Aeroporto de São Luís recebe visita de Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil

Autoridades, ministro e direção da CCR Aeroportos Foto: CCR Aeroportos

França foi recepcionado por integrantes da diretoria da CCR Aeroportos, administradora do aeroporto da capital maranhense, conheceu instalações e discutiu projetos futuros

São Luís, 19 de fevereiro de 2023 – O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) recebeu, na manhã de ontem (18), a visita do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, que foi recepcionado por integrantes da diretoria da CCR Aeroportos, empresa que administra o aeroporto da capital maranhense desde março passado. Durante a ocasião, foram apresentadas as características aeroportuárias locais e discutidas pautas que se pretende executar para melhorar a infraestrutura do espaço.

Desde que tomou posse como ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França tem visitado aeroportos por todo o país com o objetivo de conhecer e se inteirar da realidade da infraestrutura aeroportuária brasileira, tanto a administrada diretamente pelo governo federal quanto a que foi concedida à iniciativa privada. O Aeroporto de São Luís foi o primeiro, entre os aeroportos operados pela CCR, a receber o ministro.

“A visita do ministro Márcio França foi uma oportunidade para discutirmos os planos e investimentos que vamos realizar no Aeroporto de São Luís. Falamos dos recursos que serão aplicados, onde serão aplicados, dos prazos para as intervenções que estamos programando e, principalmente, do quando tudo isso será importante para o desenvolvimento de São Luís, de todo o Maranhão”, declarou o presidente da CCR Aeroportos, Fábio Russo.

Acompanhado de Russo, o ministro percorreu todo o perímetro que compreende o lado terra do aeroporto – saguão, áreas de check-in, dentre outros espaços – e, também, conheceu o lado ar, onde são executadas as operações de pousos e decolagens. França e comitiva realizaram, ainda, um passeio a ônibus para conhecer a dimensão dos mais de 6 milhões de metros quadrados que integram o sítio aeroportuário da capital e para inspecionar as recentes intervenções feitas na pista, que consistiram na revitalização da sinalização.

Em aprovação ao que viu e ao que está sendo planejado para execução no Aeroporto de São Luís, o ministro de Portos e Aeroportos enfatizou o interesse do governo federal em manter o formato de concessões no país. “Nós queremos manter esse formato com o governo fazendo a sua parte, de fiscalizar, acompanhar de perto para ver se as melhorias estão chegando, como foram prometidas ao próprio governo”.

Além do presidente da CCR Aeroportos, o ministro Márcio França também foi recepcionado pelo diretor de operações da companhia, Miguel Dau, e pelo gerente do Aeroporto de São Luís, Jaison Mello. O deputado federal pelo Maranhão Duarte Júnior e o secretário de estado de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior, representando o governador Carlos Brandão, também estiveram presentes.

Ministro e sua comitiva, autoridades e direção da CCR Aeroportos Foto: CCR Aeroportos

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

O sucesso de Zé Cantor na Beira-Mar de São Luís

Zé Cantor canta para multidão na Beira-Mar em São Luís

Apresentação fez parte da programação do Carnaval do Maranhão

Com muita autenticidade, irreverência e originalidade, Zé Cantor mostrou que o forró e o piseiro também fazem parte do Carnaval do Maranhão. Na noite do último sábado, o cantor que tem uma história de sucesso no estado, cantou para uma verdadeira multidão em cima de um trio elétrico no Circuito Beira-Mar, em São Luís.

Com estimativa de 100 mil pessoas, o cantor não segurou a emoção. “Sempre que estou em São Luís me sinto em casa. E hoje, não é diferente. Muito obrigado, minha ilha do amor por me proporcionar mais uma vez encontros incríveis. A nossa avenida tá linda e emocionante”, disse.

Zé relembrou sucessos da época do Solteirões do Forró, grupo que comandou por décadas e claro, apresentou seus novos hits, como “Amiguinha”, que tem a participação do cantor Mateus Ximenes e “Tô Invisível”.

Como evitar lesões durante o Carnaval

Pular e dançar fazem parte da folia, mas é preciso atenção para prevenir possíveis contusões

Depois de dois anos de pandemia, a população já pode reviver a alegria do Carnaval durante o percurso dos blocos. No entanto, com o esforço físico realizado nesse período, a quantidade de lesões aumenta. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para prevenir possíveis contusões. 

De acordo com Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta e professor de Fisioterapia da Estácio, as lesões mais comuns são nos membros que mais utilizamos durante a folia. “Considerando que nossas pernas sustentam o peso do nosso corpo, é comum ocorrerem lesões em tornozelos e joelhos. Além disso, a coluna, em especial o segmento lombar, também costuma pagar um preço alto”, explica. 

O fisioterapeuta também explica que o folião deve optar por calçados confortáveis para evitar danos nas regiões mais suscetíveis. A recomendação é o uso de um tênis confortável, pois acomoda melhor os pés e ajuda a amortecer os impactos nas articulações. Uma dica importante, segundo o especialista, é alongar bem o corpo antes de cair na folia.

“Antes de sair de casa, é indicado realizar exercícios de alongamento da coluna e dos membros inferiores, como coxas, pernas e pés. Isso vai ajudar bastante a minimizar lesões. Reservar 30 minutinhos e realizar esse alongamento, sem dúvidas, protege nosso corpo e evita dores e desconfortos depois de um dia intenso de comemoração”, orienta. Além disso, o fisioterapeuta reforça a importância de consumir bastante líquido durante as festas. “Outra dica importante é não esquecer de beber bastante água, já que a hidratação é essencial para o bom funcionamento de nossos músculos e ossos”, finaliza.

Praticidade e bebidas geladas por mais tempo? Aposte na caixa térmica durante o Carnaval

Se você gosta de levar as suas próprias bebidas e alimentos para aproveitar o Carnaval de maneira prática e quer mantê-los bem conservados, ter uma boa caixa térmica é indispensável. Já no clima de folia, as vendas desse item aumentaram significativamente nos últimos dias. 

A responsável pelas compras e abastecimento de caixas térmicas no Grupo Mateus, Rayane Martins, avalia que, após dois anos sem a folia nas ruas, a ideia de transportar seus próprios produtos ganhou força em 2023. “Sem a pandemia, estamos vendo um fluxo muito bom nas lojas. Quando comparo a venda do ano passado, observo que estamos em crescimento, ainda mais nessa semana, porque esse item é um dos que está em promoção”, explica. Ela lembra, ainda, que as caixas de isopor menores, mais fáceis de transportar, são as mais procuradas pelos clientes para pular o Carnaval.

“A bebida pode ficar por horas geladinha, o tira gosto fica perfeito conservado adequadamente e até o lanche das crianças conserva o sabor. Dá para atender a todo tipo de família e pode ser usada até mesmo depois da festa”, destaca.

Como escolher

Rayane lista, ainda, algumas dicas para ajudar na escolha desse item para transportar adequadamente as bebidas e comidas para o Carnaval. “A caixa térmica de plástico de 18L por exemplo, permite que sejam armazenadas 24 latinhas de 350ml ou 12 unidades de garrafas pet de 600ml. Já a de 34L permite que sejam armazenadas 50 latinhas de 350ml ou 7 unidades de garrafas pet de 2 litros em pé ou deitadas. A tampa possui design que permite apoiar 3 latinhas e outros objetos na parte superior”, explica Rayane.

[NOTA]

Carnaval: veja como utilizar a caixa térmica para curtir a folia com praticidade

Se você gosta de levar as suas próprias bebidas e alimentos para aproveitar o Carnaval de maneira prática e quer mantê-los bem conservados, ter uma boa caixa térmica é indispensável! Já no clima de folia, o aumento das vendas desse item ganhou um aumento significativo e a tendência é que a procura cresça ainda mais nestes últimos dias que antecedem a festa.

Os tipos de caixa térmica, de isopor e plástico, possuem diversos tamanhos e estilos. Veja alguns benefícios para ter a sua: “A bebida pode ficar por horas geladinha, o tira gosto fica perfeito conservado adequadamente, o lanche das crianças jamais perderá o sabor. São várias formas de usar e garantir seu momento e, com tamanhos variados, podem servir para todo tipo de família”, destaca a responsável pelas compras e abastecimento de caixas térmicas no Grupo Mateus, Rayane Martins.

Governador Carlos Brandão marca presença no circuito Litorânea na segunda de Carnaval

O Carnaval do Maranhão 2023 chegou ao quarto dia levando muita diversão e alegria aos foliões, que compareceram em peso ao circuito Litorânea nesta segunda-feira (20). O governador Carlos Brandão esteve no local, conversou com a população e, claro, aproveitou o momento de folia.

“Sigo prestigiando a alegria do circuito Litorânea, uma inovação do nosso governo. Bandas de primeira qualidade vindas de fora para atender o povo que pediu tanto essas bandas. Estamos com artistas estaduais, mas também trouxemos bandas nacionais para fazer a alegria desse povo”, destacou o governador.

O gestor estadual falou ainda que a festa momesca do Maranhão conta com muita alegria, segurança e garantia de renda a muitas famílias.

“Muita segurança, muito comércio informal. As pessoas ganhando dinheiro para pagar suas contas. Portanto, é esse o Carnaval que a gente quer: com muita segurança, comércio e animação. Ano que vem faremos ainda melhor”, afirmou o governador.

O circuito Litorânea ficou pequeno para a multidão de gente que, assim como o governador, foi aproveitar o Carnaval. O momento foi embalado por muito axé e a alegria contagiante que tem sido a marca da festa.

“A gente estava morrendo de saudades do Carnaval. Esses dois anos sem essa folia, sem essa alegria. Então, estávamos sedentos por essa folia, esse calor humano, esse sorriso, esse aplauso que o público transmite pra gente”, contou a vocalista do bloco 100 Sigilo, Bia Mar.

De uma ponta a outra do circuito Litorânea, não faltavam pessoas envolvidas com a energia do Carnaval do Maranhão.

“Maravilhoso. Vim de Açailândia e curtir o Carnaval aqui está sendo muito bom. Carlos Brandão está de parabéns. A segurança presente, nota 10. Maravilhoso. Carnaval nota 10”, elogiou a professora Susi Holanda.

A folia na Litorânea começou por volta das 10h, momento no qual o público já entrou no ritmo do grupo Charanga. O momento teve ainda as apresentações do bloco 100 Sigilo, Trio Vagabundos do Jegue, Argumento, Mix in Brazil e Ara Ketu.

PF erradica 128 mil pés de maconha em Salgueiro (PE)

Salgueiro/PE – A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio, e Facções Criminosas-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF e Superintendência Regional em Pernambuco, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. 

Desta vez foi concluída a Operação Polígono I de erradicação e destruição dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano no ano de 2023 que compreendeu os dias 02 e 16 de fevereiro. Foram realizadas 3 fases (levantamento, percussora e deflagração da operação), onde foi possível  erradicar e destruir cerca de 128 mil pés de maconha e 24 mil mudas que estavam em 58 plantios, bem como apreender 10 quilos de maconha já pronta para o consumo. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó/PE, Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE, Betânia/PE, Flores/PE, Carnaubeira da Penha/PE e Parnamirim/PE.

A ação contou com a participação de policiais federais, militares, civis e penais. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves sendo uma da Polícia Federal através do GTA-Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social/PE e a outra da CIPOAER-Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas/CE. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).

ESTATÍSTICAS DAS OPERAÇÕES DE ERRADICAÇÃO DE MACONHA ANO 2022:

Phaseoli 01 = 172.000  – Plantio = 26 – Maconha Pronta – 5Kg

Phaseoli 02 = 420.000 – Plantio = 91 – Maconha Pronta – 3Kg

Phaseoli 03 = 625.000 – Plantio = 86 – Maconha Pronta – 4,6t

Phaseoli 04 = 256.000 – Plantio = 89 – Maconha Pronta – 176Kg

Phaseoli 05 = 131.000  – Plantio = 28 – Maconha Pronta – 230Kg

RESULTADOS 2022:

1 milhão 604 mil pés de maconha foram erradicados

320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas

5 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas

320 plantios destruídos

Assembleia Legislativa do Maranhão e Câmara de São Luís manifestam pesar pelo falecimento do comunicador Silvan Alves

As diretorias de comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão e da Câmara Municipal de São Luís publicaram notas de pesar pelo falecimento do advogado, jornalista, fotógrafo e radialista Silvan Alves, 60 anos, após se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Silva faleceu na tarde da segunda-feira, 20, sendo que um dia antes foi levado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagy, depois de um quadro clínico de febre e cansaço.

Por meio de nota de falecimento a Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, jornalista Jaqueline Barros Heluy disse que “neste momento de profunda dor a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa e toda sua equipe de profissionais manifestam condolências aos familiares e amigos de Silva Alves, desejando forças para superar a dor imensurável da perda”.

Já a Câmara Municipal de São Luís disse que é com o mais profundo pesar que a Diretoria de Comunicação da Casa lamenta o falecimento do radialista Silvan Alves, um dos grandes nomes da comunicação no Maranhão.

“Nesse momento de dor e tristeza, todos que compõem a comunicação do Legislativo da capital se solidarizam com a família e amigos de Silvan, pedindo ainda a Deus que conforte o coração e dê alento a todos neste momento de profunda tristeza”.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima