TODDY® faz homenagem ao Nordeste com carreta musical e embalagens regionais

Cinco cidades do Nordeste vão receber a atração com a participação das Vacas de TODDY®; embalagens comemorativas serão comercializadas apenas na região

A presença de TODDY® no Nordeste será celebrada com duas ações especiais em novembro. A marca preparou uma homenagem aos consumidores da região por meio de embalagens comemorativas e da Vacarreta, uma carreta musical que vai levar diversão, música e convidados especiais para cinco cidades: São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Feira de Santana (BA) e Salvador (BA).

A primeira parada da Vacarreta é no dia 5 de novembro na cidade de São Luís, onde ela estará no Mix Mateus Araçagy  (Rua Rio Claro, S/N – Olho D’água), supermercado localizado na capital maranhense, das 15h às 18h. Os consumidores serão recebidos com uma estrutura que contará com música e distribuição de pipoca doce feita com o achocolatado, em um copo exclusivo da marca que as pessoas poderão levar para casa.

A ação contará também com a participação das icônicas Vacas de TODDY® e dos influenciadores Luanne Holanda e Rodolfo, agitando o público com as famosas dancinhas e trends das redes sociais. Depois da concentração no supermercado, a Vacarreta vai passar por várias ruas de São Luís, entre as 18 e 21h. Na rota, estão a Avenida dos Holandeses e a Avenida Litorânea.

“Como TODDY® também é produzido na região Nordeste não poderíamos deixar de promover uma ação especial para os consumidores nordestinos, dentro da nossa campanha ‘Mistura com TODDY®’. No DNA da marca carregamos diversão, momentos de descontração e, claro, muito sabor; mensagens que queremos amplificar cada vez mais”, afirma Thais Nascimento, gerente de Marketing da PepsiCo Brasil.

Roteiro

Após a passagem por São Luís, a Vacarreta segue por mais quatro cidades do Nordeste, em diferentes datas. No dia 12 de novembro a ação chega em Fortaleza-CE, com concentração no MEGA Atacadista (Av. Frei Cirilo, 3270 – Messejana), a partir das 15h. Os influenciadores Rayssa Buq e Meu País Ceará marcarão presença para curtir com o público.

Já em Recife-PE, a Vacarreta vai passar no dia 19 de novembro, com a participação dos influenciadores Thiago Barros e Recife Para Dois. A concentração acontece também às 15h, no Big Bompreço de Casa Forte (Praça Jornalista Francisco Pessoa de Queiroz, 23).

A próxima parada é em Feira de Santana-BA no dia 25 de novembro. A ação vai percorrer diversas ruas e avenidas da cidade, como Av. Presidente Dutra, Av. Getúlio Vargas, Av. Senador Quintino e R. Comendador Gomes.

O último encontro com as Vacas de Toddy na Vacarreta acontece no dia 26 de novembro em Salvador, com a presença dos influenciadores Leo Marques e Pedro Tozzi. A concentração será às 15h no Atakadão Atakarejo, em Brotas (Av. Santiago de Compostela, 425).

Embalagem comemorativa

Em mais uma surpresa, os consumidores de TODDY® no Nordeste vão encontrar o achocolatado de aparência nova nas prateleiras dos supermercados, com uma homenagem a elementos da cultura nordestina. Serão três embalagens comemorativas nos formatos sachet 175g, sachet 300g e pote 370g, que serão comercializados somente nos estados da região.

Ainda segundo Thaís Nascimento, TODDY® tem orgulho de dizer que é feito no Nordeste, por isso o orgulho do povo nordestino em pertencer à região foi o mote principal da campanha. “Ao voltarmos nosso olhar para o Nordeste, percebemos o orgulho que o público tem de cada detalhe da sua terra. Nossa intenção é fazer uma verdadeira homenagem para o nosso consumidor, que já integrou TODDY® ao seu dia a dia, seja na mistura simples com leite ou na produção das receitas da culinária tradicional da região”, destaca.

Personagens como a baiana, o sanfoneiro, o pescador, os passistas de frevo, a rabeca, os mamulengos, além da arquitetura, fauna, flora, gastronomia, o litoral e a mistura de ritmos musicais foram as principais inspirações para a criação artística dos rótulos comemorativos. E se a aparência dos desenhos trazem alguma memória afetiva, é proposital, o estilo teve como referência a arte dos escultores do Cariri, naturais do estado do Ceará. Que não por coincidência, também é a casa do Baião Studio, estúdio criativo de design e ilustração que ficou responsável pelo projeto visual dos novos rótulos.

Cada um dos três modelos traz uma frase diferente e homenageia um aspecto da cultura. Um celebra a dança, outro o povo e por fim, a música. “A originalidade nordestina vem da sua especialidade em misturar. E como um largo sorriso que cruza dois pontos de um rosto feliz, esse povo é apaixonado pela sua própria cultura e jeito de ser. Essa embalagem é uma homenagem à autenticidade do povo nordestino”, diz um dos rótulos para a região.

A partir de novembro, as embalagens comemorativas começam a ser distribuídas para os principais pontos de venda e aos poucos devem chegar às prateleiras em todos os estados da região Nordeste. Para saber mais e acompanhar todas as novidades de TODDY®, o público pode seguir @vacarealoficial nas redes sociais.

Sobre TODDY®

TODDY® é uma marca de achocolatados que está no Brasil há mais de 80 anos. Amada pelos adolescentes, a marca aposta na diversão com uma comunicação disruptiva e autêntica. A @VacaRealOficial é a influenciadora oficial de TODDY® e fala diretamente com o público que não dispensa uma receita fácil e rápida, por meio das redes sociais (Instagram, TikTok e YouTube).

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos(as) consumidores(as) mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida em 2021, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo conta com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo diversas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br e siga no TwitterInstagramFacebook e LinkedIn.

Feriado de Finados com muito Voleibol no Ginásio da AABB em São Luís

Copa Primavera de Voleibol-Troféu Alfredo Menezes, prossegue nesta quarta-feira (2), com uma rodada repleta de bons jogos, no Ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro do Calhau em São Luís.

A rodada tem início pela manhã, com quatro jogos pelo torneio feminino.  O Upaon Açu enfrenta o CDB Vôlei às 08h, a UFMA enfrenta a CIA do Vôlei Às 09h, AABB e MOV jogam às 10h e fechando a rodada do feminino, As Praianas enfrentam o TRTD Vôlei às 11h.

Já no período da tarde, acontece a abertura do torneio masculino, o Upaon Açu enfrenta o CDB Vôlei às 15h, o Mais Vôlei encara o Sport Village às 16h, Filhos de Igor e Mercado da Terra jogam às 17h e fechando a rodada, o Vôlei Placar Bets enfrenta o TRD Vôlei às 18h.

A competição este ano conta com a participação de 20 equipes nos naipes masculino e feminino. No masculino, as equipes do Upaon Açu, Filhos de Igor, Mercado da Terra, Vôlei Placar Bets, CDB Vôlei, CT Mano Vôlei, TRTD Vôlei, e Sports Village Vôlei, entram em quadra em busca do título da competição. Já o torneio feminino contará com a participação da   Cia do Vôlei, As Praianas, UFMA, Upaon Açu, CVT/CT Mano, Livma, CDB Vôlei, TRTD Vôlei, Mova Vôlei e AABB.

Em 2021, o Upaon Açu conquistou o título da Copa Primavera de Voleibol no masculino e no feminino.

A Copa Primavera de Voleibol-Troféu Alfredo Menezes, tem o apoio do Shopping dos Cosméticos, Panificadora Pão Já e Federação Maranhense de Voleibol ( FMV).

REGULAMENTO

Na Fase Classificatória: os jogos serão disputados em melhor de 03 (três) sets, sendo os dois primeiros sets de 25 (vinte e cinco) pontos. Em caso de empate em 24 (vinte e quatro) pontos o set só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 02 (dois) pontos, e neste caso, não haverá ponto limite para o término do set.

3.2.  Em caso de empate em número de sets vencidos (01×01), será jogado um terceiro set de 15 (quinze) pontos.  Havendo empate em 14 (quatorze) pontos, o set só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 02 (dois) pontos e, neste caso, não haverá ponto limites para o término do set.

4.  Nas Fases:  semifinal e final os jogos serão realizados conforme a regra oficial de Voleibol da FIVB (em melhor de 05 sets). A decisão de 3º lugar será no máximo em três sets.

FEMININO

Grupo A: AABB, MOVA, TRD Vôlei e As Praianas

Grupo B: Upaon Açu, CDB Vôlei e LIVMA

Grupo C: UFMA, CIA do Vôlei e CVT

MASCULINO

Grupo A:  Upaon Açu, Mais Vôlei, Sport Village e CDB Vôlei

Grupo B: Filhos de Igor, CT Mano e Mercado da Terra

Grupo C: Vôlei Placar Bets, TRTD Vôlei e UFMA

Mutirão nacional de negociação de dívidas começa hoje

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

Ao longo de todo este mês, pessoas endividadas terão a oportunidade de limpar o nome. De hoje (1º) até o dia 30, ocorre o segundo mutirão nacional de negociação de dívidas e orientação financeira deste ano.

Ação conjunta do Banco Central (BC), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país, o mutirão oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso.

Podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia. As negociações podem ser pedidas por meio da plataforma Consumidor.gov.br  ou pelos canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do mutirão.

No site do mutirão, o interessado também terá acesso ao link do Registrato, sistema do Banco Central que informa todos os relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro. A página permite a consultas sobre informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio. A página da ação conjunta também dará acesso à plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Febraban.

Campanha

Neste ano, o mutirão alertará os cidadãos sobre o superendividamento e a possibilidade de pedir renegociação, conforme previsto na Lei 14.181/21 . Pela lei, os cidadãos superendividados têm direito a renegociar o valor global do débito, simultaneamente com todos os credores. Segundo o BC, isso permite acordos mais vantajosos do que negociar uma dívida com cada banco.

O BC orienta as pessoas com suspeita de superendividamento a não renegociar os débitos pelo mutirão. Segundo o órgão, as pessoas devem buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor, cujos links estão disponíveis na página da ação conjunta.

No último mutirão, realizado em março, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias. De acordo com o BC, o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou 52,9% da renda familiar disponível em agosto. Definido como o valor atual da dívida e os rendimentos em 12 meses, o indicador caiu 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, mas subiu 3,5 pontos no acumulado em 12 meses.

O comprometimento de renda, que equivale às parcelas mensais divididas pela renda mensal da família, atingiu 29,4% em agosto, no maior nível desde o início da série, em 2005. O indicador subiu 0,8 ponto percentual na comparação com julho e de 3,9 pontos em 12 meses.

Fonte: Agência Brasil

Novas regras para venda de carne moída entram em vigor em todo o Brasil

Carne moída

Começam a valer hoje (1º) novas normas definindo identidade e qualidade para a venda de carne moída. Entre as medidas, que deverão ser implementadas pelos estabelecimentos no prazo de um ano, figura a que determina que o produto seja embalado imediatamente após a moagem em pacotes de até um quilo.

Além disso, não será permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a decisão vale para estabelecimentos e indústrias que produzem carne moída, e não se aplica a supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.

As mudanças têm, entre seus objetivos, o de modernizar processos produtivos e procedimentos industriais. O novo regulamento visa garantir a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores.

“É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda”, explicou o ministério.

Resfriamento

A mesma portaria estabelece que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser “exclusivamente carne”, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. São proibidas a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0ºC e 4ºC. Já a temperatura máxima da carne moída congelada é de -12ºC.

Além disso, o produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura acima de 7ºC, devendo, na sequência, ser imediatamente submetido a resfriamento ou congelamento rápido.

Fonte: Agência Brasil

De olho no Pan-Americano em São Luís, kitesurfista Socorro Reis fatura mais um título nacional

A maranhense Socorro Reis é a principal atleta do kitesurf feminino do Brasil. (Divulgação)

Kitesurfista número 1 do Brasil, a maranhense Socorro Reis, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Grupo Audiolar e da Revista Kitley, sagrou-se campeã da Copa Brasil de Vela, que foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite e encerrada no último domingo (30), na cidade de Ilhabela-SP. Com esse resultado, Socorro deu mais um grande passo em busca do hexacampeonato brasileiro.

Sem perder tempo, Socorro Reis já está com foco total no Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, que será realizado entre os dias 7 e 13 de novembro, em São Luís. Motivada pela possibilidade de disputar uma competição em casa, a kitesurfista maranhense quer conquistar um bom resultado no Pan, subir no ranking mundial da modalidade e se fortalecer na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris, em 2024.

“Estou muito feliz com o título da Copa Brasil de Vela, que é uma grande e importante competição. Agora estou focada no Pan, quero conquistar esse título em casa, não é fácil, mas é um desafio que estou pronta para encarar, as expectativas são as melhores. Vamos com tudo, para cima, dar o nosso melhor. Queria agradecer aos meus patrocinadores, por tornar tudo isso possível, e a todos que torcem por mim”, disse Socorro Reis.

Antes de brilhar na Copa Brasil de Vela, Socorro Reis foi a quarta melhor kitesurfista das Américas e 15ª colocada da Flotilha Silver do Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, conquistou a Copa Brasil de Vela de Praia, que ocorreu em agosto, na cidade de Fortaleza, e representou o Maranhão no Circuito Europeu de Fórmula Kite, no início de outubro, em Lepanto, na Grécia.

Nesta temporada, Socorro Reis também garantiu a segunda posição no Campeonato Asiático, realizado em março, na Tailândia, esteve na disputa da Semana Olímpica Francesa, em abril, e ficou no Top 20 da Copa do Mundo de Vela, ocorrido em junho, na Holanda. Já em 2021, Socorro foi pentacampeã brasileira, vice-campeã pan-americana e terceira colocada na categoria Master Feminina do Campeonato Mundial, resultados que lhe consolidaram como a principal atleta do kitesurf feminino no país.

Com grandes campanhas nacionais e internacionais, Socorro Reis ocupa a liderança isolada do ranking sul-americano e está entre as três melhores kitesurfistas das Américas, desempenho que lhe credencia a brigar por classificação para representar o Maranhão e o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Após conquistar a Copa Brasil de Vela, Bruno Lobo mira Pan-Americano em São Luís

O kitesurfista maranhense Bruno Lobo venceu mais uma competição nacional. (Fred Hoffmann)

O kitesurfista maranhense Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, teve um desempenho excepcional na Copa Brasil de Vela, que foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite e encerrada no último domingo (30), na cidade de Ilhabela-SP. Mostrando mais uma vez porque é o principal atleta do país na modalidade, Bruno conquistou o título da Copa Brasil com vitórias em todas as 13 regatas da competição.

“A Copa Brasil de Vela foi uma competição muito legal, que contou também com a presença de atletas de outros países e serviu como preparação para o Pan-Americano. Deu tudo certo e estou muito feliz por conquistar esse título com vitórias nas 13 regatas. Agora é focar no Pan, quero muito ser campeão em casa. Agradeço a Deus e a todos os meus patrocinadores e apoiadores por todo o suporte para que eu possa brigar por títulos no cenário nacional e internacional. Também agradeço a minha família e amigos pelo apoio e incentivo de sempre”, afirmou o multicampeão.

Embalado pelo título com 100% de aproveitamento na Copa Brasil de Vela, Bruno Lobo volta agora as atenções para uma das principais competições da temporada: o Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, que será disputado em São Luís, entre os dias 7 e 13 de novembro. Além do incentivo de competir em casa, o kitesurfista maranhense quer faturar pontos importantes no ranking mundial da modalidade, projetando a classificação para as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Além de ganhar a Copa Brasil de Vela, Bruno Lobo acumula resultados expressivos em outras competições da temporada. O kitesurfista maranhense garantiu a 18ª colocação e foi o melhor das Américas no Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, ficou com a nona colocação no Circuito Europeu, realizado entre setembro e outubro, em Lepanto, na Grécia, faturou o título da categoria Hydrofoil na Copa Brasil de Vela de Praia, com vitórias nas 10 regatas da competição disputada no mês de agosto, em Fortaleza, e conquistou a sétima posição no Circuito Mundial de Kitesurf, que ocorreu no fim de julho, em Gizzeria, na Itália.

Temporada de alto nível

No primeiro semestre de 2022, Bruno Lobo ficou em sétimo lugar na disputa da Fórmula Kite na Copa do Mundo de Vela, que ocorreu em junho, na Holanda, e sagrou-se campeão da etapa do Campeonato Espanhol na cidade de Palamós, vencendo 10 das 12 regatas disputadas.

Também nesta temporada, o maranhense garantiu a quarta colocação no Campeonato Asiático de Kitesurf na Tailândia e acabou ficando no Top 20 na disputa da Semana Olímpica Francesa em Hyères, na França. Vale destacar que todos os eventos internacionais fazem parte do ciclo olímpico visando as Olimpíadas de Paris em 2024.

Referência no Brasil e nas Américas

Nos últimos anos, o maranhense Bruno Lobo tornou-se a principal referência no kitesurf tanto no Brasil quanto nas Américas. Pentacampeão brasileiro de Hydrofoil, o atleta é dono de uma vasta coleção de títulos: foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, bicampeão das Américas (2020-2021), octacampeão maranhense, entre outros.

“Só tenho a agradecer aos patrocínios do Grupo Audiolar, do governo do Estado, do Bolsa Atleta federal e da Revista Kitley por estarem ao meu lado nesse sonho de representar o Maranhão e o Brasil nas Olimpíadas de Paris. A cada competição, buscamos evoluir para conquistar a vaga olímpica. Muito obrigado pelo apoio e incentivo”, concluiu Bruno Lobo.

Consumidora que encontrou prego em embalagem de biscoito dos Supermercados Mateus tem direito a indenização

Uma consumidora que encontrou um prego em uma bandeja de biscoitos adquiridos em um supermercado Mateus, deve ser indenizada pelo estabelecimento. Conforme sentença proferida no 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, o Mateus Supermercados deverá indenizar a autora da ação em 6 mil reais. O caso em questão tratou de ação movida por uma mulher, na qual ela alegou que adquiriu, no dia 22 de junho de 2022, um biscoito de broa de milho no estabelecimento da requerida. Ocorre, após abrir a embalagem e consumir porções do referido alimento, cuja embalagem contém 4 biscoitos, percebeu que havia um corpo estranho, mais especificamente, um prego.

Relatou que o produto comprado estava dentro da validade e que, diante da constatação do prego no alimento que já tinha ingerido parcialmente, além do nojo, ficou preocupada com eventuais riscos à sua saúde, dada a incerteza acerca da procedência do corpo estranho e de eventual contaminação, retirando totalmente a confiança da autora quanto ao controle de qualidade de produtos pela empresa ré, notadamente por se tratar de produto de marca própria da requerida, denominada “Bumba meu Pão”. Acrescentou que, ao entrar em contato com a empresa no sentido de solicitar providências, tão somente recebeu um pedido de desculpas e a oferta de produto da mesma natureza. Diante da situação, entrou na Justiça para requerer a condenação da empresa ré ao pagamento de indenização por danos morais.

Em contestação, a empresa reclamada não reconheceu que o produto que foi vendido para a autora no seu estabelecimento tivesse algum corpo estranho dentro dele, sustentando que segue padrões de qualidade, que se submete a fiscalização e observância rigorosas normas sanitárias, que seus funcionários são devidamente treinados neste sentido. Rechaçou as provas apresentadas pela autora, alegando que cupom fiscal comprova somente a compra, enquanto que as fotos e vídeos colacionados mostram o alimento desprotegido, já fora da embalagem, de tal modo que não haveria como concluir que o produto já estava nas condições expostas pela autora, por se tratar de mera alegação autoral.

Ademais, alegou que a autora não submeteu o alimento à realização de autoridades competentes para averiguação, inclusive para elaboração de laudo técnico. Logo, entendeu ser o caso de demanda improcedente. “Antes de adentrar ao mérito, há de se rejeitar a preliminar de complexidade da causa, haja vista que o caso dos autos não necessita de realização de prova pericial para o seu deslinde (…) Ora, importa destacar que seria impossível realizar produção de prova pericial em alimento adquiridos aos 22 de junho de 2022, já decorridos aproximadamente três meses”, esclareceu Marco Adriano Fonseca, juiz que proferiu a sentença.

Para ele, a matéria diz respeito ao direito consumerista, de ordem pública e de interesse social, portanto, há que se observar, havendo verossimilhança nas alegações da parte autora, a inversão do ônus da prova prevista em artigo do Código de Defesa do Consumidor, CDC. “Em análise detida do conjunto de provas anexadas ao processo, entende-se que o pleito da reclamante merece acolhimento (…) A autora comprova que adquiriu o produto alimentício, constando fotos com Nota Fiscal emitida, bem como foto da embalagem com o alimento e o corpo estranho, o prego”, destacou.

PROVAS SUFICIENTES

E prosseguiu: “Destaca-se que na foto em anexo ao processo, é possível visualizar que o prego está coberto com o mesmo material que compõe o alimento, restando induvidoso que o corpo estranho estava dentro da embalagem e do próprio alimento objeto dos autos (…) Outrossim, não restou dúvidas que o produto alimentício em questão foi produzido e comercializado pelo Mateus Supermercado, sem que haja nenhuma negativa na contestação neste sentido (…) Logo, as provas colacionadas à exordial são suficientes para comprovar que o produto adquirido não estava em perfeito estado para consumação”.

Para a Justiça, ainda que dentro da validade, a aquisição de produto alimentício com corpo estranho ofende o direito fundamental do consumidor à alimentação adequada. “Restou comprovado, pois, que a situação vertente é caso de defeito do produto que pôs em risco a saúde da parte autora (…) Indubitável a responsabilidade da empresa requerida que forneceu o produto defeituoso”, ressaltou o magistrado, citando decisões proferidas por outros tribunais e instâncias em casos semelhantes. 

“Dessa forma, reconhecido o nexo causal entre o defeito do produto e o dano sofrido, necessária a reparação na esfera moral, haja vista que a atitude do réu, causou prejuízos de ordem moral que decorrem da própria situação, na medida em que constrangeu o seu cliente a situação que transborda o mero aborrecimento cotidiano (…) Verificou-se, ainda, que não houve resolução da demanda na esfera administrativa, o que agravou o caso (…) Caracterizou-se, assim, a violação ao direito de personalidade, passível de indenização por dano moral”, finalizou o juiz na sentença.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima