Osmar Filho anuncia votação eletrônica na Câmara de São Luís

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), informou pelas redes sociais que a partir da próxima semana o Legislativo utilizará uma plataforma de votação eletrônica. 

Segundo o parlamentar, a população ficará sabendo como cada um dos 31 vereadores votou em cada proposição apreciada na Casa.Mais inovação para a @camaraslz! A partir da próxima sessão utilizaremos a plataforma de votação eletrônica. Com isso, será possível saber como votou cada vereador, semelhante ao que é feito no Congresso Nacional. Assim, deixamos o processo de votação cada vez mais transparente.

Fonte: Mário Carvalho

CPI do Combustível investiga por que redução anunciada pela Petrobras não baixou preço ao consumidor

Duarte preside nova reunião da CPI dos Combustíveis

A segunda reunião da CPI do Combustível, presidida pelo deputado Duarte Júnior, discutiu, na segunda-feira (22),  a primeira redução no preço da gasolina, anunciada pela Petrobras, na última sexta (19), que, até o momento, não baixou o valor para o consumidor.
 
Também foi enviado novo requerimento de informações, desta vez ao Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq), para que contribua com as investigações. Além do Inmeq, Petrobras, Cade, Senacon, Ministério Público, Procon, Defensoria Pública, SSP, Sefaz e Delegacia da Receita Federal, bem como revendedoras e distribuidores de combustível, são os órgãos que já haviam sido procurados pela Comissão.
 
Pauta para a próxima reunião

Os parlamentares aprovaram, ainda, a realização de um seminário técnico, no dia 29 deste mês, a ser ministrado de forma remota pelo sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires. Ele é doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII, mestre em Planejamento Energético e atua há 30 anos na área de energia. Entre as questões a serem discutidas, está a relação do aumento do etanol como consequência do aumento do combustível.
 
“Tenho certeza de que os esclarecimentos trazidos pelo Adriano vão fazer com que os membros dessa CPI possam ter ainda mais rigidez técnica para que nós possamos, na leitura dos documentos, fazer a apuração da forma devida em colaboração com a séria e preparada assessoria técnica legislativa e impedir tantos aumentos, que têm pesado no bolso do consumidor”, disse Duarte.
 
Sessões semanais

De forma unânime, foi decidido que as reuniões terão continuidade seguindo os protocolos sanitários, quando presencialmente, ou de forma remota, como aconteceu nesta segunda sessão com a maioria dos membros, excetuando os deputados Duarte e Wellington, que estiveram na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
 
“Agradeço muito pela sensibilidade dos membros que concordaram em manter as atividades das reuniões mesmo de forma telepresencial nesse momento”, complementou o presidente da CPI.
 
Participaram da sessão ordinária, agora programada para acontecer todas às segundas-feiras, às 16h, a vice-presidente Ana do Gás, o relator Roberto Costa, além dos membros titulares Rafael Leitoa, Ricardo Rios, Zito Rolim e Wellington do Curso, que já havia participado da primeira sessão como convidado e agora integra oficialmente a comissão.

CCJ aprova projeto sobre assistência a atingidos por barragens e MP que cria auxílio para bares

Deputados realizaram a reunião da CCJ de forma remota, nesta terça-feira

Na reunião remota desta terça-feira (23), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão analisou cerca de 30 matérias, entre projetos de iniciativa parlamentar, moções e uma Medida Provisória (MP), a de número 341, enviada pelo Governo Estado, criando o auxílio emergencial para o setor cultural, bares e restaurantes. A MP foi baixada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) devido às restrições de abertura no setor, por conta da pandemia de Covid-19.

A MP 341 autoriza o auxílio emergencial para o segmento da cultura, de bares e restaurantes, segundo o relator da matéria, deputado Adelmo Soares (PCdoB), presidente da CCJ, “para minimizar os impactos das medidas de restrição por conta da pandemia do novo coronavírus”. Os auxílios serão concedidos em parcela única e valem para os quatro municípios da Grande Ilha.

O auxílio emergencial será de R$ 600, para o segmento da cultura e artistas devem estar cadastrados na Lei Aldir Blanc. O outro auxílio ao segmento de bar e restaurantes será em parcela única de R$ 1 mil.

Barragens

Recebeu sinal verde, também, o Projeto066, de autoria de Adelmo Soares, que institui a política estadual para pessoas atingidas por barragens, que abrange ações prévias, concomitantes e posteriores ao planejamento, à construção, à instalação, à operação, à ampliação ou à manutenção de barragens. O relator da matéria foi Rafael Leitoa, que disse que o programa estabelece regras e responsabilidade social, para garantir direitos já assegurados por políticas de assistência a atingidos.

Da autoria do deputado Dr. Yglésio, foram analisados alguns projetos e um dos que receberam sinal verde é o de número 143, que institui o programa de incentivo à política de enfrentamento de surtos, pandemias e calamidades, criando um fundo de doações voluntárias para a área de saúde.

Já de Duarte Júnior, o parecer foi pela desaprovação do Projeto183, que estabelece diretriz e orientações para conscientização sobre bons tratos de animais em escolas públicas e privadas. O relator, Ciro Neto, foi contra, por conta de ser competência da União, mas o autor alegou objetivar incluir o tema em outras disciplinas sem criar despesas.

Outra matéria que recebeu parecer contrário é o Projeto0075, do deputado Wellington do Curso (PSDB), que cria um banco de dados digital de crianças desaparecidas e com reconhecimento facial, mas o relator Wendell Lages disse que o tema é de competência do Estado.

Além de Adelmo Soares, participaram da reunião remota da CCJ os deputados Wendell Lages (PMN), Dr. Yglésio (PROS), Rafael Leitoa (PDT), Ciro Neto (PP) e Duarte Júnior (Republicanos). Todos se revezaram assinando a autoria dos pareceres analisados, mas alguns foram transferidos ou rejeitados. 

Óculos de sol polarizados: visão confortável e sem reflexos

Desenvolvidas para eliminar o reflexo incômodo da luz em superfícies refletivas, como água ou metal, as lentes polarizadas proporcionam elevado conforto visual e são ideais para a prática de esportes ao ar livre

O brilho refletido em superfícies transparentes ou molhadas não é apenas incômodo, ele também pode afetar a saúde dos olhos. Óculos com lentes polarizadas podem ajudar a melhorar a visão e eliminar o desconforto gerado pelos reflexos de luz e imagens espelhadas. Referência mundial em tecnologia voltada à saúde, a alemã ZEISS possui uma linha completa de lentes polarizadas que contam ainda com proteção total contra raios UV, garantindo assim conforto e proteção aos seus usuários.
Desenvolvidas especialmente para combater o excesso de luminosidade, as lentes polarizadas ZEISS protegem os usuários do cansaço dos olhos, pois eliminam a necessidade de ajuste da visão às mudanças constantes nas condições de luz. Além disso, as pessoas que usam lentes polarizadas tendem a ser bem mais relaxadas e a se sentirem melhores em relação ao fato de usarem óculos.
Para um entusiasta de esportes radicais, do asfalto ao oceano, ou simplesmente para quem gosta de passar muito tempo ao ar livre, os óculos de sol polarizados podem reduzir significativamente os reflexos e o brilho causado pela luz natural, ajudando a melhorar a visão. Além disso, as lentes polarizadas oferecem benefícios em diferentes situações.
• Sensibilidade geral à luz. Para quem normalmente já se incomoda com a luz brilhante, as lentes polarizadas proporcionam grande alívio e contam ainda com proteção UV.
• Para praticantes de atividades aquáticas, os óculos de sol esportivos polarizados permitem que o usuário enxergue melhor abaixo da superfície da água. Isso pode ser útil quando houver um obstáculo embaixo da água que pode ser potencialmente perigoso para o tipo de embarcação.
• Ao dirigir. Muitas vezes o brilho causado pela luz do sol refletida em estradas molhadas, para-brisas e capôs ​​de carros pode distrair o motorista. Os óculos polarizados acabam com esse brilho.
• Pós-cirurgia. Os olhos ficam mais sensíveis à luz por alguns meses após cirurgias oculares, como a remoção da catarata, por exemplo. Usar óculos polarizados nesse período gera mais conforte e pode ajudar a ver melhor o contraste.
Mas como funciona a polarização das lentes?
A luz natural viaja em todas as direções, por isso é descrita como “não polarizada”. Quando os raios de luz são refletidos por uma superfície como água, estradas molhadas ou janelas, os raios de luz refletidos são alinhados. Basicamente, isso significa que os raios de luz que geralmente refletem em várias direções serão refletidos principalmente em uma única direção, portanto, são polarizados. A maior parte dessa luz é polarizada horizontalmente, ou seja, está disposta horizontalmente.
Consequentemente, a estrutura molecular da tecnologia ZEISS usada no desenvolvimento das lentes polarizadas é alinhada horizontalmente, formando uma grade densa que absorve as ondas horizontais de luz. Como resultado, reflexos perturbadores e potencialmente perigosos são praticamente eliminados. Além disso, a percepção de cores do usuário de lentes polarizadas é mais vibrante e eles contam ainda com proteção total contra os nocivos raios UV.
“As lentes polarizadas são excelentes para quem passa muito tempo ao ar livre, sobretudo para praticantes de esportes, como velejadores, por exemplo, pessoas com alta sensibilidade à claridade, motoristas e pacientes oculares recém-operados, que percebem os benefícios imediatos das lentes. Por possuírem aproximadamente 85% de absorção de luz, as lentes polarizadas não são recomendadas quando o ambiente está com pouca iluminação natural, pois podem reduzir a visibilidade. É importante sempre consultar um oftalmologista de confiança antes de optar por lentes polarizadas”, explica Flavio Nery, head de produtos da divisão Vision Care da ZEISS.
Além de lentes polarizadas, a ZEISS conta ainda com filtros de polarização que podem ser aplicados a quase qualquer tipo de lente, inclusive óculos de sol prescritos para doenças como miopia, presbiopia ou astigmatismo.
A polarização também funciona de forma muito eficaz em lentes solares dinâmicas, como a ZEISS AdaptiveSun, que funcionam com tecnologia fotocrômica e adaptam sua intensidade às mudanças nas condições de luz, tonando-se mais escuras em ambientes com luz intensa do sol e mais claras na sombra ou quando o sol se põe.
Para saber mais sobre as lentes polarizadas ZEISS acesse o site: https://www.zeiss.com.br/vision-care/melhor-visao/esporte-e-lazer/lentes-polarizadas-melhor-visao.html

Sobre a ZEISS
A ZEISS é uma empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica. No ano de 2019, o Grupo ZEISS gerou uma receita anual de mais de 6,4 milhões de euros nos seus quatro segmentos: Tecnologia de Semicondutores, Qualidade Industrial e Investigação, Tecnologia Médica e Mercados de Consumo (dados de 30 de setembro de 2019).
Para seus clientes, a empresa desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras em metrologia industrial e controle de qualidade, soluções em microscopia para pesquisa em ciências da vida e materiais e soluções em tecnologia médica para diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. A ZEISS é referência mundial em litografia óptica, usada pelo setor de chips na fabricação de componentes semicondutores. Além disso, oferece lentes para óculos, câmeras e binóculos.
A ZEISS está mudando o futuro da tecnologia com os avanços para o setor óptico e campos afins. As soluções são reconhecidas mundialmente, bem como o portfólio alinhado com as áreas em constante crescimento como digitalização, saúde e produção inteligente. Os investimentos significativos e sustentáveis da empresa no âmbito da investigação e do desenvolvimento estabelecem a base para o sucesso e a expansão contínua da tecnologia e liderança de mercado da ZEISS.
Com mais de de 30 mil funcionários, a ZEISS está presente em quase 50 países, com aproximadamente 60 empresas próprias de vendas e assistência técnica, 30 fábricas e 25 centros de pesquisa e desenvolvimento em diversas regiões do mundo. Fundada em 1846 na cidade de Jena, na Alemanha, a empresa atualmente tem sede em Oberkochen. A Carl ZEISS Foundation, é uma das maiores fundações alemã que promove o estudo científico, além de ser única proprietária da holding Carl ZEISS AG.
Há 90 anos no Brasil, a ZEISS tem sede com planta fabril em Petrópolis, Rio de Janeiro, e mais de 11 filiais pelo país, empregando diretamente 750 pessoas. A Fundação Carl Zeiss, uma das maiores fundações alemãs comprometidas com a promoção da ciência, é a única proprietária da sociedade holding Carl Zeiss AG.
ZEISS Vision Care
A ZEISS Vision Care é o principal fabricante a nível mundial de lentes e instrumentos oftálmicos. Esta área faz parte dos mercados de consumo e desenvolve um portfólio exclusivo de lentes oftálmicas, as quais são distribuídas em todo o mundo pela marca ZEISS.
Para obter mais informações, acesse o site https://www.zeiss.com.

Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Estácio

Ao pensarmos na pessoa idosa, buscamos entender as questões de envelhecimento e as demandas que mudam com o passar do tempo. A progressiva ampliação desta população é algo que traz muitos questionamentos e deixam dúbias as conceituações encontradas. A começar pela representação dos termos velho, velhice, terceira idade e os diferentes conceitos para cada membro da comunidade que vive ou discute esse público.

As nomenclaturas e o próprio entendimento de cada etapa da vida do ser humano não são estanques, mas sim perpassam por mudanças. A cada momento histórico que se percebe uma maior longevidade, tenta-se nomear as etapas da vida. Para tal se discute as ideias de idade cronológica, biológica, psicológica e social.

Quase um quinto da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, conforme pesquisa recente do Dieese. Além disso, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em 2050, essa população deve somar 2 bilhões de pessoas. Portanto, deixo aqui um alerta: como está sendo observado esse aumento de percentual de idosos? Em qual instância e quais estratégias estão sendo pensadas para que eles não sejam apenas números e sim haja um plano voltado às mudanças deste ciclo vital? E os envolvidos, como estão sendo tratados?

Neste contexto, dentre os profissionais que precisamos dar conta são os cuidadores. Aqueles que cuidam, muitas vezes são pagos para tal, mas há parcelas de pessoas que não são remuneradas e que exercem essa função por 24 horas durante os 7 dias na semana: os familiares. Será que estamos cuidando de quem cuida? O cuidador, seja este profissional ou familiar, tem todo o direito de cansar, pedir apoio e acessar a sua rede, sendo imprescindível evitar o esgotamento emocional. Lembrar e permitir-se descansar, namorar, viajar ou a atividade que gosta de fazer é muito importante para prosseguir e ter qualidade de vida para si e para com a pessoa idosa que ali se convive.

Esse é um dos fatores primordiais a serem discutidos nesse momento de aumento da longevidade. Cuidar de quem cuida é tema fundamental quando a pauta é envelhecimento.

TVN ORIENTA CLIENTES SOBRE MEDIDAS DE SEGURANÇA EM EPÓCA DE CHUVAS

Dicas para proteger os equipamentos eletrônicos  

O Instituto de Meteorologia tem feito alertas sucessivos de possíveis temporais para São Luís e região, e recomendou inclusive que em hora de fortes chuvas e raios, o melhor é desligar da tomada todos os equipamentos eletrônicos.

A TVN aproveita para sensibilizar também seus usuários com dicas para garantir mais segurança e proteção de equipamentos eletrônicos como computadores e TV´s.

Para melhor funcionamento e proteção desses equipamentos, e  também já prevenindo contra as chuvas e raios comuns nesse período do ano, a dica da TVN é que sejam sempre usados estabilizadores, nobreaks e filtros de energia juntamente com os decoder´s e moden´s  da TVN direto e não apenas em casos de chuvas, a fim de proteger melhor os equipamentos.

A recomendação é para que o uso desses protetores seja ininterrupto, ou seja, que os nobreaks sejam ligados direto junto aos aparelhos da TVN e demais eletrodomésticos; visto que os equipamentos eletrônicos precisam trabalhar com uma fonte de energia mais  estável, a exemplo de nobreaks, estabilizadores e filtros de energia.

Já em casos de alterações no fornecimento do serviços de TV a cabo ou internet, a orientação é entrar em contato com a operadora através dos seguintes canais de atendimento:  Pessoas Físicas: Tel. (98) 3199 7272 / Email:  [email protected]; Pessoas Jurídicas: Tel. (98) 3199 7273 / Email:  [email protected] e via Whatsapp (98) 3197 7171 e 0800 727 4125  (Somente via telefone fixo).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima