Polícia Federal combate fraude licitatórias em Imperatriz (MA)

mperatriz/MA. A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, dia 24/8, nos municípios de Imperatriz/MA e São Luís/MA, a Operação Esconso. O objetivo é desarticular grupo criminoso responsável por promover fraudes licitatórias e outros crimes contra a administração pública no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz/MA

Durante as investigações, foram constatadas diversas irregularidades em um processo de dispensa de licitação que tinha por objetivo a contratação de duas empresas para o fornecimento de camas de UTI, respirador e aparelhos de anestesia destinados ao Centro Municipal de Tratamento do COVID-19 do município de Imperatriz/MA no ano de 2020.

Diligências indicaram que as empresas que participaram do processo pertenciam a um único núcleo familiar de empresários residentes na capital maranhense. Também foi verificado que essas empresas se revezavam em diversos contratos com a Secretaria de Saúde de Imperatriz/MA.

Ademais, uma das empresas participantes do processo não apresenta qualquer tipo de funcionamento e nem mesmo empregados cadastrados, aparentando ser uma empresa de fachada.

A presente operação é um desdobramento da Operação Recôndito, deflagrada em março de 2021, com objetivo de investigar fraudes em licitações feitas em 2020 pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz.

Estão sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Imperatriz/MA em decorrência de representação da Polícia Federal. Aproximadamente 40 policiais Federais estão sendo empregados nas diligências.

Os investigados poderão responder por associação criminosa, corrupção passiva, e ativa, fraude à licitação, peculato e omissão em prestação de contas eleitoral. As penas podem chegar a 36 anos de prisão.

Operadora de telefonia Oi é condenada por falha na prestação de serviços

Uma operadora foi condenada pela Justiça por falha na prestação de serviços de Internet e telefonia fixa. A ação, movida por uma cliente da empresa Oi Telemar Norte Leste S/A, tramitou no 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, o Juizado da UEMA, que tem como juíza titular Janaína Araújo de Carvalho. Conforme a sentença proferida na unidade judicial, a operadora deverá pagar à autora a quantia de 2 mil reais, a título de danos morais.

A autora alegou, na ação, ser contratante do plano Oi Total, oferecido pela operadora. Entretanto, tal serviço não estava funcionando satisfatoriamente, em especial o fornecimento de Internet e o de telefonia fixa. A autora ressaltou que tentou resolver os problemas por via administrativa, não recebendo as respostas por parte da empresa ré. Daí, resolver entrar na Justiça, pleiteando o pagamento pelos danos morais sofridos. “No mérito, tal caso deve ser analisada à luz do Código de Defesa do Consumidor, pois a relação jurídica deduzida é oriunda de contrato de prestação de serviços (…) Como se trata de relação amparada pelo CDC, cabe perfeitamente a inversão do ônus da prova”, analisou a juíza na sentença.

A promovida contestou os fatos narrados nos pedidos. Entretanto, não apresentou no processo nenhuma prova relativa a fatos extintivos, impeditivos ou modificativos ao direito da autora, já que era seu dever, ante a inversão do ônus da prova. Para a Justiça, com base no CDC, o fornecedor de serviços responde independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à sua prestação, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. “Após detida análise dos autos, constata-se que, no caso, assiste razão à requerente em relação à má prestação de serviços da promovida, o que gerou prejuízos de ordem material e extrapatrimonial à mesma”, destacou.

E prosseguiu: “(…) Com efeito, pelas circunstâncias do caso, observa-se que o problema em foco decorreu da falha na prestação de serviços, porquanto, a promovida tendo sido acionada pela requerente, vez que os serviços pactuados, através do Plano Oi Total, não estavam sendo prestados satisfatoriamente (…) É preciso salientar que a requerida, tendo tomado conhecimento dos problemas ocorridos em relação aos serviços de telefonia e internet, deveria ter adotado todas as medidas necessárias visando ao integral restabelecimento dos serviços para cumprimento do contrato, ou justificar à demandante o motivo do não cumprimento do mesmo, o que não o fez”.

LESÃO AO DIREITO DA PERSONALIDADE

A magistrada entendeu que tal situação resultou em transtornos e aborrecimentos que ultrapassaram a esfera do mero dissabor, configurando verdadeira lesão aos direitos da personalidade da demandante. “Nessa esteira, cumpre observar não há dúvidas do dever da empresa ré de restituir a autora o valor pago pelos serviços, que não foram prestados no período contestado, ou seja, relativos à telefonia fixa e internet, entretanto, não foram acostadas aos autos as faturas pagas do período de ausência desses serviços, que impossibilitou a devolução do valor pago a mais”.

Sobre o pedido de indenização por danos morais, a sentença discorre o seguinte: “É evidente que os transtornos passados pela parte autora ultrapassam a esfera do mero aborrecimento, tanto em razão da perda de tempo útil do consumidor para resolver o problema, quanto em razão de ter a consumidora efetivamente pago por um serviço de má qualidade, permanecendo por um considerável espaço de tempo sem a possibilidade de usufruir a contento dos serviços pactuados em sua integralidade, configurando, assim o dano moral indenizável”, concluindo por condenar a empresa ré ao pagamento do dano moral.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça

Novo Horário de Atendimento ao Público na Loja Maxx em São Luís

Com o slogan “Conectar para Transformar” a operadora Maxx é uma empresa genuinamente maranhense, que oferece serviços nas seguintes categorias: Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet 100% Fibra Óptica).

E além de disponibilizar atendimento em diversos canais digitais, a Maxx também mantém lojas físicas para facilitar o atendimento ao cliente que preferir o contato presencial. Em São Luís, a loja da Maxx está localizada na Av. Colares Moreira, N. 1005, no bairro São Francisco, e está com novo horário de atendimento ao público.

Nesse novo horário que começa a vigorar a partir de 01 de setembro, a Loja Maxx estará aberta ao público de segunda à sexta das 10h às 16h. E aos sábados, das 8h às 12h.

Eleições 2022: dicas para não cair nos golpes das fake news

Um levantamento do TSE mostrou que 45% dos candidatos possuem perfis em plataformas de mídias sociais. Nas eleições de 2020, por exemplo, apenas 25% dos candidatos tinham contas nas redes sociais, quase a metade em comparação com o atual ano eleitoral. Nas últimas eleições, as plataformas digitais tiveram um impacto considerável nas divulgações eleitorais.

Hoje, qualquer informação falsa, popularmente conhecida como fake news, em poucos cliques pode gerar um grande impacto na interpretação popular. Segundo uma pesquisa do Datafolha deste ano, 60% das pessoas entrevistadas afirmaram que esse tipo de circulação falsa pode influenciar negativamente nos resultados.

A coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio São Luís, Lila Antoniere, explica que um jornalismo sério, por si só, combate a desinformação, exercendo sua função social e ética da profissão. “A desinformação é algo que o jornalismo sério sempre combateu, atualmente ganhou mais força, principalmente, com o surgimento das redes sociais. Toda a informação que passa pelas mãos de um jornalista é checada e apurada para que chegue ao público um conteúdo de qualidade e com verdade”, completa.

A especialista ainda aponta a necessidade de verificar a origem do link. Como estamos falando de informação, para ser verdadeiro, precisa vir fontes seguras. “Qualquer conteúdo que chegue ao público fora desse contexto pode ser fake ou até mesmo um golpe. Portanto, a checagem é sempre importante”, finaliza a coordenadora.

Dicas de checagem e prevenção

O professor do Núcleo de Tecnologia da Facimp Wyden, Paulo Henrique, expõe alguns pontos de atenção para os quais todos devem estar atentos ao lerem algum conteúdo.

Endereço falso e checagem da fonte: É necessário analisar se o endereço da web está correto, comparando-o com a página inicial da organização de notícias. Se você encontrou algumas inconsistências, pode ter descoberto informações falsas.

Verifique também se o texto é escrito por uma fonte confiável. Caso queira investigar a fundo, acesse a página/aba do site ‘sobre’ ou ‘saiba mais’ para verificar mais informações do autor.

Autor anônimo: Na maioria das vezes, os artigos falsos são publicados por alguém que não se identifica. Quando não ocorre isso, quem publica o conteúdo pode usar um nome de autor genérico ou remover completamente a assinatura. Portanto, suspeite”, completa Paulo Henrique.

Erros na ortografia: As notícias falsas têm como principal objetivo gerar confusão. Por deixar a qualidade e veracidade do conteúdo em segundo plano, pode conter vários erros ortográficos e gramaticais.

Manchetes: Manchetes apelativas são utilizadas para gerar emoções e curiosidade. Se você encontrou manchetes exageradas e suspeitas, é provável que acompanhe diversas informações falsas.

O professor da Facimp Wyden ainda dá uma dica final importante para prevenir que essas informações continuem se multiplicando. “Existem também vários sites de verificação de fatos que você pode visitar, além de algumas maneiras e etapas pelas quais são encaminhadas as denúncias. A maioria das plataformas de mídia social já contam com diferentes opções que possibilitam isso, como o Facebook, Twitter e Instagram”.

Fórum Jaracaty realiza entrega de equipagens e uniformes novos aos alunos

Atletas do Judô, com novas equipagens, e representantes da Equatorial Maranhão (Divulgação)

Os alunos e atletas do Fórum Jaracaty receberam equipagens e novos uniformes. A entrega ocorreu no último sábado (20), durante a manhã de atividades alusivas a mais um ano de atuação do projeto. Ao todo, 63 quimonos e cerca de 100 uniformes novos foram entregues.

A cerimônia reuniu pais, alunos, professores e funcionários. A Equatorial Maranhão, empresa que junto ao governo do Estado patrocina o Fórum Jaracaty, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, esteve presente na ocasião, representada pelo executivo de Comunicação, Hubert de Oliveira, e pelo gerente de Relacionamento, Rainilton Andrade.

Durante a apresentação, Márcia Assunção, diretora do projeto, falou sobre a exitosa parceria da Equatorial e do governo do Estado e da evolução do Fórum Jaracaty a partir do incentivo, que vem desde 2011. “Só tenho a agradecer à Equatorial por ter permitido que acolhêssemos nossos atletas de forma abrangente e também possibilitar que eles chegassem tão alto. Antes, o preconceito conosco nas competições era tremendo e hoje não. Agora somos respeitados. Hoje, o Fórum Jaracaty possui alguns dos melhores atletas que o Maranhão tem na atualidade”, afirmou Márcia.

Rainilton Andrade falou sobre o investimento da Equatorial Maranhão no Fórum Jaracaty e em demais projetos apoiados pela empresa. “A gente acredita na transformação da vida das pessoas pelo esporte e, por isso, nos sentimos muito honrados em estar aqui hoje. Em 10 anos, investimos em 154 projetos, algo em torno de R$ 60 milhões. Muito nos orgulha contribuir para a mudança de vida das crianças, adolescentes e pais”, ressaltou Andrade.

Ícaro, judoca do Fórum Jacaraty, revelou a satisfação em receber, gratuitamente, o segundo quimono. “É a segunda vez que eu ganho um quimono novinho, para treinar. Isso me deixa muito feliz porque posso vir com um para cá e deixar o outro para as competições”, disse.

A manhã de atividades contou com a apresentação dos alunos do judô no tatame, instruída pelo sensei Ítalo Nunes.

Desempenho no JEMs

O desempenho dos atletas do Fórum Jaracaty nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) também foi lembrado na manhã de atividades do último sábado. Em um feito inédito, os atletas que nos jogos representaram suas escolas e o projeto, trouxeram para casa 13 medalhas.

No judô, foram 5 medalhas de ouro e 3 de prata. Já no tênis de mesa, foram 3 medalhas de ouro (1 medalha no individual e 2 por equipes) e 2 medalhas de prata (por equipe).

“Tamanho resultado é fruto da dedicação e compromisso de todos aqui. Vem do acolhimento que é realizado, do monitoramento de professores e funcionários, do tempo que dedicamos a ouvir nossos alunos e da participação de grandes parceiros como a Equatorial e o governo do Estado”, reforçou o sensei ítalo Nunes.

Sobre o Fórum Jaracaty

O Fórum Jaracaty é um projeto que atua há quase duas décadas transformando a vida de crianças e adolescentes do Jaracaty e comunidades adjacentes e, atualmente, atende cerca de 200 em sua sede, com modalidades esportivas, informática e brinquedoteca. O projeto também fomenta atividades voltadas aos pais dos alunos e à comunidade em geral, como cursos profissionalizantes e palestras.

Maranhense Ricardo Brito se destaca em participação na Copa Brasil de Vela

Ricardo Brito teve grande desempenho em competição na cidade de Fortaleza. (Divulgação)

O kitesurfista maranhense Ricardo Brito, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com o apoio da Unifisio, da oficina de pranchas Dalwind e da loja Empoderadas, garantiu o primeiro lugar na categoria master de Hydrofoil e ficou na segunda colocação da categoria Fórmula Kite na Copa Brasil de Vela de Praia, que foi válida como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf e disputada entre os dias 16 e 21 de agosto, em Fortaleza.

“O campeonato foi bem importante para mim, um grande aprendizado. Os dois primeiros dias de regata foram bem complicados, mas consegui ser mais consistente no terceiro dia e obtive melhores colocações. Vi que tenho condições de melhorar e andar mais rápido, vou me dedicar ainda mais nos treinamentos para isso. Agora é focar nas próximas competições. Agradeço aos meus patrocinadores, família e amigos por todo o incentivo”, disse Ricardo Brito, que foi campeão brasileiro de kitesurf em 2021.

Além de participar das demais etapas do Campeonato Brasileiro de Kitesurf e lutar pelo bicampeonato nacional, Ricardo Brito está confirmado nas disputas do Mundial Master e do Pan-Americano de Kitesurf, que ocorrerá em novembro, em São Luís. O kitesurfista maranhense quer continuar somando pontos para subir no ranking da modalidade e lutar pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Talento maranhense

Ricardo Brito iniciou a carreira no kitesurf em 2016 e rapidamente se consolidou como um dos principais nomes da modalidade no Maranhão e no Brasil. Antes de conquistar o título nacional em 2021, Ricardo teve duas campanhas de destaque em 2020, ficando no Top 5 do Brasileiro de Kitesurf e garantindo a oitava colocação no Campeonato Mundial, disputado em Florianópolis.

Kitesurfista maranhense Socorro Reis vence competição nacional em Fortaleza

Socorro Reis é a campeã da Copa Brasil de Vela de Praia. (Divulgação)

A kitesurfista maranhense Socorro Reis, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Grupo Audiolar e da Revista Kitley, sagrou-se campeã da categoria Hydrofoil na Copa Brasil de Vela de Praia, realizada entre os dias 16 e 21 de agosto, na cidade de Fortaleza, e válida como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf.

Com a conquista da Copa Brasil de Vela de Praia, Socorro Reis deu um passo importante em busca de seu sexto título nacional no kitesurf. Agora, a maranhense terá pela frente a disputa do Circuito Europeu, que será realizado em setembro, na Grécia, e do Campeonato Mundial, marcado para outubro, na Itália.

“Estou muito feliz pelo título na Copa Brasil de Vela, que é um evento importante, com os principais atletas do país. O local escolhido foi bem propício para boas regatas, e é extremamente gratificante ter a oportunidade de participar de uma festa tão bonita. Pude colocar algumas coisas que já vinha treinando, pensando também nas próximas competições, estou sempre procurando evoluir e dar o meu melhor. Queria agradecer ao patrocínio da Fribal e do Governo do Estado, que estão juntos comigo esses anos todos, e também ao Grupo Audiolar e a Revista Kitley, pela parceria e confiança. Vou continuar focada e treinando forte para os próximos desafios, rumo ao grande objetivo, que é a vaga nas Olimpíadas”, disse a kitesurfista.

Antes de vencer a competição em Fortaleza, Socorro Reis garantiu a segunda posição no Campeonato Asiático, realizado em março, na Tailândia, esteve na disputa da Semana Olímpica Francesa, em abril, e ficou no Top 20 da Copa do Mundo de Vela, ocorrido em junho, na Holanda. Já na temporada de 2021, além de conquistar o pentacampeonato brasileiro e se consolidar como o principal nome do kitesurf feminino no país, a maranhense foi vice-campeã pan-americana e terceira colocada na categoria Master Feminina do Campeonato Mundial.

Com grandes campanhas nacionais e internacionais, Socorro Reis é líder isolada do ranking sul-americano e está entre as três melhores kitesurfistas das Américas, desempenho que lhe credencia a brigar por classificação para representar o Maranhão e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima