CRISTIANO BARROSO FERNANDES APRESENTA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSARIO DOS 167 ANOS DA ACM NESTA QUARTA, 28/07

O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Barroso Fernandes, reúne, nesta quarta-feira, 28 de julho, diretores, conselheiros da entidade, colaboradores e parceiros para a apresentação da programação dos 167 anos da Casa, que ocorrerá no mês de agosto. O evento de apresentação será transmitido ao Vivo, às 19:30h, no canal do Youtube (acmma) e no Instagram @acmma01.

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19, a entidade fará a celebração com formato diferente. Estão programados para as quartas-feiras do mês de agosto, eventos online e também presenciais e uma atividade especial, no dia 21 de agosto, data de fundação da entidade, além da Solenidade Magna de 167 Anos. Os eventos respeitarão todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades ligadas à saúde.

De acordo com Cristiano Barroso Fernandes, apesar de não ser possível realizar uma grande festa, contar com a presença física e sentir o calor humano dos que hoje fazem parte da trajetória da entidade empresarial mais antiga do Maranhão, o evento será muito especial. “Em 2021, teremos, a cada semana de agosto, um evento diferente na programação para reforçar a importância do espirito associativista e do trabalho unificado para que as empresas maranhenses vençam as dificuldades e permaneçam fortalecidas”, assinala o presidente.

Pinheiro ganha drenagem profunda na entrada da cidade

Momento histórico para a querida Pinheiro! Hoje, o Governo do Estado iniciou a drenagem profunda na entrada da cidade, que, em seguida, receberá a pavimentação asfáltica, após nossa solicitação!

Ficamos muito felizes em fazer parte da chegada de mais essa melhoria, que beneficiará, além de Pinheiro, outros municípios que compõem a Baixada Maranhense.

Junto com o prefeito Luciano Genésio e a vice-prefeita Ana Paula Lobato, esperamos inaugurar, em breve, esta obra que ficará marcada na história de Pinheiro e região! #othelinoneto #baixadamaranhense #pinheiro

Cruzeiro goleia e avança às semis do Fut7 Beach Feminino

Uma goleada e tanto para dar moral para a sequência das disputas da segunda edição do Esporte na Minha Cidade, iniciativa patrocinada pelo Armazém Paraíba e pelo governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Neste domingo (25), no campo montado na Praia do Calhau, a equipe do Cruzeiro São Luís simplesmente não tomou conhecimento do Espias no duelo que definiu o primeiro time classificado para as semifinais do torneio de Fut7 Beach Feminino. Com uma atuação impecável, as meninas do time cruzeirense golearam as adversárias por 10 a 2 e seguem com chances de título.

O Cruzeiro São Luís e o Espias chegaram à terceira rodada com campanhas perfeitas até então: duas vitórias em dois jogos. A expectativa era que o duelo seria equilibrado, mas isso não se confirmou quando a bola rolou. A equipe cruzeirense se impôs desde o início e aproveitou as oportunidades para construir a goleada.

O grande destaque da partida foi Rafaele do Anjos, que foi quatro vezes às redes. Ingrid Marques (3), Ângela Costa (2) e Sirlane Sousa também marcaram a favor do Cruzeiro São Luís, que agora aguarda a definição da fase de grupos para conhecer seu próximo adversário no torneio de Fut7 Beach Feminino.

Outros resultados

No domingo, outras três partidas movimentaram as disputas do torneio de Fut7 Beach Feminino: o Juventude Maranhense derrotou o Palmeirinha por 3 a 1, o Tutela superou o AFC por 4 a 2, e o AFA goleou o Roma por 5 a 1.

No próximo fim de semana, será encerrada a primeira fase da competição com a realização de quatro jogos para definir os últimos classificados para as semifinais.

Todas as informações sobre o Esporte na Minha Cidade e a programação completa de jogos estarão disponíveis nas redes sociais oficiais do projeto (@esportenaminhacidade).

RESULTADOS

Domingo (18/7) // Bar Ilha Mar

Juventude Maranhense 3 x 1 Palmeirinha (Beach Feminino)

Tutela 4 x 2 AFC (Beach Feminino)

Roma 1 x 5 AFA (Beach Feminino)

Cruzeiro São Luís 10 x 2 Espias (Beach Feminino)

Equatorial Energia promove webinar sobre Projeto EoSolar

O projeto abrange estudo de potencial solar e eólico do estado do Maranhão

A Equatorial Energia, por meio da sua área de Digital e Inovação, promove na quarta-feira (28) o webinar “EoSolar – Estudo do potencial solar e eólico no estado do Maranhão”. O evento é destinado aos diversos públicos que possuem interesse em conhecer sobre o potencial energético do estado do Maranhão e será transmitido a partir das 18h30 por meio do link: https://bit.ly/WebinarEoSolar

Durante o webinar será apresentado o Projeto EoSolar, iniciativa do Grupo Equatorial e da Gera Maranhão por meio do Programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ANEEL, cujo principal objetivo é criar uma plataforma interativa e inovadora por meio da qual será possível avaliar o potencial de geração eólica e solar nas diferentes regiões do estado do Maranhão, inclusive em diferentes altitudes, fomentando o incentivo a investimentos em novos empreendimentos de geração de energia renovável, através da coleta de dados regionais climatológicos e mercadológicos. Além disso, possibilitará também a diminuição de riscos e incertezas em novos empreendimentos de geração de energia no estado.

O evento contará com a participação do Professor e Coordenador do projeto, Dr. Denisson Oliveira (UFMA), além dos pesquisadores e doutores Ramon Morais de Freitas (Camargo-Schubert) e Francisco Albuquerque (Albtec).

Segundo o Gerente Corporativo de Digital e Inovação, Marcelo Fernandes Augusto Jr, o evento do Webinar é muito importante pois mostrará à sociedade, de maneira muito positiva, os objetivos e benefícios deste projeto, para todos os que possuem interesse na temática de geração de energia no Maranhão. “O projeto EoSolar é de grande relevância porque contribuirá para atrair grandes investimentos para o Maranhão, além de reunir dados e informações inovadoras para a comunidade científica que estuda energias renováveis. Isso tudo faz parte das dezenas de iniciativas de inovação e sustentabilidade do Grupo Equatorial”, ressalta Marcelo Augusto.

Avós que exercem papel de pais: Psicóloga explica crescimento deste novo formato familiar

Participação dos avós na criação dos netos tem pontos positivos, mas não deve ser romantizada, alerta a especialista

Embora o dia 26 de julho marque o Dia dos Avós no Brasil, a ocasião tem servido de alerta para uma tendência que, aos poucos, vem crescendo no país. Dizem que os avós são pais e mães duas vezes, afinal, o papel deles como cuidadores é de longa data. Porém, hoje em dia, cada vez mais vemos avós que exercem o papel de pais, que estão mais presentes na educação e no dia a dia das crianças.

Para Greice Carvalho, psicóloga e professora da Estácio, esse cenário tornou-se mais comum em diversas famílias devido a pontos como a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que tornou os cuidados dos avós algo fundamental, como uma rede de apoio às famílias. Mesmo com a ida das crianças para os espaços escolares, em diversas ocasiões elas precisam permanecer com os avós durante parte da noite ou finais de semana, horários em que as escolas estão fechadas.

“Tendo os genitores que trabalhar, muitas famílias terceirizam os cuidados desde muito cedo. Algumas famílias preferem deixar com os avós a levar para a escola. Entendendo que os avós além dos cuidados básicos, conseguem ter a questão do afeto e da educação”, completa a psicóloga.

Para Diogo da Silva Neris, 18, estudante de jornalismo, a participação dos seus avós influenciou muito na sua criação, pois além de ter pais, embora separados, os enxerga como figuras paternas. “Eles são figuras centrais para mim e o modo como eles me criaram acabou refletindo na pessoa que eu sou hoje. Nunca fui privado de qualquer atividade ou outra coisa, mas como minha mãe trabalhava muito na época, eles tomaram a frente por essa necessidade. E foi bom, pois resolvi morar com eles devido aos cuidados”, completa o estudante, que mora até hoje com os avós.

Em relação ao cenário pandêmico, de acordo com Greice, outro aspecto que se pode pensar e que vem acontecendo com frequência, é a companhia que as crianças fazem às pessoas idosas, visto que ali há uma troca mútua entre idoso e a criança, seja de afeto ou cuidado.

Segundo Jair Pereira da Silva, 66, avô de Diogo, cuidar dos netos também teve seus desafios, mas a rotina dos pais, aliada ao tempo mais livre dos avós, foi um facilitador. “Eu e a Regina não éramos só avós, mas pais ao mesmo tempo. A mãe deles trabalhava e eu também, mas em um horário diferente. Minha esposa ficava mais tempo em casa, mas conseguimos conciliar muito bem, tanto que hoje eles preferem morar com a gente. Educamos e mimamos um pouco mais do que deveríamos, mas cuidamos muito bem dos nossos netos”.

A psicóloga explica que mesmo diante desses casos os pais devem ter um tempo de qualidade com os filhos e que conversem sobre a situação em que estão envolvidos. Programar atividades e dialogar com a criança/adolescente pode contribuir não só física, como mentalmente no desenvolvimento. Ainda, conforme a profissional, esses fatores podem evitar que avós e netos tenham a psique afetada de maneira negativa, seja pelo desgaste de quem cuida como de quem recebe cuidados, mas longe dos genitores. 

Greice alerta que o processo de se tornar avó/avô não pode ser romantizado, e sim entender que muitas vezes acontece de forma precoce na visão dos envolvido e pode se tornar uma tarefa muito pesada. Segundo ela, “precisamos respeitar esses fenômenos que acontecem. O amor e as relações de afeto são construídos e estimulados com as vivências e convivências de cada indivíduo”.

A psicóloga reitera que, muitos avós trabalham ou mesmo não querem ter a responsabilidade diária com os cuidados daquela criança e que o diálogo nessas horas é crucial para resolver todos os processos que envolvem a situação.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima