O futebol está de luto; Pelé morre aos 82 anos

O Brasil perdeu um de seus maiores ídolos. Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como  Pelé, morreu hoje (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. 

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”, diz o texto divulgado. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.

Kely Nascimento, filha de Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”. O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer “eterno”.

O estado de São Paulo decretou luto oficial de 7 dias em razão da morte do atleta. “Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão”, disse o governador Rodrigo Garcia, em nota.

Fonte: Agência Brasil

Resoluções de ano novo: psicóloga dá dicas para tirar as metas do papel

“Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter…” você com certeza já ouviu alguns versos dessa música, que ficou famosa interpretada pela banda Os Incríveis. De fato, para muitas pessoas, os últimos dias de dezembro são divididos entre esperança e incerteza. Será que consegui fazer tudo o que havia planejado para este ano? E o que será que vai acontecer no ano que vem? O importante é, no meio de tantos pensamentos, não esquecer de viver o presente – a dica é da psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Janília Coelho. 

De acordo com a profissional, ao depositar muita expectativa há quem termine deixando o momento atual de lado em nome das expectativas para o futuro. “Quando a gente pensa no ano novo, queremos projetar coisas diferentes. É o momento que usamos para avaliar tudo o que deu certo e o que precisa mudar. O resultado é que as pessoas já estão pensando em janeiro, sendo que ainda é dezembro”, avalia a psicóloga.

E, na hora da virada, o que não faltam são rituais para tentar atrair a boa sorte e fazer com que as coisas avancem no ano que se inicia. Pular as sete ondinhas, comer lentilha ou carne de porco. “Os rituais têm significado para muitas pessoas, mas você precisa fazer a sua parte para executar as metas planejadas”, explica. 

Tirando as metas do papel

Além de viver um momento de cada vez, para tirar as metas do papel é preciso mais do que apenas contar com a sorte. Uma estratégia interessante é quebrar os grandes projetos em tarefas menores, mais fáceis de serem executadas. “Por exemplo, se você projetou que no próximo ano vai começar um curso diferente, precisa pesquisar preços, analisar o seu orçamento, fazer a matrícula, enfim, seguir os passos corretos para que as coisas aconteçam”, orienta. 

E, mesmo assim, é preciso ter ciência de que nem tudo sairá como o planejado.  “Difícil afirmar que uma pessoa nunca vai se frustrar. Mas é também uma oportunidade de fazer um balanço da vida e, para o ano seguinte, projetar algo buscando uma estratégia diferente”, explica a psicóloga, reforçando ainda a importância de celebrar as conquistas. “Na maioria das vezes, esquecemos de comemorar aquilo que conseguimos conquistar”, avalia. 

E você? Já concluiu a sua lista de resoluções de ano novo? “Vale a pena se movimentar para fazer diferente no ano que se inicia”, conclui Janília.

Pré- Réveillon é no Quintal Lagoa nesta sexta-feira, 30 de dezembro

A festa de virada de ano começa mais cedo nesta semana no Quintal Lagoa! É que, mais uma vez, a casa antecipa o tradicional Samba de Quintal para a sexta-feira.  

E, como tudo que é bom pede BIS, voltam ao palco do Quintal Lagoa no dia 30 de dezembro, para animar o público com o melhor do samba de raiz e pagode das antigas, os grupos CDC e Samba de Reis. 

E fica a dica para quem quer fazer a confraternização de final de ano com amigos ou colegas de trabalho: o Quintal Lagoa é uma boa opção, pois oferece um menu com o melhor da gastronomia de boteco, preços atrativos, drinks especiais e cerveja super gelada. 

O Quintal Lagoa abre as portas a partir das 18h.  Vale lembrar que para o Samba de Quintal o couvert é antecipado e sai por R$ 30 (individual) e as reservas podem ser feitas no (98) 99230-6994.   

Sobre o Quintal Lagoa  

O Quintal Lagoa, localizado na Lagoa da Jansen, proporciona aos clientes a atmosfera de boteco com ambiente amplo, atendimento personalizado e palco para receber expoentes do samba e artistas locais da nova geração. O estabelecimento funciona de quarta a sábado, das 18h às 2h. Entre quarta-feira e sexta feira, a casa oferece happy hour com preços promocionais de cervejas, caipifrutas e petiscos das 18h às 20h.   

TV Assembleia estreia nesta quinta-feira o documentário “João Castelo – O governador das grandes obras”

A trajetória de um dos homens públicos de maior expressão do Maranhão nas últimas décadas é narrada no documentário “João Castelo – O governador das grandes obras”, especial que a TV Assembleia estreia nesta quinta-feira (29), às 20h. O lançamento da produção ocorre no mês que marca os seis anos da morte do político caxiense, ocorrida em 11 de dezembro de 2016.

O roteiro traz os fatos históricos marcantes, os temas polêmicos, o carisma e o legado deixado pelo político que ocupou diversas funções públicas, entre elas a de governador do Maranhão, senador e de prefeito de São Luís. Depoimentos inéditos de familiares, como o da viúva Gardênia Ribeiro Gonçalves; de personalidades, a exemplo do médico e jornalista Chico Viana, da escritora Arlete Nogueira, que na gestão de Castelo foi a 1ª secretária de Cultura do Maranhão; e de amigos e ex-secretários, fazem a costura entre os episódios da vida do político, que tomou posse em seu primeiro mandato de deputado federal no mês de março de 1979.

Imagens históricas são outro grande diferencial do documentário, que tem direção-geral assinada pelo jornalista Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa e que conheceu bem de perto o homenageado, tendo sido secretário de Comunicação durante a gestão de João Castelo à frente da Prefeitura de São Luís.

“É mais uma produção da TV Assembleia que destaca a vida e obra de um político com grande notoriedade no estado. O documentário sobre João Castelo resgata fatos históricos da vida e as ações de destaque do político que marcou sua época”, afirma Jinkings, fazendo referência também ao especial ‘10 anos sem Jackson Lago’, que foi lançado ano passado.

Demonstrações de carinho

O político João Castelo sucedeu a Nunes Freire e foi o último governador do Maranhão eleito sem o voto popular, mas sempre recebeu demonstrações de carinho da população. Um dos relatos curiosos e emocionantes é do hoje empresário José Antônio da Silva, que bem jovem, de chinelos e roupa simples, foi recebido no Palácio dos Leões pelo então governador João Castelo, de quem ouviu a notícia de que poderia começar em seu primeiro emprego.

Castelo é lembrado até hoje por ter construído grandes obras em São Luís, a exemplo do Projeto Italuís, que na atualidade garante o abastecimento de água potável a grande parte da capital; do Complexo Esportivo Canhoteiro, que acabou ficando popularmente conhecido como Castelão; da Ponte Bandeira Tribuzi; e grandes conjuntos habitacionais, como a Cidade Operária.

Confira a íntegra do documentário na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), nesta quinta-feira (29), às 20h.

Gabinete Militar treina a Guarda de Honra para cerimônia de posse do governador Carlos Brandão

Coronel Marcelo Jinkings, chefe do Gabinete Militar da Assembleia, durante o treinamento da Guarda de Honra

O Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (28), em frente ao Palácio Manuel Beckman, o treinamento da Guarda de Honra que atuará na cerimônia de posse do governador Carlos Brandão (PSB), no domingo (1º), às 8h. São três pelotões, sendo um integrado por cadetes da Polícia Militar, outro por bombeiros militares e um terceiro por lanceiros, da Cavalaria da PMMA.
 
“A Guarda cumpre as obrigações de prestar continência às autoridades e desfilar em honra ao governador. É um treinamento para que, no dia da posse, tudo ocorra da melhor forma possível”, explicou o chefe do Gabinete Militar da Assembleia, coronel Marcelo Jinkings.

São três pelotões, sendo um integrado por cadetes da Polícia Militar, outro por bombeiros militares e um terceiro por lanceiros, da Cavalaria da PMMA

Participantes

Ao todo, participaram 130 militares da Academia de Cadetes, comandada pelo tenente coronel Santos (PM/MA), e da Academia de Bombeiros Militares, coordenada pelo subcomandante, major Paulo.

De acordo com o coronel Marcelo Jinkings, essa é uma responsabilidade atribuída ao Gabinete Militar da Assembleia. “Nos últimos anos, temos procurado integrar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para que possamos abrilhantar ainda mais as cerimônias de posse de nossas autoridades”, ressaltou.

Ceia de ano-novo: pedidos podem ser feitos até esta quinta (29)

Podem ser feitos até esta quinta-feira (29) os pedidos para a ceia de ano novo no Spazio Mateus. A alternativa agrada em cheio a quem não quer cozinhar no último dia do ano, já que a opção não deixa nada a desejar em variedade, sabor ou praticidade. 

“Com esse cardápio, você pode desfrutar de uma refeição elaborada  e confraternizar com os amigos sem a necessidade de passar horas cozinhando”, comenta Antônio Alcântara, chef do Spazio Mateus.

Os pedidos para a ceia de Ano Novo estão disponíveis em São Luís, nas lojas da Cohama, Calhau e Renascença, ou no aplicativo Mateus Mais. No app, é só selecionar a opção “Encomendas de Ano Novo” e escolher uma loja disponível para retirar o pedido. No dia 31 de dezembro, as entregas presenciais são feitas das 12h às 17h e o cliente deve marcar o horário em que deseja passar para buscar a ceia. “Também é possível agendar o delivery”, orienta o chef Antônio. 

Entre as opções disponíveis para o cardápio estão variados tipos de arroz, carnes, aves, saladas e massas, além do pernil – um dos pratos mais importantes e tradicionais da data.

Equatorial Maranhão alerta sobre como evitar acidentes com fogos de artifícios próximo da rede elétrica

A virada do ano está próxima e com isso muitos já estão se preparando para as festas de réveillon, quando também adquirem os famosos fogos de artifícios e foguetes para comemorarem a chegada do novo ano. Mas, se manuseados de forma inadequada, podem provocar graves acidentes e até interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Para evitar que acidentes aconteçam, a Equatorial Maranhão traz esse alerta e orientações importantes sobre os potenciais perigos que a queima de fogos próximo a fiação elétrica podem causar. Seguindo os cuidados necessários, todos podem aproveitar as festas de fim de ano com alegria e segurança.

Não solte fogos de artifícios e foguetes próximo à rede elétrica;
Todo o material deve ter certificado de garantia;
O armazenamento de artefatos deve ser em local seco, longe da humidade e dos raios solares;
Menores de 18 anos nunca devem manusear artefatos explosivos;
Nunca deixe os explosivos no bolso;
Jamais acenda bombas próximo ao rosto;
Não estoque fogos em casa;
Nunca acenda bombas e rojões na mão;
Se o foguete falhar não tente acender novamente;
Solte um por vez e ao ar livre;
Não acenda os fogos perto da rede elétrica ou material inflamável;
Danos como queimaduras deve ser colocado em água corrente, temperatura ambiente, e acionar os órgãos competentes;
Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta.

Além dessas orientações, a Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos como fogos de artifício. Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, o recomendado é que o local seja isolado. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados e acione a Equatorial através da Central 116.

Fogos de artifício podem prejudicar a audição

Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) alerta para danos causados por rojões e indica cuidados nessa época do ano
 

Durante as festas de réveillon, é comum o uso de fogos de artifício para celebrar a chegada de mais um ano. Apesar de ser uma data de extrema comemoração, existem riscos que devem ser levados em consideração para que a saúde auditiva não seja prejudicada.
 

Segundo Felippe Felix, médico especialista em otologia e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), os fogos podem causar danos à audição e, em muitas situações, eles são permanentes – nos casos mais graves.
 

“A exposição a sons acima de 85 decibéis já pode causar problemas auditivos, e os fogos de artifício chegam a 140 decibéis. E quanto mais próxima a pessoa estiver dos fogos, maior a chance de provocar danos à audição ”, explica o especialista.
 

O som entra pelo conduto auditivo até chegar à cóclea, onde ficam as células ciliadas, que são os receptores sensoriais do sistema auditivo. Em situações de som alto e forte, como a explosão dos fogos de artifício, as células da parte interna do ouvido podem ser danificadas, levando a um trauma acústico, que resultará na queda súbita de audição.
 

A proximidade da explosão de rojões e a exposição aos fogos podem desencadear sintomas temporários ou permanentes, que vão variar de acordo com o nível da lesão. E os primeiros indícios são sensação de ouvido tapado, dificuldade para ouvir, tontura em alguns casos e zumbidos.
 

“Caso qualquer um dos sintomas permaneça por mais de um dia, é necessário que o indivíduo procure um especialista”, alerta Felix.

As lesões podem ocorrer em qualquer pessoa exposta ao som, mas quem possui alguma predisposição genética ou já convive com ruídos contínuos em seus ambientes de trabalho, por exemplo, apresentam maior probabilidade de dano permanente na audição.
 

“O ideal é se manter longe da fonte sonora ou usar protetores de ouvido que funcionam como atenuadores sonoros, diminuindo o grau de exposição ao barulho”, acrescenta o otologista.
 

É importante também respeitar a distância recomendada na embalagem do produto. Assim, o estouro não será tão prejudicial ao sistema auditivo.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima