Especialista alerta para uso irracional de suplementos vitamínicos

Medicamentos são vendidos sem receita e consumo em excesso pode prejudicar a saúde 

Com medo da pandemia e na tentativa de fortalecer o sistema imunológico, muitas pessoas começaram a tomar por conta própria complexos vitamínicos popularmente conhecidos como “complexos A Z”. Esses medicamentos que são vendidos sem prescrição médica se consumidos em excesso e sem necessidade podem trazer malefícios a saúde, causando a hipervitaminose. 

De acordo com a farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da faculdade Pitágoras Bacabal, Lyslanne Carvalho Silva, o uso dessas vitaminas só deve ser feito se existe déficit no organismo. “Já se sabe que tudo em excesso faz mal, e com os polivitaminicos não é diferente. O alto consumo de complexos vitamínicos pode levar o paciente a desenvolver outros problemas de saúde como comprometimento do trato gastrointestinal, renal, entre outros, pois para chegar até a corrente sanguínea e serem liberados pelo corpo eles precisam passar por essas vias”, pontua. 

Algumas vitaminas tomadas em excesso podem simplesmente ser eliminadas do corpo, mas outras, como a vitamina A, D, K e E, acabam acumulando no organismo e trazendo algumas sequelas. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode levar a sobrecarga dos rins, veias e artérias.  No caso da vitamina E em excesso pode causar hemorragias. “Para o uso dessas vitaminas é essencial uma consulta médica ou análise farmacêutica para analisar a necessidade do paciente utilizar um polivitaminico. Sem contar que existem outros meios de melhorar a imunidade com hábitos saudáveis”, aconselha.  

Caso você não tenha nenhuma deficiência grave, a melhor saída é a reeducação alimentar, rica em vegetais, proteínas e gorduras boas, esses alimentos oferecem os micronutrientes em proporções biologicamente equilibradas. Outra indicação da especialista é colocar na sua rotina a atividade física para uma melhor qualidade de vida.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima