Bruce Dickinson reclama de maconha durante show do Iron Maiden

Bruce Dickinson, vocal do Iron Maiden, reclama do cheiro de maconha durante show | Foto: Reprodução (YouTube)

O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, chamou a atenção de um fã que fumava maconha em um show da Banda na última sexta-feira (21), no Honda Center de Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos. O cantor disse que quem quisesse “ficar doidão” fosse para os fundos da plateia.

Durante um dos intervalos entre as músicas, Bruce Dickinson reclamou bastante dos cigarros ali consumidos. Até mesmo antes de introduzir “Blood Brothers”, quando costuma dizer que todos na plateia são como uma grande família, ele fez questão de apontar para um dos fumantes e dizer que “todos são família, menos aquele ali”.

“Tem tanta gente fumando maconha aqui embaixo, estou impressionado que dê para enxergar. Coitado do Steve (Harris, baixista). Não sei se vocês sabem, mas ele odeia maconha e o cheiro dela, sabe? Então quando ele está tentando tocar baixo, isso o incomoda. Me incomoda. Sou um cantor, certo? Então só vou pedir um pouco de respeito – se você quer ficar completamente travado e doidão, vá lá para o fundo e faça isso. Tudo bem? Se não, você vai acabar como esse babaca aqui dizendo ‘uhhhh’,” disse Dickinson.”

Davi Hermes fica entre os quatro melhores do mundo nos 50m e 100m borboleta

O nadador maranhense Davi Hermes representou o Brasil no Mundial de Natação. (Divulgação)

Revelação do esporte paralímpico brasileiro e um dos atletas mais vitoriosos do Maranhão, o nadador Davi Hermes, que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, participou da 10ª edição do Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down, entre os dias 17 e 25 de outubro, em Albufeira, Portugal. O multicampeão foi um dos destaques da Seleção Brasileira na competição e melhorou suas marcas pessoais nas provas dos 50m livre, 50m borboleta, 100m livre, 100m borboleta e 200m borboleta.

O melhor desempenho de Davi Hermes no Mundial de Natação foi na prova dos 100m borboleta, onde garantiu a quarta posição na categoria Sênior (17 a 24 anos) e foi o nono colocado na categoria Open (todas as faixas etárias) com o tempo de 1.29.66, melhorando o seu recorde pessoal em oito segundos. Além disso, o atleta da Viva Água conquistou a quarta colocação da categoria Sênior nos 50m borboleta.

“Fazer parte da Seleção Brasileira em um Mundial é o sonho e o objetivo de todo atleta. Estou muito feliz por baixar a minha marca pessoal em tantas provas. Agradeço a Deus, a minha família, a minha comissão técnica da Viva Água, aos parceiros de treinamento, a todos os membros da Seleção. Agradeço também ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que é fundamental para estar entre os melhores do mundo”, afirmou Davi.

Pouco antes do Mundial de Natação, Davi Hermes teve um desempenho de alto nível nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), competição realizada em setembro, em Brasília (DF). Representando a Universidade Ceuma, o nadador maranhense conquistou cinco medalhas nos JUBs, sendo três ouros nos 50m livre, 50m borboleta e 200m livre, uma prata nos 100m borboleta e um bronze nos 100m livre da competição nacional.

Últimas conquistas

Em agosto, Davi Hermes fez história no Campeonato Brasileiro de Natação, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), com o apoio do CPB (Comitê Paralimpico Brasileiro), e que foi realizada em São Paulo. O maranhense conquistou quatro medalhas no Brasileiro CBDI, três delas de ouro, e ainda quebrou seu próprio recorde pan-americano na prova dos 200m borboleta.

No mês de maio, Davi Hermes se consolidou entre os melhores do país ao conquistar quatro medalhas e registrar dois recordes no Meeting Brasileiro de Natação 2022. Na ocasião, ele faturou três medalhas de ouro nas provas dos 50m borboleta, 100m borboleta e 200m borboleta, além de levar a medalha de prata nos 50m nado livre.

Antes do Meeting Brasileiro, Davi Hermes já havia registrado um grande feito na temporada de 2022 ao se consagrar como um dos principais nomes dos Jogos Abertos Escolares, competição promovida pela Federação Maranhense do Desporto Escolar (Femade) e realizada em fevereiro, em São Luís. Comprovando sua grande fase, o nadador maranhense foi ouro nas provas dos 50m livre e dos 100m borboleta.

Projeto Recrear promove gincanas para crianças em Bacabal

Projeto Recrear promove gincanas para crianças em Bacabal

Um fim de semana bastante divertido e de lazer para dezenas de crianças da cidade de Bacabal, que aproveitaram o Projeto Recrear: Esporte e Lazer para Todos para brincar e construir novas amizades. A iniciativa, patrocinada pelo governo do Estado e pela Friobom, promoveu gincanas esportivas, recreação e atividades culturais e de lazer para a garotada gratuitamente. As ações foram desenvolvidas no Campo do Merecão, em Bacabal, tanto no sábado (22) quanto no domingo (23).

Brincadeiras como pega-pega, corrida de saco, dança das cadeiras, cabo de guerra e desafios de habilidades foram apenas algumas das atividades realizadas pelo Projeto Recrear. As gincanas do fim de semana caíram nas graças das crianças, que aproveitaram as atividades para brincar e conhecer novos amigos.     

“A ideia da realização do Recrear é levar mais lazer e diversão para comunidades carentes da cidade. Queremos utilizar essas gincanas e atividades recreativas como ferramenta de inclusão social. Só temos a agradecer ao governo do Estado e à Friobom por acreditarem e incentivarem essa iniciativa que, sem dúvida nenhuma, vai trazer inúmeros benefícios para toda Bacabal”, afirmou Kléber Muniz, coordenador do projeto.

Em sua primeira edição, o Projeto Recrear: Esporte e Lazer para Todos consiste na realização de quatro eventos. Os dois primeiros ocorreram no fim de semana com o objetivo de oferecer gincanas de caráter esportivo, recreativo e social. Além das gincanas esportivas, recreação e atividades culturais e de lazer, o Recrear também realizou um lanche coletivo para as crianças.

De acordo com a organização do Recrear, o projeto deve atender, por evento, cerca de 300 pessoas no total, entre crianças e adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Todas as informações sobre o Recrear: Esporte e Lazer para Todos estão disponíveis nas redes sociais oficiais do projeto (@projetorecrearbacabal).

QUARTA EDIÇÃO DA “FESTA DA MÚSICA NO MARANHÃO

O cantor Bruno Giorgi com o seu pai Lenine que se apresentam no dia 12 de novembro na Concha Acústica

A “Festa da Música no Maranhão” já se tornou um dos projetos mais representativos do segmento musical no Estado. O projeto se destaca por promover um encontro de gerações e um resgate histórico, reconhecendo o trabalho daqueles que fizeram e fazem a música acontecer. Em sua quarta edição, a FMM22 vai acontecer dias 09, 11 e 12 de novembro, em São Luís. A Festa contempla oficinas, lançamentos, a noite do “Prêmio Papete” e uma programação para o público na Concha Acústica da Lagoa, que inclui os shows da “FMM Orquestra” com cantores e músicos maranhenses e de Lenine e Bruno Giorgi.

O projeto tem a apresentação do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SECMA/Governo do Maranhão e o apoio da Cervejaria Dona, Capotira Cachaça e Rádio Nova FM. Com realização da Interart Produção Criativa e Secretaria Especial da Cultura.

Prêmio Papete 2022 – Homenagem Alcione

O “Prêmio Papete” representa um importante momento de valorização e resgate da memória musical na programação da Festa. O prêmio que faz uma justa homenagem a “Papete”, um desbravador da música e da cultura popular no Maranhão, reconhece e reverencia o trabalho daqueles que vieram ao longo dos anos abrindo caminhos, ao tempo que faz uma conexão com a cena atual da música brasileira, destacando não só o trabalho de novos artistas, grupos e banda, como projetos e iniciativas de valorização e fomento da música no Maranhão.

A cantora Alcione que está celebrando 50 anos de carreira será a homenageada especial da Festa por meio do “Prêmio Papete 2022”. Será apresentado um show especial com a “FMM Orquestra” e a participação de grandes artistas, com sucessos que fizeram parte da carreira da cantora. Alcione recebeu a homenagem das mãos dos produtores da Festa, Emanuel Jesus e Ellen Soares, acompanhados do maestro e curador do prêmio Zé Américo Bastos. A artista não participará presencialmente esse ano, mas é atração confirmada na edição da 2023.
Serão mais de trinta homenageados que receberão esse mérito cultural, dia 11 de novembro, em uma noite celebrativa, que contará com a presença dos homenageados, artistas, imprensa e convidados. A estatueta do prêmio traz a assinatura do artista plástico Eduardo Sereno.

A curadoria do prêmio é formada pelo cantor, compositor e produtor Josias Sobrinho, Zé Américo Bastos, maestro, arranjador e acordeonista, e dos jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho.

Oficinas no Estaleiro Escola
A FMM também traz um viés sociocultural e contempla crianças e jovens do Sítio Tamancão, por meio da realização de oficinas musicais no Estaleiro Escola. A programação acontece dia 09 de novembro com as oficinas “Ritmos Maranhenses “Rufar dos Tambores”, ministrada por Luiz Cláudio Farias (percussionista, pesquisador e produtor musical), oficina Arte em Cêramica “Maricotas Musicais” com Vitória Rodrigues (Artesã ceramista e educadora) e oficina “Fabricação de eco instrumentos com materiais recicláveis” com Ricardo Wayland (professor de música e luthier).
Concha Acústica da Lagoa
No dia 12 de novembro o público vai conferir uma programação especial na Concha Acústica “Reinaldo Faray” com o show da “FMM Orquestra” e convidados, e de Lenine e Bruno Giorgi, que apresentam o show da turnê Rizoma. A programação começa bem cedo, às 17h, na área externa da Lagoa com a “Vila da Música” com atrações instrumentais e praça de alimentação. Se apresentam nesse espaço, Zé Cláudio do Sax, Quarteto Lussaray, Quarteto Crivador e Aconselho_Djs.

No palco interno da Concha, às 20h30 será apresentado um show especial da “FMM Orquestra” com um grande time de cantores e músicos maranhenses formado por Anastácia Lia, Millena Mendonça, Israel Dantas, Gerude, Célia Maria, Alessandra Queiroz, Hagahele, Eliesio do Acordeon, Emmanuel Ferraro, Vinaa, Tiago Fernandes e Victor Hugo (Argumento). No repertório, releituras de sucessos que marcaram os cinquenta anos de carreira da nossa Marrom Alcione. O show é uma verdadeira celebração da música, com o encontro de artistas e músicos de diferentes gerações e vertentes musicais. Os arranjos e direção tem a assinatura musical de Israel Dantas e a direção geral de Emanuel Jesus.
Show “Rizoma” – Lenine e Bruno Giorgi
Reencontro, cumplicidade e conexão musical. O cantor e compositor Lenine e o músico e produtor Bruno Giorgi são os artistas convidados da quarta edição da FMM22.
Pai e filho brindarão o público, às 22h, com um show da turnê “Rizoma” que traz múltiplas sonoridades com inéditas e grandes sucessos da carreira do artista vencedor de dois Grammy Latino.
De acordo com os filósofos pós-modernos Gilles Deleuze e Felix Guattari, “rizoma” é a possibilidade de abertura do pensamento, o que remete à expansão das raízes de uma planta. As narrativas não são cronológicas ou contínuas – elas sofrem interrupções e se abrem em múltiplas direções, criando novos pontos de conexão em uma história. Não à toa, Lenine e Bruno Giorgi tomaram o conceito como inspiração para batizar a nova turnê. Rizoma, neste caso, o show, serve como uma plataforma para que o duo compartilhe com o público versões que ajudam a mostrar o lado artístico de ambos, formando uma teia diversificada de caminhos musicais.
As pulseiras de acesso à parte interna da Concha serão trocadas por 2Kg de alimentos não perecíveis para a “Campanha Solidária da FMM22”. A programação completa você acompanha no site: www.festadamusicama.com.br

Verão sem sofrimento: cinco frutas para se hidratar nos dias de calor

Até quem gosta do verão sabe que às vezes é difícil ficar animado com tanto calor. Afinal, nem sempre temos a oportunidade de ir para a piscina, praia ou mesmo ficar no ar-condicionado, o que pode gerar um grande desconforto. Por isso, principalmente no calor, os cuidados com a hidratação do corpo devem ser redobrados. 

Segundo a nutricionista Katia Souza, do Grupo Mateus, a forma mais natural de tomar estes cuidados é por meio de uma alimentação saudável e maior ingestão de líquidos. “Tomar  a quantidade recomendada de água, que é de três litros por dia e manter uma alimentação rica em frutas, de preferência que tenha bastante líquido, é uma ótima forma de se manter hidratado e saudável, mesmo nos dias mais quentes”, revela a especialista. 

Algumas frutas, inclusive, podem ser ótimas aliadas, já que ajudam justamente nesse processo de hidratação e, de quebra, são deliciosas. Confira algumas: 

  • Melancia

Não tem jeito: é só pensar em um alimento com bastante água que a melancia vem logo à mente. Afinal, 92% do alimento é composto por água! Como se não fosse bom o bastante, essa também é uma fruta da estação, o que significa que nos meses de calor a fruta estará ainda mais suculenta e saborosa.

  • Abacaxi

O abacaxi é outra fruta da estação – e que é perfeita para ser consumida nesta época. Embora seja ácida, essa fruta é perfeita para hidratar o corpo, já que também conta com uma grande quantidade de líquido. Além disso, é rico em vitamina A, C, é diurético e auxilia no processo digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre.

  • Melão 

Assim como a melancia, o melão também é aquela fruta que basta morder para perceber o seu alto teor de água – que neste caso é de pouco mais de 90%. Além disso, é rico em fibras, o que, aliado à grande quantidade de líquido, permite a eliminação de toxinas. A fruta também é rica em vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C e do complexo B, fósforo e magnésio.

  • Acerola 

Apesar de ser uma fruta bem pequena, a acerola também se destaca por ter um grande teor de água, chegando a 90%. Com o combo vitamina C e ferro, ela ajuda a combater a anemia e ainda fortalece o sistema imunológico, Um ótima aliada contra gripes e viroses.

A acerola também é rica nas vitaminas A, B1 e B6, além de ter minerais como cálcio, potássio, cobre, magnésio, fósforo e manganês. Sem falar que ainda controla os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a prevenir a diabetes.

  • Mamão

O mamão é fonte de vitaminas A e C, além de possuir 86% de água em sua composição. Recomenda-se consumir uma fatia pequena do mamão formosa ou uma metade do mamão papaya, diariamente, em qualquer horário do dia.h

Amil é obrigado a disponibilizar obstetra a mulher que optou por parto normal

Uma operadora de plano de saúde foi obrigada pela Justiça a custear integralmente serviços de uma enfermeira obstetra para acompanhar o parto normal de uma beneficiária. A decisão, proferida no 9º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, foi resultado de ação movida por uma mulher, com pedido de urgência, que teve como parte demandada a Amil Assistência Médica Internacional S/A. No pedido, a demandante afirmou ser beneficiária do plano de saúde da requerida, de segmentação assistencial do plano Ambulatorial, Hospitalar com Obstetrícia, devidamente ativo.

A ação destacou que a mulher, ao chegar à 37ª semana gestacional, podendo entrar em trabalho de parto, conforme apontou solicitação médica, informou que desejaria realizar um parto normal, ou seja, sem intervenções médicas/cirúrgicas e, para tanto, foi orientada por sua médica de que deveria estar acompanhada por uma enfermeira obstetra durante todo o trabalho de parto. Contudo, segundo narrou a reclamante, o requerido não disponibilizou nem indicou profissional credenciado ou não credenciado para garantir a prestação do serviço, sob o argumento de que não haveria cobertura contratual para assistência durante o trabalho de parto.

Diante dessa situação ela entrou em contato com algumas enfermeiras obstetras e contratou uma profissional. Segundo a reclamante, a mencionada profissional ofereceu o serviço de acompanhamento da parturiente, em ambiente hospitalar, durante todo o trabalho de parto, do início ao fim, bem como atuou como auxiliar do profissional obstetra, com um custo R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais). Sendo assim, solicitou na Justiça a concessão de tutela de urgência, para que a requerida fosse obrigada a custear integralmente o serviço indicado por profissional médico, qual seja, assistência de enfermeira obstetra para atuação durante o trabalho de parto, conforme Resolução da Agência Nacional de Saúde.

“A concessão de tutela antecipada é medida de exceção, cabível quando da concorrência de alguns elementos, como, a probabilidade do direito e perigo de dano ou ao resultado útil do processo, nos termos do art. 300 do Código de Processo Civil (…) No caso ora analisado, encontram-se presentes os requisitos autorizadores da concessão da medida liminar, eis que presente o relevante fundamento da demanda, exigido pelo § 3º do art. 84 do Código de Defesa ao Consumidor, ao passo que o justificado receio de ineficácia do provimento final é inerente ao próprio litígio”, observou o Judiciário na decisão.

PLANO NÃO TINHA PROFISSIONAL CREDENCIADO

E prosseguiu: ‘Acerca da probabilidade do direito, a autora juntou carteira do plano para demonstrar que é usuária dos serviços do requerida (…) Ademais, anexou relatório da sua médica descrevendo a necessidade de realização do parto acompanhada de uma enfermeira obstetra (…) Outrossim, informa que o plano de saúde não dispõe de profissional credenciado nesta especialidade, razão pela qual contratou o serviço de uma enfermeira para lhe prestar assistência”.

A Justiça frisou que a Resolução 398 da ANS, preconiza que “as operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde e os Hospitais que constituem suas redes, se, onde e quando viável, deverão contratar e possibilitar a atuação de enfermeiros obstétricos e obstetrizes no acompanhamento do trabalho de parto e do próprio parto, mantendo atualizada a relação de profissionais contratados para livre consulta das beneficiárias. 

“Nesse sentido, o artigo 1°, parágrafo único, cita que o acompanhamento de trabalho de parto e o próprio parto poderão ser executados por qualquer profissional de saúde habilitado para a sua realização, conforme legislação específica sobre as profissões de saúde e regulamentação de seus respectivos conselhos profissionais, respeitados os critérios de credenciamento, referenciamento, reembolso ou qualquer outro tipo de relação entre a operadora de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde”, pontuou. 

Por fim, foi citado na decisão que: “Desse modo, diante da ausência de profissional credenciado pelo plano nesta especialidade, o consumidor faz jus ao reembolso do serviço por ele contratado para atender esta finalidade (…) Assim, não pode o fornecedor se esquivar de assumir o seu risco profissional, qual seja, ter que realizar, adequada e eficientemente, o objeto do próprio contrato, isto é, cobrir os riscos de saúde de seus associados, conveniados e clientes, de modo que as expectativas legítimas do consumidor devam ser atendidas, consubstanciadas na prestação de um serviço seguro, previsível e de adequada qualidade no tratamento dos problemas envolvendo a sua vida e saúde”.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça

Assembleia sedia seminário nacional sobre aplicação de novos sistemas para declaração previdenciária

Seminário nacional “Conexões entre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb e a mudança da GFIP realizado na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou, nesta sexta-feira (21), o seminário nacional “Conexões entre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb e a mudança da GFIP”, que objetiva ampliar a visão sistêmica dos usuários, propiciando melhoria na qualidade das informações, além de capacitar os três poderes e profissionais que atuam na área pública.

Além disso, o seminário visa preparar os profissionais para cumprir corretamente a legislação sobre a escrituração fiscal digital de retenções. As palestras foram ministradas pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Maia, também membro das equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb.

“É um momento de suma importância para a Casa Legislativa e que abre suas portas para esse seminário de grande expressão nacional, onde é demonstrada a modernização dos novos sistemas de transmissão de informações tributárias, financeiras e fiscais no ambiente privado e nos órgãos públicos”, afirmou Valney Pereira, diretor-geral da Assembleia.

O encontro passou orientações e esclareceu dúvidas sobre procedimentos e prazos que devem ser adotados pelos órgãos, como o registro obrigatório de informações referentes à admissão de novos colaboradores, controle de jornada, saúde, segurança do trabalho, concessão de benefícios, entre outros.

A iniciativa é do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados (GEFIN) em parceria com o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e apoio da Receita Federal e Assembleia Legislativa.

Abordagem

No período da manhã, foi ensinado como extrair relatórios dos eventos encaminhados para o ambiente do eSocial do eCAC e como analisar os relatórios de retorno do eSocial, além de como alimentar e processar as informações na EFD-Reinf (carregar informações, tirar relatórios de envio, analisar relatórios de retorno, apontar o que deve ser analisado, etc).

À tarde, Cláudio Maia orientou em relação ao processamento das informações da DCTFWeb  (carregar informações, tirar relatórios, extrair guias, apontar o que deve ser analisado, etc) e sobre a análise das informações da GFIP no eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb.

Como analisar o alinhamento das obrigações entre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb e deduções e compensações de valores pagos a maior via PERDCOMP também foi abordado pelo auditor fiscal.

“Nosso objetivo é dialogar e esclarecer todas as dúvidas em torno da estruturação dessas novas modalidades de prestação de informações, que levantam dados previdenciários e trabalhistas de órgãos públicos e ambientes privados de todo país”, enfatizou o palestrante Cláudio Maia.

Entenda

O eSocial e a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) compõem o programa Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Já a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) é uma declaração previdenciária com base nos dados previamente informados em ambas as obrigações, consolidando as informações prestados no eSocial e na EFD-Reinf.

Equatorial Maranhão inicia cursos de qualificação profissional por meio do Programa E+ Profissional em Balsas e São Luís

Serão 38 alunos capacitados com os cursos de Operador de Computador e Assistente Administrativo em parceria com o SENAI MA

A Equatorial Maranhão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), iniciou os cursos de qualificação profissional de Operador de Computador e Assistente Administrativo nas cidades de Balsas e São Luís. Os cursos são gratuitos, ministrados pelo SENAI e direcionados à comunidade através do Projeto E+ Profissional da distribuidora, que objetiva a capacitação e a oportunidade aos clientes considerados baixa-renda. Foram 38 vagas, sendo 18 delas em Balsas e 20 em São Luís.  

Em Balsas, a comunidade já está sendo contemplada com o curso de Operador de Computador; as aulas tiveram início em 21 de setembro e terminará dia 02 de dezembro. Em São Luís as aulas da turma de Assistente Administrativo tiveram início na primeira semana de outubro com previsão de conclusão também para o mês de dezembro. 

A iniciativa faz parte do Programa Emprega Mais, idealizado pelo SENAI em colaboração com o Ministério da Economia, que visa promover qualificação profissional e inserção de mão de obra no mercado de trabalho. O projeto oferece vouchers às empresas interessadas transformando-os em cursos gratuitos, integrando em mais uma ação de responsabilidade social do projeto E+ Profissional, da Equatorial Maranhão.  

E+ Profissional é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, e tem como objetivo capacitar e fomentar oportunidades para clientes jovens e adultos dentro das comunidades. O projeto já ofereceu mais de 15 cursos e pretende contemplar mais de 200 alunos nos próximos meses, com qualificação profissional gratuita em alguns municípios do estado. 

De acordo com a Consultora Organizacional do Projeto E+ Profissional MA, Rosangela Martins, essa parceria é muito importante para a comunidade, “Projetos como esses possibilitam a inserção destes alunos no mercado de trabalho, os capacita e habilita comportamental e profissionalmente, promove benefícios para à comunidade, reduz a estatística do desemprego e garante a oportunidade da geração de renda familiar”, declara. 

A Equatorial Maranhão trabalha pelo futuro todo dia e em constante busca de ser um agente transformador estimula o desenvolvimento econômico do estado. A distribuidora, enquanto signatária, vem contribuindo através do projeto E+ Profissional, levando Instituições de ensino que tenham responsabilidade social e atendam seus clientes, preparando-os para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo local.  

Saúde Bucal: confira 4 sinais muitas vezes negligenciados e que exigem atenção

Quem nunca sentiu uma dor no dente? Alguns sintomas, como esse, são banalizados e considerados simples. Na maioria das vezes, as pessoas costumam ignorar os sinais ou até se automedicar para resolver esses incômodos, negligenciando completamente o quadro de saúde.

Nesta terça (25), é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A cirurgiã dentista mestre em odontologia e professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (Idomed Fameac), Patrícia Oliveira, aproveita a data e alerta para alguns sintomas comuns que muitas vezes são ignorados.

“Esses sinais emitidos pelo corpo podem estar associados com uma alteração na sua cavidade bucal”, explica Patrícia. Ela separa 4 pontos de atenção que não devem ser ignorados, pedindo um cuidado maior para evitar riscos e transtornos maiores. Confira:

1. Dor de dente: Essas dores são um sinal emitido pelo organismo, indicando uma possível inflamação ou infecção da polpa dentária, gengiva e o periodonto dental.

2. Gengiva sangrando: Quando essa parte da boca apresentar sangramento ou inchaço, pode ser resultado do acúmulo de placa bacteriana devido a higienização bucal deficiente ou até mesmo resultado de traumas durante a escovação ou mastigação.

3. Cárie dentária: segundo a especialista, esse quadro clínico é causado por diversos fatores, dentre eles, a alimentação rica em sacarose e a má higienização. A cavidade do dente cariado pode infeccionar esta e evoluir para necrose pulpar e abscesso periradicular. A situação pode levar até mesmo à infecção generalizada, que é a forma mais grave da evolução de uma cárie dentária.

4. Sensibilidade: É um sintoma explicado pela exposição dos túbulos dentários. É causada pela ausência de gengiva, desgaste do dente, cavidade ou restauração. O tratamento é de acordo com a causa da alteração.

Dica extra: A especialista ainda faz uma última e não menos importante recomendação. “Caso esses sintomas e características batam com o que você está sentindo, é necessário um diagnóstico imediato junto ao dentista para realização do tratamento mais adequado e diminuir as chances de complicações ainda mais preocupantes”, finaliza.

Manutenção Emergencial

A BRK informa que iniciou uma manutenção emergencial, nesta terça-feira, dia 25 de outubro, no bairro Parque Vitoria e adjacências, em São José de Ribamar. O sistema de abastecimento foi paralisado e deverá causar falta de água nos bairros: Parque Vitoria, Canudos, Espaço Sideral, Terra Livre, Parque São José e Recanto Turu.

A intervenção tem seu término previsto para às 18h e a recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradativa com normalização total prevista em até 24 horas, podendo voltar antes deste prazo.

A concessionária pede a compreensão da população pelo transtorno causado e orienta que a água dos reservatórios internos e caixas d’agua seja utilizado apenas para atividades essenciais.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima