GRUPO EQUATORIAL ENERGIA E GERA MARANHÃO FINANCIAM ESTUDO INOVADOR EM ENERGIAS RENOVÁVEIS NO MARANHÃO

Augusto Dantas (Pres Equatorial MA), Lauro Fiúza (Conselheiro Gera MA), Sandoval Feitosa (Dir Aneel) e Fernando Carvalho (Pró-Reitor Agência Inovação UFMA).

P&D EOSOLAR VISA MAPEAR O POTENCIAL SOLAR E EÓLICO E ESTIMULAR INVESTIMENTOS NA REGIÃO

O ano de 2020 trouxe muitas reflexões em vários setores da economia. A sociedade ainda vive um período complexo e de grandes incertezas com a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Nesse contexto, os impactos na saúde e na vida das pessoas trazem um papel diferenciado no setor energético, principalmente na era Pós-Covid-19, em que a demanda por modelos de negócios precisam promover ainda mais a qualidade de vida da população. Investir em fontes de energias renováveis é um caminho que vem sendo apontado pelo mercado e já está no planejamento do Grupo Equatorial há algum tempo, tanto pelo aspecto energético – com foco no incentivo à inovação – quanto no ambiental.

Com esse propósito, foi assinado na última quinta-feira (05.11) o Termo de Cooperação para realização do Projeto P&D EoSolar; pesquisa inédita que se propõe a desenvolver metodologias de estudos inovadoras dos potencias de geração de energia solar e eólica no Estado do Maranhão. O objetivo é abrir portas para novos empreendimentos em energia na região e fomentar a economia local. Participaram da assinatura presencial e on-line o CEO do Grupo Equatorial Energia Augusto Miranda; o presidente da Equatorial Maranhão Augusto Dantas; o presidente da Gera Maranhão Lauro Fiuza; o Diretor da ANEEL Sandoval Feitosa; o Reitor da UFMA Natalino Salgado; o Governador do Maranhão Flávio Dino; o Presidente da Federação de Indústrias do Maranhão Edilson Baldez, dentre outros convidados que assistiram à cerimônia por meio de uma plataforma de videoconferência.

O projeto, que terá duração de 30 meses, é financiado pelo Grupo Equatorial Energia e pela Gera Maranhão, com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. Com o intuito de promover conexões que fortaleçam a perspectiva de inovação e sustentabilidade do Grupo Equatorial, o EoSolar visa contribuir para construção de soluções tecnológicas que atendam ao desafio da energia sustentável, diversificando a matriz de energia limpa do Brasil. O potencial energético eólico e solar do Maranhão, principalmente na região de Barreirinhas e Atins e nas partes mais continentais, sempre foi destaque no setor e, agora, essa parceria pretende colocar o Estado nos holofotes de mais investidores e empreendedores do setor elétrico, alinhado com as tendências de grandes investimentos em fontes renováveis de energia elétrica em todo o mundo.

Para o presidente do Grupo Equatorial Augusto Miranda os estudos e pesquisas serão fundamentais para a produção de um atlas eólico e solar do Estado: “As características climáticas do MA, com índices altos de radiação solar, a força dos ventos, os benefícios ambientais, dentre tantos outros ganhos estão entre os principais motivos para termos a certeza de que a opção por energia renovável é um caminho sem volta. Por isso, nossos investimentos em pesquisas e empreendimentos no ramo das energias limpas vêm somar a uma necessidade crescente de empreendedores com visão sustentável. Buscando tecnologias econômicas e renováveis, o projeto EoSolar trará diversos benefícios para o Grupo, clientes, governo e sociedade” ressaltou Miranda.

Durante o evento, o Presidente da Equatorial Maranhão Augusto Dantas pontuou que desde 2004 a distribuidora vem trabalhando na universalização da energia elétrica em todo o Maranhão e destacou os investimentos da empresa ao longo destes últimos 16 anos: “Mais de 99% do território do Estado possui energia elétrica, mas precisamos olhar para o futuro, por isso entendemos que o caminho é a inovação e a cultura de alta performance”, enfatizou Augusto Dantas, agradecendo as parcerias firmadas.

Para Sandoval Feitosa, Diretor da ANEEL, esse projeto tem um grande potencial para transformar o Estado: “O Maranhão tem riquezas belíssimas e muitas delas poderão ser transformadas em geração de emprego e renda, e consequentemente a vida das pessoas, já que esse é um projeto muito peculiar que sai do campo acadêmico (stricto sensu) e vai para uma aplicação prática, certamente muito bem conduzidos pelas instituições diretamente envolvidas”, comentou Feitosa.

O Governador do Estado Flávio Dino acredita que os debates acerca da economia sejam fundamentais para o desenvolvimento social: “É impossível que tenhamos desenvolvimento socioeconômico se não tivermos a oferta dos fatores que impulsionam o ciclo sustentável de investimentos no país, entre os quais, aqueles referentes ao fornecimento de energia abundante e barata”, salientou Dino,  destacando a importância da valorização dos recursos ambientais.

INOVAÇÃO E ORIGINALIDADE

O EoSolar propõe avanços inéditos, no Brasil, em temas como: Implicações da rugosidade aerodinâmica de superfície e da turbulência mecânica e térmica para o dimensionamento do aproveitamento eólico; implicações dos jatos de baixo nível para o aproveitamento eólico e caracterização do efeito lente promovido por nuvens nas bordas e implicações para o aproveitamento solar. Assim, o projeto propõe a análise e modelagem dos processos termodinâmicos, micrometeorológicos e aerodinâmicos locais, permitindo a incorporação de aspectos até então negligenciados e que têm sido reconhecidos como importantes para uma diminuição de incertezas e riscos inerentes a empreendimentos de geração de energia elétrica.

USINA SOLAR

A primeira investida em energia solar da empresa de serviços do Grupo Equatorial foi na fazenda solar fotovoltaica, localizada na cidade de Coroatá, centro-leste do Maranhão, que entrou em operação em outubro deste ano com potência instalada de 1 MWp (megawatt-pico). A usina fotovoltaica de Coroatá trará redução significativa dos impactos no meio ambiente já que, segundo os dados estimados na geração de energia nesse ano, a usina poupará mais de 506 toneladas de carvão mineral, reduzirá aproximadamente 1.262 toneladas de CO² e preservará mais de 68 mil árvores plantadas.

Além da usina fotovoltaica de Coroatá, o Grupo Equatorial viu oportunidades de expandir o negócio de geração distribuída com a construção de duas novas usinas, sendo uma na cidade de Caxias – MA, com uma potência de 600 kWp e expectativa de geração de 1,16 GWh/ano, e outra na cidade de Rosário – MA, com potência de 1MWp e expectativa de geração de 1,71 GWh/ano. A previsão da entrega dessas fazendas solares está para 2021.

CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA (CLA)

Em junho desse ano, seguindo a tendência do mercado para as energias renováveis, o Grupo Equatorial assinou um convênio com o CLApara viabilizara construção e o desenvolvimento de uma microrredede energia elétrica inteligente nas dependências internas do CLA, que irá permitir mais segurança, resiliência e qualidade para a energia usada nas atividades críticas do Centro de Lançamento Aeroespacial, localizado na cidade de Alcântara – MA. Com o investimento da ordem de 10 milhões de reais, a implantação, pesquisa de melhorias tecnológicas e o desenvolvimento de conhecimento inovador dessa microrrede também faz parte do programa de P&D da Equatorial Energia, em conformidade com o que estabelece a ANEEL.

10 de novembro: Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Coordenador da pós-graduação da Florence comenta sobre a data

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento destaca a importância e a necessidade de envolver a população em debates científicos emergentes. A data foi estabelecida pela UNESCO em 2001 para enfatizar o papel da ciência na construção de um mundo melhor. Além disso, o dia também ressalta os grandes feitos dos cientistas na ampliação de nossa compreensão do planeta e das possibilidades mais sustentáveis de gerir as comunidades globais.

O principal objetivo desta data é oferecer a oportunidade de autoridades governamentais, imprensa e órgãos educacionais, como a Faculdade Florence, se engajarem na mobilização dos atores em torno do tema da ciência para a paz e o desenvolvimento.

Para o coordenador da pós-graduação da Faculdade Florence, Herbeth Barreto, a educação como um todo é um processo de formação de valores e atitudes em favor da paz, da compreensão internacional, da cooperação, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

“Sempre no intuito de fazer a diferença perante os desafios sociais, a educação afirma seu papel na análise das informações, dos valores e das atitudes que regem toda a nossa vida. Numa perspectiva crítica podemos afirmar que a educação se faz necessária no que tange à necessidade de desenvolvimento crítico e ético de todos, assim criando cidadãos com posicionamentos dentro dos valores sociais”, destacou.

Ele acrescenta que a educação, de forma mais global, contribui para o desenvolvimento de uma cultura de paz, uma vez que cria a universalização dos direitos humanos, proporcionando uma ampliação do senso de dignidade, tolerância e respeito à diversidade, gênero, cultura, raça e religião.

No que diz respeito às funções que as pós-graduações da Faculdade Florence ocupam nesta data, o coordenador Herbeth Barreto afirma que “através dessas formações a instituição se preocupa com a formação de conhecimento e a educação dos seus discentes para que possam sempre pensar no outro e visando ao desenvolvimento social”, finalizou.

Timbiras – Othelino reitera apoio à reeleição de Antônio Borba em grande comício

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na noite de segunda-feira (9), em Timbiras, do ‘Grande Comício’ em apoio ao prefeito Antônio Borba, candidato à reeleição no município. No evento, o parlamentar ressaltou o atual momento da cidade, que vive uma significativa escalada de desenvolvimento com a atual administração.

O ato começou com uma caminhada, que arregimentou milhares de pessoas de todos os cantos do município, seguindo do Centro da cidade até o bairro Horta, onde foi realizado o comício.

Othelino iniciou seu pronunciamento exaltando as qualidades de gestão de Dr. Antônio Borba, que é médico, e o seu grande amor pela cidade onde nasceu.

“Borba conseguiu transformar Timbiras nessa cidade que vemos hoje, repleta de obras por todos os cantos, e ofertando serviços públicos nunca antes disponibilizados, graças à sua intensa articulação para trazer benefícios à população timbirense. É um legítimo filho desta terra e ama seu povo. Ele, que já cuida muito bem das pessoas como médico excepcional que é, tem agora a missão de contínuar cuidando da cidade como gestor, o que também faz muito bem. E a população reconhece o seu valor, pois vai reelegê-lo para mais quatro anos de gestão”, disse Othelino.

O prefeito Antônio Borba, que desponta nas pesquisas de opinião pública com mais de 51% das intenções de voto, tem sua atuação marcada pelo compromisso com o funcionalismo municipal, sem nunca ter atrasado o pagamento dos seus servidores.

Trabalho

Além disso, desenvolve hoje na cidade importantes frentes de trabalho nas áreas da educação, saúde e infraestrutura, como a construção da ponte sobre o riacho Santarém, que é um anseio de décadas da população timbirense, concretizado agora pelo Governo do Estado, com apoio do deputado Othelino Neto.

Outras obras também estão em andamento, entre elas, praças, quadras poliesportivas e unidades de ensino executadas pelo programa ‘Escola Digna.

“Tudo o que faço por Timbiras é motivado pelo imenso amor que tenho por minha terra. Aqui nasci, vivi, saí para estudar e voltei para servir ao meu povo. A nossa luta é incansável para fazer de Timbiras um lugar melhor para todos nós e, para isso, conto com parceiros como o deputado Othelino, que não tem medido esforços para atender aos nossos pleitos”, declarou Borba.

Seu companheiro de chapa, Neguinho das Flores, que continua compondo a chapa como candidato a vice-prefeito, reforçou sua intenção de seguir auxiliando o prefeito nas muitas ações encampadas por ambos.

“Eu sou testemunha da grande vontade e da força do prefeito Borba para melhorar nossa cidade. Temos igual amor por essa terra e tudo o que queremos é deixar uma Timbiras bem melhor do que recebemos’, concluiu o candidato a vice-prefeito.

Novela levanta polêmica sobre violência contra idosos

Personagem Dóris, interpretada por Regiane Alves, humilhando verbalmente os avôs

A novela Mulheres Apaixonada, da TV Globo está de volta no Canal Viva, desde agosto e com a volta da novela uma polêmica ressurgiu: violência contra idosos. Em Mulheres Apaixonadas, a personagem Dóris, interpretada por Regiane Alves era o terror dos velhinhos, causava violência psicológica e física aos próprios avós. 

A novela foi ao ar originalmente em 2003, e teve uma repercussão tão grande que levou os atores envolvidos na trama para o Senado Federal, no lançamento da Subcomissão do Idoso. E em outubro do mesmo ano, impulsionado pela novela e pelo debate provocado pela história, foi promulgado o Estatuto do Idoso.

Além da Lei 10.741 de 2003, que é o Estatuto do Idoso, a pessoa idosa também é amparada  pela própria Constituição Federal, pelo Código Penal, Código de Processo Civil, pela Lei 8.842 de 1994, que trata sobre a Política Nacional do Idoso e pela Lei 1.048 de 2000 que trata do atendimento prioritário.

Segundo dados do balanço anual do Disque 100, serviço oferecido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a cada dez minutos, um idoso sofre algum tipo de violência no Brasil. O Disque 100  recebeu 37.454 denúncias de violações contra a pessoa idosa em 2018. A maioria das queixas são de negligência, violência psicológica e violência patrimonial.

Atualmente no Brasil a população idosa chega a 23,5 milhões, segundo pesquisa do IBGE, o que representa cerca de 10% da população. Esse percentual vai triplicar até 2050. Com base nesses dados é importante que toda população tenha conhecimento dos direitos da pessoa idosa. 

Segundo a advogada e coordenadora do curso de Direito da Estácio, Renata Reis, os direitos da pessoa idosa estão previstos no Estatuto do Idoso. “Logo no Art. 2o  prevê que o idoso goza de todos os direitos fundamentais que são inerentes à pessoa humana, estabelecendo que é dever da família, da comunidade, da sociedade, do poder público assegurar o direito à vida, a alimentação, a saúde, com atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde”, garante a advogada.

Advogada e coordenadora do curso de Direito da Estácio São Luís, Renata Reis

O idoso também tem direito à dignidade, ao respeito, à convivência familiar e comunitária e a pensão alimentícia quando necessário, “já que a obrigação alimentar é solidária e envolve todos os filhos e todos tem a obrigação para com seus pais, caso os filhos não tenham condição financeira o idoso pode pleitear um benefício assistencial junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”, orienta Renata.

Esse não é o caso do aposentado de 81 anos, Carlos Apolônio Silva, ele trabalhou a vida inteira em uma fábrica e hoje recebe aposentadoria especial do INSS e convive muito bem com a família. 

“Com meu trabalho eu consegui construir minha casa e pago as despesas. Meu filho sempre me ajuda no que for preciso, mesmo morando com a esposa ele está sempre presente. Não tenho saído de casa por conta da pandemia, mas antes sempre ia sozinho ao banco, supermercado, eventos e ao clube. Gosto de viajar com a minha esposa e espero que depois da pandemia possa voltar a aproveitar a vida”, relata Seu Carlos.

Em caso de maus-tratos, negligência, violência psicológica, física e patrimonial contra idosos, qualquer pessoa pode denunciar, e existem vários órgãos que podem ser procurados para a denúncia, como aconselha a advogada.

“É possível denunciar diretamente para uma autoridade policial. Na capital temos a Delegacia de Proteção ao Idoso. A denúncia pode ser pelo 190 da Polícia Militar ou pelo Disque 100. A Defensoria Pública do Estado do Maranhão presta um atendimento a população, por meio do Núcleo de Defesa do Idoso. Temos também o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Promotoria do Idoso no Ministério Público, tem os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, todo esses mecanismos podem ser utilizados para dar suporte a pessoa idosa que sofreu a violência e para dar o atendimento adequado em caso de ocorrência dessa violência”.

EQUATORIAL E TRE-MA PLANEJAM AS ELEIÇÕES 2020

Representantes do TRE-MA e Equatorial MA durante a apresentação do Plano Operacional para as Eleições 2020.

Tudo pronto e mais que planejado entre a Equatorial Maranhão e a Justiça Eleitoral. A companhia desenvolveu um Plano Operacional Especial para as Eleições 2020, que foi apresentado e entregue ao Des. Tyrone Silva, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) essa semana.

O objetivo é garantir o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, e o rápido restabelecimento do sistema em caso de falta de energiaa todos os pontos mapeados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, nos locais de votação e totalização das Eleições 2020. O plano é dividido em etapas, onde a primeira foi iniciada nos meses anteriores a novembro.

Segundo a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, o Plano mostrou as ações que a distribuidora vem desenvolvendo para garantir a continuidade e atendimento durante as eleições. Em todo Estado serão mobilizados mais de 1.300 profissionaisda Equatorial, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período eleitoral para garantir o atendimento em todo o Estado. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos, onde tradicionalmente acontece grande concentração de pessoas nas sessões eleitorais para votação.

A Equatorial Maranhão estará acompanhando e monitorando de dentro do TRE-MA, em tempo real, todas as ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos no Estado, no dia 15/11 (primeiro turno) e dia 29/11 (segundo turno), além do período da apuração dos votos. Além disso, a Central de Atendimento 116 também estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.

Hapvida compra operadora de planos Premium Saúde

Aquisição faz parte do plano nacional de expansão

O Hapvida Saúde comunica a aquisição de 100% das ações do capital da operadora de planos de saúde Premium Saúde S.A., como parte de sua estratégia de expansão e consolidação nacional. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9), pelo Diretor Superintendente Financeiro e de Relações com Investidores do Hapvida, Bruno Cals de Oliveira.

A Premium Saúde conta com uma carteira de cerca de 125 mil beneficiários de planos de saúde localizados majoritariamente nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) (65 mil vidas), Brasília (DF) (13 mil vidas), Montes Claros (MG) (9 mil vidas) e na região do Triângulo Mineiro (5 mil vidas). A Premium Saúde também conta com 10 mil beneficiários de planos odontológicos, sendo 5 mil localizados na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e 4 mil em Brasília (DF). 

Após a conclusão da transação anunciada hoje e da aquisição do Grupo Promed (anunciada em setembro) – ambas sujeitas às aprovações regulatórias – o Hapvida alcançará 13,0% do mercado no município de Belo Horizonte e 14,3% na região metropolitana, o que configuraria 8,2% do mercado de plano de saúde no estado de Minas Gerais, contando com mais de 420 mil beneficiários. 

A rede própria no estado de Minas Gerais contará com 4 hospitais e 7 clínicas de atendimento primário oriundas da aquisição do Grupo Promed, além do Hospital Mário Palmério em Uberaba (MG). Há, ainda, um hospital em fase de construção em Uberlândia (MG), cuja inauguração está prevista para o segundo semestre de 2021. 

O preço de aquisição é de R$ 150,000.00 milhões, do qual será deduzido o montante referente às variações da dívida líquida e do capital de giro da Premium Saúde na data de fechamento. A conclusão da Transação, está sujeita à apreciação e aprovação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima