente limpas.
Instituição destaca que o preconceito pode um grande inimigo na prevenção do câncer de próstata
A campanha Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Apesar de comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. Por isso, a Faculdade Florence, entendendo a necessidade do diagnóstico do câncer de próstata, doença focal do Novembro Azul, lança neste mês a campanha “O preconceito pode ser seu inimigo”.
A ação tem por objetivo promover atividades educativas online e offline para estimular alunos, professores e colaboradores na realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata, já que as taxas de incidência no Brasil vêm aumentando.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020. Este tipo de câncer é o mais comum entre os homens brasileiros e geralmente atinge homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
Segundo a professora Márcia Raquel Moura, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, além do alerta para o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul enfatiza a necessidade de ficar atento a outras doenças masculinas, como o câncer de pênis. “O Maranhão é recordista em número de casos de câncer de pênis no Brasil e no mundo. Embora não haja uma estatística oficial do Ministério da Saúde, diversos estudos realizados por profissionais da área apontam que a doença, geralmente associada à pobreza e à falta de informação, tem maior incidência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com destaque para o Maranhão”, comentou.
Para ela, medidas educativas como as que serão promovidas pela Faculdade Florence podem barrar o tabu de falar abertamente com os homens sobre doenças que os afetam. “A crença de que os homens são fortes e que não precisam de ajuda atrapalha o diagnóstico precoce de uma doença masculina. Devemos investir na educação desses homens para identificar precocemente os sintomas iniciais da doença e na desmistificação dessas crenças que estão entrelaçadas a nossa cultura”, destacou a professora Márcia Raquel Moura.
Sintomas do câncer de próstata Na fase inicial, o câncer de próstata pode não demonstrar sintomas. Quando aparecem, os mais comuns são a bexiga desregulada – excesso ou dificuldade em urinar. Pode ser que neste momento nenhuma anormalidade seja observada ou talvez o homem perceba um leve crescimento da próstata (fase benigna) ao toque.
Entretanto, quando a doença se instala, os sintomas são severos, como a insuficiência renal, infecção generalizada, dores nos ossos.
Diagnóstico O diagnóstico é feito pelo exame Prostate-Specific Antigens (PSA), ou antígenos específicos da próstata, e pelo exame de toque. Ele deve ser realizado todo ano para monitorar a saúde do órgão e possíveis alterações que ocorrem em forma de infecções, inflamações, hiperplasia e o próprio câncer. Caso sejam identificadas anormalidades, é realizada uma biópsia.
Prevenção A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado na prevenção de doenças que prejudicam especificamente a saúde do homem. Aqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou que sejam negros devem começar aos 45 anos.
O Inca sugere uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Essa medida ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Kallyne Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, afirma que existem plantas medicinais com papel importante para o cuidado e prevenção de doenças masculinas. “Chás ou banho de assento ajudam nos processos inflamatórios do pênis e região escrotal, como também da região anal. Plantas como a aroeira, casca do caju ou barbartimão são comprovadas cientificamente como eficazes para contenção de processos inflamatórios na região genital”, explicou.
Doenças que mais afetam os homens Além do câncer de próstata e câncer de pênis citados acima, é necessário ficar atento a outras condições que sempre levam diversos pacientes aos hospitais.
A doença que mais afeta os homens no Brasil é o câncer de pele não melanoma. O tumor no testículo aparece como a doença que mais acomete na faixa etária dos 20 a 40 anos. Além dessas, a disfunção erétil e andropausa são outras condições que assombram a saúde dos homens.
Ou seja, no Novembro Azul a mensagem é a mesma: cuidar da saúde e prevenir doenças. Afinal, nessas horas o preconceito pode ser seu inimigo.
Processo Seletivo 2021.1 Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!
“Floresta Encantada – Uma aventura de natal” é atração deste ano
O natal é uma das épocas do ano mais aguardadas pelas famílias e, principalmente pelas crianças. Além de decorações e luzes que embelezam as casas e cidades, o natal desperta em nós os sentimentos mais genuínos, como o amor e a gratidão. Para tornar a época ainda mais mágica, o Rio Anil Shopping preparou um cenário cheio de magia e sonhos, rodeado por animais que adoram brincar, repleto de luzes natalinas e bons sentimentos. É a “Floresta Encantada – Uma aventura de natal”
O público pode conhecer e sentir a magia da Floresta Encantada a partir da próxima sexta-feira, 6 de novembro. Este ano o shopping todo estará em clima natalino e a Praça central de eventos conta com árvore master de 12 metros. A atração é gratuita e destinada a toda a família.
Quiz do Circuito encantado
Uma simples caminhada pelo shopping se tornará uma verdadeira aventura de natal. Isso porque o natal do Rio Anil Shopping vai contar com cenários que mostram o habitat de animais do safari (girafa, elefante, tigre, leão e urso).
A Floresta Encantada conta comum circuito que incentiva os visitantes a conhecerem todos os cenários da decoração. Para tornar o passeio mais divertido, cada cliente recebe um passaporte e responde um quiz com curiosidades sobre os animais em cada espaço para no final ganhar um brinde especial. A aventura acontece durante os finais de semana a partir do dia 6 de novembro até 26 dezembro, das 16h às 21h.
Feira Terra Zoo
Como toda floresta, o que não pode faltar são plantas e na Floresta Encantada não será diferente. Do dia 6 a 30 de novembro, a floresta terá a companhia da “Feira Terra Zoo”, uma exposição com diversas espécies de plantas e flores.
Noel Fone
A tradicional conversa com o Papai Noel será diferente este ano. Para manter o distanciamento, o Bom Velhinho vai falar com a criançada através do Noel Fone, um espaço inédito na programação de Natal, onde as crianças terão a experiência de ligar para o Papai Noel e contar o presente que querem ganhar. A ação acontece a partir do dia 1 até 24 de dezembro, de segunda a sexta das 16h às 21h, e aos sábados e domingos das 14h às 20h
Segurança e distanciamento social
As ações de Natal seguirão todos os protocolos de higiene, segurança e distanciamento social contra a COVID-19. As precauções estão de acordo com os estudos feitos pela Associação Brasileira de Shopping Centers e o Hospital Sírio Libanês.
Serviço:
Abertura do “Floresta Encantada – Uma aventura de natal”
Evento será realizado nesta sexta-feira (6), às 19h, no Auditório da OAB
A coordenadora do curso de Direito da Universidade Estácio São Luís, professora Renata Reis, lança nesta sexta-feira (6/11), o livro “Educação em Direitos Humanos, Escola e Interdisciplinaridade”. O Evento será às 19h, no Auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O livro foi publicado pela editora CRV especializada em livros científicos, e se propõe a analisar os direitos humanos em sua multidimensionalidade e a necessidade de sua inserção na educação formal por meio de projetos interdisciplinares.
Segundo a autora, a publicação pretende levar os estudantes a se reconhecerem enquanto cidadãos, para contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática, igualitária.
“Esse trabalho retrata a minha trajetória na educação e o compromisso com a educação e direitos humanos na escola, haja vista a minha experiência docente e o exercício da advocacia. Em um país em que a educação básica apresenta tantas fragilidade e enfrenta uma imensidão de desafios eu proponho um debate acerca da educação em direitos humanos na escola pública, já que é preciso ressignificar o compromisso com o processo de educar e é urgente a necessidade de capacitar e transformar sujeitos e de construir cidadania” afirma Renata.
O livro é fruto da pesquisa realizada durante o mestrado acadêmico em Cultura e Sociedade.
A publicação é destinada a estudantes, professores universitários e professores da educação básica.
Participação, por videoconferência, das proprietárias da vinícola Amitié, sommellière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande Doro
A bebida é uma das mais consumidas no Brasil
O espumante está sempre em alta, nos 365 dias do ano, seja para brindar no Réveillon, no almoço de Páscoa, no Dia dos Namorados, ou simplesmente celebrar a vida. Além de ser uma bebida sempre especial para momentos de comemoração, o fermentado nacional também vive um período festivo na economia. A venda no Brasil cresceu consideravelmente em relação a anos anteriores, apontam dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Segundo o Instituto, de 2017 para 2018 este índice aumentou 14%.
A bebida se adequa a vários gostos, seja nature, extra brut, brut, seco, demi-sec e doce. Foram essas algumas das variações de espumantes saboreadas durante a Harmonização Amitié, que deu largada à programação de cursos do mês de novembro no Atelier Gastronômico Don’Anna, do Grupo Mateus.
Harmonização Amitié marca o início da programação de cursos e harmonizações do mês de novembro
A marca Amitié, celebra a amizade entre a sommellière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande Doro. “Amitié no francês é amizade no português e traduz também o intuito da marca, ser o elo de celebração de bons momentos que compartilhamos ao saborear um bom espumante ou vinho”,explicou sommellière Andreia Gentilini Milan por videoconferência.
Harmonização
O evento contou com um cardápio de dar água na boca. Foram quatro pratos harmonizados com espumantes e vinhos, além da entrada e finalização. “Além de marcar o mês de programação do Atelier, a harmonização lança com exclusividade os espumantes da vinícola Amitié”, revelou Raquel Aciole, gerente comercial do Spazio e sommelière do Grupo Mateus.
Para a entrada, a escolha foi o espumante Amitié Brut que harmonizou perfeitamente com mesa de frios e antepastos. Já para o primeiro prato, sobrecoxa desossada a provençal com purê de abóbora, a escolha foi o espumante Amitié, produzido com 100% de uva Chardonnay. A segunda experiência ficou por conta do vinho Sauvignon Blanc, que conta com frescor e aromas intensos, harmonizado com o filé de tilápia com molho de laranja e gengibre com farofa de castanha, uma combinação marcante.
O vinho Amitié Rosé Merlot compôs a terceira harmonização com Sofioli de Camarão. A vivacidade, frescor e aromas intensos da bebida trouxe ao prato uma presença atraente e refrescante. Já a quinta harmonização ficou por conta do Escalope de filé com shimeji e o Amitié Pinot Noir, um vinho tinto que esbanja elegância, com aromas frutados e boa persistência gustativa, sem deixar de ser delicado. Para fechar a noite o escolhido foi o famoso Moscatel da Serra Gaúcha, Amitié Moscatel, espumante reconhecido entre os melhores do mundo.
Exclusividade
Com sabores e aromas únicos, os espumantes Amitié Brut, Amitié Tradicional e Amitié Moscatel são produtos de exclusividade das adegas dos Spazio Mateus. Os espumanteschegaram há pouco mais de três meses e já encantam o paladar dos amantes da bebida. “Somos os únicos no Maranhão a ter os espumantes Amitié. É uma marca que celebra a amizade. Além de serem produtos produzidos com total segurança e qualidade, os espumantes e vinhos Amitié são considerados referência no mercado”, lembrou Raquel Aciole.
Outra exclusividade que em breve chegará às adegas do Grupo Mateus são os vinhos da Amitié. Quem participou da harmonização teve a oportunidade de saborear em primeira mão essa novidade. “Amitié Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Amitié Rosé Merlot são vinhos considerados tranquilos e com baixo teor alcoólico que ainda vão chegar em nossas adegas. Durante a harmonização o público pode conhecer um pouco dos novos produtos e experimentar essa novidade”, contou a sommelière do Grupo Mateus.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…