Escola do Legislativo abre inscrições para workshop ‘Saúde Mental no Trabalho’

A Escola do Legislativo (Elema) está com inscrições abertas para o workshop ‘Saúde Mental no Trabalho’, que acontecerá no dia 6 de julho, das 9h às 12h. Com carga horária de três horas, o evento será conduzido pela enfermeira e especialista em saúde mental, Amanda Amate Oliveira, no auditório da Elema.

O ambiente corporativo incentiva as pessoas a colocarem a produtividade em primeiro lugar, mas outras áreas da vida, como a alimentação e o lazer, por exemplo, podem acabar sendo prejudicadas para atender a todas as demandas. Uma boa saúde mental é necessária para que cada pessoa viva com qualidade e possa lidar com todas as dificuldades cotidianas, inclusive no trabalho.

No evento, será abordado sobre o que é a saúde mental, como o ambiente pode influenciar na saúde do trabalhador e como os trabalhadores ficaram no pós-pandemia. Além disso, será dada uma ênfase especial acerca da Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.

O workshop será direcionado a servidores da Casa e público externo. Para efetuar a inscrição ou para maiores informações, interessados devem entrar em contato com a Elema pelo WhatsApp de número (98) 98492-6923 ou por meio do perfil dO Instagram @escoladolegislativo.ma.

Pandemia e o afastamento do trabalho

Os transtornos mentais são a terceira causa mais comum para concessão de auxílio-doença, tendo a depressão como principal diagnóstico – e, dos casos analisados pelo INSS, mais de 23% foram motivados pelo trabalho.

A pandemia tem afetado significativamente a saúde mental das pessoas – mesmo aquelas que não tinham um histórico de sofrimento por transtornos mentais. Em especial, há relatos de ansiedade elevada, sintomas depressivos, crises de pânico e estresse pós-traumático que são tão pesados que podem afastar os trabalhadores de suas funções.

O professor de psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Jefther Rocha, explica que o excesso de trabalho pode provocar um distúrbio emocional conhecido como Síndrome de Burnout. “A pessoa apresenta sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. É uma síndrome comum em profissionais que atuam diretamente sob pressão e com responsabilidades constantes (profissionais de saúde, professores, policiais, jornalistas, etc.)”, pontuou.

No Brasil, em 2020, houve aumento de 20% na frequência de doenças mentais como causa de afastamento do trabalho. Além disso, os transtornos mentais são a terceira causa mais comum para concessão de auxílio-doença, tendo a depressão como principal diagnóstico – e, dos casos analisados pelo INSS, mais de 23% foram motivados pelo trabalho.

Fatores que contribuem para uma estafa mental

Jefther pontua alguns fatores contribuintes como, por exemplo, o trabalho excessivo, a pressão no ambiente profissional, um home office pouco estruturado e definido, objetivos de trabalho muito difíceis, empresas com uma cultura organizacional que não valorize a saúde mental e o respeito aos funcionários são perigosos e podem desencadear esse processo.

Como cuidar da mente e não permitir uma estafa

A melhor forma de prevenir são estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. O profissional cita alguns exemplos de comportamentos saudáveis: 

– Participar de atividades de lazer com amigos e família;

– Fazer atividades que fujam da rotina diária;

– Realizar atividades físicas regulares;

– Evitar contato com pessoas negativas (em especial, as que passam a maior parte do tempo falando de trabalho ou dos demais).

Quando procurar ajuda médica

Alguns sinais e sintomas podem funcionar como alerta, explica Jefther como, por exemplo, a insônia ou sono excessivo, perda de apetite ou excesso, ansiedade e tensão constante, choro frequente, pensamentos obsessivos, fadiga constante, desânimo, angústia, perda de atenção, dificuldade em conseguir relaxar nas férias, finais de semanas e feriados, dentre outros.

Direitos do trabalhador

“Qualquer doença psiquiátrica pode justificar o afastamento de um funcionário, desde que incapacite a pessoa de exercer suas funções laborais. Para conseguir o afastamento pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é necessário que o trabalhador realize um acompanhamento médico para verificar qual o diagnóstico, o grau de incapacidade e se tais questões foram causadas pelo ambiente de trabalho”, esclareceu.

Algumas empresas possuem programas e determinam estratégias para evitar o esgotamento de seus funcionários. “Alguns exemplos de práticas interessantes são a definição de objetivos bem definidos e alcançáveis a curto prazo, promoção de reuniões semanais com os funcionários e gestores (discutindo os desafios encontrados semanalmente), organização de momentos de confraternização e diversão com a equipe e valorização do trabalho individual e grupal”, finalizou Jefther Rocha.–

Criadora da “Escala Elpo” Dra Camila Mendonça vai palestrar em São Luís

A Dra. Camila Mendonça, palestrante convidada do Encontro Científico sobre Lesões por Pressão no Hotel Brisamar, dia 13 de junho

Evento Científico acontece dia 13/06 e vai debater tratamento das lesões por pressões

As lesões por pressão, que ocorrem devido o contato prolongado da pele no leito, é uma das complicações mais sérias, complexas e preocupantes no que diz respeito à segurança de pacientes em tratamento, internados em hospitais ou acamados em casa. Também conhecidas como escaras, essas lesões são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida. Essas lesões ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas. A ferida pode ser superficial (atingindo apenas a epiderme) ou profunda, chegando a comprometer músculos, tendões, ossos e até órgãos. As partes mais comprometidas geralmente são a região sacral (acima do cóccix); trocânteres (parte superior e lateral do fêmur); Maléolos (osso lateral dos pés) e Calcanhares (devido ao constante contato com a cama).

E esse será o tema, mais que oportuno, do evento científico que acontece em São Luís, na próxima segunda – feira (13.06) às 19H30 no Hotel Brisamar, numa promoção conjunta das empresas Center Hospitalar  e Convatec, tendo como anfitriã a empresária Giselle Araújo Pereira.

A palestrante convidada será a Dra. Camila Mendonça, enfermeira e Pós Doutora pela Universidade de Harvard (USA). Ela é uma das maiores experts nesse tema, e criadora do renomado método de avaliação de risco para o desenvolvimento de lesão por pressão em centro cirúrgico denominado “Escala de ELPO”. Ela vai falar sobre as melhores práticas de prevenção e tratamento das lesões por pressão, aos profissionais de saúde convidados para essa rica troca de experiência profissional.

Dentes manchados ou amarelados: o que fazer?

Saiba quais os alimentos e bebidas que podem escurecer os dentes

Aos 26 anos de idade Wellington Júnior vai ao dentista a cada seis meses. “Não é por causa de tratamento”, destaca. “É mais por uma questão estética e isto, de certa forma, influencia na minha saúde bucal”, completa. Ele é repórter de TV, logo o cuidado com a própria imagem é uma questão profissional e não apenas vaidade. O jornalista come e bebe de tudo, mas escova os dentes logo após cada lanche ou refeição. Na bolsa dele, a escova, o creme e fio dental tem um lugar cativo.

“Este ano eu fiz clareamento e meu cuidado ficou ainda maior, principalmente se o alimento for de cor forte ou tiver muito açúcar”, comenta sobre os cuidados que toma. A preocupação está correta, pois, dependendo dos alimentos e das bebidas que consumir, os dentes dele podem ficar manchados ou até escurecer.

Querendo ou não um sorriso com os dentes manchados acaba não sendo atraente e pode até trazer problemas durante uma apresentação de uma pessoa. E mais: pode indicar que o indivíduo precisa procurar por um dentista.

A odontóloga Karine Figueiredo alerta para quando a mancha não sumir com a escovação. “A situação é mais preocupante e a ida ao consultório precisa ser mais imediata. O exame clínico vai apontar qual o melhor tratamento a ser feito e identificar a origem do problema”, frisa.

Ela explica que são vários os fatores que podem contribuir para o escurecimento dos dentes. “As causas podem ser desde a fluorose (ingestão excessiva de flúor), traumas e avançar da idade; como também pelo contato com substâncias pigmentadas na superfície dental, que podem penetrar no dente através do esmalte e da dentina, exemplo o tabaco, traumas dentais, cáries, tártaro, tratamento de canal, infecção na polpa do dente e uso de medicamentos como antibióticos”, cita.

Karine é professora do curso de Odontologia. Leciona no Centro Universitário  Estácio São Luís. Ressalta que existem várias formas de evitar que os dentes fiquem manchados ou amarelados. A principal delas, obviamente, é manter a higienização da boca. “Certas manchas podem ser retiradas com profilaxia, que é a limpeza profunda realizada no consultório, como a de tártaro e algumas pigmentações decorrentes de bebidas e alimentos”, acrescenta.

A especialista lista uma série de alimentos e bebidas que podem manchar e escurecer os dentes. “Café, chá, refrigerantes, suco de uva e vinho tinto possibilitam as manchas nos dentes”, cita.  Molho shoyu, molho de tomate, frutas ácidas, curry e beterraba também podem escurecer os dentes.

“Café tem um pH mais baixo que o da boca, sendo bastante ácido. Essa acidez agride o esmalte, provocando uma desmineralização e o tornando mais poroso. Esse processo facilita que o pigmento escuro do café se instale no esmalte, causando manchas”, explicou Karine ao falar sobre o excesso de café.

Wellington Júnior, jornalista que conhecemos no início deste texto, tem a seu favor o fato de não ser fumante. A odontóloga Karine Figueiredo ressalta que a nicotina pode deixar os dentes dos fumantes mais amarelados.

A dentista chama a atenção para as receitas caseiras que as pessoas costumam adotar para clarear os dentes. Uma delas é escovar os dentes com carvão ativado. “Não existe comprovação científica de que o carvão ativado clareia mesmo os dentes. O que há estudos e que especialistas alertam é que o processo vem da ação abrasiva do carvão, que atua removendo a camada superficial dos dentes (esmalte), como se estivesse descascando”, disse.

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar o fio dental já é um grande passo para manter os dentes mais brancos e a saúde bucal.

Covid-19 e Dengue: Especialista orienta como distinguir os sintomas

Elevação da temperatura corporal é a principal semelhança, mas é preciso atenção às dores nas juntas e sinais gripais 

Sintomas de febre, cansaço ou mal-estar: são sinais de dengue, ou Covid-19? A sociedade está vivendo um período pandêmico, causado pelo coronavírus. Ao mesmo tempo, o período chuvoso no estado, aliado ao calor excessivo, exige cuidados para o aparecimento de casos de dengue. Os sintomas podem ser confundidos, e é preciso atenção para distingui-los. 

A coordenadora do curso de enfermagem da faculdade Pitágoras, Janaina Lima, diz que a febre é o principal motivo da ‘confusão’, pois ela é comum em todas as doenças citadas. “Tanto a Dengue, como o Zika Vírus e a Chicungunha têm o potencial de causar febre nos contaminados, assim como a Covid-19, podendo gerar a dúvida no diagnóstico”, fala. 

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A orientação é observar algumas condições do corpo, que podem ser divergentes de uma doença para a outra. “Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias, dores no corpo e nas juntas são características marcantes. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas”, comenta. 

A docente acrescenta que é importante observar os sinais respiratórios e gripais. “A dor de garganta, congestão nasal, coriza etc., são comuns na Covid-19, mas isso não é frequente nas arboviroses”, explica. Os principais sinais de alarme em relação ao coronavírus, são o cansaço, a falta de ar e a piora dos sintomas. “Então, se existe uma evolução destes sintomas ao longo dos dias, deve-se procurar um pronto-atendimento o mais rápido possível”, orienta. 

O estado do Maranhão em 2021, registrou 49,32% a menos de dengue quando comparado ao ano anterior. No total, foram 1298 casos confirmados da doença no ano passado. Mas, no final de 2021, quando 94% dos 217 municípios realizaram o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti ( LIRAa), o resultado foi de alta para 33 municípios. Por isso, fique atento às dicas para evitar a proliferação do mosquito: 

Vire garrafas, baldes e vasilhas para não acumularem água. 

Coloque areia nos pratos e vasos de plantas. 

Feche bem os sacos e lixo. 

Guarde os pneus em locais cobertos. 

Tampe bem a caixa-d´água. 

Presentes criativos e inesquecíveis: Mais experiencias e menos produtos nesse Dia dos Namorados

Dicas para inovar e surpreender quem você ama

Viagens românticas despontam como item favorito de presente para o Dia dos Namorados

Com a proximidade do Dia dos Namorados no próximo domingo (12.06) a dica é investir em experiências para presentear a pessoa amada. Segundo psicólogos, quando se cria memórias felizes, as lembranças daquele momento serão mais fortes que o ato de presentear com algo material; além de demonstrar mais esforço de quem presenteou, criando um momento inesquecível para ser curtido a dois.

Entre as sugestões para “criar uma experiência romântica” diferente estão desde picnics para ver o por do sol em uma praia ou parque, até viagens de fim de semana ou a contratação de um personal chef para fazer um jantar especial exclusivamente para o casal. O que vale é apostar na criatividade e sair da rotina, para criar momentos diferentes e com muitas doses de romance.

Mas é preciso escolher algo que combine com o estilo da pessoa amada e do casal. Para os esportistas pode ser um convite para fazer um passeio de caiaque ou uma viagem para acampar. Já para pessoas sofisticadas e mais urbanas, que tal um curso de vinho; um fim de semana a dois em um hotel da sua cidade ou contratar uma produtora para fazer um vídeo com fotos dos melhores momentos do casal e mostrar a surpresa em um jantar romântico?

Independente da escolha da experiência a ser presenteada e do preço, a dica é pagar com cartão de crédito e parcelar sem juros esse presente inesquecível, para não comprometer o orçamento doméstico. Segundo uma pesquisa da Fecomércio no Maranhão, o cartão de crédito desponta como uma das principais formas de pagamento nas datas comemorativas.   

Em São Luís, os Servidores Públicos Estaduais podem contar com o Cartão de Benefício Consignado – Credcesta, que oferece a vantagem de juros menores que a de outros cartões de crédito convencionais e sem custos – sem anuidade, sem taxa de serviço ou de entrega e sem taxa de emissão da primeira via do cartão.

E mais vantagens como: Acesso ao “Saque Fácil”, para ser utilizado de acordo com as necessidades do dia a dia; cartão de crédito para compras em milhares de estabelecimentos físicos e online, no Brasil e exterior, com a credibilidade da bandeira Visa. Além da possibilidade de pagamento em até 60 meses. Para solicitar ou ativar o cartão, basta ligar para Central de Atendimento no 0800 729 0660, ou acessar www.credcesta.com.br, para mais informações.

LIGGA – PROJETO PORTO SÃO LUÍS CAPACITA MÃO DE OBRA LOCAL

FOTO – DIVULGAÇÃO: Os representantes do SENAI-MA Marcus Souza, José João Fonseca e Scheherazade Bastos com Debora Rodrigues, Thalles Paulo, Lívia Cândice e Fabiano Figueiredo, representantes da Ligga – Projeto Porto São Luís celebram a formatura dos novos profissionais qualificados

Essa semana um grupo de 30 novos profissionais, concludentes da segunda turma dos cursos profissionalizantes de pedreiro(a) e carpinteiro(a), foram entregues ao mercado de trabalho após capacitação promovida pela Ligga – Projeto Porto São Luís em parceria com o SENAI-MA e SINDUSCON-MA; com aulas gratuitas realizadas na sede do empreendimento.

Todos são moradores das comunidades do Cajueiro (Andirobal, Sol Nascente, Prainha, Rua Principal, Guarimanduba e Egito), Mãe Chica (Vila Maranhão),  Anjo da Guarda, Fumacê, Mauro Fecury, Sá Viana e Vila Embratel que estão no entorno do empreendimento em processo de implantação.

A formatura aconteceu na sede da Ligga – Projeto Porto São Luís e contou com as presenças do Assessor Jurídico e Institucional da Ligga Dr. Fabiano Figueiredo, de representantes do SENAI-MA, além das lideranças locais, dos formandos e seus familiares.

SERVIÇO DE COLETA EM DOMICÍLIO DO LABORATÓRIO LACMAR

FOTO – DIVULGAÇÃO: O serviço de coleta para exames em domicílio do Laboratório Lacmar pode ser solicitado sem custo extra de deslocamento, e garante rapidez, segurança e muito conforto

Bastante utilizado por idosos, pessoas com limitação de locomoção e também durante a pandemia da Covid19, o serviço de coleta para exames em domicílio do Laboratório Lacmar veio para ficar e serve para todos.

E a cada dia que passa, tem sido mais procurado devido a grande comodidade que oferece, com a máxima segurança e muito conforto na hora de fazer um exame. Com profissionais treinados e uma rápida efetividade, o Laboratório Lacmar não cobra taxa de deslocamento para realizar a coleta.

Para solicitar o serviço de coleta em domicílio do Lacmar basta entrar em contato pelo número (98) 3236-3865 ou pelo Whatsapp (98) 99103-6646 e fazer a solicitação. Os horários de coleta são de 08:00 às 15:00 diariamente; e a coleta deve ser solicitada com antecedência. Os agendamentos particulares e por plano de saúde deverão ser especificados durante a

solicitação.

Na hora de buscar emprego, currículo pelo celular é a saída mais utilizada pelos brasileiros

Formato facilita a criação e revisão constante das informações do candidato 

O uso do computador para redigir um bom currículo vem perdendo espaço na vida do brasileiro. De acordo com levantamento recente do Google, a pesquisa com a frase “Como fazer currículo pelo celular” cresceu em 270% nos últimos cinco anos no Brasil. O crescimento se justifica pelo uso cada vez maior de smartfones e pelo aumento do acesso à internet, que gera alta nas buscas online por vagas de emprego.  

O coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Kennedy Veloso, informa que existem alguns modelos disponíveis na internet prontos para o preenchimento de dados, que devem ser claros para os recrutadores. “Um bom currículo é capaz de fazer a diferença na seleção de profissionais para uma vaga de emprego. Podemos usar a tecnologia ao nosso favor, alguns aplicativos auxiliam na produção de documentos e são fáceis de usar”, afirma.  

As ferramentas digitais permitem a atualização das experiências profissionais e, em seguida, basta exportar o arquivo e utilizar o documento quando necessário. “O programa deve permitir que você personalize os dados e o formato que for melhor para você, oferecer sugestões de acordo com o que é esperado no mercado. O programa deve ser seguro, ao fazer um currículo, você está inserindo seus dados pessoais. Por isso, é uma boa ideia usar aplicativos bem avaliados”, ressalta. 

O professor explica que ter um perfil em rede profissional e sites de vagas é uma forma de ser encontrado pelos recrutadores, além de manter os contatos atualizados na rede. “Os funcionários de Recursos Humanos são especialistas em utilizar palavras-chaves para encontrar possíveis candidatos para vagas em empresas. Por isso, é importante ser objetivo com as informações desses portais”, aconselha.   

Para aqueles que não possuem experiência, a professora orienta que o candidato deve destacar e mostrar que é a escolha certa. Para isso, a orientação é fazer o exercício de pensar nas atividades que já desenvolveu em ambientes fora da escola, tarefas complementares, cursos online ou presenciais, e trabalhos voluntários são boas dicas para informar ao time de seleção da empresa.   

Informações valorizadas no currículo  

De acordo com levantamento realizado pela empresa de recrutamento online Catho, 30% dos recrutadores demoram em média de 6 a 10 segundos para descartar um currículo de uma entrevista. Sendo assim, o especialista explica que é primordial ter as informações nobres do documento em destaque e bem colocadas, pois dessa forma o candidato terá mais chances de ser selecionado para uma entrevista. Além disso, o professor destaca que não existe a necessidade de colocar foto e número de documentos no currículo.  

Confira, de acordo com Veloso, as informações que são mais valorizadas no momento da análise do recrutador:  

– Experiência profissional que mais tem a ver com a vaga pretendida; 

– Formação e/ou cursos complementares; 

– Cargo e/ou área pretendida; 

– Objetivo profissional; 

– Conhecimento em outros idiomas. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima