MPMA fiscaliza presença de crianças e adolescentes em bares e festas em São Bento e Bacurituba

Em 7 de novembro, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou operação para coibir permanência de menores de 18 anos em bares e festas, comercialização de bebidas alcóolicas para estes, além de verificar regularidade e legalidade do funcionamento dos estabelecimentos nos municípios de São Bento e Bacurituba.

A ação foi coordenada pela titular da Promotoria de Justiça de São Bento, Laura Amélia Barbosa. Também participaram as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal de São Bento, os Conselhos Tutelares das duas cidades e o Corpo de Bombeiros Militar da região de Pinheiro.

No município de São Bento, a operação foi realizada nos bairros Mutirão, Aeroporto, São Judas e Centro. Em Bacurituba (termo judiciário de São Bento), foram fiscalizados estabelecimentos no centro da cidade e nos povoados Ilha do Carmo e São Miguel.

Durante a ação, a Polícia Militar intensificou o policiamento ostensivo e preventivo, fazendo revistas em suspeitos. O Corpo de Bombeiros orientou donos dos estabelecimentos sobre medidas de segurança nos eventos festivos, como entrada e saída de emergência.

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Segundo a promotora de justiça, está em andamento um Procedimento Administrativo na Comarca de São Bento para apurar e prevenir violência sexual contra crianças e adolescentes e a permanência destes em eventos festivos impróprios nos dois municípios.

Ainda de acordo com Laura Amélia Barbosa, será realizada reunião, em data a ser definida, com proprietários de bares e promotores de eventos para discutir o cumprimento de normas de horário, classificação e segurança dos eventos, proibição de entrada de crianças e adolescentes, além da proibição de venda de bebidas alcoólicas a esse público.

PARTICIPANTES

Além da representante do Ministério Público e servidores da Promotoria de Justiça de São Bento, participaram da operação o delegado de Polícia Civil Marcelo Augusto Soares; o comandante da 3ª Companhia da Policia Militar, capitão Elenilson Barros; o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, major Cleiverlan Freitas; o comandante da Guarda Municipal de São Bento, Adeleno Serra, e integrantes dos Conselhos Tutelares de São Bento e de Bacurituba.

Ministério Público discute com a Semed situação das escolas municipais

Secretaria de Obras e Serviços Públicos também participou do encontro

Na manhã desta sexta-feira, 5, os promotores de justiça da Educação de São Luís Paulo Avelar Silva e Lindonjonsom Gonçalves de Souza se reuniram com os secretários municipais da Educação e de Obras e Serviços Públicos, respectivamente, Caroline Marques Salgado e David Col Debella, para obter informações sobre as reformas das escolas do Município, objetivando o retorno das aulas presenciais. O encontro foi realizado no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, localizado no Centro de São Luís.

 Na ocasião, os representantes da Prefeitura de São Luís apresentaram os dados das intervenções em andamento nas escolas da capital maranhense. Conforme foi explicado pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, após avaliação, algumas unidades vão receber intervenções tipo A, que corresponde à reforma completa. Outras, receberão a tipo B, que são correções de pontos específicos, visando ao retorno das aulas presenciais o mais rápido possível.

De acordo com o secretário, para efetuar as reformas e avaliar as condições dos prédios, os gestores e técnicos da Prefeitura estão vistoriando todas as unidades. No momento, já foram inspecionados 212 prédios, dos 260 existentes. Desse número, 27 unidades já foram completamente reformadas e 10 estão em fase final de recuperação. Todas essas receberam intervenções tipo A.

O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Avelar, explicou que o Ministério Público do Maranhão acompanha, por meio de planilha, todas as intervenções que estão sendo feitas nas escolas de São Luís, no período de 2021 a 2022, contendo os dados a respeito das unidades de ensino e o prazo de conclusão das obras.

Paulo Avelar adiantou que, em caso de descumprimento do planejamento apresentado ao Ministério Público, o MPMA vai firmar Termos de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura para assegurar o retorno dos alunos às salas de aula. 

Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, Lindonjonsom Gonçalves de Souza enfatizou que a estrutura da rede municipal está deficitária, com muitos prédios alugados. O representante do MPMA adiantou que o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) preveem investimentos na melhoria da estrutura escolar pública e que reforma não significa investimento e sim manutenção. “Conforme exemplifica a legislação só existe obra pública quando há ampliação e construção. Vocês precisam demonstrar, a partir do ano que vem, quando vocês já terão uma LOA própria, o que será feito”, completou.

O promotor de justiça lembrou que em nenhuma das duas gestões anteriores da Prefeitura de São Luís foram construídas novas escolas. “Nós constatamos que a administração Edivaldo Holanda Júnior não fez nenhum investimento em educação, do mesmo modo, Castelo também não fez. São doze anos sem investimento na rede municipal, sem nenhuma escola, sendo que são repassados R$ 600 milhões todos os anos para a Educação de São Luís”, declarou.

ESTRUTURA

Por sua vez, Paulo Avelar também comentou que o grande desafio da atual gestão será recalcular e redimensionar a rede municipal de educação. Para o promotor de justiça, ao longo dos anos, para amenizar a demanda por novas vagas, a Prefeitura de São Luís firmou muitos convênios com escolas comunitárias, inclusive para a criação de anexos. “É preciso retomar a construção de escolas e acabar com os anexos. São complicados esses convênios porque o Poder Público não pode investir dinheiro em imóveis privados. Então, não há muito o que fazer para a melhoria dos prédios das escolas comunitárias”.

Outro tema tratado foi a concessão de prédios em desuso pertencentes ao Estado do Maranhão para o Município de São Luís, com a finalidade de serem transformados em escolas.

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, reconheceu que as intervenções que estão sendo feitas não se enquadram como investimento, sendo serviços de manutenção. “Não queríamos não ter encontrado a rede nesse estado, demandando por tantas intervenções de manutenção corretiva. Mas a gente entende que são correções necessárias para a retomada das aulas presenciais”.

E completou: “Na linha do orçamento e dos instrumentos de gestão, todas as obrigações de envio do PPA e da LOA foram cumpridas pelo Poder Executivo e se encontram em apreciação pela Câmara, contemplando essa ampliação de oferta de vagas com novas escolas”.

Sobre as tratativas com o Ministério Público, a gestora afirmou que a troca de experiências e informações são importantes para impulsionar o trabalho de gestão.  “A gente conta com esse olhar de vocês e quer manter esse diálogo para que a gente possa caminhar a passos largos rumo ao avanço na Educação”.

Deputados repercutem interiorização e alcance da TV Assembleia para mais de 2 milhões de maranhenses

Yglésio, Roberto Costa, Marco Aurélio, Socorro Waquim e Hélio Soares destacaram o alcance da TV Assembleia para milhares de maranhenses

Os deputados Dr. Yglésio (PROS), Roberto Costa (MDB), Professor Marco Aurélio (PSB), Socorro Waquim (MDB) e Hélio Soares (PL) repercutiram, na sessão desta terça-feira (9), a interiorização da TV Assembleia, que, agora, alcança mais de 2 milhões de maranhenses, com a transmissão das sessões plenárias ao vivo para 39 municípios.

No Grande Expediente, o deputado Yglésio enalteceu a iniciativa e elogiou o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), pela expansão da emissora. “A transmissão ampliou muito o alcance desta Casa à população, bem como a visibilidade das nossas ações legislativas e o intercâmbio de informações do Parlamento com o povo do Maranhão”, disse. 

Além dos municípios da Região Metropolitana e redondezas (São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Bacurituba), o sinal da TV Assembleia chega também às cidades de Imperatriz, Timon, Caxias, Codó, Açailândia, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Barra do Corda, Pinheiro, Chapadinha, Buriticupu,  Grajaú, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Barreirinhas, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Zé Doca, Lago da Pedra, Coelho Neto, Presidente Dutra, São Bento,  Bom Jardim, São Mateus do Maranhão e Colinas.

Iniciativa  

Em apartes, os deputados Roberto Costa, Professor Marco Aurélio e Socorro Waquim também destacaram a iniciativa. 

Para Roberto Costa, a interiorização da Tv Assembleia dá condições necessárias para o que for discutido dentro da Casa chegue aos municípios maranhenses e, consequentemente, à população. “Informar o trabalho da Assembleia é, acima de tudo, garantir também o direito à população do estado de fiscalizar esta Casa, seus deputados e os seus representantes. Então, quero parabenizar essa iniciativa, em nome de toda a Mesa, porque são ações como essa que vão fortalecer ainda mais o Poder Legislativo e o povo do Maranhão”, ressaltou. 

No mesmo sentido, Marco Aurélio elogiou a postura do presidente Othelino, que, segundo ele, acerta em aproximar a população, cada vez mais, daquilo que é produzido na Casa do Povo. “O mandato do deputado tem alcançado várias marcas importantes no sentido de aproximar a sociedade do Parlamento, seja com o ‘Assembleia em Ação’, seja com a boa relação com os outros órgãos e poderes e na utilização do espaço na TV Assembleia”, destacou.

A deputada Socorro Waquim também reforçou a importância da expansão da TV Assembleia. “As pessoas só vão poder ter oportunidade de dar valor aos Parlamentos ouvindo o que nós tratamos diariamente aqui, nossas defesas e reivindicações. Parabéns pelo fortalecimento da Casa por meio desta ação”, pontuou. 

Da tribuna, o deputado Hélio Soares repercutiu o tema. “Parabenizo pela intensividade da nossa comunicação em vários municípios do estado. Que alcancemos, daqui até o ano que vem, todos os municípios”, disse.

Othelino Neto agradeceu aos parlamentares e ressaltou a importância da ampliação do alcance da TV Assembleia. “Agradeço as palavras dos colegas em relação a essa conquista, que é a transmissão, ao vivo, em canal aberto das nossas sessões plenárias. É um passo importante para que milhares de maranhenses tenham acesso aos trabalhos dos deputados e às discussões da Casa”.

Mega Blue Friday da BRK Ambiental para sair do Vermelho e ficar no Azul

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, já iniciou a Mega Blue Friday, que traz uma oportunidade para clientes que queiram regularizar seus débitos junto à empresa por meio de condições facilitadas de pagamento. As negociações podem ser feitas pela plataforma da Acordo Certo – www.acordocerto.com.br/brk, nas lojas de atendimento e por meio das assessorias de cobrança, até 31 de dezembro.

Os acordos são exclusivos, conforme as necessidades de cada pessoa, e oferecem opções como pagamento de faturas vencidas à vista, parcelamento ou até mesmo o reparcelamento de uma negociação realizada anteriormente.

“Pela Mega Blue Friday, nossos clientes podem aproveitar as condições diferenciadas para renegociarem os seus débitos e dívidas. Nós avaliamos a melhor condição de pagamento para cada caso e a negociação é fácil e rápida independente do canal”, afirma Raniere Siqueira, gerente comercial da BRK no Maranhão.

Para fazer a negociação pela plataforma Acordo Certo, basta criar um cadastro a partir dos dados pessoais do cliente (CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone celular) e iniciar o processo de negociação na plataforma.

Como pagar?

Finalizada a negociação, o pagamento poderá ser feito da forma que o cliente entender melhor, seja por cartão de crédito na agência virtual, usando o App Minha BRK (www.minhabrk.com.br), através de débito automático ou pelo PicPay.

A BRK Ambiental fechou uma parceria com o PicPay, com condições especiais para novos usuários, válida até 30 de novembro. A ação é exclusiva para pagamento com cartão de crédito cadastrado no app. O usuário que realizar o pagamento de uma conta da BRK pelo app recebe cashback (dinheiro de volta no aplicativo), válido apenas na primeira conta paga e no primeiro pagamento de uma conta da BRK Ambiental.

Para pagamentos à vista, o cliente que usar o app pela primeira vez recebe 40% de cashback, limitado a R$ 15,00. Para pagamentos parcelados de duas a cinco vezes, terá 5% de cashback; de seis a 11 vezes, 10% de cashback; e, em 12 vezes, 20% de cashback. O cashback é limitado a R$ 700,00. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no app em: “Condições Gerais de Campanhas Promocionais do PicPay”, disponíveis no Menu “Ajuda”, e depois em “Promoções do aplicativo”.

Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona em horário comercial, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.

Incentivo à redução de energia elétrica dá descontos na sua conta de luz

Entenda como funciona o Programa de Incentivo à Redução Voluntária da Aneel 


O Brasil está passando por um período crítico de estiagem, registrando o pior regime de chuvas dos últimos 91 anos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e para compensar o baixo nível dos reservatórios com a falta de chuvas, várias estratégias foram criadas. Uma delas foi lançada no último mês pelo Governo Federal: o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica.

Com o objetivo de incentivar os consumidores a reduzirem o seu consumo de energia elétrica neste momento de escassez hídrica, visando aumentar a segurança do fornecimento de energia no Brasil, o programa criado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (vinculada ao Ministério de Minas e Energia) entrou em vigor no mês de setembro e vai até dezembro deste ano.

Quem pode participar – Os consumidores aptos a receber o bônus são os de baixa tensão (grupo B) e os de média e alta tensão (grupo A), inclusos nas classes de consumo residencial, industrial, comércio, serviços e outras atividades, rural e serviço público, incluindo também os residenciais com benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Para participar, os consumidores brasileiros – incluindo os clientes da Equatorial Maranhão – precisam reduzir pelo menos 10% do consumo de energia elétrica nos meses de setembro a dezembro de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. Vale destacar que não há necessidade de inscrição ou cadastro. O bônus será de 50 centavos a cada quilowatt-hora do total da energia economizado (desde que haja histórico de medição junto à distribuidora).

Dessa forma, se o consumidor economizar 100 quilowatt-hora, por exemplo, no somatório do consumo de setembro a dezembro comparado ao somatório do mesmo período do ano passado, terá direito a um crédito de R$ 50,00 na conta de luz. O bônus será aplicado para os montantes economizados entre 10% e 20% de energia. Assim, se o consumidor economizar mais de 20%, por exemplo, receberá o desconto limitado aos 20% economizados. O bônus será creditado na conta de luz de janeiro de 2022.

É importante destacar que os clientes que não estão aptos a participar do programa:

  1. Àqueles que não possuam histórico de consumos medidos, que houve alteração de titularidade ou encerramento contratual no período compreendido entre o ciclo referente a setembro do ano passado e dezembro deste ano;
  2. Clientes que tiveram alguma ocorrência de procedimento irregular nos referidos meses;
  1. Os consumidores livres e especiais e os minigeradores/microgeradores distribuídos também não serão alvo deste programa de incentivo, além dos clientes atendidos por sistemas de atendimento individual (SIGFI e MIGDI);
  2. Quem iniciou a relação contratual com a distribuidora posteriormente ao ciclo setembro de 2020 ou cujo faturamento do ciclo set/20 ou dez/20 tenha sido realizado por media, devido a impedimento do cliente.
 Resumo do programa de Incentivoà Redução Voluntária do Consumo de Energia Período do programa: entre setembro e dezembro de 2021 (quatro meses);Meta individual: reduzir no mínimo 10% e máximo 20% o consumo de energia em relação ao mesmo período de 2020;Bônus na fatura: R$ 0,50 a cada quilowatt-hora consumido;Recebimento do bônus: o crédito na fatura de energia acontecerá na conta subsequente à fatura do ciclo dezembro/21, ou seja, na fatura de janeiro/22. 

A partir de 1º de novembro todos os clientes maranhenses, aptos a participar do programa, receberão a seguinte mensagem informativa na sua conta com a sua meta de consumo mensal para alcançar os critérios estipulados: “Informamos que sua conta contrato está apta a participar do programa de incentivo a redução de consumo conforme RES CREG nº 02, com meta de consumo mensal de até XXX kWh. Sua média de consumo apurado até out/21 é de XXX kWh.” (O valor do consumo mensal é preenchido de acordo com a situação de cada cliente).

Além disso, os clientes podem buscar no site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br um simulador com a meta de consumo e as orientações sobre o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica.

Dicas de como economizar energia dentro de casa:

Na hora de comprar um equipamento, verifique se ele possui o Selo Procel ou a Etiqueta A de eficiência energética do Inmetro. Essas são duas sinalizações de que o aparelho segue as recomendações de economia de energia, medida importante para evitar o desperdício. Outra boa dica é trocar as lâmpadas incandescentes por Led, que consomem até 90% menos que as incandescentes. Outro aparelho bastante importante é o ar condicionado. Atualmente existem modelos de condicionadores de ar com a tecnologia inverter, capaz de gerar uma economia de energia de até 60%.

Evite:

  • Deixar aparelhos em modo stand-by;
  • Colocar o celular para carregar a noite;
  • Deixar lâmpadas acesas durante o dia ou em ambientes que não estão sendo utilizados;
  • O “abre e fecha” da geladeira ao longo do dia.

Inscrições abertas para cursos gratuitos do espetáculo Marrom, o Musical Cursos serão realizados em São Luís e inscrições já podem ser feitas

Quem sonha em ter uma carreira em grandes produções teatrais, seja como ator / atriz ou na parte de produção, não deve perder essa oportunidade oferecida pelo espetáculo “Marrom, o Musical”, atualmente em fase de produção

A Fato Produções, com patrocínio da Equatorial Maranhão e Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realizará em São Luís, um Curso de Teatro Musical, ministrado por Miguel Falabella, ator, diretor, e dramaturgo e Guilherme Terra, músico, maestro e professor de canto.

Esse Curso de Teatro Musical acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, entre janeiro e fevereiro de 2022, de forma gratuita, para 40 artistas residentes no Maranhão, a seleção será a partir das inscrições. Estes 40 artistas terão a oportunidade de vivenciar um pouco da realidade de uma sala de ensaios de uma grande produção de teatro musical por 15 dias e a orientação será feita por profissionais de renome, com anos de experiência no mercado. Quatro artistas (2 homens e 2 mulheres) que mais se destacarem no Curso de Teatro Musical sairão com um contrato para compor o elenco de estreia de “Marrom, O Musical”, que tem texto e direção de Miguel Falabella, em agosto de 2022, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

O segundo curso é a Oficina de Produção Cultural, que será ministrada pelo ator e produtor Jô Santana, idealizador da Trilogia do Samba, da qual faz parte o espetáculo “Marrom, o Musical”, fechando a trilogia que já apresentou os musicais “Cartola – O Mundo é um Moinho” e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”; Marcia Uchôa, gestora cultural com reconhecimento nacional que já atuou à frente de instituições como a Fundação Palmares e Renato Araújo, produtor com vasta experiência no mercado.

A Oficina de Produção Cultural também será totalmente gratuita, para 20 pessoas interessadas. Este curso visa fomentar a produção cultural no estado do Maranhão, qualificando pessoas para concorrerem com projetos, principalmente, em editais relacionados às leis de incentivo estaduais e federais.

Serão emitidos certificados para participantes de ambos os cursos e quem se interessar pode participar dos dois cursos, caso queira e esteja na lista selecionada. Serão cumpridos todos os protocolos necessários para prevenção à Covid19, no momento de realização de cada um dos cursos.

A Fato tem percebido, nos últimos anos, uma necessidade de renovação no mercado de teatro musical, tanto na parte artística quanto na parte técnica e uma das melhores formas de fazer isso é dar oportunidade a pessoas das regiões periféricas e pessoas de fora do eixo Rio-São Paulo, com oficinas, workshops e cursos de qualificação ou formação, que possibilitam revelar novos talentos por todo o Brasil. Desde 2018 temos vivido isto, com duas experiências da Oficina de Teatro Musical Negro, primeiro no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, para mais de 150 artistas e já se percebem os frutos deste esforço.

O espetáculo “Marrom, o Musical”, após estreia em São Paulo, cumprirá temporadas no Rio de Janeiro e em São Luís e fará turnê por outras capitais, como Belém, Maceió, Porto Alegre e Teresina. “Marrom, o Musical” é uma homenagem aos 50 anos de carreira da grande Alcione e contará, através de canções imortalizadas pela grande maranhense, um pouco da história e da cultura do Maranhão. A dramaturgia, por Miguel Falabella, é inspirada na estrutura do Bumba-Meu-Boi, uma das principais tradições locais.

A Equatorial Maranhão, patrocinadora do espetáculo declara que, além de fazer um merecido tributo a uma das maiores cantoras do país e do mundo que é Alcione, esse apoio também oportuniza que atores e atrizes maranhenses tenham a possiblidade de participar desse grandioso espetáculo, tão representativo para o público maranhense.

“Alcione é uma artista espetacular e tem a cara do Brasil. Para nós, é uma enorme satisfação participar desse grande momento que é um musical em sua homenagem” afirma Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão.

As inscrições já podem ser feitas, e vão até o dia 10/12, através do link: http://marromomusical.com.br

FOTOS – DIVULGAÇÃO:

F1 – JO) O ator e produtor Jô Santana, que está à frente do espetáculo Marrom, O Musical e vai ministrar a Oficina de Produção Cultural em São Luís em janeiro.

F2 – MIGUEL) O ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella que assina a direção geral do espetáculo Marrom, O Musical e que virá ministrar o curso de Teatro Musical em janeiro.

SERVIÇO / CURSOS GRATUITOS DE TEATRO E PRODUÇÃO:

Curso de Teatro Musical

Período do curso: 20 de janeiro a 05 de Fevereiro de 2022

Local: Teatro Arthur Azevedo

Carga Horária: 100 horas

Ministrantes: Miguel Falabella e Guilherme Terra

Quantidade de participantes: 40

Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos, ser residente no Maranhão, ter disponibilidade para estar presente durante todo o período do curso e ter, pelo menos, alguma das habilidades entre atuação, canto e dança

Serão solicitados currículo artístico e vídeo ou link para vídeo de até 1 minutos do/a candidato/a cantando uma canção já gravada por Alcione.

Oficina de Produção Cultural

Período da oficina: 20 de janeiro a 05 de Fevereiro de 2022 (segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h)

Local: Teatro Arthur Azevedo

Carga Horária: 12 horas

Ministrantes: Jô Santana, Marcia Uchôa e Renato Araujo

Quantidade de participantes: 20

Pré-requisitos: ter mais de 18 anos, ser residente no Maranhão e ter disponibilidade para estar presente durante todo o período do curso

Othelino antecipa segunda parcela do 13º salário dos servidores da AL

Por meio de suas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, (PC do B) na manhã desta terça-feira (9), anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores da Casa para a próxima quinta-feira (11).

“Os servidores da Assembleia Legislativa receberão a segunda metade do 13º salário na próxima quinta-feira, 11.11. #OthelinoNeto”, publicou.

A primeira parcela foi paga em 13 de abril, também antecipadamente.

Segundo Othelino Neto, a antecipação do décimo, bem como o pagamento da folha sempre dentro do mês, segue a política de gestão e valorização dos servidores aplicada no Legislativo maranhense.

Moradores do bairro São José Operário comemoram inauguração de poço artesiano

A prefeitura de Bacabal entregou, nesta terça-feira, (09), mais um poço artesiano, como parte das ações que objetivam melhorar o abastecimento de água no município. A inauguração ocorreu no bairro São José Operário, beneficiando centenas de famílias.

O Secretário de Administração de Bacabal, Davi Brandão, que entregou a obra, junto do Prefeito da cidade, Edvan Brandão, se mostrou bastante feliz por mais um avanço no munícipio: “Estamos levando qualidade de vida para os bacabalenses que sofriam com a falta d’água, um trabalho que estamos realizando dia após dia, assumindo na prática nosso compromisso com a população.” Pontuou Davi.

Só em 2021, a gestão municipal de Bacabal entregou 10 poços em toda a região da cidade. Hoje milhares de famílias tem água potável na torneira de casa. 

Novembro Azul: Sem medo do toque e quebrando o tabu!

Psicóloga explica que o exame ainda é uma resistência entre os homens 

Para muitos homens pode ser um verdadeiro desafio fazer o exame do toque retal, que é uma investigação precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Este mês é dedicado à campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.  

O “Novembro Azul” também busca criar entre o público masculino um hábito de atenção com a saúde de forma constante, durante todo o ano, e não apenas durante a campanha. Historicamente, eles vão menos aos consultórios, o que faz com que muitas enfermidades só sejam diagnosticadas em estágio avançado, dificultando o tratamento e podendo levar a um maior número de óbitos. É o que ocorre com o câncer de próstata. A doença não costuma mostrar sinais até que esteja em estágio bastante avançado.  

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Fernanda Zeidan, explica sobre essa resistência de alguns homens não procurarem o serviço de saúde. “O homem ainda é visto em muitas culturas como um ser que precisa demonstrar força e coragem e, por isso, é preciso desenvolver um trabalho de educação em termos psicológicos, com uma abordagem terapêutica, mostrando que são humanos e, portanto, estão sujeitos a doenças também”, pontua. 

A especialista ressalta que a maioria dos homens ainda resiste a fazer exames preventivos e a buscar o diagnóstico precoce porque associa o cuidado com a saúde a uma demonstração de fraqueza. Dados comprovam a resistência dos homens a procurarem um serviço de saúde.  Segundo o Programa Nacional de Saúde, do Governo Federal, a proporção de mulheres (82,3%) que foram a uma consulta em 2019 foi superior à dos homens (69,4%). 

“É preciso acabar com qualquer tipo de preconceito ou estigma de heroísmo que prejudique a saúde masculina. Para isso, é necessário que haja maior acesso à campanhas de conscientização e informações sobre a doença e troca de experiências entre amigos e familiares, de forma a incentivar o cuidado com a saúde”, orienta. 

PF deflagra Operação Bússola para combater fraudes na aposentadoria rural no Maranhão e Piauí

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9/11) a Operação Bússola, com a finalidade de desarticular organização criminosa especializada na concessão fraudulenta de benefícios de aposentadoria rural por idade. As fraudes eram cometidas mediante a falsificação e o uso de documentos públicos.

Foram mobilizados mais de 200 Policiais Federais, na execução da Operação. Eles deram cumprimento a 96 mandados judiciais, sendo 16 Mandados de Prisão Preventiva, 23 Mandados de Prisão Temporária e 57 Mandados de Busca e Apreensão, nos municípios de Teresina/PI, Luzilândia/PI, Demerval Lobão/PI, Santo Antônio dos Milagres/PI, Timon/MA, Caxias/MA, Presidente Dutra/MA, Parnarama/MA, Codó/MA, Anapurus/MA e São João do Sóter/MA, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI.

A investigação foi iniciada em 2020.  Ela foi desenvolvida no âmbito da Força Tarefa Previdenciária e Trabalhista no Estado do Piauí, integrada pela Polícia Federal (PF/MJ) e pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista da Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Previdência (CGINT/MTP).

No decorrer das investigações, já foram identificados 1.975 benefícios de aposentadoria por idade rural com indícios de fraude, os quais já causaram um prejuízo efetivo ao INSS no montante aproximado de R$ 55,8 milhões de reais (valores já sacados).

Entre os investigados com prisão decretada estão oito servidores do INSS, 17 advogados e 14 intermediários dos Estados do Piauí e Maranhão. A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas dos presos e a suspensão do exercício da função pública para os servidores do INSS.

Durante todo o dia os presos serão ouvidos pela Polícia Federal, na Superintendência da Polícia Federal em Teresina e, posteriormente, serão encaminhados para um dos presídios da capital, onde ficarão custodiados à disposição da Justiça.

A Justiça Federal também determinou a imediata suspensão de 160 benefícios concedidos a pessoas fictícias (existentes apenas no papel) e a imediata revisão de 1.975 benefícios com indícios de fraude, medida que evitará um prejuízo futuro estimado em R$ 623 milhões de reais.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima