Othelino e Ana Paula prestigiam a abertura oficial do São João de Turilândia

Othelino e Ana Paula Lobato com o prefeito de Turilândia, Paulo Curió, na abertura oficial do São João do município

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e sua esposa, Ana Paula Lobato, prestigiaram a abertura oficial do São João de Turilândia, na Baixada Maranhense, na noite de segunda-feira (20). Intitulado “Arraiá do Povo”, a festança vai até dia 3 de julho.

As festividades juninas na cidade contam com o apoio do parlamentar, que destinou emenda ao município com vistas à promoção de ações de valorização e estímulo à cultura local, entre elas o arraial.

O chefe do Legislativo maranhense e a primeira-dama da Assembleia foram convidados pelo prefeito do município, Paulo Curió. Na abertura oficial do arraial, eles participaram da tradicional entrega da faixa à rainha e ao rei caipiras, quando foi dada a largada aos 14 dias de festança junina na cidade.

“Grande alegria participar desse momento tão importante para Turilândia, que tem um dos maiores e mais tradicionais arraiais da Baixada Maranhense. A festa está linda, recheada de grandes atrações, mostrando toda a força que as tradições juninas têm para a cidade”, afirmou Othelino.

A abertura oficial do evento contou com a apresentação do Bumba meu Boi Encanto de Turilândia e das quadrilhas Explosão Junina, Calango Aceso e Encanto Junino, entre outras atrações.

Ana Paula Lobato destacou a diversidade da programação e enalteceu a beleza do arraial. “Tudo muito caprichado e valorizando o que há de melhor das brincadeiras juninas locais. Para mim é uma alegria muito grande estar aqui e quero agradecer ao nosso amigo Paulo Curió pelo convite”, disse.

Apoio

O prefeito Paulo Curió destacou o apoio que, segundo ele, sempre é dado por Othelino ao município. “Turilândia conta com a mão amiga do deputado, que muito nos honra com sua presença aqui, acompanhado de sua esposa, prestigiando nossa festança, que também tem seu apoio. Só temos a agradecer pela parceria e a atenção dada à nossa cidade”, afirmou.

Com a volta de Pimentinha; Sampaio já mira na Ponte Preta em Campinas

Pimentinha participou da atividade desta segunda-feira (Foto: Ronald Felipe)

O Sampaio Corrêa já está de volta a São Luís após confronto em Porto Alegre diante do Grêmio. A Bolívia Querida iniciou na tarde desta segunda-feira a preparação para enfrentar a Ponte Preta, próximo adversário pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

Em atividade realizada no CT José Carlos Macieira, o início dos preparativos foi marcado por um treinamento direcionado ao grupo que vem atuando com menos frequência. A movimentação contou com a presença de Rafael Vila, livre de suspensão, e Pimentinha, recuperado de uma virose.

Pimenta garante estar em plenas condições para entrar em campo na quinta-feira: “Já estou me sentindo melhor, treinei bem, e me coloco à disposição do professor para esse jogo. Sabemos das dificuldades que iremos encontrar, mas temos condições de buscar um bom resultado”, afirmou o atacante boliviano.

O técnico Léo Condé usará o treino desta terça-feira, o último antes da partida, para ajustar os detalhes pontuais e definir a formação titular. Na quarta pela manhã a delegação segue viagem para Campinas.

Othelino anuncia reajuste no valor do auxílio-alimentação para os servidores da Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), anunciou, na manhã desta terça-feira (21), em suas redes sociais, o reajuste no valor do auxílio-alimentação aos servidores do Parlamento Estadual, que passa a valer   R$ 1.250, a partir do dia 1º de julho de 2022. 

“Assim, seguimos com a nossa política de gestão e, principalmente, de valorização dos servidores do Legislativo maranhense”, disse Othelino.

O reajuste está oficializado na Resolução Administrativa 425/22, da Mesa Diretora da Assembleia, publicada segunda-feira (20), no Diário Oficial da Casa.

Diretora de “Bandeira de Aço – O Musical”, Nicolle Machado fala sobre desafios da adaptação

Atriz, dramaturga e diretora, a maranhense Nicolle Machado se tornou um nome conhecido no teatro maranhense. E, em 2022, este voo se tornará ainda maior, ao assumir a direção do espetáculo “Bandeira de Aço – O Musical”, que tem previsão de estreia da 1ª temporada para setembro deste ano, no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA).

Atualmente, Nicolle Machado está com outros dois espetáculos em processo: “Protocolo Pancadão”, pela Poli companhia, onde é atuante e dramaturga, e em “A Vagabunda”, pelo grupo Xama Teatro, assinando a direção e novamente a dramaturgia. Em meio a tantas práticas artísticas, a atriz, que é também mestra em artes cênicas, especialista em ensino de arte e movimento e licenciada em teatro, se considera uma “teatreira” (viciada nas vivências teatrais) e honrada com o convite feito por Guilherme Júnior, criador do musical, para dirigir o espetáculo.

“Me senti muito honrada e com um compromisso enorme. Ele [Guilherme Júnior] pensava em montar com espetáculo com pessoas do que alguns chamam de ‘nova geração do teatro maranhense’. Então, aqui estou! Me orgulho muito de ser parte dessa cena, mas friso que as minhas referências estão aqui, nos mestres que me fizeram”, pontuou Nicolle.

Para a diretora, levar o disco “Bandeira de Aço”, considerado um clássico da música maranhense, para a linguagem cênica é um processo de descobrir as histórias que existem em cada uma das faixas, as histórias que eclodem a partir dessas músicas e as histórias que conectam essas músicas, montando-as todas em uma única produção.

“Eu ouvia as músicas entoadas por Papete e seus contemporâneos, desde as aulas e apresentações no Sesc. Ficaram na memória. Até hoje sei cantar inteira ‘Manguinha do Saviana’”, brinca Nicolle. E acrescenta: “Mais tarde, conscientemente e por conta dos estudos na UFMA [Universidade Federal do Maranhão], fui me interessando ainda mais pelo fazer artístico maranhenses e esse disco, por completo, chegou a mim. Depois soube de sua conexão com o Laborarte e ele fez mais sentido ainda. O processo criativo em teatro, para mim, é sempre descobrir uma nova perspectiva, criar uma história. Se fazemos isso por meio de referências biográficas, tornamos mais presentes ainda essa narrativa que está por nascer”, analisa a diretora.

Outro ponto que Nicolle Machado destaca sobre “Bandeira de Aço” é que o disco só existe a partir da criação de influências diversas, de ritmos que foram marginalizados e de necessidades em dar voz e valor à cultura que faz um povo. “Se isso não for colocado em cena, na forma de corpos, ancestralidades, credos e desejos diferentes, então não estamos investigando o movimento de composição das músicas sobre uma perspectiva da descentralização de interesses”, pontua.

Ensaios

Os ensaios do espetáculo começaram no último dia 13 de junho, no Ateliê Academia de Dança, no bairro do Vinhais, em São Luís. Segundo Nicolle, a maior dificuldade para a criação do espetáculo é o tempo. “Tudo parou na pandemia, só não a fome do povo. A fome por comida, por direitos. Parece que agora, quando tudo tenta retomar o caminho, não tem mais caminho, então é tudo urgente, é tudo para agora. E isso reflete uma pressão enorme na gente, que trabalha com o sensível, porque são tempos incertos. Só temos de garantia o dia de hoje, então fazer um processo de criação longo torna-se arriscado, tanto do ponto de vista financeiro, quanto do político”, afirma a dramaturga.

Sobre o espetáculo, a diretora acredita que o público pode esperar uma criação: “uma história que se mova pelos mesmos motivos das músicas do disco e que faça conexões significantes da mesma forma que as músicas se conectam para hastear, ou derrubar, essa bandeira de aço”, conclui.

Bandeira de Aço – O Musical

Produzido pela Encanto Coletivo Cultural e G4 Entretenimentos, “Bandeira de Aço – O Musical” será lançado no segundo semestre deste ano e contará com os patrocínios do governo do Estado e da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O músico e administrador Guilherme Júnior é o idealizador do musical. O espetáculo vai navegar pelo universo das composições das 9 faixas do disco, apresentando, também, os bastidores do álbum, o ponto de vista – e as questões – entre o intérprete (Papete) e os compositores (César Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sérgio Habibe).

O musical vai, ainda, narrar ao público momentos curiosos, como o atraso de 10 anos do lançamento do disco no Maranhão – uma década após ser lançado nacionalmente. A produção será assinada pelo Encanto Coletivo Cultural, grupo criado em 2015 que foca na expansão da prática do Teatro Musical em São Luís.

Todas as informações sobre o espetáculo serão disponibilizadas na página oficial do projeto no Instagram: @bandeiradeacomusical. O musical é patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Bandeira de Aço, de Papete

“Bandeira de Aço” é o segundo álbum do percussionista e cantor maranhense Papete, lançado pelo selo Discos Marcus Pereira, em 1978. Com nove faixas, o disco conta com faixas que ganharam popularidade no Maranhão, como “Boi da Lua” e “Engenho de Flores”, entre outras. Artistas como Josias Sobrinho, Ronaldo Mota, César Teixeira e Sérgio Habibe assinam as composições do álbum, que tinham Papete como intérprete oficial.

Lançado durante o período de ditadura militar no Brasil, “Bandeira de Aço” é referenciado como uma produção que representava o povo brasileiro e o contexto social e histórico em que foi lançado.

Equatorial Maranhão divulga Plano Operacional para o São João 2022

Além disso, nesse período é importante redobrar a atenção no trânsito e evitar acidentes

Muitos deles ocasionam sérios danos às vítimas e causam também transtornos de falta de energia com quebras de postes em vias públicas. Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

Jamais realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. Apenas profissionais habilitados podem realizar essas atividades. Caso haja necessidade de colocar energia elétrica em alguma barraca ou evento, é necessário solicitar uma Ligação Provisória de energia junto à Equatorial. Essa solicitação deve ser feita em um ponto presencial de atendimento da Distribuidora e o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar (isso vai variar de acordo com a quantidade e tipos de equipamentos que vai utilizar) e apresentar os documentos juntamente com endereço completo e aguardar o prazo. Atendimento – O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br. Em casos de necessidades os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

MÚSICA, SABOR E AMOR NA VILLA DO VINHO BISTRÔ

Casais que celebraram em noite romântica do Dia dos Namorados na Villa do Vinho

O Dia dos Namorados foi romântico, badalado e muito musical na Villa do Vinho Bistrô; com programações de almoço e jantar em duas etapas para os casais celebrarem seu dia de amor em grande estilo.

Além do menu especial para a data, o restaurante de Werther Bandeira presenteou os casais com pocket shows de Patrícia Ribeiro (almoço); sax de Henrique Cardozo (jantar 1) e romantic music by Sara Meireles (jantar 2).

Com serviço impecável, comida deliciosa, ambiente aconchegante e somente com vagas reservadas, a celebração do amor da Villa do Vinho foi puro charme e relax. A coluna mostra alguns casais que escolheram o charmoso bistrô na data mais romântica do ano.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima