PINHEIRO/GUIMARÃES – Projeto de combate à violência contra a mulher é lançado pelo MPMA

Sandra Garcia e Letícia Freire ressaltaram importância da articulação em rede

Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 9, na Faculdade Supremo Redentor, em Pinheiro, foi lançado o projeto “Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Pinheiro e região”. Coordenada pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAOp Mulher), promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, a solenidade contou com a participação de promotores de justiça da região da Baixada, membros do Judiciário, Defensoria Pública, Executivo municipal, OAB, Polícias Civil e Militar, além de integrantes da Rede de Proteção à Mulher de Pinheiro.

O principal objetivo do projeto é fortalecer as redes de apoio em todas as regiões do Maranhão, prevenindo a violência contra as mulheres. Nesse sentido, as redes irão propor, articular, monitorar e avaliar políticas públicas de prevenção, assistência e combate à violência de gênero, envolvendo setores públicos, organizações da sociedade civil e sociedade em geral.

Logo após a abertura, foi feita a apresentação do projeto pela promotora de justiça Sandra Garcia, coordenadora do CAOp Mulher.

Em seguida, as autoridades presentes se manifestaram para destacar a importância da iniciativa.

Na sequência, a solenidade foi encerrada com uma palestra ministrada pelas promotoras de justiça Letícia Teresa Sales Freire e Sandra Fagundes Garcia, enfocando a questão da violência contra a mulher, incluindo o feminicídio, com dados do Maranhão e do Brasil.

A coordenadora do CAOp Mulher destacou que Pinheiro foi uma das cidades escolhidas para receber o projeto devido ao alto índice de violência doméstica contra a mulher na região.

Letícia Freire ressaltou que, durante a pandemia, houve um crescimento nos números desse tipo de violência, o que exige a articulação entre as instituições e a sociedade para o enfrentamento do problema. “A reunião dessa rede é mais um esforço para combater esses casos endêmicos de violência doméstica, o que é muito gratificante para nós, e que vai contribuir para diminuir a incidência do problema”.

PRONUNCIAMENTOS

O promotor de justiça de Jorge Luís Ribeiro de Araújo, titular da 2ª Promotoria de Pinheiro, com atribuição na defesa da mulher, ressaltou que o projeto de criação da rede dará mais efetividade à Lei Maria da Penha, na medida em que permite a articulação das diversas instituições, como Ministério Público, Defensoria, Delegacia da Mulher, Polícias Militar e Civil.

O desembargador Cleones Cunha chamou atenção para os diversos tipos de violência contra a mulher e a necessidade urgente da sociedade enfrentá-los. “Os maus-tratos do marido, o salário menor do que o dos homens para realizar a mesma função são formas de violência contra a mulher, além da violência física, e devemos combater todas. Fortalecer a rede é fundamental para lutar contra essa realidade”.

Diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), o promotor de justiça José Márcio Maia Alves frisou que o fortalecimento da rede de proteção e a construção de políticas públicas para as mulheres são estratégias do plano de atuação para o enfrentamento à violência de gênero previstas no Padhum. “O CAOp-Mulher dá uma grande contribuição colaborativa aos promotores na base com atividades que visam promover essas iniciativas e a Administração Superior, através da Secinst, dará todo o apoio necessário e sempre que possível estará presente nessas frentes”, disse.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a importância da iniciativa como forma de proteção à vida da mulher maranhense. “Hoje assinamos o protocolo de intenções da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e isto é muito importante para o Maranhão. O Ministério Público tem o dever de cuidar de todas e é isto que estamos fazendo”.

Também se manifestaram, enfatizando a relevância do projeto para a sociedade pinheirense, Raíssa Moraes da Silva – do Conselho Municipal da Mulher de Pinheiro; Kelly Ribeiro Machado – secretária municipal da Mulher; Gilberto Câmara França Júnior – presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem); e Laiana Ferreira – secretária municipal do Meio Ambiente, que representou o prefeito Luciano Genésio.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Após as manifestações, foi realizada a assinatura do protocolo de intenções da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Pinheiro. O documento teve como signatários Eduardo Jorge Hiluy Nicolau (procurador-geral de justiça); desembargador Cleones Carvalho Cunha (coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça – CEMulher); Luciano Genésio (prefeito de Pinheiro); José Márcio Maia Alves (diretor da Secinst); Sandra Fagundes Garcia (Coordenadora CAOP-Mulher); Letícia Teresa Sales Freire (diretora das Promotorias de Justiça de Pinheiro); Jorge Luís Ribeiro de Araújo (da 2ª Promotoria de Justiça de Pinheiro); Carlos Alberto Matos Brito (juiz de direito da 2ª Vara da Comarca de Pinheiro); Willian Vagner Rodrigues Ribeiro (presidente da OAB – Subseção de Pinheiro); Bianca Kelly Ribeiro Machado (secretária municipal da Mulher); tenente-coronel Fábio Araújo Carvalho (comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar); Raíssa Moraes da Silva (do Conselho Municipal da Mulher de Pinheiro); Fernando Eurico Lopes Arruda Filho (defensor público da Regional de Pinheiro); Wolney Cesar Rubin Júnior (delegado regional de Pinheiro); e o vereador Elizeu Rodrigues Furtado (presidente da Câmara Municipal de Pinheiro).

Conforme a cláusula primeira do protocolo, “a rede de enfrentamento à violência contra à mulher de Pinheiro tem por objetivo, articular, monitorar e avaliar políticas, programas, serviços e ações que venham a melhorar e aperfeiçoar o atendimento integral devido às mulheres emsituaçãodeviolência,assimcomo,planejar,emconjunto,propostasquecontribuamparaalterar o quadro das desigualdades sociais, de gênero e étnico-raciais, a fim de reduzir os indicadores de violência que atinge as mulheres”.

Outro objetivo é favorecer a formação continuada dos profissionais que atuam nas instituições e entidades que lidam diretamente com a violência de gênero, visando sua sensibilização e qualificação técnica.

GUIMARÃES

Em Guimarães, o projeto “Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher” foi lançado, nesta quarta-feira, 10, em solenidade no Jardim de Infância Professor Édson Anchieta.

O titular da Promotoria de Guimarães, Frederico Bianchini Joviano dos Santos, que atua na Baixada Maranhense há cinco anos, destacou que, na área criminal, a violência doméstica é, ao lado das drogas, o principal problema que atinge a região. Por isso, em sua opinião, a união das instituições é imprescindível para o combate do problema. “Integrar as instituições, formando uma rede, é fundamental para diminuir os números. Não se pode pensar somente pelo viés do Direito Penal, temos que refletir sobre políticas públicas. Portanto, esse olhar do CAOp da Mulher para a Baixada, onde o IDH é muito baixo e o índice de vulnerabilidade muito grande, é importante para obter grandes resultados”.

O protocolo de intenções da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Guimarães foi assinado por Eduardo Jorge Hiluy Nicolau (procurador-geral de justiça); prefeito Osvaldo Luis Gomes; os promotores de justiça Frederico Bianchini e José Márcio Maia Alves(diretor da Secinst); Wagner Jansen Carvalho (OAB); Fernanda Cardoso Silva (secretária de Assistência social); Bruna Ribeiro Guimarães (delegada da Mulher – regional de Cururupu); Ariomagno Ferreira Cartágenes (presidente da Câmara Municipal de Guimarães); Major Hudson Carneiro Vieira (comandante da Polícia Militar de Mirinzal); e Antonia Augusta de Azevedo Nogueira (do Conselho Municipal da Mulher de Guimarães).

Também participaram do lançamento os promotores de justiça Letícia Teresa Sales Freire, Sandra Fagundes Garcia, Linda Luz Matos Carvalho, Danilo de Castro Ferreira e Igor Adriano Trinta Marques; a juíza da comarca de Guimarães, Mara Carneiro de Paula Passos; e o subtenente da Polícia Militar Antônio Reginaldo Gomes.

Roberto Costa solicita reabertura total dos espaços culturais no estado

Roberto Costa ressaltou a importância da reabertura dos espaços culturais no Maranhão com 100% de sua capacidade

O deputado estadual Roberto Costa (MDB) utilizou a tribuna, na sessão plenária desta quarta-feira (10), para solicitar a reabertura, em sua totalidade, de todos os espaços culturais existentes no Maranhão, a exemplo do Teatro Arthur Azevedo, que está funcionando com capacidade reduzida de público em razão da pandemia de Covid-19. 

O parlamentar disse que tratou desse assunto com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, uma vez que a problemática afeta o setor cultural, sobretudo, as pessoas envolvidas com espetáculos teatrais.

Segundo o parlamentar, graças às inúmeras ações do governo estadual, o Maranhão conseguiu superar o momento mais difícil da pandemia. “Isto possibilita a reabertura total das casas do gênero. Fiz um apelo ao secretário e ao governador Flávio Dino para que possamos pensar nessa possibilidade. É muito difícil para os produtores organizarem um espetáculo dispondo de apenas 30% dos espaços reservados, como é o caso do Teatro Arthur Azevedo, o que é economicamente inviável”, assinalou. 

Roberto Costa chamou atenção para o fato de que, com a redução da capacidade de público, os custos das produções aumentaram e precisaram ser embutidos nos valores dos ingressos.  

“Dessa maneira, nós deixamos de dar oportunidade de acesso a uma parte importante da população, pois os valores dos ingressos aumentam, uma vez que têm de cobrir todas as despesas do espetáculo. Por essa razão, fazemos este apelo para que o setor volte a funcionar normalmente e a nossa cultura seja fortalecida”, concluiu. 

Deputados parabenizam municípios que comemoram emancipação política nesta quarta-feira

Hélio, Neto e Yglésio parabenizaram municípios que comemoram emancipação política nesta quarta-feira

Na sessão plenária desta quarta-feira (10), os deputados Hélio Soares  (PL), Neto Evangelista (DEM) e Yglésio Moyses (PROS) parabenizaram alguns dos 65 municípios maranhenses criados em 10 de novembro de 1994 por meio da Lei 6.126, sancionada pelo então governador José de Ribamar Fiquene, e que estão completando 27 anos de emancipação política.

Hélio Soares congratulou-se com os moradores de Itinga do Maranhão, na Região Tocantina, e de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. 

Ele destacou as potencialidades pesqueiras e turísticas de Raposa e elogiou o trabalho do prefeito Eudes Barros, de sua equipe de governo, bem como dos vereadores do município. Além disso, o parlamentar reivindicou o empenho da Assembleia Legislativa para que seja agilizado o processo de metropolização dessas cidades.

Sobre Itinga, citou o trabalho do prefeito Lúcio, do vice, Jamel, e da Câmara Municipal. Soares afirmou que o município está no caminho certo. Enfatizou, ainda, ter um grande carinho pela cidade, por ter ajudado em sua emancipação.

Bacabeira

Homenageando o município de Bacabeira, Neto Evangelista lembrou seus 27 anos de emancipação política, enfatizando que o município é um dos mais importantes do Maranhão por sua posição geográfica. “Ninguém sai de São Luís sem passar por Bacabeira. A cidade se destaca sob vários aspectos, inclusive por ser adequada para grandes investimentos, que foram projetados e nunca concretizados”, afirmou.

O deputado citou o ex-prefeito Alan Linhares, que, sob o seu ponto de vista, fez história quando administrou o município, implementando um grande e produtivo trabalho.  “Hoje é um dia de festa em nosso estado, porque 65 cidades estão aniversariando. Temos que celebrar esta data”, ressaltou.

Alexandre Costa e Paulino Neves

O deputado Yglésio, por sua vez, também se manifestou a respeito do aniversário de emancipação política dos municípios criados em 1994, dando ênfase a Senador Alexandre Costa e Paulino Neves. Ele disse que sempre lutará pelo desenvolvimento das cidades maranhenses.

O parlamentar destacou o trabalho do prefeito de Senador Alexandre Costa, Dr. Orlando; do presidente da Câmara Municipal, Isaac; e do vereador Júnior. Além disso, enalteceu também a gestão do prefeito de Paulino Neves, Raimundinho Lídio.

Inversão de Organograma: estratégia com foco na qualidade dos serviços

Equatorial Maranhão investe em imersão para implementar melhorias no atendimento aos consumidores  

Na última semana, a diretoria da Equatorial Maranhão esteve em Imperatriz percorrendo vários bairros da cidade, como Ouro Verde, Estrada do Arroz e Colina Park, acompanhando as equipes de campo, atendendo pessoalmente os clientes, visitando a agência e o call center, importante fonte de empregos da cidade, gerando mais de 1.000 empregos diretos na região sul do estado. Há anos a companhia investe em ações como esta: a Inversão de Organograma, que tem por objetivo propor mudanças nos processos com uma visão mais estratégica, acompanhando e avaliando o papel dos colaboradores e prestadores de serviço.  

De acordo com o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a inversão de organograma é um procedimento essencial para que a empresa continue oferecendo um serviço de qualidade. “Essa ação tem um senso de responsabilidade e de seriedade muito grande, não apenas de fazer uma associação, uma imagem do líder com a equipe, mas sim de aproximar e permitir que o gestor consiga perceber que a atividade de campo tem suas particularidades e suas riquezas. Com isso, provoca naquele líder, que amanhã vai projetar, planejar e orçar execução, uma percepção que o campo tem suas especificidades. Essa experiência enriquece a visão do gestor”, avalia o presidente.    

Para o Gestor de Gente e Gestão da Equatorial Energia, Bruno Cavalcante, essa iniciativa interfere positivamente na experiência e relação do cliente com a energia elétrica. “A execução de inversão de organograma é uma prática de gestão reconhecida nacionalmente por todas as empresas do Brasil em relação à Equatorial. E isso é um diferencial, porque não é só enviar as equipes ao campo, é a direção acompanhando isso muito próximo e vendo efetivamente a qualidade do serviço prestado. Isso também faz toda a diferença para o cliente. Em linhas gerais, percebemos as equipes da Equatorial Mara​nhão muito engajadas a fazer o melhor serviço na ponta”, analisa.    

Outra ferramenta muito utilizada na Equatorial é a gestão participativa que estimula o sentimento de dono do negócio nos colaboradores e todos são convidados a destacar pontos de melhorias nos processos da empresa. Na ocasião, estiveram presentes os líderes representantes de outros municípios da região que apresentaram os resultados obtidos pelas equipes de trabalho desde o início do ano, os desafios enfrentados e as metas traçadas para os próximos meses. Além dos próprios colaboradores da companhia, Sérvio e os demais gestores presentes também se reuniram, com as empresas terceirizadas que prestam serviços à Equatorial para analisar resultados e avaliar alternativas que promovam cada vez mais excelência no serviço, na gestão e na integração para todos os clientes.  

Para fechar com chave de ouro a agenda da diretoria, foram feitas visitas de relacionamento aos órgãos públicos e instituições de Imperatriz para apresentar as atividades executadas pela distribuidora, como as ações voltadas para o programa de Tarifa Social, E+ Reciclagem, E+ Geladeira Nova e patrocínio com o Centro de Assistência Profissionalizante do Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz – Cenapa. Além de findar parcerias que promovam qualidade e bem-estar para todos os 2,5 milhões de cientes atendidos no estado.  

A gerente de relacionamento da Regional Sul em Imperatriz, Mirelly Carvalho, destaca que aproximar a gestão do cliente é fundamental para a construção de estratégias que melhorem a qualidade dos serviços da distribuidora. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da Equatorial de garantir bons serviços para nossos consumidores. E nós da regional Sul estamos trabalhando incansavelmente ao longo desses três anos para fazer uma gestão eficiente que garanta benefícios e facilidades para nossos clientes, a exemplo da Tarifa Social, troca de geladeiras e entrega de lâmpadas de leds para população baixa renda de Imperatriz e cidades da região,” pontua.  

Durante uma das visitas, um morador do bairro Ouro Verde, Abraão Rabelo, avaliou a qualidade do serviço prestado pela Equatorial. “Em relação ao trabalho e à prestação de serviço dos funcionários, somos muito bem atendidos, os colaboradores são todos muito solícitos. Para mim, é o melhor serviço que tem. Você liga no 116 e é prontamente atendido, a equipe se desloca e vem te atender, os funcionários são muito educados, nos atendem e tiram nossas dúvidas”, relata.  

A expectativa é que, em vista da ampla atuação da companhia no estado, atividades como estas, que permitem o intercâmbio entre diretoria, líderes, colaboradores e cliente, sejam cada vez mais frequentes, pois, estimula melhorias no processo e no consumo da energia elétrica na sociedade.    

NOITE CIENTÍFICA DO LACMAR

FOTO – GILSON FERREIRA: A Gerente Geral do Laboratório Lacmar Susana Viana (centro) entre grupo de ginecologistas e obstetras homenageados pelo Laboratório Lacmar

O Laboratório Lacmar, sob o comando do Dir. Vinícius Braid, promoveu o lançamento do seu mais novo serviço: O exame de “Citologia em Meio Líquido”, considerado o mais seguro e avançado método para a detecção e prevenção do câncer de colo do útero, o terceiro que mais atinge mulheres no país, mas que pode ser tratado quando detectado de início.

O evento aconteceu em parceria com a BD, na nova Clínica Natus Lumine no Araçagy. Uma noite científica marcou também a homenagem do laboratório alusiva ao Dia do(a) Médico(a).

O expert em prevenção de câncer, Dr. Júlio Possati, do Hospital do Amor de Barretos (SP), sobre “As perspectivas atuais na prevenção e detecção do câncer de colo uterino” em webinar exclusiva para este evento.

A empresária e enfermeira Margarida Carvalho do Espaço Florzinha 27, lança o projeto “Flor de Maria”

Projeto “Flor de Maria” recupera autoestima de pacientes com câncer com micropigmentação gratuita, reconstrução de aréola e também que tiveram lábios leporinos e precisam de harmonização labial 

A empresária e enfermeira Margarida Carvalho do Espaço Florzinha 27, com unidades em São Luís (Maranhão, localizado na Avenida dos Holandeses, quadra 33, lote 08-Calhau, ao lado do prédio Metropolitan) e em São Paulo e Região ABC Paulista Avenida Portugal-Vila Bastos, Santo André (São Paulo) nº1464 sala comercial no Blue Tree.  Acaba de lançar o projeto “Flor de Maria”. Trata-se de um ambulatório gratuito de micropigmentação e reconstrução de aréola e também que tiveram lábios leporinos e precisam de harmonização labial, dirigido a pacientes (homens e mulheres) carentes com câncer para reconstrução de sobrancelhas e aréolas de mamas.  

O ambulatório será instalado no Espaço Florzinha 27 em São Luís. Esse espaço será todo adaptado ao ambulatório. “Nossos pacientes merecem ser atendidos em um espaço bonito, acolhedor e com toda infraestrutura que merecem”, observa Margarida Carvalho, embaixadora do Projeto “Flor de Maria”

Segundo Margarida Carvalho, recuperar a autoestima, a beleza e a confiança das pessoas em si mesmas é tão importante quanto o próprio tratamento médico. “Perder a mama, os cabelos, a sobrancelha… faz a mulher ou o homem a perder sua referência e pode levar à depressão. Então decidimos trazer esse serviço, de forma gratuita, para elas”, destaca a embaixadora do Projeto. 

Margarida Carvalho, está entusiasmada com o projeto, pois me senti tocada por Deus, venho lutando e realizando um trabalho de muitos anos para garantir dignidade no atendimento das mulheres e homens com câncer. “E o Projeto “Flor de Maria” só reforça nosso trabalho e nossa missão”, revela. 

Como funciona o procedimento:  

O procedimento de recuperação da aréola e sobrancelha é feito através da micropigmentação, devolvendo a paciente a sua feminilidade da forma mais natural possível, e respeitando cor e personalidade. O objetivo é recuperar o desenho do rosto e da mama, evidenciando sua beleza de maneira durável e natural. Margarida Carvalho conta sobre a sua experiência e como pretende ajudar às vítimas do Câncer de Mama. 

“A realidade é que muitas de nós ainda sofrem com esta doença, passando por procedimentos severos que causam a perda dos pelos e até das mamas. Para estas mulheres e homens, eu quero dizer que existe esperança. É por isso que uma vez por mês vou realizar atendimento gratuito, pois estou focada em atender mulheres que passaram por esse processo, recuperando a sua cor e autoestima”, explica. 

Para participar do Projeto “Flor de Maria” é necessário realizar um cadastro pelo WhatsApp. A especialista está a procura de pessoas necessitadas pelo tratamento, que não possuem condições financeiras de realizá-lo. Se você está nesta situação ou conhece alguém que está, entre em contato pelo WhatsApp através do número: (98) 9 9111 30 27 ou pelo Instagram @espaçoflorzinha27_ 

 Entenda como surgiu o Projeto “Flor de Maria”: 

Quando minha avó teve câncer de mama, a vi lutar brava e lindamente pela cura no Hospital Aldenora Belo, em São Luís, Maranhão. 

Após sete anos de luta, minha avó descansou. Três anos depois eu me deparei com um câncer de útero precoce. 

Foram tempos turbulentos, mas de grandiosos aprendizados. Esse conjunto de experiencias em ver minha avó no processo de doença e depois eu mesma lutar para ficar bem, me fez entender que minhas qualificações profissionais me dariam oportunidade para mudar a vida de pessoas que passam pelo mesmo processo que eu e minha avó enfrentamos. 

E assim nasceu o Projeto “Flor de Maria “com o objetivo de atender mulheres e homens acometidos pelo câncer que precisam reconstituir as aréolas das mamas, sobrancelhas e também que tiveram lábios leporinos e precisam de harmonização labial.  

Serviço: 

Agendamentos gratuitos de micropigmentação, reconstrução de aréola sobrancelhas e também que tiveram lábios leporinos e precisam de harmonização labial, para pacientes (mulheres e homens) com câncer para o projeto “Flor de Maria”. 

Endereço: Avenida dos Holandeses, quadra 33, lote 08-Calhau, ao lado do prédio Metropolitan) 

Contato: (98) 9 9111 30 27 ou pelo Instagram @espaçoflorzinha27_ 

Flávio Dino decreta a não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos e eventos abertos

Flavio Dino tira a obrigatoriedade das pessoas usarem mascaras ao ar livre

Com a queda drástica no número de novos casos da Covid-19, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), durante discurso proferido no município de Bacurituba (MA), nesta quarta-feira (10), que vai liberar as pessoas de usarem máscaras em locais públicos e eventos abertos.

Graças a vacinação em massa, o Maranhão vem mantendo um baixo ritmo de contágio pela Covid-19 há mais de quatro meses, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do Estado.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima